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No Recife, Terminal Integrado Tancredo Neves passa por testes práticos

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Hoje pela manhã, o terminal integrado Tancredo Neves passou por testes práticos, onde dois ônibus fizeram parada, estocagem entre outros, enfim, este teste de hoje serviu também para dimensionar as paradas de acordo com as portas dos ônibus e também teve a participação dos representantes do CGRT e da Secretária das Cidades.
Faltam ainda alguns ajustes a serem implantados para que este terminal seja inaugurado como colocação das barras de ferro para organizar as filas, equipamentos e acessórios das guaritas onde vão ficar os operadores e fiscais, e a pintura do piso, além de alguns outros acabamentos, O Blog Meu Transporte trás para vocês algumas fotos tiradas nesta pequena simulação.
Vale salientar que ainda não se tem uma data para sua entrega, pois devido a outros problemas relatados como acesso ao terminal, desapropriações e conversas com as comunidades ainda estão na fase inicial.
O certo é que este terminal está basicamente pronto, faltando apenas alguns ajustes, na qual a população vai ganhar e muito no que diz respeito à mobilidade.
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Novo corredor rápido de ônibus em Ipanema e no Leblon entra em operação no sábado

Sábado, Ipanema e Leblon ganham mais um corredor exclusivo para ônibus (BRS), na R. Prudente de Morais e Av. General San Martin. Haverá mudança no itinerário de 14 linhas. Não haverá abrigos para passageiros em 10 dos 14 novos pontos. A falta de espaço nas calçadas obrigou a Secretaria Municipal de Transporte a adotar totens para sinalizar essas paradas, que terão um piso especial, em alto relevo, para que cegos possam localizá-las.

Esses bairros agora contam com o sistema BRS tanto no sentido Leblon, como no Ipanema. Em agosto, foi inaugurado o corredor na Visconde de Pirajá e Ataulfo de Paiva.

Os
carros de passeio e táxis vazios só podem invadir a pista do BRS, sempre à direita da via, por um quarteirão, para dobrar na rua seguinte. Na primeira semana de mudanças no trânsito, ninguém será multado. Depois, quem insistir na irregularidade receberá multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira. Haverá guardas municipais e câmeras. O objetivo do novo sistema é reduzir o tempo de viagem nos coletivos.
Novos ônibus


Passageiros têm que ficar atentos ao adesivo no para-brisa com a inscrição BRS 1, 2 ou 3, que identifica o ponto onde o ônibus vai parar. Dezoito coletivos novos — com dispositivo que impede parada fora do ponto — já circulam nos corredores exclusivos de Copacabana, Ipanema e Leblon. Na primeira quinzena deste mês, mais 70 entram em circulação na Zona Sul e, no mês que vem, mais 45. Os veículos são mais confortáveis e sacolejam menos.

Pista exclusiva no Centro em dezembro

O novo BRS de Ipanema e Leblon está integrado ao de Copacabana. O passageiro que embarca na Rua Barata Ribeiro chega até o Leblon mais rápido graças ao sistema BRS. Sem disputar espaço com carros, a viagem em coletivo fica mais rápida. Nesse trecho de Copa, o tempo no ônibus caiu de 19 para 11 minutos.
Quem embarca no sentido oposto, Leblon-Copacabana, já sente os efeitos também: só no trecho de Copa, a redução foi de 11 minutos.

Depois da Zona Sul, será o Centro que vai ganhar um corredor exclusivo de ônibus. Previsto pela Secretaria Municipal de Transportes para sair do papel em dezembro, a rota inclui as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas (dois sentidos) e Rua Primeiro de Março.

No ano que vem, será a vez de a Zona Norte ganhar a via expressa. A novidade vai começar pela Avenida Marechal Rondon e Rua 24 de Maio, no Méier.


Mudanças nos itinerários de 14 linhas

Oito linhas de ônibus deixam de passar na Avenida Ataulfo de Paiva a partir de sábado. São elas:

438 e 439
Praça Atahualpa, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico

522
Avenida Niemeyer, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico

512 e 574
Rua General San Martin, Avenida da Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico.

