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Metrô e CPTM vão operar sem parar durante réveillon

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos informou que o Metrô e a CPTM realizarão operação comercial para transportar o público que participará da festa do réveillon na Avenida Paulista. As principais linhas do sistema metroferroviário vão operar ininterruptamente na virada do sábado, dia 31 de dezembro, e toda a madrugada de domingo, dia 1º de janeiro. A circulação dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU-SP não terá alterações.

Na virada do ano, a circulação de trens nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) será contínua durante toda a madrugada. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), o horário de funcionamento das estações não sofrerá mudanças, fechando à meia-noite do dia 31 e reabrindo às 4h40 do dia 1º.

A estação Trianon/Masp irá operar até as 2 horas da manhã. Após esse horário, para atender aos que estiverem no Show da Virada, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação permanecerão abertas para embarque e desembarque. As demais continuarão em operação somente para desembarque. Por estratégia de segurança, devido à sua proximidade do local do evento, a estação Trianon/Masp será fechada às 19h30 do dia 31 e reabrirá às 4h40 do dia 1º.

Durante o réveillon, a frota de trens em operação será reforçada e o contingente de empregados operativos e de segurança aumentado. Por meio de comunicação visual e de mensagens sonoras, os usuários serão orientados sobre os horários de funcionamento e as melhores estações para chegarem ao evento. No primeiro dia de 2012, as linhas do Metrô voltarão a operar nos horários habituais. As frotas programadas para circular serão equivalentes às utilizadas nos fins de semana.

Da CPTM, as linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) vão operar ininterruptamente na madrugada do dia 1º, com intervalos de 15 minutos entre as composições.

Até 1 hora do dia 1º, todas as estações dessas linhas estarão abertas para embarque e desembarque. Após esse horário, o embarque só poderá ser feito nas seguintes estações que fazem integração gratuita com o metrô: Brás, Luz, Pinheiros, Palmeiras/Barra Funda e Tamanduateí. As demais estações do sistema continuarão funcionando somente para desembarque. Em caso de aumento da demanda, a frota de trens será reforçada.

Informações: Agência Estado

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China testa trem bala de 500 km/h

No último fim de semana, a China lançou um novo modelo-teste de trem-bala que chega a 500 km/h. A cerimônia foi realizada na sexta-feira em Qingdao, na província chinesa de Shandong.

O trem é composto por seis carros, e foi projetado para assemelhar-se a uma antiga espada chinesa. Seu corpo é feito de material plástico reforçado com fibras de carbono. O projeto e fabricação foram feitos pela CSR Sifang Locomotive & Rolling Stock, uma subsidiária da CSR Corp, a maior fabricante de trens da China.

A força máxima de tração do modelo-teste é de 22.800 kW. Em comparação, os trens já operantes na ferrovia de alta velocidade Pequim-Shangai têm 9.600 kW e possuem o recorde chinês em velocidade de 300 km/h. O recorde mundial pertence à França, com 574,8 km/h.

Mas os futuros trens chineses não vão necessariamente operar com velocidades tão altas, disse o presidente da CSR, Zhao Xiaogang, ao Beijing Morning News. "Nós visamos garantir a segurança da operação de trens", disse ele.

A China tenta superar problemas em sua rede de alta velocidade. Em fevereiro, o ministro de Estradas de Ferro, Liu Zhijun, foi demitido por acusações de corrupção ainda não julgadas em tribunal. Em julho, uma colisão entre dois trens matou pelo menos 40 pessoas.


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Em João Pessoa, Tarifa de ônibus vai custar R$ 2,30

O Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT) da Capital paraibana avaliou e aprovou, no início da tarde desta terça (27), na sede da Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa, a planilha dos custos operacionais do sistema de transporte público local elaborada pela STTrans. O estudo da autarquia, balizado em dados técnicos-operacionais, indicou  a necessidade de um reajuste para R$ 2,30 no preço da passagem de ônibus cobradas em João Pessoa.

De acordo com o superintendente da STTrans, Nilton Pereira, o cálculo é resultado da política tarifária da Prefeitura Municipal de João Pessoa que, além de oferecer ao usuário um sistema de transporte público considerado um dos mais qualificados do Nordeste, também promove a integração de todo o sistema de transporte da cidade, diminuindo os custos do usuário com o deslocamento em face da gratuidade na segunda passagem quando utilizada a integração física ou temporal. “Estamos realizando uma série de melhorias para garantir a mobilidade da população de João Pessoa. Diminuímos o custo do usuário com a segunda passagem, não impomos restrições quanto ao uso de benefícios tarifários como passe estudantil, gratuidades, mas a população precisa compreender que isso tudo reduz a receita das empresas”, disse.

