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Bilhete Eletrônico será implantado nos ônibus de Atibaia

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Prefeitura de Atibaia está realizando a implantação do bilhete eletrônico do transporte coletivo. O lançamento do Programa Vai Legal, que será realizado no dia 11 de julho, às 10h, no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, irá beneficiar primeiramente os idosos, com idade igual ou superior a 65 anos. No segundo momento, serão distribuídos cartões para os portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas.
A utilização do bilhete eletrônico será fundamental para a agilidade no embarque de passageiros. Além disso, este benefício ajudará a Prefeitura a gerir a demanda de passageiros em cada linha de ônibus do município.
“A Prefeitura terá a possibilidade de otimizar o transporte coletivo rural e urbano de Atibaia com dados mais precisos sobre o fluxo de passageiros, além de identificar novas demandas e redistribuir o número de viagens nas linhas existentes para a busca de melhoria contínua da oferta do serviço de transporte coletivo à população”, esclarece a secretária de Transportes e Trânsito, Cláudia Nogueira.
Para o prefeito em exercício,  Ricardo dos Santos Antonio, a implantação do bilhete eletrônico é uma grande conquista para Atibaia. “Vamos modernizar o sistema de transporte coletivo e, com isso, ter um controle maior na gestão dos serviços”, disse.
A entrega dos bilhetes eletrônicos para os idosos será realizada a partir do dia 12 de julho, no Fórum Cidadania, localizado à Avenida Nove de Julho, 185 – Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 16h. Para a retirada do bilhete os beneficiários devem apresentar o RG. A emissão do primeiro bilhete eletrônico é gratuita.


Atenção ao cronograma para a entrega dos cartões dos idosos que obedecerá a ordem de convocação por nome:
1ª SEMANA (12/07 A 15/07) – iniciais A, B, C, D, E
2ª SEMANA (18/07 a 22/07) – iniciais F, G, H, I, J, K, L
3ª SEMANA (25/07 a 29/07) – iniciais M, N, O
4ª SEMANA (01º/08 a 05/08) – iniciais P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z

Tire suas principais dúvidas

O que é o Vai Legal?
É um bilhete eletrônico, parecido com um cartão magnético de banco. Ele permitirá a passagem pela catraca com mais agilidade no embarque. Para aqueles que têm gratuidade da passagem – idosos, portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas – e também para os estudantes que têm passe escolar, o bilhete eletrônico será identificado por uma foto. Ele é pessoal e intransferível nesses casos.

Como o Vai Legal vai melhorar o transporte coletivo?
Os bilhetes eletrônicos são importantes para a gestão do sistema de transporte coletivo na cidade, por isso a Prefeitura insistiu tanto nesta questão. Com a implantação total do sistema, a Prefeitura terá um melhor controle do fluxo de passageiros, para planejamento de linhas e horários.

Como será a distribuição dos bilhetes?
A Prefeitura realizou um cadastramento de todas as pessoas que têm gratuidade no sistema - idosos, portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas - inclusive com fotos para confecção dos bilhetes. Para que a distribuição seja feita de forma tranquila, os bilhetes serão entregues por ordem alfabética, em local e horários previamente divulgados. Os primeiros a serem beneficiados, ainda no mês de julho, serão os idosos, e, em agosto, os portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas.

Para quem paga passagem na catraca, o que vai mudar?
Neste primeiro momento nada. Mas, a proposta é que cada usuário tenha o seu bilhete eletrônico, para “carregá-lo” com a quantidade de passagens que desejar. Funciona como “créditos” de celular; o usuário poderá carregar o bilhete com as passagens da semana, do mês, ou quantas desejar. De posse do Vai Legal com “créditos”, esse usuário não precisará levar o dinheiro para a passagem, facilitando seu embarque nos ônibus, bastando aproximar o bilhete eletrônico da catraca para liberar a passagem. No futuro, o sistema de bilhete eletrônico permitirá a implantação do bilhete único, que possibilitará ao usuário fazer mais de uma viagem com uma mesma passagem.