503
O novo percurso para essa linha no Leblon é Rua General San Martin, Rua Rainha Guilhermina, Avenida Visconde de Albuquerque

591 e 593
Rua General San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre
Outras mudanças rota:

525
Avenida Delfim Moreira, Avenida Epitácio Pessoa, Rua Visconde de Pirajá no sentido Ipanema

161, 511,573 e 583
Nessas quatro linhas de ônibus, o novo trajeto é Visconde de Pirajá, Rua Francisco Sá, Avenida Nossa Senhora de Copacabana

546
Av. Ataulfo de Paiva, Avenida Afrânio de Melo Franco, Rua General San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre


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Manaus: SMTU fiscaliza novos ônibus em operação

A Superintendencia Municipal de Transportes Urbanos realizou fiscalização de rotina na tarde desta segunda-feira (03),
para verificar o funcionamento dos elevadores para cadeirantes instalados em ônibus 2011 da frota de transporte coletivo. A equipe vistoriou um total de oito coletivos das linhas 219,211,213 e 223 no terminal do bairro Augusto Montenegro, zona centro-oeste  de Manaus.

Durante a vistoria, os fiscais  solicitaram a cobradores e motoristas que colocassem as plataformas em operação para  verificar se os funcionários sabiam manusear os dispositivos do elevador. Por diversas vezes, a plataforma e rampas foram acionadas, para simular o embarque e desembarque de cadeirantes. Não foram registradas falhas no funcionamento de todos os ônibus vistoriados.

O titular da SMTU, Marcos Cavalcante, acompanhou a vistoria e anunciou que os trabalhos de fiscalização serão intensificados
para afastar qualquer possibilidade de interrupção na prestação de serviços aos usuários . " Os ônibus são novos, modernos e com todo o conforto para pessoas com deficência. Portanto, não vamos deixar que esse atendimento seja prejudicado por conta de problemas nas plataformas", acentuou Cavalcante.

Caso a fiscalização da SMTU constate defeito na operação do elevador, o ônibus será recolhido  para a garagem e só liberado após outra verificação para constatar que o problema foi solucionado. Já o usuário cadeirante que não for bem atendido ou verifique dificuldades no funcionamento dos elevadores, deve fazer a denúncia por meio dos telefones 118, 3632-2115 ou 2116(Setor de Atendimento Comunitário/SMTU).

Informações da Prefeitura de Manaus

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Pesquisa no transporte público de Paulínia e Região busca saber a origem destino dos usuários

Paulínia é uma das cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que integra uma pesquisa realizada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), denominada Origem-destino. A principal intenção é saber como o ônibus é utilizado pelos passageiros e como são as viagens da população, o que precisa ser revisto e melhorado.
A novidade é que durante a fase de coleta de dados, os pesquisadores, uniformizados, poderão entrevistar os moradores em seus lares, informando-os antecipadamente, através de cartas.
Os dados são sigilosos para que auxiliem na execução do Plano Integrado de Transportes Urbanos.
O estudo é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos e das Prefeituras regionais. A pesquisa começou ontem, (03), e terminará em dezembro deste ano.


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Presidente da CTTU completa 01 ano à frente do complicado trânsito de Recife

No próximo 06 de outubro, a engenheira eletricista Maria de Pompéia estará completando 01 ano como presidenta da CTTU, tendo o trânsito como um dos mais problemas na cidade, a questão da mobilidade infelizmente não vem sendo tratada como prioridade na maioria das cidades brasileiras, visto que não é só da cidade do Recife como também do Brasil, e para isto, ela tem enfrentado varias dificuldades devido à falta de mobilidade que a cidade enfrenta hoje, porém para que a cidade chegasse ao caos que hoje se encontra, a falta de planejamento nas ultimas décadas como a não priorização ao transporte público fez com que o sistema de certa forma chegasse ao caos que hoje se encontra.

