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Transporte coletivo deve ser rápido e confortável para substituir carros

sábado, 30 de julho de 2011

“Ninguém vai abrir mão do conforto. O transporte coletivo tem que dar conforto e eficiência. e mais rápido. Assim, as pessoas vão naturalmente abandonar aquele carro que está parado, sem ir para lugar nenhum, por uma coisa que ela viu passar do lado, com qualidade e maior velocidade“,diz o professor Paulo Saldiva, do laboratório de poluição da USP.

A poluição do ar e seus efeitos sobre a saúde dos paulistanos são mostrados no projeto RespirAR, uma série de reportagens especiais exibidas no Bom Dia São Paulo, Radar SP, SPTV 1ª edição e SPTV 2ª edição. Veja abaixo as questões enviadas na última semana e as respectivas respostas.

Continuam chegando muitas perguntas sobre a poluição no RespirAR. Em quatro meses de projeto, foram quase mil e-mails. Os assuntos mais comentados pelos telespectadores têm a ver com a saúde.

Todo mundo quer saber o que acontece com quem fica muito tempo respirando um ar poluído, o que a gente pode fazer para se proteger e como viver melhor nessa metrópole gigantesca. Para responder a essas e outras dúvidas o convidado é o professor Paulo Saldiva, do Laboratório de Poluição da USP.

Agosto de 2010 foi o mais seco dos últimos 67 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A gente vai entrar nessa fase crítica do inverno agora. O que é possível fazer pra não sentir tanto?

“É difícil a gente escapar, mas podemos dar umas dicas práticas. Beba mais água, coma mais frutas. Se tiver o olho seco, use mais aquela lágrima artificial. Pingue umas gotinhas, sem remédio, no nariz. Se puder escapar dos corredores de tráfego e mudar o horário de trabalho para evitar os picos de congestionamento, isso dá certo”, afirma Saldiva.

Professor, nessa época as pessoas acabam adoecendo mais. Aumentam os casos de asma e de infarto. A poluição contribui inclusive para a calvície.

“A poluição pode fazer mais coisas que a gente pensa. Isso, no fundo, é um sinal de que nossos pequenos vasos, como os que, por exemplo, nutrem o cabelo, os do rim, da retina e do pulmão, são afetados pela poluição, assim como o cigarro faz”, diz Saldiva.

Para comprovar que o ar respirado não é nada bom, foi feito um mapa da poluição na Grande São Paulo. Foram visitados quase 100 lugares e a pior situação foi registrada pelo Respirômetro no dia 11 de julho, na estrada do Alvarenga, na Zona Sul da capital.

Foram 699 microgramas de poeira por metro cúbico, 14 vezes mais do que a Organização Mundial da Saúde diz que a gente pode respirar em média em um dia inteiro, que é de até 50 microgramas. Essa medição foi feita de manhã, quando geralmente a poluição é menor.

O ar também estava carregado na Estrada do Campo Limpo, onde o índice chegou a 582 microgramas de poeira por metro cúbico às 12h, no dia 16 de junho.

Ao longo desses quatro meses, dissemos que quanto mais verde, menos poluição. E isso tem a ver com a pergunta de dois telespectadores. Valdir Conceição da Silva e José Rodrigues Neto moram em Parelheiros, na Zona Sul. Eles notaram que, nas medições mostradas no SPTV, a qualidade do ar por lá sempre está ruim ou péssima, e perguntam: por ser uma região arborizada, não deveria acontecer o contrário?

“O problema é que a poluição, às vezes, trazida pelo vento de outros lugares. No caso da Zona Sul, vem um pouco de Cubatão, da Anchieta, da Imigrantes e do grande trânsito de veículos antigos que existe lá. Se não tivesse esse verde, a situação seria muito pior”, diz Saldiva.

Outro assunto bastante comentado nos e-mails é a superlotação nos ônibus, nos trens da CPTM e no Metrô. Não é de hoje que a população reclama, e com razão. Todo mundo concorda que um transporte público de qualidade é uma das armas contra a poluição. Mas como convencer essas pessoas a deixarem o carro em casa, professor? A abrirem mão do conforto?

“Ninguém vai abrir mão do conforto. O transporte coletivo tem que dar conforto e eficiência. Ele tem que ser confortável e mais rápido. Assim, as pessoas vão naturalmente abandonar aquele carro que está parado, sem ir para lugar nenhum, por uma coisa que ela viu passar do lado, com qualidade e maior velocidade. Lento por lento, eu vou no meu conforto. Isso é natural das pessoas“, afirma Saldiva.