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Tarifas de ônibus em Dourados pode ser a mais cara do MS

Dourados pode ter a tarifa de ônibus mais cara de Mato Grosso do Sul. Caso a prefeitura aprove o reajuste de 17,3%, solicitado pela empresa concessionária do transporte coletivo, o valor cobrado no município vai se equiparar ao praticado em Campo Grande, que é de R$ 2,70.
O valor também é maior do que o de outras cidades pólo do Estado. Em Ponta Porã, o passe é de R$ 2,10; já em Corumbá e Três Lagoas, o valor da tarifa é de R$ 2,00. Mas, o usuário de Campo Grande é ainda o que paga mais caro. O último reajuste na capital foi de R$ 0,20, em fevereiro, quando a passagem chegou a R$ 2,70.
O passageiro campo-grandense chega a percorrer em média, 30 quilômetros por vez. Mas, de acordo com Marcelo Saccol, gerente da Medianeira, empresa concessionária do transporte coletivo em Dourados, o IPK (Índice de Passageiros por quilômetro) em Campo Grande é dois, ou seja, dois passageiros pagantes por quilômetro rodado.
Em Dourados, o índice é de 1.17. “Se vai pegar essa relação com Campo Grande, nossa tarifa teoricamente deveria ser maior, ao invés de menor, porque temos menos pagantes por quilômetro rodado. Só não é mais cara porque aqui trabalhamos para diminuição dos custos. Mas, chega uma hora que não tem de onde tirar, então fazemos o pedido”, afirmou Saccol.
O preço da tarifa hoje em Dourados é de R$ 2,30, e não sofre reajuste desde julho de 2009. “O ‘custo Brasil’ vem para todo mundo. Nós tivemos aumentos de preço em todos os insumos nesses dois anos. De pessoal já fizemos dois acordos coletivos que foram repassados, houve também aumento nas peças e combustíveis”, afirma o gerente.
De acordo com ele, a gratuidade também aumentou com as leis aprovadas no ano passado, instituindo passe livre para os pacientes que fazem tratamento oncológico, de hemodiálise e soropositivos. As pessoas com deficiência também não pagam, em Dourados 1.300 delas tem direito ao cartão de acesso e 700 podem levar acompanhante.
Segundo o gerente, estudantes do ensino fundamental, que estão dentro da lei de 2004 também não pagam (são aqueles que moram há dois mil metros de casa e não tem vaga em escola próxima). Os demais estudantes têm direito a meia passagem.
“A gratuidade influencia no preço da passagem, porque ela é paga exclusivamente pelo usuário que paga passagem, já que o preço da tarifa é calculado pelo custo dividido por quem paga”, disse Saccol. A medianeira estima que dos 600 mil usuários mensais, somente 350 mil paguem passagem. Além disso, o gerente alega que houve investimento em renovação da frota, com 10 veículos novos em outubro do ano passado, que também fez trouxe custos à empresa.
A planilha com o pedido de reajuste foi encaminhada à prefeitura há duas semanas. De acordo com a assessoria de comunicação, o prefeito Murilo Zauith ainda avalia o aumento solicitado pela empresa. Ainda não foi definido pela administração municipal se haverá ou não o reajuste, e de quanto ele seria.
Também ficará a cargo da prefeitura decidir se vai permanecer o desconto aos usuários que pagam pela passagem através do cartão magnético. Hoje, a tarifa para quem compra o passe em dinheiro é de R$ 2,30, e para os que usam o cartão, R$ 2,00.

Fabiane Dorta




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Greve dos ônibus em Fortaleza será decidida na sexta

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Nesta sexta (08/07), motoristas, cobradores e fiscais de ônibus terão nova rodada de negociações com os empresários do transporte público na Superintendência Regional do Trabalho, em Fortaleza (CE).

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE), além de melhorias salariais, a categoria reivindica cesta básica, vale alimentação e plano de saúde. O sindicato pretende visitar terminais de integração de Fortaleza e distribuir uma carta aberta aos passageiros, em que explicam os motivos de uma possível paralisação.

Na semana passada, motoristas e cobradores decidiram decretar estado de greve por conta de um impasse em relação ao reajuste de salário anual. Segundo o Sintro, a categoria pediu 25% de aumento e vale refeição de R$ 8,50. Porém, o sindicato patronal ofereceu 6,3%, de acordo com a inflação.


