Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Governo de São Paulo reduz investimentos do metrô em 58%

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

No primeiro semestre de 2011, o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) reduziu em 58,2% os repasses à Companhia do Metropolitano de São Paulo e em 23,6% para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em comparação com o mesmo período de 2010. Os dados constam no Sistema de Informação e Gerenciamento do Orçamento (SIGEO).

O saldo de investimentos nas duas companhias já vinha sendo reduzido há alguns anos. De 2008 a 2010, durante a gestão de José Serra (PSDB), apesar da previsão de gastos no Metrô de R$ 9,58 bilhões, o governo estadual investiu R$ 5,95 bilhões, 37,88% a menos. Somente em 2010, R$ 2,3 bilhões deixaram de ser repassados ao Metrô.

A CPTM, por sua vez, recebeu entre 2006 e 2010 cerca de R$ 4 bilhões em investimentos do governo estadual. No entanto, os repasses não foram suficientes para fechar as contas da companhia. A CPTM teve prejuízo líquido de R$ 419,22 mil em 2008 e R$ 353,62 mil em 2009. O balanço de 2010 ainda não foi apresentado.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo (Metroviários-SP), Altino de Melo Prazeres Júnior, apesar da propaganda que o governo do estado faz da expansão da malha metroferroviária, os repasses às companhias não são suficientes para que a ampliação do transporte sobre trilhos seja feita com rapidez. “Há uma incoerência por parte do governo, porque os investimentos, a nosso ver, estão muito aquém do que deveria ser destinado [às companhias]”, defende.

A mesma opinião é compartilhada por Eluiz Alves de Matos, presidente do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo. “Demorou-se muito para começar a investir no transporte sobre trilhos e o que se fez até agora ainda não é o suficiente”, alega.

Superlotação

Matos reconhece que nos últimos anos a estrutura e o serviço da CPTM melhoraram, no entanto, acredita que há muito que se fazer. O sindicalista afirma que ao mesmo tempo em que se melhorou o atendimento, a demanda de usuários também cresceu.

Nos últimos dez anos, a quantidade de passageiros transportada pela CPTM cresceu 46,7%, indo de 1,5 milhão de usuários por dia em 2001 para 2,2 milhões neste ano. Já o Metrô, em 2011, foi considerado o mais lotado do mundo pela CoMet – comitê que reúne os maiores metrôs do mundo –, por transportar diariamente uma média de 3,6 milhões de usuários.

Prazeres afirma que a falta de investimentos, além da demora na conclusão da expansão, é refletida também na operação das companhias, como na falta de funcionários e no aumento de falhas nos equipamentos de via e nos trens.

Segundo ele, o crescimento do número de usuários não foi seguido pelo aumento de funcionários. “O funcionário paga o preço [da falta de investimento] também, é uma situação muito crítica”, explica.
Levantamento do Metroviários-SP aponta que hoje o Metrô possui um agente de segurança para cada 3 mil usuários.

Urgência

Para Prazeres, a superlotação dos trens é uma prova da necessidade de se priorizar o investimento para ampliação da rede metroferroviária e melhoria do serviço. “Na verdade, faltam investimentos em décadas. O que está sendo feito hoje é importante, mas ainda é pouco”, defende.

Atualmente, as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 2-Verde estão em obras de expansão. Alckmin também assinou, no último dia 30 de julho, o contrato para implantação da linha 17-Ouro, que deverá ser concluída até 2015. Ainda estão em fase de projeto as linhas 6-Laranja, 15-Branca e 18-Marrom do Metrô. “A previsão é de que daqui a 20 anos se conclua toda a expansão, mas não dá para esperarmos tanto tempo”, pondera o presidente do Metroviários-SP.

No caso da CPTM, a estimativa da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) é de que a rede ferroviária passe dos 260 km atuais para 304 km em 2014.

O governo do estado, na avaliação de Prazeres, deveria deixar de priorizar a realização de grandes obras viárias, como túneis, viadutos e grandes avenidas, destinadas ao transporte individual e destinar mais recursos para o transporte público. “ A solução para a mobilidade urbana de São Paulo é o transporte público de qualidade, através do Metrô e da CPTM”, completa Matos.

O presidente do Metroviários-SP também ressalta a importância da participação popular no planejamento do transporte público de São Paulo. “O planejamento deveria ser discutido com a sociedade, porque não adianta se ter um investimento pesado em transporte se o plano for decidido por um governo e não for seguido pelo próximo que o substituirá”, pondera.

Informações: Correio do Brasil

READ MORE - Governo de São Paulo reduz investimentos do metrô em 58%

Metrô de Teresina vai ter duas novas estações

A ordem de serviço para a construção de novas estações do metrô de Teresina já foi dada. O projeto prevê a criação de duas novas estações, uma no bairro São João, onde as obras já foram iniciadas e outra no bairro Piçarra. “Na primeira quinzena de dezembro desse ano estaremos com essa estação já concluída e com as duas novas estações o metrô atenderá de forma direta noves bairros da capital”, afirma Antônio Sobral, diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP).

