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Trânsito de SP é ruim ou péssimo para 77% dos paulistanos

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A pesquisa Dia Mundial Sem Carro 2011, realizada pelo Ibope para a Rede Nossa São Paulo entre 17 e 22 de agosto e divulgada nesta quarta-feira, aponta que 77% dos paulistanos classifica o trânsito da maior cidade do País como "ruim" (55%) ou "péssimo" (22%), índice superior aos 68% contabilizados em 2010. Os entrevistados que consideram o tráfego rodoviário em São Paulo péssimo cresceram 18 pontos percentuais em relação aos 37% registrados no ano passado.

O tempo médio gasto no trânsito para todos os deslocamentos diários é de 2 horas e 49 minutos, segundo a pesquisa, sendo que 55% dos paulistanos utilizam mais de um meio de locomoção diariamente. Os investimentos do governo no transporte coletivo deveriam ser prioritários em relação aos direcionados ao transporte particular para 69% dos paulistanos. Construir ou ampliar mais linhas de metrô e trem, melhorar a qualidade de ônibus e metrô, construir mais corredores de ônibus e construir mais ciclovias são as medidas apontadas como mais importantes para diminuir o problema do trânsito.

Em relação aos pedestres, mesmo após intensificação de campanhas de conscientização, 58% dos entrevistados afirmam que as faixas de segurança têm sido menos respeitadas pelos motoristas nos últimos meses. Entre os que andam a pé com maior frequência, o índice cresce para 66%. Por outro lado, subiu de 45% em 2007 para 53% neste ano o índice de opiniões favoráveis à aplicação de multas para pedestres. Entre quem usa o carro com maior frequência, o número cresce de 42% para 61% no mesmo período.

Apesar dos problemas com o trânsito, a cidade de São Paulo, assim como observado em anos anteriores, foi considerada por 60% dos paulistanos um ótimo ou bom local para se viver.

O Ipobe ainda identificou um aumento na circulação de automóveis particulares na cidade ao longo dos últimos anos. O estudo mostra que, entre os habitantes da cidade que possuem veículo no domicílio, passou de 15% (2007) para 23% (2011) os que afirmam usar o carro "quase todos os dias". Considerando-se o total dos moradores da cidade, o índice dos que utilizam o automóvel "de vez em quando" subiu de 27% em 2007 para 36% em 2011, refletindo queda dos que dizem não utilizá-lo - de 27% em 2007 para 13% em 2011.

A utilização frequente de transportes públicos permanece praticamente a mesma desde 2007. Mesmo assim, aumenta a parcela de entrevistados que se mostram dispostos a deixar de usar o carro diariamente para utilizar outros meios de transporte, inclusive o público: 40% em 2009, 52% em 2010 e 60% neste ano. "A pesquisa indica que há uma pré-disposição da população para utilizar o transporte público desde que ele seja de qualidade", avalia a CEO do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari.

A amostra da pesquisa é de 805 entrevistas com moradores de São Paulo com 16 anos ou mais. A margem de erro máxima estimada pelo Ibope é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais.


Fonte: Terra



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Em Maceió, Terminal de ônibus está ameaçado de desabar

Usuários do transporte coletivo reclamam do descaso com o terminal de ônibus do Mocambo, no Benedito Bentes. De acordo com os passageiros, as bases do terminal estão rachadas e a parte metálica está inclinada, oferecendo riscos aos passageiros.
Priscylla Régia/Alagoas24Horas
"Temos receio disso cair. Há alguns meses a situação do terminal do Mocambo é crítica e com o passar dos meses o ferro fica mais torto. Dizem que o problema surgiu depois que um caminhão bateu na estrutura. Já outros falam que são os próprios ônibus, mas o que sabemos de concreto é que qualquer dia vamos presenciar uma tragédia”, disse a dona de casa, Maria José da Silva.

O local, responsável pelo embarque e desembarque dos moradores que moram na região do Mocambo, se transformou em uma área abandonada pelo poder público. Os usuários responsabilizam a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) pela falta de estrutura do terminal de ônibus.

O supervisor da SMTT, Aurélio Teixeira, disse que realmente é necessária uma reforma no local, mas não acredita que a estrutura desabe. “Existe um projeto na SMTT para os reparos de todos os terminais de Maceió, mas ainda precisa passar pela licitação”, informou Teixeira.


