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Prefeitura de Belém quer implantar o sistema BRT na cidade

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Uma obra de R$ 400 milhões de reais que pode solucionar o problema diário de cerca de 600 mil pessoas em Belém, usuárias do corredor de tráfego que vai de Icoaraci a São Brás. Essa é a proposta de implantação do Bus Rapid Transit (BRT) em Belém, obra para a qual foi lançado ontem pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB) um edital para uma licitação internacional, ou seja, empresas de todo o Brasil e do exterior podem concorrer e pleitear a execução da obra, que tem um cronograma de execução de 15 meses, caso seja realizada sem interrupções. O BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade, concebido para servir pelo menos 45 mil passageiros por hora.

Sistema BRT em Curitiba
Hoje existem em todo o mundo mais de 160 sistemas BRT operando ou em construção, por terem se tornado a melhor escolha para a mobilidade urbana em 23 países dos cinco continentes. Apesar da origem do BRT ser baseada em ônibus, o transporte tem pouco em comum com os sistemas tradicionais de ônibus. A maioria dos BRT’s implantados com sucesso, como em Curitiba (PA), opera com corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo, embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos, entre outras vantagens.

O prefeito de Belém, Duciomar Costa, afirma que lançou a licitação após ter a garantia de parte dos recursos pelo Governo Federal. Ele também foi buscar informações e modelos de uso do BRT, e diz que para Belém essa é a melhor opção em relação, por exemplo, à construção de um metrô. "Muitas pessoas podem perguntar porque não um metrô, mas essa opção, por ser uma obra de alto impacto ambiental, só tem sido adotada por muitas cidades que realmente não possuem mais outras alternativas. No caso desse corredor da nossa capital, o BRT é perfeitamente viável e não apresenta impactos ambientais, sendo inclusive muito menos prejudicial ao meio ambiente que os ônibus tradicionais que hoje circulam ao longo da rodovia Augusto Montenegro até São Brás", ressalta o prefeito.


Fonte: O Liberal

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São Paulo: Integração de linhas garante economia aos usuários de Carapicuíba e Barueri

A partir deste sábado (19/11), o Governo do Estado, por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP, promove a integração  das linhas 450TRO Carapicuíba (Jardim Novo Horizonte) - Barueri (Alphaville 2), via Osasco (Estação General Miguel Costa Km 21), e 456TRO Barueri (Terminal Municipal) - Osasco (Km 20,5 - Rodovia Raposo Tavares), via Barueri (Alphaville) e Carapicuíba (Centro).

Na integração, os usuários terão desconto no pagamento da tarifa. Antes o usuário tinha que desembolsar R$ 5,90 para utilizar as duas linhas. Agora os moradores dos bairros Jardim Novo Horizonte, Parque Santa Tereza e proximidades, para se deslocar até o centro de Barueri (acesso ao Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaine) terão que desembolsar apenas R$ 3,70 no sentido Barueri e R$ 3,70 no sentido Carapicuíba.

Como fazer a integração
  
Sentido Carapicuíba - Barueri: o usuário embarca na linha 450TRO, paga a tarifa no valor de R$ 2,90, desembarca em qualquer ponto de conexão com a linha 456TRO, em Carapicuíba ou em Barueri, pagando o complemento de R$ 0,80.
Pontos de Acesso Carapicuíba: Av. Governador Mário Covas, Av. Deputado Emílio Carlos, Rua Alzira Di Pietro Polito e Rua Consolação.
Pontos de Acesso Barueri: Av. Piracema, Al. Araguaia, Al. Rio Negro e Al. Tocantins.

Sentido Barueri - Carapicuíba: o usuário embarca na linha 456TRO, paga a tarifa de R$ 3,00 e acessa, em qualquer ponto de conexão com  a linha 450TRO, pagando o complemento de R$ 0,70.
Pontos de Acesso Barueri: Av. Piracema, Al. Araguaia, Al. Rio Negro e Al. Tocantins. 
Pontos de Acesso Carapicuíba: Av. Governador Mário Covas, Av. Deputado Emílio Carlos, Rua Alzira Di Pietro Polito e Rua Consolação.


