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Primeiro VLT já está em Sobral e ficará em exposição

sábado, 6 de agosto de 2011

O primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Sobral já chegou à cidade. O equipamento vai ficar em exposição nas imediações da rotatória da Av. Dr. José Euclides com Av. Pimentel Gomes, no bairro Coração de Jesus. A iniciativa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor é permitir que a população conheça de perto o equipamento que deve começar a operar em 2012.
O VLT faz parte de um conjunto de cinco composições fabricadas pela empresa Bom Sinal, que tem sede em Barbalha, na Região do Cariri. O Governo do Ceará investiu na compra dos equipamentos cerca de R$ 22,4 milhões. Cada VLT é formado por dois carros, tem movimentação bidirecional e capacidade de transporte de 358 passageiros.
O primeiro VLT ficará exposto até que o Metrô de Sobral seja concluído. A obra teve início em março deste ano. O Metrô de Sobral terá 12,18 quilômetros de extensão com dois ramais e onze estações. Um ramal, com extensão de 6,4 quilômetros, compartilha a linha de cargas já existente e hoje administrada pela Transnordestina Logística. Também será implantado o Ramal Grendene-Cohab III, com 5,7 quilômetros, que vai atender o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Os dois ramais formam dois “us” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.
O Metrô de Sobral é mais uma iniciativa do Governo do Ceará de requalificar o transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado e de estruturar as cidades de médio porte, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade de vida da população destes municípios. O empreendimento terá um investimento total de R$ 70,1 milhões.


Fonte: Governo do Ceará

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São Paulo: Primeiro trecho do monotrilho da zona leste ficará pronto em dois anos

O primeiro trecho do monotrilho da zona leste, que ligará as estações Vila Prudente e Oratório, deve ficar pronto em 2013. O prazo foi apresentado nesta sexta-feira (5), pelo secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, durante o içamento da primeira viga de concreto armado que fará o suporte da plataforma, na atual estação da Vila Prudente, na zona leste de São Paulo.
 
O segundo trecho, até São Mateus, deverá iniciar o funcionamento em 2014, e a chegada a Cidade Tiradentes, deve ser em 2015.

Outras sete vigas semelhantes serão içadas posteriormente visando estruturar a sustentação da plataforma da futura estação, que ficará sobre o terminal de ônibus do Expresso Tiradentes, o antigo Fura-Fila. O trecho terá extensão de 24,5 km, com 17 estações: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tostoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.

A opção do Metrô de São Paulo pelo monotrilho na ligação de Vila Prudente à Cidade Tiradentes levou em consideração o tempo menor de implantação do sistema em relação ao metrô normal, além da possibilidade de atender mais passageiros por hora/sentido.

De acordo com o presidente Jurandir Fernandes, a opção pelo monotrilho também vai reduzir desapropriações na região. A extensão da linha, suspensa a uma altura de 12 a 15 metros, vai avançar ao longo das avenidas Luiz Inácio de Anhaia Melo, Sapopemba, Metalúrgicos e estrada do Iguatemi.


Fonte: R7.com

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Em Salvador, Engarrafamentos travam o trânsito no bairro das Cajazeiras

As filas de carros e ônibus se estendem por quase todas as ruas. Nos pontos lotados, moradores de um dos bairros mais populosos de Salvador esperam por transporte público pelo menos 40 minutos. O cenário já se tornou rotina para os mais de 600 mil moradores de Cajazeiras, que diariamente enfrentam graves problemas de transporte. Os principais são as poucas opções de saída do bairro - apenas duas vias -, a falta de organização e a baixa oferta de transporte público.

“A situação é caótica e precisamos de ações da prefeitura com urgência. A prefeitura é muito ausente no bairro”, reclama a estudante Elaine Concha, 33. Há 25 anos morando no bairro, ela conhece bem as consequências do descaso. “Aqui, perder compromisso é comum. Em situações de atraso, os motoristas ‘queimam ponto’ e deixam de fazer alguns horários. Precisamos de ações que ajudem definitivamente e não de curativos”, avalia ela, que ontem ficou mais de uma hora esperando o ônibus para ir à faculdade.

Para a atendente Edilene dos Santos, 23, os problemas  custaram o emprego, que ela perdeu há quatro meses. “Eu trabalhava numa loja no Pelourinho e nunca conseguia chegar no horário. A loja abria às 8h e eu só conseguia chegar às 8h45. Acabei demitida”.

