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Metrô do Grande Recife para por 24 horas a partir desta quinta-feira

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A partir das 22h desta quinta-feira (22), haverá uma paralisação de 24 horas no sistema metroferroviário da Região Metropolitana do Recife. O ato foi decidido na noite da segunda-feira (19), durante assembleia realizada na Praça Milvernes Lima, no centro do Recife, ao lado da estação central do metrô. Funcionários pedem mais segurança no sistema, tanto para usuários quanto para os trabalhadores.

Serão suspensas as viagens da Linha Centro, que vai até o Centro de Jaboatão e de Camaragibe, da Linha Sul elétrica – até Cajueiro Seco – e também do trecho em diesel – até o Cabo de Santo Agostinho.

Segundo informações da diretoria de comunicação do Sindicato dos Metroviários, atualmente o quadro de segurança do sistema está bastante defasado. A partir das 22h da sexta-feira (23), o sistema deve voltar a operar normalmente.

Em nota oficial, o Metrô do Recife (Metrorec) informou que "o funcionamento das linhas Sul e Centro será garantido. Supervisores e instrutores de maquinistas estarão à disposição, assegurando o atendimento às 260 mil pessoas que usam diariamente o transporte metroviário. Como a greve se refere à questãoo da segurança, a CBTU-Metrorec comunica que o edital de licitação para contratação de vigilância está pronto e será lançado nos primeiros dias de janeiro".
Fonte: G1 PE

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No Recife, Ônibus são desviados para Rua Imperial e irritam passageiros

No mínimo falta de respeito aos usuários de ônibus das linhas afetadas, pois bem, como diz aquela frase, todo transtorno trás um benefício, porém o transtorno quem está passando são os passageiros das linhas 132*UR02(Ibura), 152*Jordão Baixo), 243-Vila Dois Carneiros (Cais de Santa Rita) recentemente premiados pela incompetência, trata-se da medida implantada pelo GRCT em colocar estas linhas para trafegarem pela rua imperial, uma das mais engarrafadas da cidade do Recife, pois bem, essas linhas foram colocadas nesta via devido à construção da Via Mangue, via esta para os carros, e quem mais está sendo prejudicado são os passageiros destas linhas que nada tem haver com a coisa, sem falar que estão fazendo excursão de mais outras 02 linhas 123*Três Carneiros Baixo e 138*Zumbi do Pacheco até o Pina, ou seja, o desvio faz com que estas outras 02 linhas atravessem a ponte do Pina ida e volta, parece até brincadeira de mau gosto, além das linhas 164*Conj. Marcos Freire e 166 Cajueiro Seco/Afogados que já eram prejudicadas por natureza.

Essa mudança trás consigo perca de tempo aos usuários, visto que, os ônibus gastam entre 15 e 30 minutos.

Além de toda essa lambança com o transporte público, essa medida prejudicou também centenas de usuários e moradores do bairro do Cabangá, que deixaram de ser atendidos por essas linhas.
Para muitos, existe possibilidades de uma alternativa pelo corredor de ônibus da Av. Sul, e que uma boa vontade do Governo do Estado e da Prefeitura resolveria essa situação, abaixo uma possibilidade (Destacado em Amarelo) que ajudaria a vida dos usuários de ônibus, afinal, será mesmo que estamos dando prioridade ao transporte coletivo.


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Prefeitura do Rio proíbe tráfego de frescões intermunicipais no BRS da Primeiro de Março, no Centro

A Secretaria municipal de Transportes publica na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Município resolução que proíbe o tráfego de ônibus de linhas intermunicipais do tipo rodoviário (frescões) que circulam na Rua Primeiro de Março. Como alternativa à restrição, os veículos deverão cumprir o seguinte itinerário a partir da Av. Presidente Antônio Carlos: ... Rua Marechal Aguinaldo Caiado de Castro; Rua Alfredo Agache; Av. Presidente Vargas...

A medida tem como objetivo garantir o pleno funcionamento do corredor preferencial de ônibus (BRS) na Rua Primeiro de Março, que registrou saturação nos primeiros dias de funcionamento. Depois de cinco dias monitorando a operação do BRS na Antônio Carlos / Primeiro de Março, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, constatou que tanto os ônibus de fretamento (condomínios, empresas e turismo) quanto os frescões intermunicipais comprometem a fluidez do corredor.

— Os ônibus do tipo rodoviário das linhas intermunicipais partiam do Terminal Menezes Cortes e já não paravam na Primeiro de Março. Essa alteração de itinerário desafoga o fluxo do corredor BRS em 18% — justifica o secretário.



