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Consórcio Sorocaba coloca em circulação 188 ônibus novos Comil na cidade

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Uma parceria entre as empresas CS Brasil e Metropolitana Transportes está revolucionando o transporte urbano de Sorocaba colocando em circulação, de forma gradativa, 188 ônibus Comil zero Km para atender 44 linhas da cidade. Toda a frota do Consórcio Sorocaba será monitorada com GPS e quatro câmeras de segurança em cada veículo. Além disso, os carros utilizarão energia limpa, o biodiesel B5.

Os novos ônibus são compostos por chassis Volkswagen e Scania sendo que todas carrocerias são da marca Comil. As câmeras vigilância foram instaladas com o objetivo de proporcionar maior segurança  a todos os usuários. Já os equipamentos de GPS de alta sensibilidade, auxiliarão no monitoramento que permite a localização precisa do veículo pelo CCO (Central de Controle de Operações).

O Consórcio Sorocaba teve início por meio da união entre as duas empresas, que ganharam a licitação do transporte público da cidade de Sorocaba no ano de 2011. A CS Brasil, integrante do Consórcio, é empresa controlada pela JSL, operadora logística com o maior portfólio de serviços e líder no segmento de logística rodoviária. Com 55 anos de história, a JSL, empresa de capital aberto, possui mais de 24 mil ativos próprios, sendo 7 mil caminhões e carretas e  900 ônibus. Entre as principais linhas de negócio estão os serviços dedicados à cadeia de suprimentos; gestão e terceirização de frotas; transporte de passageiros e transporte de carga geral.

A Metropolitana Transportes atua há quase 30 anos no segmento, sendo formada por empresas focadas no transporte coletivo de passageiros (urbano e fretamento) e de soluções em tecnologia aplicada ao transporte. Hoje, a empresa está presente nas cidades do Recife, São Paulo e Sorocaba. Por meio de iniciativas de inovação e investimento em tecnologia, a Metropolitana tem hoje na cidade de São Paulo a segunda frota de ônibus no mundo movida a etanol.

 “O Consórcio Sorocaba é um exemplo que os nossos sistemas de transportes públicos devem seguir daqui por diante, oferecendo tecnologia a favor da segurança e qualidade dos serviços. Isso mostra que a Comil está preparada par atender essa demanda cada vez mais exigente das empresas de transportes brasileiras”, afirma Dario Ferreira, diretor comercial da Comil.
 


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Nova estação do metrô de Salvador será construída na Av. Bonocô

Mesmo sem ter conseguido concluir as obras de construção do metrô de Salvador, que já se arrastam há 12 anos, a prefeitura anunciou um novo adendo ao projeto original. Segundo a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde deste domingo (11), uma nova estação de passageiros será construída na Avenida Bonocô para atender a demanda de moradores de Brotas e Cosme de Farias, dois bairros populares e populosos que margeiam a via.
 
A expectativa, pelo menos por parte da prefeitura, é que a construção da nova estação seja iniciada em 2012, último ano de João Henrique (PP) à frente da administração municipal. Ainda este mês devem começar os ajustes nas máquinas e nos trilhos. Até abril de 2012, os seis trens da Linha 1 circularão em  fase experimental com 600 sacos de areia para simular o peso do transporte dos passageiros.
 
No dia 19 de janeiro, uma comitiva formada por três pepistas – João Henrique, o secretário da Casa Civil, João Leão, e o ministro das Cidades, Mário Negromonte – embarca para Bilbao com o objetivo de conhecer o modelo operacional espanhol.
 


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Campinas: Greve deixa regiões do Ouro Verde, Amoreiras e Campo Belo sem ônibus

Os funcionários da empresa VB Transportes paralisaram os serviços na manhã desta segunda-feira (12) e por causa disso os ônibus da linha azul claro não estão circulando, em Campinas. As áreas afetadas são: regiões do Ouro Verde, Vila União, corredor Amoreiras e região do Campo Belo. Segundo os trabalhadores, cerca de 350 ônibus devem deixar de circular nesta segunda. Os funcionários reivindicam pagamento de folgas e horas extras.
Foto: busologarfotos.blogspot.com
Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), uma operação de emergência foi colocada em funcionamento, com ônibus operando do lado de fora dos principais terminais atingidos, para minimizar o impacto até que o problema seja resolvido.

Por causa da paralisação o trânsito ficou complicado na manhã desta segunda nas principais ruas e avenidas da cidade. O motorista que trafegou pelas avenidas Amoreiras, John Boyd Dunlop, Ruy Rodrigues e nas ruas Barão de Jaguara, Conceição e Cosmópolis teve de ter muita paciência.


Fonte: EPTV

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Metrô de Salvador será testado com 'sacos de areia'

O metrô de Salvador, finalmente, vai para os trilhos. Depois de 12 anoos sendo construído, os primeiros seis quilômetros do sistema, que vai da Estação da Lapa à Rótula do Abacaxi, entrará em uma fase de testes dia 20 de dezembro. O metrô já consumiu fabulosos R$ 700 milhões.