Tirar todos os carros das ruas das grandes cidades é praticamente impossível, mas alguns países têm avançado muito no controle da poluição. A União Europeia deu um prazo até 2013 para que as emissões de poluentes baixem para 10 microgramas por metro cúbico. Essa é uma meta bem mais radical que a que deve entrar em vigor no estado de São Paulo, de 120 microgramas por metro cúbico. Por lá, o país que não cumprir vai pagar multas de 40 milhões de euros, cerca de R$ 100 milhões.

“Isso é um bom exemplo e foi feito porque se viu que se gasta muito mais com saúde, por causa da poluição, do que o custo de combater. A gente devia seguir o exemplo para chegar a esse nível também“, diz Saldiva.




Fonte: G1.com.br


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Brasileiros das grandes cidades perdem mais de uma hora entre a casa e o trabalho com o transporte público

A população perde em média 40 minutos, entre casa e trabalho, todos os dias. A pesquisa considera todos os meios de transporte. Segundo o Ipea, a solução passa pelo envolvimento maior do governo federal nas obras dos sistemas de transportes urbanos.


Fonte: G1.globo.com

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Metrô de São Paulo terá estação Ayrton Senna

O piloto Ayrton Senna está prestes a ganhar mais uma homenagem em São Paulo. Após batizar uma rodovia entre a capital e Guararema, no interior paulista, e um túnel sob o parque do Ibirapuera, o tricampeão mundial dará nome, agora, a uma estação de metrô. O decreto para que a parada Jardim São Paulo, na zona norte, se chame Jardim São Paulo - Ayrton Senna foi publicado em dezembro de 2009. Mas só em outubro deste ano o Metrô deve oficializar a mudança.
A companhia informou ontem que o nome vai aparecer nos mapas da rede que ficam dentro de todas as estações do Metrô. Os cartazes deverão ser trocados nos próximos três meses, pois estão desatualizados. A companhia disse, ainda, que não há prazo para alterar a "comunicação visual da estação", o que significa que o totem da entrada não deve mostrar o nome do piloto tão cedo.
Se depender de moradores do Jardim São Paulo, o nome não será a única mudança na estação. Idealizadores da homenagem, o empresário Luiz Carlos Kechichian, de 51 anos, e o designer e artista plástico Paulo Soláriz, de 59, planejam instalar uma escultura de Senna no local. "É uma homenagem mais do que justa", afirma Kechichian. "Senna nasceu e cresceu aqui no bairro, na Rua Condessa Siciliano. É um grande orgulho para a zona norte", conta o empresário.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Veja mapa de pontos em Ipanema e Leblon com novo corredor de ônibus

A Secretaria municipal de Transportes divulgou nesta sexta-feira (29) o mapa com a localização dos novos pontos de ônibus com o BRS (corredor de ônibus rápido), que será implantado a partir de 20 de agosto nos bairros de Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio. O mapa completo com a localização dos pontos do BRS em Ipanema e Leblon pode ser baixado na internet (em formato PDF).

O corredor exclusivo será implantado na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema. As ruas terão uma faixa preferencial para ônibus e duas para os demais veículos. Ao todo, as frotas de ônibus sofrerão redução de 10,6%.

Das 55 linhas que passam atualmente nas avenidas, 50 permanecerão circulando no BRS e serão separadas em três grupos: o BRS1, BRS2 e BRS3, com 16 pontos, seis no Leblon, dez em Ipanema. Os pontos terão 250 metros entre si.

As cinco linhas que deixam de circular no BRS são 438, 439, 512, 522 e 574, todas nos trechos entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Bartolomeu Mitre. Pela internet, também é possível ver o novo trajeto das linhas 438, 439, 512, 522 e 574.

Os pontos dos tipos BRS1 e BRS3 serão conjuntos em função da oferta menor das linhas nos dois bairros e da possibilidade de integração entre o BRS1 e BRS3. O embarque fora dos pontos não será permitido, segundo a prefeitura.

O bairro de Copacabana, também na Zona Sul, já possui o BRS desde abril.

"Tivemos que fazer uma redução da frota de ônibus para Leblon e Ipanema. Esperamos ter um bom resultado, assim como vimos em Copacabana", afirmou o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, na apresentação do BRS de Ipanema e Leblon, na terça (26).