Fonte: EMTU SP

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Transporte público entre o DF e o entorno é o mais precário do País, diz prefeito

Segundo o prefeito de Planaltina de Goiás, José Olinto Neto, as empresas que fazem o transporte coletivo entre o Distrito Federal e o entorno oferecem o pior e mais precário serviço do Brasil.
“Quando fazemos a viagem até Brasília, encontramos sempre quatro ou cinco ônibus quebrados. E o usuário ainda paga R$ 4,50 pela passagem”, reclamou Olinto Neto.
Para ele, estas empresas também não oferecem ônibus adaptados para cadeirantes.
As declarações foram feitas durante a audiência pública sobre o transporte coletivo no Distrito Federal e no entorno realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.
A representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse que, segundo as operadoras das linhas, 10% da frota que viaja do entorno do DF até Brasília está adaptada.
“Nós cadastramos os ônibus de acordo com as informações passadas pelas empresas. Mas os órgãos gestores, como os Detrans, precisam fiscalizar”, afirmou.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

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Em São Paulo, Usuários da zona oeste ganham novos ônibus

Os cidadãos da capital paulista, mais precisamente da zona oeste, terão novos ônibus para se locomover. Isso porque a operadora de transporte coletivo Santa Brígida acaba de adquirir 20 modelos K270 de 15 metros e piso da montadora Scania.
Com isso, a capacidade de transporte de passageiros da região será elevada, uma vez que cada ônibus pode transportar 25% a mais do que os modelos convencionais de 12 ou 13 metros.

“A Santa Brígida foi a primeira empresa de São Paulo a adquirir os ônibus de 15 metros da Scania. Com a nova compra, a operadora reafirma a confiança em nossa marca, comprovando a eficiência operacional, durabilidade e o baixo custo de manutenção dos nossos produtos”, conta Eduardo Monteiro, responsável pelas vendas de chassis urbanos do mercado brasileiro da Scania.

Os chassis estão sendo adquiridos para renovar a frota dos primeiros ônibus de 15 metros Scania adquiridos pela empresa em 1991. Um dos diferenciais do modelo K270 é o sistema de ajoelhamento que permite, por meio do controle eletrônico da suspensão, o rebaixamento do veículo até a altura da calçada, facilitando assim o embarque e desembarque de idosos e portadores de necessidades especiais.





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Dilma Rousseff anuncia verba para metrô de Salvador

A visita da presidente Dilma Rousseff (PT) a Salvador nesta sexta-feira para anunciar o aporte de investimentos na área de mobilidade urbana deve movimentar as expectativas da gestão estadual de ampliar os projetos de melhorias para o setor na capital e municípios da Região Metropolitana (RMS).

Ainda não se sabe o volume de recursos que serão garantidos pela chefe de Estado, mas segundo o secretário de Planejamento do Estado, Zezéu Ribeiro o governo tentará sensibilizar a presidente sobre a necessidade de maior atenção a essas demandas, retirando a cidade do atraso no setor de transporte urbano.

Além do anúncio por parte do governo federal, no momento a perspectiva é de que até primeira quinzena de dezembro seja concluído o termo de referência, que conforme o titular define a estruturação e edital com modelo de contrato.

Em seguida, será feita a licitação para definir a empresa ou consórcio que irá construir e operar o sistema de transporte metropolitano entre os municípios de Lauro de Freitas e Salvador. Segundo dados da Seplan, todas as intervenções estão estimadas em cerca de R$ 3 bilhões, integrando um modelo que abrange metrô, ônibus, trem, ciclovias.
 

A expectativa é que as obras tenham início ainda no primeiro semestre de 2012. Segundo o secretário, essa foi a garantia dada pelas empresas participantes do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). “Todas que participaram do estudo se comprometeram, mas sabemos que essa não é uma obra vertical por envolver várias frentes, havendo construções simultâneas”, frisou. 

Zezéu também destaca a tentativa de convencimento da gestão Wagner em mostrar para o governo federal a importância da realização do projeto escolhido. “Nós ficamos co m uma  carga muito grande da herança no transporte coletivo e agora no metrô que não teve sua linha 1 concluída. Essa está sob a responsabilidade da  prefeitura. Isso não depende apenas de tecnologia, mas de gestão e de recursos”, afirmou.

Vale lembrar que para as intervenções já foram comprometidos R$570 milhões, montante, inicialmente aprovado pelo Ministério das Cidades para o uso de BRT, mas que está sendo discutido. No estudo foi também  informado que haveria um custo total de R$ 3 bilhões, sendo R$ 2 bilhões pelo governo federal e os demais pela iniciativa  privada. Conforme o secretário, o projeto é de longo prazo, porque além da linha 1 do metrô tem ainda a linha 2 na Avenida Paralela.





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Em São Luís, Usuários de ônibus reclamam de transporte coletivo

Usuários de ônibus que passam por quatro terminais da integração em São Luís reclamam da deficiência na prestação do serviço. Em abril deste ano, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, determinou a criação de uma linha de ônibus para o corredor da BR-135, com o objetivo de beneficiar milhares de pessoas que moram na área. Mas, pelo visto, a medida não foi suficiente.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes não se pronunciou sobre os problemas mostrados na reportagem.


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