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Ônibus de Belém só podem circular pelas faixas 3 e 4 da Almirante Barroso

A partir desta quarta-feira (21), os ônibus que trafegam pela Avenida Almirante Barroso, uma das principais vias de Belém, terão que circular obrigatoriamente pelas faixas 3 e 4 e, consequentemente, estão proibidos  agora de andar nas faixas 1 e 2 , sob pena de multa de trânsito e  administrativa.

A regulamentação da circulação obrigatória dos ônibus pelas faixas de tráfego 3 e 4 da Avenida Almirante Barroso é uma medida da CTBel (Companhia de Transportes do Município de Belém) para dar fluidez ao trânsito e possibilitar segurança aos passageiros que embarcam e desembarcam nas paradas da via.

Foto: Agência Pará
Segundo Elias Jardim, diretor de Trânsito da CTBel, a pintura da faixa azul e a colocação de placas de regulamentação da circulação de ônibus na Avenida Almirante Barroso vão ajudar os motoristas de ônibus a cumprir a obrigatoriedade pelas duas faixas da pista. 'A pintura é para chamar atenção mesmo e dividir as faixas. As placas serão colocadas na calçada e vão indicar as faixas dos ônibus. As duas faixas serão obrigatórias para ônibus, mas não exclusivas, até porque não tem como evitar que outros carros passem para elas no momento de entrada e saída às vias transversais', disse.

O diretor afirma ainda que os ônibus que desrespeitarem a nova determinação da CTBel serão autuados por trafegar em local proibido, conforme especifica o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Feita a autuação, a empresa de ônibus será também notificada e depois aplicada a penalidade administrativa prevista no Regulamento do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Belém.


Fonte: Portal ORM

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Transporte coletivo de Rio Grande-RS aumenta a frota em mais 56 novos ônibus

A empresa Noiva do Mar adquiriu 56 novos ônibus. São 50 coletivos urbanos, quatro Midi Bus (ligeirinho) e dois seletivos. Os veículos possuem chassis Volkswagen e carroceria da gaúcha Comil e estarão atendendo as linhas do transporte coletivo já a partir deste mês. A aquisição tem como objetivo a renovação e ampliação da frota.

Os ônibus urbanos vêm com uma nova tecnologia presente no mercado de transporte coletivo, ou seja, veículos com caixa automatizada. Os coletivos, do modelo Volks 17.230 EOD V-Tronic, são fabricados sem a alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. Dessa forma, o processo de troca de marchas será automatizado.

Essa nova tecnologia possibilitará maior segurança e conforto ao motorista e aos passageiros devido às trocas automáticas de marchas. Além disso, os motoristas farão um menor esforço físico ao conduzir os novos coletivos.

Segundo o gerente geral da Noiva do Mar, Eduardo Freitas, a empresa adquiriu em abril, deste ano, 10 novos ônibus urbanos. Agora, comprou mais 50. “Os novos veículos adquiridos significam uma renovação no transporte do Rio Grande, com objetivo de proporcionar maior conforto, modernidade e disponibilidade de veículos aos clientes e usuários” finaliza.

É interessante ressaltar que todos os novos ônibus urbanos possuem itinerário eletrônico, na frente e na lateral do veículo, além do elevador para portadores de necessidades especiais.



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Horários de linhas de ônibus em Florianópolis serão ampliados

A partir da próxima segunda-feira, o transporte coletivo de Florianópolis sofrerá alterações para a temporada de verão. As linhas de praia e da madrugada poderão ter viagens extras caso haja demanda. Duas linhas executivas para o Sul da Ilha também foram criadas e entram em funcionamento no dia 31, operando sempre aos sábados, domingos e feriados.
Caio Nascimento / Agência RBS
As viagens extras para as linhas com destino às praias ou que operam nas madrugadas (conhecidas como madrugadões") serão autorizadas pela fiscalização da Secretaria Municipal de Transportes e Terminais que opera no Ticen, no Centro da Capital, de acordo com a procura dos passageiros.

As linhas executivas 4127 - Praia dos Açores Via Pântano do Sul e 4128 - Campeche Via Pau de Canela entram em funcionamento no dia 31 de dezembro.

A medida visa atender a demanda por transporte coletivo que aumenta durante a temporada de verão por conta da chegada de turistas na cidade.

Os horários das linhas de transporte coletivo em Florianópolis estão disponíveis no site da prefeitura.


Informações do Diário Catarinense

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