Horário de funcionamento
O horário de funcionamento do corredor será das 6h às 21h. Nesse horário não será permitido que automóveis usem o corredor. "As baias de vagas do lado direito das vias serão mudadas para não atrapalhar o trânsito. Ali serão permitidas apenas carga e descarga, estacionamento de motos e taxis", disse o secretário, referindo-se aos recuos na calçada.


Os controladores da CET-Rio vão monitorar as vias através de três câmeras. A prefeitura informou que que vai distribuir panfletos explicativos sobre o BRT nos dois bairros.

BRT chegará ao Centro em outubroDe acordo com o secretário, o BRT de Ipanema e Leblon terá uma semana de adaptação, a partir do dia 20 de agosto, para que motoristas se adaptem ao novo esquema. Ainda segundo ele, a intenção é que em setembro as Ruas Prudente de Moraes, em Ipanema e General San Martin, no Leblon, também ganhem o corredor de ônibus.

"Em setembro o corredor chegará às Ruas Prudente de Moraes e General San Martin. Em outubro, a intenção é chegar ao Centro, na Avenida Presidente Vargas, Rio Branco e Primeiro de Março. Nós vamos organizar o trânsito, o espaço viário. Esperamos um bom resultado", disse.


Fonte: G1 RJ

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Em Porto Alegre, 1.658 ônibus já possuem letreiros eletrônicos

Ficou mais fácil identificar as linhas de ônibus de Porto Alegre. Com a renovação da frota, todos os 1.658 veículos de transporte coletivo da Capital já circulam com letreiros eletrônicos, atendendo a um padrão estabelecido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que possibilita uma melhor visualização para os usuários, durante o dia ou à noite.

 Os letreiros, que informam as principais vias do itinerário, o número e o nome da linha correspondente, têm medidas superiores a 15 centímetros de altura, e letras nas cores âmbar, branco ou verde. A tipografia e a intensidade da luz dos letreiros respondem a normas técnicas da ABNT.



 “Chama a atenção. Quando não tinha essas letras ficava mais difícil de identificar. Mostrar o trajeto da linha também ajuda muito”, afirmou o biólogo, Everton Nei Lopes Rodrigues, usuário do T1. Para a auxiliar de serviços gerais, Iara Maria Saldanha, usuária da linha Grutinha, os letreiros facilitaram sua rotina. “Já estou precisando usar óculos mas agora, e com essas letras novas, consigo enxergar de longe. Não perco mais o ônibus”, brincou.

 Nos ônibus mais novos da frota, as lâmpadas são de LED (sigla em inglês para diodo emissor de luz), que gastam 85% menos energia. Além disso, o sistema digital dos painéis traz um sensor que possibilita variar a luminosidade dos letreiros de acordo com a intensidade solar, com a garantia de uma melhor identificação em distâncias maiores.

 Maria Cristina Ladeira, diretora de transportes da EPTC, explica que "as lâmpadas de LED que estamos utilizando são as mesmas de nossas sinaleiras. Essa tecnologia permite que os letreiros dos ônibus ganhem mais visibilidade mesmo de dia, quando a intensidade solar é maior. Isso ajuda muito o usuário na hora de identificar o ônibus que procura”.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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Tarifa do transporte vai a R$ 2,60 em Ribeirão Preto

O transporte coletivo estará R$ 0,20 mais caro a partir desta segunda-feira (1º).
Os mais de três milhões de usuários mensais dos ônibus, que pagavam R$ 2,40 pelo bilhete único, agora terão de desembolsar R$ 2,60 - aumento de 8,33%.

O bilhete integrado sofreu o mesmo reajuste - de R$ 2,60 para R$ 2,80 - aumento de 7,69%.

Segundo o presidente do Sindicato Patronal, Luis Gustavo Guimarães Vianna, que representa as empresas Turb, Rápido D'Oeste e Transcorp, o aumento era necessário por diversos motivos: aumento do salário dos motoristas, compra de veículos novos, combustível e mão de obra.

Procurada pela reportagem para falar sobre o aumento, a Transerp disse apenas, por meio de nota, que a nova tarifa é uma das menores do Estado de São Paulo em comparação com cidades do mesmo porte habitacional.
O decreto com os valores será publicado no Diário Oficial do Município neste fim de semana.

Conta simples
Os usuários do transporte coletivo a trabalho - cinco vezes por semana, ida e volta - gastará R$ 8 a mais por mês.


Fonte: EPTV

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