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Em Niterói, Usuários têm outras opções de atendimento para Bilhete Único

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


Para desafogar o fluxo de clientes no posto de atendimento do RioCard, no Terminal Rodoviário João Goulart, a Barcas S/A disponibilizou um contêiner para atender a quem pretende aderir ao Bilhete Único. A estrutura ficará localizada na Praça Araribóia, no centro de Niterói, pelo prazo inicial de dois meses. Para finalizar a operação, basta os clientes levarem a carteira de identidade, CPF e R$ 3,10 para adquirir o cartão. O posto de atendimento no Terminal também estava atendendo os usuários.
Pela manhã, cerca de 20 pessoas já haviam feito o cadastro. As filas estavam pequenas, embora a demora chegasse a quase 30 minutos. A bancária Jaqueline Guimarães mora em Niterói e trabalha no centro do Rio de Janeiro. Para ela, a economia é relevante, embora o aumento da passagem seja abusivo. “Apesar de atendimento estar demorando aqui e desse aumento ser absurdo, pelo menos vai valer a pena o Bilhete Único, pois fica muito mais barato a ida e a volta”, disse.
O vendedor João Luiz Vieira Silva Jr, de 28 anos, está no novo emprego há dois meses e aproveitou o dia para cadastrar seu novo Bilhete Único. “Fui transferido para o Rio e agora preciso fazer o recadastramento. Agora que a passagem aumentou, com o Bilhete Único faço uma economia”, afirmou.
A coordenadora do Rio Card, Sheila Cruz, disse que o movimento foi tranquilo e que os funcionários ficarão diariamente das 8h às 20h no contêiner para atender a demanda. “Hoje o dia teve um bom movimento. Atendemos umas 20 pessoas até agora. Pretendemos ficar aqui, por pelo menos dois meses, para facilitar a vida do usuário das barcas, que não tem tempo de ir até o Terminal”, ressaltou.

Fonte: O Fluminense


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Pernambuco: Empresa Itamaracá faz campanha contra depredação de ônibus no carnaval

Devido aos atos de vandalismo que infelizmente mancham o carnaval de Pernambuco, fez com que a empresa Itamaracá de transportes começa-se uma campanha na qual visa coibir e conscientizar a população da importância de se brincar e preservar o ônibus.
Com a frase, Não jogue Pedra, Jogue Confete, arte educadores estão nos terminais fazendo este trabalho para tentar diminuir o número de ônibus quebrados que infelizmente só acaba prejudicando a população.
No carnaval de 2011 por exemplo, foram depredados mais de 500 ônibus foram danificados pelo vandalismo, deixando a população prejudicada por vários dias.
Blog Meu Transporte

   


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Metrô-DF promete colocar 20 trens para rodar em horário de pico

Após o metrô apresentar problemas pelo quarto dia consecutivo e os metroviários ameaçarem a paralisar os serviços novamente, a direção do órgão divulgou uma nota informando que já estão sendo tomadas medidas para prejudicar os usuários o mmenos possível. O comunicado afirma que após intervenção das equipes de manutenção da empresa o sistema voltou a operar com velocidade normal às 16h15. Além disso, os responsáveis se comprometeram a aumentar o número de vagões disponíveis nos horários de pico. "Estarão disponíveis 20 trens para operar no horário de pico, das 17h às 19h. Para compensar a diminuição da capacidade de transporte de passageiros para as áreas atendidas pelo Metrô-DF e visando minimizar os transtornos causados, o GDF acionou o DFTrans para disponibilizar ônibus extras para as cidades de Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e Guará", diz a nota.
Falhas recorrentes
Pelo quarto dia consecutivo o metrô apresentou problemas. A viagem que costuma demorar entre 10 e 15 minutos durou cerca de uma hora e vinte minutos. Nesta sexta-feira (10/2) todos eles pararam de funcionar devido a uma falha na sinalização. A central que coordena a velocidade e a distância entre os trens entrou em pane por toda a extensão ferroviária.

Fonte: Correio Braziliense

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Em São Paulo, Ônibus metropolitanos terão reajuste de tarifa a partir de 12 de fevereiro

As tarifas dos ônibus intermunicipais das três Regiões Metropolitanas do Estado - São Paulo,  Baixada Santista e Campinas - serão reajustadas a partir de 12/02 (domingo).

O reajuste das tarifas das linhas de ônibus intermunicipais levou em conta a evolução média dos custos do setor de transporte coletivo no período de 12 meses, como mão de obra, combustíveis e veículos.  
A média do reajuste foi de 5,33% abaixo da inflação dos últimos 12 meses. A  inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo) foi de 6,5% e pelo IPC (Índice de Preços do Consumidor) da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) foi de 5,34%.
Seguem os índices de reajustes por área de operação:   
RMSP
A média de reajuste das tarifas das linhas intermunicipais do Serviço Regular Comum na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) varia  conforme a área de operação:

Na Área 1 de operação sob concessão o reajuste médio será de 5,32%. A tarifa menor será de R$ 2,20 e a maior de R$ 5,30.
Municípios: Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e Cotia. 

Na Área 2 de operação sob concessão  o reajuste médio será de 5,26%. A tarifa menor será de R$ 2,20 e maior de R$ 5,30.
Municípios: Cajamar, Caieiras, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Franco da Rocha.

Na Área 3 de operação sob concessão o reajuste médio será de 5,57%. A tarifa menor será de R$ 2,20 e a maior  de R$ 5,30.
Municípios: Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.