Na oportunidade, Nilton explicou que todo sistema de transporte público, quando não é subsidiado pelo poder público, sobrevive apenas do valor da tarifa cobrada. No caso de João Pessoa, afirmou ele, o valor cobrado atualmente tem sido até abaixo do de algumas capitais nordestinas com população semelhante e que não oferecem os benefícios que os usuários de João Pessoa dispõem. “É o caso, por exemplo, de Natal, que já cobra R$ 2,20 pela passagem e já está em processo de reajuste, só disponibiliza a integração temporal ao usuário”, disse o superintendente. “Em João Pessoa temos a integração Temporal, Física e a Metropolitana. É uma combinação só encontrada aqui. Nenhuma outra capital nordestina com menos de um milhão de habitantes tem todos esses benefícios. Além disso, a idade média da nossa frota que é de 3,9 anos, é a mais nova de todas as cidades pesquisadas”, continuou o dirigente, referindo-se às cidades de Aracaju-SE, Natal-RN, São Luís-MA, Maceió–AL e Teresina-PI.

Depois de explicitada toda a planilha, com demonstração ponto a ponto dos dados que a compõem, a proposta de reajuste de R$ 2,30 da STTrans foi acatada por todos os membros do CMTT. Como o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT) não tem caráter deliberativo, mas apenas consultivo, a decisão será agora encaminhada ao prefeito Luciano Agra, através da STTrans, para homologação, a fim de que possa entrar em vigência no início de 2012. Atualmente, a tarifa da Capital é de R$ 2,10, uma das mais acessíveis do país.

Além do superintendente da STTrans, Nilton Pereira, que atua como presidente do Conselho, fazem parte do CMTT representantes do Sintur-JP; Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplan); Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra); Federação Paraibana das Associações Comunitárias (Fepac); Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb); União Pessoense dos Estudantes Secundaristas (UPES); Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas, Caminhoneiros, Escolares e Auxiliares de Condutores (Sindtáxi); Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); União Pessoense das Associações Comunitárias (UPAC); Sindicato dos Motoristas da Paraíba; Diretório Central dos Estudantes do UNIPÊ (DCE/UNIPÊ), DCE/UFPB e BPTran.

Representando a Câmara Municipal de João Pessoa, esteve tanto o membro titular, o vereador Marcos Vinícios, quanto seu suplente, o vereador Valdir José Dowsley (Dinho).




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Transporte coletivo noturno no Brasil ainda é timido

As leis que punem motoristas alcoolizados vêm ano a ano se tornando cada vez mais pesadas. Nada contra! Quem vai querer criticar algo que na verdade é super bem vindo. A maioria dos países europeus tem leis extremamente severas para lidar com o problema do álcool ao volante e isso ajudou a baixar consideravelmente o número de acidentes ou mortes em consequencia desse perigoso casamento do álcool com a direção.
Foto: Vinícius Rebello
A única diferença entre o Brasil e esses países, é que por lá, os governos oferecem sistema de transporte coletivo noturno para que as pessoas tenham a possibilidade de sair para a sua balada sem colocar em risco as demais pessoas. Praticamente, todas as principais linhas de cada cidade funcionam 24 horas, passando de hora em hora nas regiões centrais, ou a cada 80 minutos nos bairros mais afastados. Algumas cidades como Berlim, até o metrô funciona 24 horas, pelo menos nos finais de semana. São poucos trens mas já ajuda porque você tem a opção de voltar para casa às 2h da manhã e também às 3h30, e não se sentir preso na balada, tendo que escolher entre ir embora à meia-noite ou somente às 5h da manhã.

Nossos governantes costumam se mostrar avessos à implantação de um sistema similar no Brasil por alegarem não poder garantir a segurança em nossas perigosas cidades, pois pelos coletivos circularia muito dinheiro. Mas se olharmos mais uma vez para o sistema europeu, notaremos que lá não existe cobrador de ônibus, a não ser nos quiosques montados nos terminais.

A maioria dos cobradores que deixaram de trabalhar nos ônibus e que não encontraram vagas nesses quiosques, atualmente trabalha no setor de fiscalização. Como as passagens são vendidas em quiosques das empresas, nas farmacias, livrarias e outros tipos de estabelecimento cadastrados para vender passagens, os fiscais (ex-cobradores em sua maioria) passaram a entrar nos coletivos para averiguar se a passagem dos usuários ainda não teve sua validade expirada.

E o que é melhor, ao comprar uma passagem e passar na catraca, aquele carimbo feito na passagem te dá direito de usar o sistema até aquele mesmo horario no dia seguinte, completando 24 horas de transporte garantido com o pagamento da mesma passagem. Bem diferente do que é feito no nosso país, onde passagens subiram absurdamente como na Europa em outros tempos, mas onde o prazo para usar a mesma passagem é de míseros 45 minutos ou em alguns casos de apenas 2 horas.

Como vivemos num país onde todos os governantes se dizem defensores de um sistema que privilegie o social, causa estranheza que nosso sistema de transporte seja exatamente o oposto disso. Na verdade, é um sistema altamente elitista, ainda mais se analisarmos o periodo noturno, que obriga o cidadão a pagar tarifas altissimas dos taxis que circulam pelas cidades.