Fonte: O Povo Online

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SMTT promove audiência pública para edital de licitação do transporte coletivo de Maceió

Amanhã, sexta-feira (08), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizará audiência pública para discutir o processo licitatório das empresas que atuarão no transporte coletivo de passageiros em Maceió.
O evento acontecerá no Auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), localizada na Avenida Comendador Gustavo Paiva, 5017, no bairro de Cruz das Almas, a partir das 8h.
O objetivo da audiência, que será aberta ao público em geral, é a coleta de sugestões da população para a conclusão do Edital de licitação do transporte coletivo de passageiros em Maceió.
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A audiência pública será presidida pelo superintendente da SMTT, José Pinto de Luna, que administrará os procedimentos adotados durante o evento. A mesa será composta, também, pelo grupo de trabalho responsável pelo acompanhamento dos trabalhos de execução do procedimento licitatório, formado por técnicos da SMTT, da Procuradoria Geral do Município e das secretarias municipais de Finanças e de Planejamento.

Assessoria da SMTT - Fonte: O JornalWeb

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Prefeitura de São Paulo pode tirar táxis dos corredores de ônibus

A prefeitura criou uma comissão para avaliar os impactos do uso dos corredores exclusivos de ônibus pelos táxis e sugere até a proibição da circulação.

O objetivo principal é encontrar uma forma de aumentar a velocidade dos coletivos nos corredores. O grupo, formado por integrantes de CET, SPTrans, DTP (Departamento de Transportes Públicos) e DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário), terá 40 dias para elaborar um relatório que irá apontar se os táxis podem continuar circulando, se a autorização será cancelada ou se haverá alguma outra alteração.

Em vários horários do dia, os ônibus rodam mais lentos nas faixas exclusivas do que os demais veículos fora delas. Ontem, por volta das 17h30, a velocidade média nos corredores era de 19 km/h no sentido centro e 16 km/h no sentido bairro. Nas demais vias, era de 20 km/h e 17 km/h, respectivamente.

O corredor mais lento era o que liga o Jardim Ângela a Santo Amaro, com velocidade de 11 km/h às 17h30.

Prejuízo

O presidente do Sindicato dos Taxistas, Natalício Bezerra, avalia que, se o relatório apontar o cancelamento, quem sairá perdendo será o usuário.

"O taxista poder usar o corredor de ônibus é benéfico para toda a população, pois impede que mais um carro saia às ruas", disse.

Ele admite que alguns taxistas usam o corredor mesmo vazios, o que é proibido.

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Em São Paulo, Monotrilho vai revolucionar o sistema de transporte público da cidade

Autorizada pela Justiça de São Paulo na semana passada, a construção do monotrilho que irá ligar a Estação Jabaquara do Metrô até o Morumbi, também na Zona Sul, passando pelo aeroporto de Congonhas, é motivo de muita polêmica na região. Enquanto moradores da Vila Inah entraram na Justiça para tentar impedir a obra, quem vive em Paraisópolis comemora a perspectiva de mais transporte.
A obra ainda não começou porque um grupo de moradores moveu uma ação alegando que o projeto vai destruir a paisagem da cidade. O Metrô apresentou as licenças ambientais e garantiu que o novo transporte público irá atender 100 mil pessoas por dia. O trem de superfície que circula em trilhos suspensos é moderno e não polui o ambiente.
A Linha 17-Ouro terá 17,9 km e passará por avenidas importantes da cidade, como Vereador José Diniz, Jornalista Roberto Marinho e a Marginal Pinheiros. Ela também vai chegar a Paraisópolis e à futura Estação São Paulo-Morumbi do Metrô.
O veículo irá circular em uma via elevada e será bem mais silencioso que os outros tipos de trem. “É um sistema de transporte muito moderno, adotado em várias cidades do mundo, como Tóquio, Kuala Lampur na Malásia, e silencioso, esta é uma grande vantagem. Ele é mais barato de implantar, mais rápido, e como ele funciona, com rodas de borracha em vigas de concreto, é como um carro andando na rua, só que com motor elétrico”, afirmou Sérgio Avelleda, presidente do Metrô
A notícia animou quem vive em Paraisópolis. “O monotrilho representa uma revolução no que diz respeito ao transporte público na nossa região. Vem atender uma demanda importante da nossa região, que é garantir a integração dos bairros à cidade de São Paulo”, afirmou Gilson Rodrigues, presidente da União dos Moradores de Paraisópolis. “O que importa é o benefício que está trazendo para a população”, disse a balconista Luanna de Melo.




Fonte: G1 SP


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