Na Área 4 de operação sob concessão o reajuste médio será de 5,26%. A tarifa menor será de R$ 2,20  e a maior de R$ 5,20.
Municípios de Itaquaquecetuba, Poá, Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Suzano.

Na Área 5 que opera em regime de permissão o reajuste será 5,33%. A tarifa menor será de R$ 2,10 e a maior  R$ 5,10.
Municípios: Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra,

A tarifa das  13 linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara), operadas pela Concessionária Metra, serão reajustadas de R$ 2,90 para 3,10.

RMBS e RMC

Nas Regiões Metropolitanas da Baixada Santista (RMBS) e de Campinas (RMC) a variação das tarifas cobradas no Sistema Regular Comum será de 5,33%. 
Na RMBS a tarifa menor será de R$ 2,30 e a maior de R$ 9,10. Na RMC a tarifa menor será de R$ 2,80 e a maior de R$ 6,30.

Reajuste Tarifário - 2012


Informações: EMTU SP


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Em Londrina, CMTU afirma que tarifa do ônibus não sofrerá aumento

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), de Londrina, anunciou nesta sexta-feira (10) que a tarifa no transporte coletivo não sofrerá reajuste nos próximos meses. A medida foi tomada após análise do pedido de reajuste solicitado pelas empresas que operam na cidade, a Transporte Coletivo Grande Londrina (TCGL) e a Londrisul.
Segundo o presidente da CMTU, André Nadai, a análise técnica dos custos apresentados pelas empresas concessionárias do serviço, o tamanho da frota e a expectativa para 2012 não justificam a recomposição no valor da passagem do ônibus.
O usuário do transporte coletivo continuará pagando R$ 2,20 com subsídio de R$ 0,15 em cada passagem pela prefeitura. A estimativa é que 4,2 milhões de pessoas utilizam o serviço por mês.
De acordo com o diretor de trânsito e transporte da CMTU Wilson de Jesus, a manutenção no valor da tarifa já considerou, inclusive, o aumento de 3,5% no salário dos motoristas e cobradores definido para junho. "Somente uma alteração considerável em algum insumo poderia justificar um reajuste como, por exemplo, alta no combustível", completou Nadai.

O presidente da CMTU citou a criação das faixas exclusiva de ônibus na Avenida Wiston Churcil, Avenida Rio Branco, Rua Francisco Gabriel Arruda, Avenida Duque de Caxias e a Rua João Cândido que retiraram nove ônibus de circulação. Segundo ele, esta última foi a que mostrou mais eficiência devido à redução no tempo da viagem.
Para maio, estão previstas a entrega das faixas exclusivas na Avenida Tiradentes e Avenida Leste-Oeste. Em setembro, a CMTU está prevendo a inauguração do Terminal de Ônibus da Zona Oeste que resultará na retirada de mais oito ônibus do sistema.
Em 2011, foram acrescidos 68 ônibus à frota que, hoje, possui 400 veículos, operando em 127 linhas de transporte. "A chegada destes novos ônibus significa, além de conforto ao usuário, menos risco de acidentes e necessidade menor de manutenção", concluiu Nadai.

 


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Greve de ônibus em Curitiba pode ser anunciada já nesta sexta-feira

A greve de motoristas e cobradores de ônibus em Curitiba e região metropolitana, no Paraná, pode ser realizada na terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2012, se não houver nenhum acordo até lá.


Os trabalhadores negociam 54 pontos com as empresas de ônibus. Entre as reivindicações apresentadas pelo Sindimoc – Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana estão aumento de 40% nos salários, de 200% no valor do vale-alimentação e melhorias nas condições de trabalho.

O indicativo da greve pode ser anunciado já nesta sexta-feira.
Na segunda-feira, dia 13 de fevereiro de 2012, será realizada uma assembléia com os trabalhadores que vai decidir a paralisação.

A RIT – Rede Integrada de Transporte é um sistema de ônibus que permite integração entre diversos serviços de diferentes categorias e conta com corredores exclusivos do tipo BRT (Bus Rapid Transit) e estações tubo, que permitem que o passageiro embarque no mesmo nível do assoalho do ônibus sem a necessidade de subir degraus no veículo, pagamento de passagem antes do embarque no ônibus, chamado pré-embarque, o que diminui o tempo de parada dos ônibus, além de utilizar veículos biarticulados, inclusive o Neobus Mega BRT, considerado o maior ônibus do mundo, que tem capacidade de uma só vez transportar 270 passageiros.

Pagando apenas uma passagem, independentemente do tempo de percurso, ao contrário do que ocorre com o Bilhete Único paulistano ou carioca, que limitam tempo de uso e número de conduções, o usuário pode fazer a integração gratuita nos terminais e estações tubo e pegar quantos ônibus e linhas precisar, percorrendo, ainda com a mesma tarifa, diversos municípios como Curitiba, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, Campo Magro, Campo Largo, São José dos Pinhais, Araucária, Fazenda Rio Grande, entre outros. A RIT é considerada modelo operacional que é adotado e aperfeiçoado em outros locais, como em Bogotá, na Colômbia, que opera a rede de corredores de ônibus denominada Transmilênio.

A frota das empresas que prestam serviços na RIT é de cerca de 1 mil 300 ônibus, que atendem 2 milhões e 400 mil passageiros por dia útil em cerca de 350 linhas.
Os passageiros devem estar atentos à possibilidade de paralisação, mas empresas e sindicato dos trabalhadores ainda estão em negociação para evitar a greve nos ônibus.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.



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