O metrô possui 15,1 quilômetros de extensão e nove estações. Para uma melhor qualidade no atendimento aos usuários será feita até o fim do ano obras de complementação, que visam à melhoria das estações e dos entornos da linha férrea. Na reforma inclui a construção de sarjetas de drenagem, revestimentos de costa, o que evita desmoronamento de terra sobre a linha do metrô e a vedação da linha em alguns bairros, onde não existem muros de proteção. “A construção de muros no entorno da linha irá garantir uma segurança maior para as pessoas que residem e trafegam próximo à linha do metrô”, explica o diretor.


Oito estações passarão pela reforma, onde será feita a recuperação da cobertura, das instalações elétricas e hidráulicas, além da troca de piso e pintura. A ordem de serviço já foi dada e a recuperação das estações já foi iniciada no bairro Renascença.


READ MORE - Metrô de Teresina vai ter duas novas estações

Cidade de São Paulo terá (Roda SP) linha turismo

O governador Geraldo Alckmin apresentou hoje o Roda SP, projeto desenvolvido pela Secretaria de Turismo para levar linhas turísticas de ônibus, com veículos de dois andares, conhecidos como double-deckers, para diversas regiões do estado em diferentes períodos do ano.

Para participar do programa, o turista teria de comprar um ingresso no valor de R$ 10, válido por todo o dia para embarque e desembarque nos pontos de parada do ônibus. Durante a viagem, os passageiros poderiam ouvir áudios em português, inglês e espanhol sobre a história e os atrativos da região.


Os primeiros roteiros experimentais do Roda SP começaram no dia 20 de julho na Serra da Mantiqueira: os ônibus levaram os turistas de Campos do Jordão gratuitamente para conhecer os principais pontos turísticos do município e de cidades vizinhas.


Entre os dias 6 e 7 de agosto, os veículos estiveram no Vale do Ribeira, à disposição de mais de 200 mil turistas que visitaram Iguape para a Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape. Até o dia 18 de agosto eles estarão na Serra da Mantiqueira, contemplando Aparecida e outras cidades que não foram incluídas nos roteiros da primeira edição. Em seguida, os ônibus vão atender ao mais de um milhão de turistas na Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos, interior do estado.



READ MORE - Cidade de São Paulo terá (Roda SP) linha turismo

No Recife, Cartão VEM Comum já se encontra à venda

Uma grande iniciativa para os usuários comuns do sistema de transporte do Recife e Região Metropolitana, o Cartão VEM Comum já é comercializado nos postos de recarga do VEM, este cartão visa primeiramente acabar ou diminuir o fluxo de dinheiro dentro dos ônibus, na qual diminuiria e muito os assaltos aos coletivos, além de melhorar o embarque, pois com o cartão o usuário não ficaria preso na catraca esperando o troco por exemplo, sem falar que em muitas vezes nem troco tem, isso é visto com freqüência nas linhas de anel B, onde as tarifas custam R$ 3,10 e haja moedas para os operadores, o cobrador Josenildo Rodrigues, relata que não tem moeda suficiente, e que em muitas situações o usuário desce pela frente por falta de troco.
Ponto Negativo
Ainda em testes, porém com uma baixa procura, o Cartão VEM Comum não oferece nenhuma vantagem a mais além de não precisar pagar a tarifa em dinheiro, ou seja, não existe nenhum desconto para quem paga as tarifas por antecedência.
Especialistas de transporte ouvidos pelo Blog Meu Transporte relataram que se tivesse algum desconto, a procura seria maior, para eles quem ganha mais com o VEM Comum são as empresas, que teriam renda antecipada, diminuição nos assaltos, embarques mais rápidos e mais controle nas demandas.
Se não tiver nenhum desconto, o Cartão VEM Comum não terá muito sucesso, sem falar que nos pontos de ônibus, ainda é possível encontrar cambistas vendendo vale-transportes à R$ 1,90 e não dá pra quem quer, ou seja, é preciso incentivar o usuário a adquirir o cartão, porém com descontos e vários pontos de recargas.
Como adquirir
No Posto de Carregamento do Vem situado à Praça Maciel Pinheiro, 342 – Boa Vista de segunda a sexta-feira das 07:30hs às 19:00hs.
A aquisição será feita com a compra mínima de R$ 25,00 em créditos.
O Cartão tem algum Custo?
Não, porém só poderá ser adquirido através de uma carga igual ou maior que R$ 25,00
O Cartão é recarregával?
Sim, e o carregamento só poderá ser realizado no Posto de Atendimento situado a Praça Maciel Pinheiro, 342- Boa Vista
É Possível acompanhar o Saldo do Cartão?
Sim. O saldo pode ser acompanhado nos validadores dos ônibus ou nos validadores do Posto de Atendimento do Vem na Praça Maciel Pinheiro, 342 – Boa Vista.
O VEM Comum tem garantia?
A garantia deste cartão é de 90 (noventa) dias, a contar da data da primeira carga, observado os cuidados específicos listados no item abaixo. Confirmado a existência de problemas, o cartão será trocado gratuitamente e os créditos eletrônicos remanescentes serão transferidos para o novo cartão dentro do prazo de 04(quatro) dias desde que o cartão esteja com os dados da sua numeração legível possibilitando sua identificação no sistema.
O VEM Comum pode ser utilizado mais de uma na mesma viagem?
Sim, pois é um cartão que não está vinculado a qualquer benefício social, por isso não tem restrição de uso. Podendo ser usado quantas vezes forem necessárias até o limite do saldo de crédito existente no mesmo, inclusive por mais de uma pessoa na mesma viagem.