O bairro tem apenas duas saídas: a Estrada Velha do Aeroporto e a rua Celika Nogueira, em Águas Claras.  O líder comunitário Kilson Melo reclama. “Necessitamos de mais vias de acesso para que tenhamos nosso problema solucionado. Essa situação vem piorando há uns 15 anos”.
GargaloAlém de problemas para entrar e sair do bairro, moradores dizem que o deslocamento entre as nove Cajazeiras é prejudicado. A entrada de Cajazeiras X, na rotatória da Feirinha, é apontada como o gargalo dos engarrafamentos.

Kilson diz que para solucionar o problema seria preciso construir vias de acesso  ligando Boca da Mata à Estrada Velha do Aeroporto; Cajazeiras XI à BR-324, passando por Valéria; e a conclusão da via que liga a avenida Regional à BR- 324, além de uma via que ligue as Cajazeiras X e V.

Kilson ainda pede atenção para o bairro, em um momento em que prefeitura e governo discutem o modelo de transporte a ser implantado na avenida Paralela. “Nós estamos completamente fora do processo de mobilidade da Copa. Queremos também essa fatia do bolo. Engarrafamento não é só na Paralela. Aqui é todo dia”, afirmou Kilson.

Em nota, a Transalvador informou que já concluiu um projeto executivo que prevê uma ligação entre Boca da Mata e a BR-324, cortando os bairros de Cajazeiras e Valéria. “A via, com aproximadamente 1,1 quilômetro, vai melhorar sensivelmente o trânsito na região, dando maior fluidez e segurança à população”, diz o documento.

ÔnibusDe acordo com a Transalvador, no bairro circulam 223 ônibus, que fazem 44 linhas. Além disso, há uma operação de rotina, próximo à rotatória da Feirinha e ao Hospital Jaar Andrade. Perto dali, duas equipes se revezam de manhã e à noite para fazer alteração do sentido, segundo a necessidade do fluxo.
 
Fonte: iBahia.com

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Frota do transporte coletivo de Cuiabá será renovada com 40 ônibus novos

O transporte coletivo de Cuiabá passará a operar com mais 40 carros novos a partir deste mês. Até agora, 18 novos ônibus de transporte coletivo, que fazem parte da nova frota, já estão rodando em Cuiabá. A frota da empresa Integração Transportes, que opera com 68 veículos, irá receber até dia 30 deste mês, os novos carros que atenderão vinte linhas de ônibus na capital.




Segundo o diretor de Transportes da SMTU, Gabriel Muller, objetivo é oferecer à população um transporte de qualidade. "Os novos ônibus oferecem segurança e conforto aos passageiros, pois todos estão adaptados para transportar passageiros portadores de necessidades especiais, conforme exigido na legislação".

Sem cobrador
Metade desses veículos vão circular sem cobrador. De acordo com Gabriel Muller, a intenção é diminuir os assaltos ao transporte coletivo. "O objetivo é tirar o dinheiro de circulação. O passageiro que utiliza cartão de transporte só tem a ganhar, pois pode fazer a integração e pagar somente uma passagem. O usuário que sai de Várzea Grande com destino ao CPA, por exemplo, ao invés de pagar R$5,00 de passagem, vai pagar somente R$2,50", explicou.
 
A empresa Integração Transportes assumiu o direito de exploração das vinte linhas de transporte urbano, advindos da concessão da empresa Princesa do Sol em abril deste ano.

Nova frota
A frota atenderá as linhas: 101 - Coophamil/Centro, 102 - Coophamil/Centro (via Verdão), 103 - Jardim Imperial/Centro/Cidade Verde, 106 - Cidade Verde/Centro (via Vivendas), 225 - Altos da Boa Vista/Centro (via Despraiado), 405 - Santa Cruz/Centro (via UFMT), 507 - Tijucal/Centro, 525 - Residencial Marchetti/Centro (via Res. Maria de Lourdes/ Sta. Cruz), 602 - Itapajé/Porto/Centro, 603 - Vila Verde/Centro (via São Gonçalo), 606 - Parque Atalaia/Porto, 607 - Parque Atalaia/Centro, 608 - Parque Residencial/Centro/Jardim Cuiabá, 609 - Parque Cuiabá/Santa Izabel, 610 - Real Parque/Centro (via Jd. Paulicéia), 613 - São Gonçalo Beira Rio/Centro (via Parque Geórgia e Chácara dos Pinheiros), A40 - Alimentadora Nova Esperança/Parque Cuiabá, C24 - Circular Liberdade/Trevo da UFMT (via Espigão/Novo Milênio) e dois corujões.
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De olho na Copa, Porto Alegre quer instalar Internet no transporte coletivo