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São Paulo terá faixas reversíveis no Dia Mundial Sem Carro

No Dia Mundial Sem Carro, nesta quinta-feira (22), a cidade de São Paulo ganhará nove faixas reversíveis chamadas faixas solidárias para ajudar àqueles que derem carona durante o horário de pico de trânsito - das 6h as 9h e das 17h as 20h, segundo informou a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O objetivo da ação é incentivar os motoristas a a transportarem mais que uma pessoa e assim reduzir o número de veículos na cidade. De acordo com a CET, com as faixas reversíveis minimizam os transtornos provocados pelos congestionamentos.  Elas estarão sinalizadas com 24 faixas e 41 banners com mensagens que alertam aos motoristas quanto à importância da carona solidária.

A partidas 6h desta quinta-feira (22), será implantada a faixa reversível de ônibus na Rua Almirante Brasil, na Mooca. Ela funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, Ela irá funcionar em um trecho das ruas João Antônio de Oliveira e Almirante Brasil, da rua Javari até a Rua João Caetano, no sentido único, cruzando a rua dos Trilhos.

Mais Ônibus

Por causa do evento, a Prefeitura espera um aumento na demanda de passageiros no transporte público por ônibus, e por isso a SPTrans ampliará o horário de pico do sistema em duas horas no Dia Mundial Sem Carro.

O pico da manhã, que vai das 5h às 8h30, será ampliado em 30 minutos, e passará das 5h às 9h. Esse acréscimo irá gerar uma oferta de 12% a mais de viagens, passando de 95.060 para 106.467 partidas. Já o pico da tarde, que é das 16h às 20h, nesta quinta-feira será das 15h30 até as 21h, e aumentará a oferta de partidas em 22%, passando de 112.500 para 137.252 viagens.

Veja onde estarão as faixas reversíveis:
- Avenida Luiz Dumont Vilares - entre a rua Viri e a praça Orlando Silva, no sentido centro

- Ponte da Casa Verde - entre a avenida Brás Leme e rua Baronesa de Porto Carreiro, no sentido centro; e entre a rua Baronesa de Porto Carreiro e Avenida Brás Leme, no sentido bairro

- Ponte das Bandeiras - entre a praça Campo de Bagatele e a rua dos Bandeirantes, no sentido centro

- Ponte dos Remédios - entre a avenida dos Remédios e a rua Major Paladino, no sentido centro

- Avenida Radial Leste - entre as ruas Pinhalzinho e do Glicério, no sentido centro; e entre as ruas do Glicério e Vilela, no sentido bairro

- Corredor das avenidas Morumbi e Giovanni Gronchi - entre as ruas José Pepe e Bento Branco de Andrade Filho, no sentido Centro;

- Ponte João Dias - entre a ponte e a Rua Bento de Andrade Filho.


Fonte: R7.com

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Detro solicita que ônibus intermunicipais circulem de madrugada durante o Rock in Rio

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) oficiou as empresas que operam linhas intermunicipais ligando o Rio aos municípios da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, para que reforcem suas frotas e trafeguem também durante a madrugada para atender ao público que vai aos shows do Rock in Rio. No total, são 17 empresas envolvidas na oferta de 34 linhas.

Os ônibus que fazem o itinerário Baixada-Barra terão ponto final no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e os passageiros com destino a Niterói e São Gonçalo deverão pegar ônibus municipais até o Centro do Rio ou bairros das zonas Sul e Norte por onde trafegam linhas intermunicipais para estas cidades.

"Apesar de o Detro não ter sido contatado pelos organizadores do evento para equacionarmos juntos a questão do transporte para as cidades próximas ao Rio, como as linhas intermunicipais são de nossa responsabilidade, acionamos as empresas que operam os itinerários entre o Rio, Baixada Fluminense, São Gonçalo e Niterói para darem o suporte necessário aos que vão assistir aos shows", explica o diretor técnico-operacional do Detro, João Cassimiro.

Confira os ônibus disponíveis nas madrugadas de 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro:


Niterói
Barreto-São Cristóvão
Charitas-Gávea
Charitas-Ipanema
Castelo-Charitas
Castelo-Itaipu 
Castelo-Pendotiba
Santa Rosa-Vila Isabel
Passeio-Santa Rosa
Niterói-Praça XV
Fonseca-São Cristóvão

São Gonçalo

Santa Isabel-Penha
Alcântara-Botafogo
Madureira-Tribobó
Estácio-Santa Isabel
São Gonçalo - Vila Isabel
Passeio-São Gonçalo
Alcântara-Estácio
Alcântara-Passeio
Estácio-Jardim Alcântara
Alcântara - Campo Grande
Alcântara- Méier