Porém para enfrentar todos estes problemas, o Prefeito da cidade João da Costa nomeou-a para mudar a cara do transito na cidade, e o Blog Meu Transporte teve o privilégio de conversar e tirar algumas dúvidas sobre a mobilidade urbana e os principais desafios.

Ela relata que foi difícil no começo, pois sabia que muita coisa precisava ser mudada, a começar pelo planejamento de engenharia de trânsito da cidade, pois com o crescimento da economia no Brasil e em Pernambuco mais ainda, muitas pessoas tiveram suas rendas aumentadas e conseqüentemente a comprar mais carros, principalmente pelas facilidades de compras nos financiamentos como a redução do IPI, com isso, é claro que o número de carros nas ruas da cidade cresceu, porém as vias permaneceram as mesmas de 20, 30 anos atrás. Somado a isso a falta de um sistema de transporte de qualidade. 

 “Quando assumir tinha apenas 300 agentes, e hoje já são 400 agentes de trânsito pela cidade, e mais um concurso público em andamento para contratação imediata de mais 200”.

O Prefeito João da Costa lançou em maio o plano de ação do trânsito para 2011 e 2012, para enfrentar os pequenos gargalos na cidade, e este plano já se encontra em execução, tendo em vista a sua conclusão em junho de 2012, De acordo com Pompéia, as intervenções já iniciaram, a exemplo da modernização da rede semafórica. “Esse é um trabalho que irá repercutir numa melhor sincronização dos sinais e garantir que não haja o desligamento dos equipamentos na falta ou variação da tensão de energia elétrica”, afirmou. A gestora também destacou a criação de um comitê para discutir mobilidade, uma iniciativa assumida desde quando assumiu a presidência do órgão.

Além desses planos, a prefeitura retirou vários giros à esquerda na avenida norte, melhorou a circulação dos carros na Agamenon Magalhães com proibição dos giros a esquerda e também na limitação das vias locais, ela relata que as próximas vias a serem revitalizadas na questão de sinalização será a Avenida Abdias de Carvalho, onde a intenção é melhorar o fluxo da mesma forma acontecida na Avenida Norte.

“É preciso entender que o trânsito do Recife é feito por todos. A sociedade em geral é responsável pela promoção de um trânsito melhor”, Maria de Pompéia.


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São Paulo: Expansão do metrô com privatização não garante bom atendimento

Hoje, o metrô tem o maior carregamento do mundo, transportando mais de quatro milhões de usuários por dia. Porém, esse crescimento da demanda não foi acompanhado pela contratação de funcionários e investimentos em infraestrutura.Os metroviários estão praticamente em mesmo número de quando transportavam dois milhões de usuários. Neste período a taxa de expansão não passou dos 1,5 Km ao ano. Estas são algumas razões para o verdadeiro sufoco que virou andar de metrô.

A boa qualidade de atendimento no metrô sempre foi resultado da dedicação, experiência e treinamento dos metroviários. Mas a determinação do governo em enxugar gastos com a mão de obra direta, terceirizando serviços e favorecendo empresários, começa a dar seus frutos amargos.

Um exemplo disso foi o caos provocado, no último dia 2, na Linha-3 após pane elétrica num trem recentemente reformado por empresa terceirizada.

A privatização da Linha-4 é outro exemplo da política que contraria o interesse da população. Para diminuir custos, utilizaram material de péssima qualidade, o que resultou no acidente de 2007 que matou nove pessoas. A Linha-4 estreitou a largura dos túneis e não instalou passarelas laterais para a evacuação dos trens e, em caso de pane no trem, os usuários são obrigados a descer pela frente e sair pelos trilhos. O projeto da Linha-4 é funcionar sem operador de trem, o que, além de aumentar o desemprego, acarreta riscos adicionais para os usuários.

O governo privatiza, alegando que não tem recursos. Mentira! A prova que o Estado tem recursos é o fato de que mais de 80% do investimento da Linha-4 saíram dos cofres públicos, por meio da Parceria Público-Privada.



Fonte: Sindicato dos Metroviários de SP


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