Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Greve de ônibus em Ribeirão Preto será definida nesta quarta-feira

terça-feira, 7 de junho de 2011

Os motoristas de ônibus de Ribeirão Preto decidem nesta quarta-feira (8) se entram em greve ou aceitam o reajuste de 8% oferecido pelas empresas responsáveis pelo transporte público da cidade.

O vice-diretor do Sindicato dos Empregados de Empresas de Transporte Urbano (Seeturp) Alcídes Lopes de Souza Filho descarta uma nova manifestação, como a ocorrida na última sexta-feira (3). “Aquela manifestação foi para chamar a atenção. As negociações já se esgotaram. Ou a categoria aceita o reajuste proposto, ou entramos em greve”, disse. Os motoristas poderão participar da assembleia, na sede do Seeturp, em dois horários: 9h30 ou 16h30.

Segundo o vice-diretor, caso a maioria opte pela greve, um documento informando os usuários e as empresas, incluindo a Justiça do Trabalho, será enviado na quinta-feira (16) pela manhã. “Se todos decidirem pela greve, é provável que a gente cruze os braços no início próxima semana. Assim que cumprirmos 72 horas”, comentou.

Funcionamento
Diferente do ocorrido na última sexta-feira (3), quando as linhas que passavam na região central ficaram paradas, a Justiça do Trabalho deve definir um contingente mínimo que deve continuar em funcionamento.
De acordo com o advogado e diretor da OAB, Daniel Rondi, o transporte público não pode parar 100%. “Por se tratar de um serviço essencial, a Justiça determina um porcentual que deve continuar em operação para que a população não seja totalmente prejudicada”, disse.

Para o promotor Carlos Cezar Barbosa, independente da nomenclatura – greve, manifestação ou paralisação – os usuários não podem ficar sem ônibus. Segundo ele, o Ministério Público aguarda uma decisão da Justiça. “O nome não pode servir como pretexto. A Justiça do Trabalho deve manifestar se a paralisação é legal ou ilegal. Ou seja, para que haja uma ação civil pública, é preciso ter uma declaração da Justiça”, explicou.

Fonte: EPTV

READ MORE - Greve de ônibus em Ribeirão Preto será definida nesta quarta-feira

No Recife, Sem Corredor de Ônibus, passageiros ficam mais de 40 minutos presos na Av. Domingos Ferreira

Estamos falando da falta de mobilidade da cidade, e o blog meu transporte depois de publicar uma matéria sobre a falta de corredores exclusivos para ônibus na av. Mascarenhas de Moraes, chegamos a av. domingos ferreira, por lá trafegam nada mais, nada menos que 30 linhas, que transportam milhares de pessoas todos os dias.
Uma concorrência desigual é o que acontece em muitas vias na cidade do Recife, com um aumento de frota assustador todo o dia na cidade é praticamente impossível trafegar na cidade sem que haja engarrafamentos, e o que poderia estimular a mobilidade urbana na cidade, como corredores de ônibus, não vem sendo feito pelo governo do estado, para se ter uma idéia, já faz mais de 03 anos que não se constrói um corredor de ônibus sequer na cidade, e é assim o que acontece na avenida domingos ferreira, uma via com 06 faixas em único sentido e nem uma sequer exclusiva para ônibus, os coletivos ficam presos no meio dos carros e não existe no momento nenhum para resolução deste problema.
Estes ônibus que se tivessem um corredor de ônibus poderiam fazer o todo o percurso em apenas 10 minutos, porém devido à concorrência desleal com os carros, esse percurso de apenas 6 km é realizado em 40 minutos em média, isso em horários normais, pois na hora do pico a situação piora ainda mais.
Falta de planejamento
E para deixar a população e os usuários de ônibus mais revoltosos, não existe um projeto sequer de corredor de ônibus para esta via, pena que não temos um Jaime Lerner recifense, pois se tivéssemos, concerteza está via hoje já teria um corredor de ônibus, no qual faria com que muitas pessoas deixassem seus carros nas garagens e usaria o transporte coletivo, pois está é a idéia, fazer com que o ônibus se movimente e os carros fiquem nos engarrafamento dá prioridade ao transporte de massa.