READ MORE - No Recife, Cartão VEM Comum já se encontra à venda

BRT em Salvador terá três vias: Cajazeiras, Calçada e Pituba

O presidente da Comissão do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), Alberto Valença, durante coletiva de imprensa que divulgou detalhes do sistema de modais integrados a ser implantado na Região Metropolitana de Salvador, anunciou as três primeiras vias do BRT (ônibus modernos em vias exclusivas) que serão construídas na capital baiana.

Orçados em R$ 800 milhões, os corredores passarão por diversos bairros de áreas nobres e carentes da cidade. O primeiro será na Avenida 29 de Março, via a ser construída para ligar a BR-324 (na altura de Águas Claras) até a Paralela (Bairro da Paz). Este primeiro canal integrará os bairros de Cajazeiras, Fazenda Grande e Castelo Branco.

A segunda via partirá da Estação Ferroviária da Calçada, na Cidade Baixa, até a futura estação de metrô do Retiro. Já a terceira intervenção ligará o Acesso Norte (Iguatemi) até o bairro da Pituba. 


Informações: Bahia Notícias

Share |
READ MORE - BRT em Salvador terá três vias: Cajazeiras, Calçada e Pituba

Em teste, TV nos ônibus de Curitiba é aprovada por passageiros

Passageiros do sistema Expresso estão tendo uma surpresa ao entrar em alguns ônibus: a existência de uma televisão a bordo. A novidade, em fase de teste desde a semana passada, está em cinco ônibus e tem recebido aprovação imediata. 
 “É bem interessante. Você já chega no trabalho sabendo várias coisas, notícias, previsão do tempo e até câmbio”, afirma a bancária Dolores Pilz que usa diariamente ônibus  na linha Boqueirão. “É uma iniciativa boa mesmo”, aprova.

No mesmo ônibus, Maria Alcina Weber também aplaude a iniciativa. Morando em Curitiba há 44 anos, ela diz que a TV é mais um ponto de melhoria do sistema. “Em Curitiba não compensa andar de carro. Nosso transporte é bom e agora teremos até TV”, comemora.


Os equipamentos, que usam diferentes tecnologias, são parte de projetos piloto que estão sendo avaliados pela Urbs. Eles vão ficar nos ônibus durante 60 dias e, a partir da definição da tecnologia a ser adotada, a Urbs vai lançar edital de licitação para implantação da chamada mídia embarcada no sistema de transporte de Curitiba.

Os projetos que estão sendo testados foram desenvolvidos pelas empresas Exatta, Midiaplan e Elemídia. A partir da semana que vem também as empresas BusTV e Grupo Digital estarão envolvidas nos projetos. O conteúdo, nesta fase de teste, é de utilidade pública, notícias e mensagens educativas de respeito às leis de trânsito e preservação ambiental.

A partir da implantação definitiva, a TV nos ônibus será mais um meio para – além de informações e utilidade pública – veiculação de publicidade, criando uma nova fonte de recursos com impacto positivo sobre a tarifa.

A fisioterapeuta paulista Patrícia Quirino, que está morando em Curitiba há poucos meses e já conhece o sistema no metrô paulista, não tem dúvida de que os curitibanos vão aprovar a idéia. “É bem interessante. O transporte aqui em Curitiba é mesmo bom e agora com TV a bordo vai ficar mais agradável ainda”, afirma.

“Acho que só vai faltar a pipoca”, brinca o estudante Lucas Vinícius de Melo Moreira, que mora em Fazenda Rio Grande. “É muito bom, a gente vai se distraindo, vendo notícias, fica sabendo mais coisas. Está aprovado mesmo”, afirma.

O também estudante Felipe Luiz Fidélis tirou o fone de ouvido para conversar com a reportagem, mas diz que não pretende fazê-lo por conta da TV a bordo. “Aí é que é bacana, vou continuar a ouvir minha música e ainda fico me informando na TV, porque é tudo imagem e legenda, sem áudio. Acho que a ídéia é essa, passar informação sem fazer barulho”, afirma.

Igor Basso e Mariana Josinski, que nesta quarta-feira se dirigiam ao Boqueirão, mostraram-se surpresos com a TV. “É mais um meio de informação e distração que a gente vai ter dentro do ônibus”, afirmou Igor. “É interessante, a gente pode ter várias informações, dá até para economizar jornal”, brincou Mariana.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

READ MORE - Em teste, TV nos ônibus de Curitiba é aprovada por passageiros

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960