E depois, vamos combinar que te obrigar a frequentar a mesma balada onde vai teu vizinho, só porque ele é o único que pode dividir uma bandeirada de taxi com você, é uma tremenda de uma chateação, principalmente se vocês não gostarem do mesmo estilo de música. Está na hora de dar um basta na hipocrisia e no terrorismo que politicos e a mídia fazem dos acidentes causados por motoristas embriagados, e passar a oferecer um sistema de transporte que ajude a diminuir o número de mortes devido ao álcool e a direção. É por todas essas razões, que de agora em diante eu decidi que vou reclamar até nossos governantes implementarem um transporte coletivo noturno de qualidade à população.

Resumo: 
Ônibus madrugada p/ hora região central e 80 mins bairros + afastados, s/cobrador, só fiscais vendo validade 24h passagens. 2 opções metrô madrugada (2h e 3h30) como Berlim.

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Em Palmas, Conselho de Trânsito aprova nova tarifa de ônibus

Dentre os 15 conselheiros de trânsito que compareceram à assembleia de deliberação da nova tarifa de trânsito, que aconteceu na manhã desta terça, 27,  no auditório da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (SMSTT), 12 foram favoráveis e três contra ao novo valor da passagem de coletivo.

O preço de R$2,50 foi sugerido após a apresentação da nova planilha de custos, feita pela comissão nomeada pelo Coronel Antônio Joaquim Benvindo, presidente do conselho. A deliberação do conselho será encaminhada ainda hoje ao prefeito Raul Filho, para apreciação e aprovação da nova tarifa. O chefe do executivo, com base nos documentos enviados pela comissão, poderá manter ou aumentar o valor da passagem.

Fonte: O Girassol

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Na Bahia, Transporte intermunicipal pode ter novo reajuste de tarifas

Está soando muito estranho e nebuloso o resultado de duas notas divulgadas nesta terça-feira (27), em blogs políticos, dando como certo um tal aumento de tarifas para o transporte intermunicipal/metropolitano de passageiros. Se acontecer, será o segundo reajuste em menos de um ano. A nota diz que ''está circulando em secretarias do governo do Estado um estudo sobre o reajuste de tarifas".

Em um desses blogs, o secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, aparece informando que a Agerba (Agência de Regulação da Bahia) já está elaborando ''estudos'' para analisar o ''pleito dos operadores'', que levará em consideração, por exemplo, ''insumos'' como o reajuste dos combustíveis.

Ao contrário do que disse o secretário Otto Alencar a esses blogs, o último reajuste do transporte intermunicipal não ocorreu em janeiro deste ano.

Na verdade, foi no dia 2 de abril de 2011 que a Agerba liberou um aumento, na surdina, de 7,86% para o transporte intermunicipal. A agência não fez qualquer divulgação sobre o assunto, o que pegou os usuários de surpresa.

Na época, o JORNAL DA MÍDIA divulgou matéria informando que pela primeira vez o Governo do Estado, através da Agerba, estava autorizando um reajuste de tarifas sem fazer qualquer divulgação, o que revoltou os usuários, que foram surpreendidos pela estranha medida.

O diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, disse naquela oportunidade que "na próxima vez'' iria tomar ''mais cuidado" e divulgar o reajuste amplamente. Veja o que disse Pessoa:

"É uma sugestão (divulgar o aumento) que a gente pode perfeitamente passar a assumir. Vamos assumir este compromisso de fazer uma divulgação mais ampla para que a população não seja pega de surpresa" , declarou.

Na verdade, divulgar reajuste de tarifa não é "sugestão'', mas sim uma obrigação de qualquer órgão, principalmente de uma agência de regulação e fiscalização. Afinal, o transporte intermunicipal movimenta nada menos que 10 milhões de pessoas por mês.

O reajuste às escondidas, na época, da Agerba, foi, sim, uma falta de respeito para com o cidadão. E Eduardo Pessoa, que é acusado de supostamente advogar para empresas de ônibus até mesmo em ações contra a Agerba, sabe melhor do que qualquer um a falha, para alguns proposital, que a agência cometeu.

A Agerba tem um setor que cuida especificamente de cálculo de tarifas. Trata-se da Diretoria de Pesquisas e Tarifas, que hoje, por sinal, é controlada pelo secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, apesar do diretor principal, Cássio Moreti, ser ligado ao deputado estadual Roberto Carlos (PDT). Sabe-se que Otto já avisou ao parlamentar que vai querer o cargo logo logo.

A notícia sobre esse reajuste que o secretário Otto Alencar espalhou na mídia política surpreendeu a vários funcionários da Agerba. Alguns deles disseram que a nota do vice-governador nesses blogs foi no mínimo muito estranha. Mas, quando começam a ser plantadas essas notícias é porque alguém quer liberar logo o aumento para os empresários de ônibus. Então, que a população prepare o bolso.

E tem mais: o reajuste do transporte intermunicipal/metropolitano nunca refletiu em aumento, também, para as tarifas do transporte urbano de Salvador e vice-versa. Isso aí é outra balela que jogaram na mídia, niunguém sabe com que interesse ou intenção.


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