Uma parceria entre Secopa- Secretaria Extraordinária da Copa 2014, a companhia de ônibus Carris e a empresa municipal de processamento de dados, Procempa, deverá implantar Internet gratuita aos usuários do transporte coletivo de Porto Alegre. Em reunião realizada nesta quinta-feira, 4, o secretário extraordinário da Copa 2014, João Bosco Vaz, e os presidentes da Procempa, André Imar Kulczynski, e da Carris, João Pancinha, debateram a instalação da tecnologia nos ônibus da Carris.

A solução móvel, de início, será disponibilizada em caráter experimental em duas linhas, a Ipiranga/PUC e outra a ser definida conforme a viabilidade técnica. Um projeto piloto será desenvolvido nos próximos dias por técnicos da Carris e da Procempa, em parceria com uma empresa de tecnologia, sem custos para a prefeitura.

Para Bosco, além da qualificação dos serviços, uma das vantagens é a segurança, pois os ônibus estarão conectados a uma base que poderá monitorar aspectos como velocidade e tempos de deslocamento. “É uma proposta que apresenta ganhos para os usuários e para a prefeitura”, avalia o secretário.


Fonte: TI INSIDE

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Idosos ainda devem retirar cartões de gratuidade do transporte coletivo de Atibaia

Cerca de dois mil idosos ainda não retiraram os novos cartões de gratuidade do transporte coletivo, o “Vai Legal”. O lançamento do programa aconteceu no dia 11 de julho, no Centro de Convenções. Aproximadamente cinco mil idosos fizeram o credenciamento para a emissão dos novos cartões.
Em breve, quando todo o sistema estiver implantado, explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Paula Carvalho Beathalter, apenas usuários com o cartão de gratuidade poderão usufruir da isenção de tarifa nos ônibus coletivos da cidade. Por isso, enfatiza a secretária, é importante que aqueles que ainda não retiraram os cartões procurem o Fórum Cidadania (avenida Nove de Julho, 185, centro), de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 16h. “Mesmo com o final do cronograma de entrega dos cartões proposto inicialmente, a equipe da Prefeitura continuará entregando os cartões para os idosos que ainda não fizeram a retirada do novo documento”, disse.

A entrega dos cartões de gratuidade do transporte coletivo “Vai Legal” para portadores de necessidades especiais e de doenças graves e crônicas começa na segunda-feira, dia 15, no Fórum Cidadania (avenida Nove de Julho, 185, centro), de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 16h.
A entrega será feita de acordo com as iniciais dos nomes dos beneficiados. De 15 a 19 de agosto, devem procurar o Fórum Cidadania pessoas com nomes que começam com as letras A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, M. De 22 a 31 de agosto, é a vez dos  portadores de necessidades especiais e de doenças graves e crônicas que começam com as letras N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y e Z.

Vai Legal
A entrega dos cartões de gratuidade do transporte coletivo “Vai Legal” para idosos marca o início da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica em Atibaia. De acordo com a secretária de Transportes e Trânsito, Cláudia Nogueira, entre os possíveis benefícios do novo sistema estão a utilização do bilhete único e também a integração do transporte alternativo, que está em processo de implantação no município. “Com o bilhete único, os usuários poderão utilizar mais de uma linha em um tempo determinado. É um benefício importante para quem utiliza o transporte coletivo”, explicou Cláudia Nogueira. “Entre os benefícios da bilhetagem eletrônica, está também a possibilidade da Prefeitura ter acesso, em tempo real, à exata quantidade de passageiros transportados nas linhas rurais e urbanas. Trata-se de uma informação importante, já que com ela é possível saber a real necessidade de ampliação de linhas e horários e até mesmo a extensão de linhas urbanas ou rurais”, considerou.


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