Baixada Fluminense

Barra da Tijuca – São João de Meriti
Barra da Tijuca-Mesquita
Barra da Tijuca-Belford Roxo
Barra da Tijuca-Queimados
Barra da Tijuca-Japeri
Barra da Tijuca-Duque de Caxias
Barra da Tijuca-Magé
Barra da Tijuca-Nova Iguaçu
Itaguaí-Barra da Tijuca
Barra da Tijuca- Duque de Caxias
Barra da Tijuca-Belford Roxo
Barra da Tijuca-Queimados
Barra da Tijuca-Nova Iguaçu



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Novos abrigos de ônibus começam a ser instalados em Vila Velha

Os usuários de transporte coletivo em Vila Velha passarão a contar, a partir desta quarta-feira (21), com os  novos abrigos de ônibus cobertos. No total, serão instalados cerca de 13 equipamentos nos próximos dias. Eles virão como uma novidade: um informativo contendo serviços como localização e principais linhas que atendem a região.

Os abrigos confeccionados com chapa, tubo e fibra vêm nos modelos de quatro e cinco lugares e serão instalados nos seguintes locais: Avenida Carlos Lindenberg, nos bairros Glória e Alvorada; Avenida Sol, Glória; Avenida Jerônimo Monteiro, Glória; Rua 7 de Setembro, Centro; Avenida Jerônimo Monteiro, Jaburuna; Rua Cabo Ailson Simões, Centro; Avenida Cristóvão Colombo; Rua Antônio Ataíde, Itapoã, e Coqueiral de Itaparica.
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O processo de instalação acontecerá de acordo com a programação da Secretaria de Serviços Urbanos, que prevê, até o final do ano, a instalação de cerca de 30 novos abrigos, além da manutenção de reparo dos que foram depredados. A Coordenação de Posturas, junto à Secretaria de Transporte e Trânsito, realiza estudos para identificar as prioridades.

A Prefeitura pede a colaboração da população para ajudar na conservação dos abrigos. No caso de denúncias sobre vandalismo nos pontos de ônibus o usuário pode entrar em contato com a Ouvidoria do Município – 0800 283 9059 -, ou com a Fiscalização Municipal de Posturas pelo telefone 3369-9460.


Fonte: ES Hoje

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UFPA tem novos ônibus circulares para atender comunidade universitária

A Universidade Federal do Pará conta com dois novos ônibus circulares. Um deles começou a rodar nesta terça-feira, dia 20. São ônibus de grande porte, os quais servirão prioritariamente para o transporte interno e gratuito da comunidade universitária, no Campus Guamá. Os ônibus estão equipados para atender pessoas com deficiência, que se utilizam de cadeiras de rodas. Os veículos também dispõem de ar condicionado e têm capacidade para 52 passageiros sentados. A expectativa é que os dois ônibus possam circular diariamente nos horários de maior demanda, diminuindo, assim, o tempo de espera dos passageiros nas paradas.

De acordo com o diretor de Infraestrutura da Prefeitura do Campus, Reinaldo Mota de Souza, o horário de circulação do transporte interno na UFPA é das 7h às 22h. Até a próxima segunda-feira, dia 26, apenas um dos novos ônibus estará rodando neste horário. Na próxima semana, a circulação será de dois ônibus, das 7h às 12h; um ônibus, das 12h às 14h; dois ônibus, das 14 às 18h; e um ônibus, das 18h às 22h. Os horários foram pensados de acordo com a demanda da comunidade acadêmica. Seguindo esse esquema, o tempo de espera nas paradas poderá ser reduzido de 25 para 15 minutos.

Além dos 52 assentos, o ônibus ainda pode transportar mais 48 passageiros em pé. Os dois ônibus juntos, portanto, dão lugar, em cada viagem, para cerca de 200 pessoas. Os novos ônibus substituem o antigo, o qual data de 1994 e tem capacidade para apenas 40 passageiros sentados. “Agora, os usuários desse transporte podem contar com acessibilidade, conforto e mais segurança”, afirmou Reinaldo Souza. Segundo o diretor, apenas haverá restrição com relação à utilização do ar condicionado de cada ônibus, o qual será reservado ao período de chuvas, a fim de reduzir gastos com combustível. A rota do ônibus circular da UFPA tem um total de seis quilômetros e 200 metros.
A Diretoria de Infraestrutura da Prefeitura do Campus destaca que, para o êxito do novo transporte, é necessário que haja colaboração das pessoas que dispõem de transportes particulares. Por serem de grande porte, os novos ônibus precisam de mais espaço para realizar manobras, o que implica em atenção redobrada na hora de estacionar os veículos dentro do Campus. Os pontos de estacionamento a serem evitados são aqueles que estão próximos às pontes de veículos, em frente ao Complexo Vadião, ao redor do prédio da Reitoria e do Centro de Eventos Benedito Nunes.

Informações da UFPA

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