A fase de teste não começará com o transporte de passageiros. É que a Prefeitura de Salvador resolveu inovar e foi buscar uma nova tecnlogia para ter a certeza de que os trens funcionarão mesmo e com segurança.

Os trens vão passar o dia inteiro transportando 600 sacos de areia, cada um com 60 quilos. E mais: a fase de teste não será coisa para uma semana...duas....três ou um mês. Ela começa dia 20 próximo e só termina no mês de abril de 2012.

Depois disso, haverá uma segunda etapa de teste, esta de ''treinamento'' para os passageiros, segundo anunciou o secretário da Casa Civil da Prefeitura, João Leão, que funciona também como uma espécie de ''dublê'' do prefeito João Henrique.

O metrô, em sua fase de teste para passageiros (sem sacos de areia), deve transportar 600 pessoas em cada viagem, sem a cobrança de passagem, de acordo com Leão.

Leão garantiu que o segundo trecho do metrô, que vai da Estação Pirajá até a Rótula do Abacaxi, que completaria os 12 km do sistema, deve levar mais 15 meses para ser concluído e vai custar mais R$ 560 milhões.

“Já tem dinheiro orçamentário, né? Eu tenho no caixa o recurso para concluir o tramo 1. Hoje tenho no caixa da CTS algo em torno de R$ 60 milhões”, aponta o dublê do prefeito de Salvador.

Ele explicou que duas empresas da Espanha foram contratadas para administrar e operar o metrô ''sem nenhum custo contratual. Os seis quilômetros entre a Lapa e a Rótula devem funcionar “logo”.

“Todo o sistema já está pronto, as linhas estão prontas, faltam alguns detalhes de umas catracas e algumas coisas, mas isso nós só vamos utilizar na época em que nós estivermos operando com os passageiros”, completa.

Sobre o custo de funcionamento do sistema, Leão afirma que uma parceria mantida com o Ministério das Cidades vai garantir os recursos para se custear a operação em sua fase inicial. “Tem um empenho muito grande do ministro Mario Negromonte no intuito de dar o exemplo”, diz.


Fonte: Jornal da Mídia




 
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Trensurb inicia primeiros testes do metrô em Novo Hamburgo

Os primeiros testes nos trilhos da Trensurb até Novo Hamburgo começaram neste sábado. Segundo o Consórcio Nova Via, empresa executora das obras de extensão do trem, o elevado onde em breve circulará o trem estará energizado desde a Estação São Leopoldo até a Estação Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Esse procedimento exige atenção da comunidade do entorno, pois a via estará ligada à rede elétrica. O acesso de pessoas não autorizadas à área está proibido.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes, a empresa responsável pela extensão do metrô estará a disposição nos Centros de Atendimento à Comunidade para esclarecer dúvidas e atender as necessidades da população durante a execução dos trabalhos.

O projeto de ampliação da Linha 1 até Novo Hamburgo envolve cinco estações, duas delas em etapa já avançada. A previsão é de entrega das obras no segundo semestre de 2012. O projeto do Consórcio Nova Via é orçado em R$ 930 milhões, com a inclusão das obras complementares.



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Metrô DF amanhece em greve

A paralisação dos metroviários, iniciada às 0h desta segunda-feira (12/12), já atrapalha a vida de quem depende do serviço para trabalhar. Por toda a cidade, a quantidade de pessoas começa a aumentar nas estações do Metrô e o reflexo da greve também é percebido pelos usuários de ônibus, que seguem em coletivos lotados. O fluxo de carros pelas principais vias do Distrito Federal deve ficar complicado nas próximas horas, já que muitos trabalhadores vão tirar o carro da garagem para chegar ao Plano Piloto.

Após assembleia, realizada na quarta-feira (7/12), a categoria decidiu parar por tempo indeterminado. Apenas 30% da frota e da equipe irá trabalhar. De acordo com informações do Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (Sindmetro-DF), em horários de pico circulam 24 trens e nos de menor fluxo, 14. Com a greve, apenas 7 trens devem funcionar nos horários de maior procura. Durante o dia estão marcadas duas manifestações dos grevistas: uma no Tribunal Regional do Trabalho, às 11h e outra no Palácio do Buriti, às 15h. A assembleia ocorre às 20h, na Praça do Relógio, em Taguatinga.

Reivindicações
Os metroviários reivindicam que a negociação da data-base da categoria não é respeitada e que o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho de 2011 não foi concluído. Eles também reclamam da falta de manutenção das estações, trens e túneis e do preço da tarifa.

De acordo com representantes da categoria foi feito um acordo com o governo do DF, no qual os metroviários iriam receber os mesmos benefícios que as empresas públicas. Mas, segundo eles, os funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) receberam um abono especial e uma parcela a mais no auxílio-alimentação, enquanto os metroviários não receberam nada.



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