Prejuízos


Devido a falta de planejamento e investimentos, quem paga com tudo isso são as pessoas que muitas vezes não chegam no horário, estudantes que chegam atrasados nas escolas.
Para Especialistas, um dos principais problemas a serem enfrentados pelos motoristas e passageiros de ônibus é o "stress", ou seja, há uma mudança de comportamento.
Para a Psicanalista Priscila Gaspar, O stress no trânsito predispõe as pessoas a acidentes e, sem dúvida, aumenta a violência urbana. São freqüentes as agressões físicas (até casos de homicídio) cujo início está na simples “fechada” que um motorista cometeu...Se pudéssemos utilizar a razão, a qual acreditamos ser atributo do ser humano, nada disso ocorreria. Nossa mente, racional, nos diz o quanto são incoerentes os atos agressivos no trânsito diário.. E será que o motorista que comete tais atos é menos racional? Ou estamos todos nós sujeitos a cometer tais agressões pela incapacidade de controlar os impulsos agressivos de um organismo estressado, preparado fisiologicamente para lutar ou fugir?...
Falta Coragem politíca
Para o ex-prefeito de Bogotá, Henrique Penalosa (video), falta coragem para enfrentar o problema da mobilidade urbana, como tirar os carros estacionados nas ruas e substituir por ciclovias, como priorizar o transporte coletivo, é o que acontece com muitas vias do Recife.
Pensar em colocar vias exclusivas para ônibus em uma das vias mais importantes de Boa Viagem seria enfrentar as classes altas da cidade, essas classes que entulham as vias de carros e prejudicam as classes mais baixas.


Fonte: Meu Transporte

READ MORE - No Recife, Sem Corredor de Ônibus, passageiros ficam mais de 40 minutos presos na Av. Domingos Ferreira

Saiba quais os tipos de Bilhete Único existentes em SP

O Bilhete Único é um cartão que armazena valores em reais para ser utilizado no pagamento de passagens no transporte público da cidade de São Paulo: ônibus, Metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Nos ônibus, é possível pagar apenas uma tarifa e fazer quatro embarques no prazo de até três horas utilizando o Bilhete Único comum, e durante até duas horas utilizando o Bilhete Único Vale-Transporte. Caso o passageiro utilize, além do ônibus, a integração com Metrô ou trem, ele paga apenas a diferença para completar o valor da tarifa integrada.

Existem alguns tipos específicos de Bilhete Único. Veja abaixo as diferenças entre eles:

Comum
Pode ser adquirido por qualquer cidadão nas lojas físicas, postos autorizados da SPTrans, pontos de venda (bancas de jornal, padarias, mercados etc) e em casas lotéricas. Para obter o seu, é preciso fazer uma carga inicial de, no mínimo, cinco tarifas.

Estudante Para obter o benefício, além de estar matriculado em cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), o aluno deve morar a uma distância superior a 1 km da escola, e nesse trecho deve operar uma linha de ônibus, Metrô ou CPTM que cumpra o percurso residência-escola. O primeiro cartão custa o equivalente a cinco tarifas integrais para o bilhete.

Quem pode utilizar: Estudantes do ensino fundamental, médio e superior, técnico e profissionalizante, mediante cadastramento da escola e solicitação do aluno. Os alunos de cursos pré-vestibular, técnicos e profissionalizantes não reconhecidos pelo MEC, e estágios não têm direito ao Bilhete Único Estudante.

Especial O Bilhete Único Especial Idoso pode ser utilizado no transporte público municipal (ônibus, micro-ônibus). Sua utilização não é válida no Metrô e CPTM. Quem pode utilizar: Homens com 65 anos ou mais e mulheres com 60 anos ou mais.

O Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência garante o transporte gratuito nos veículos públicos municipais (ônibus, micro-ônibus) e metropolitanos (Metrô e CPTM). Quem pode utilizar: Pessoas com deficiência física, mental, auditiva ou visual, residentes na cidade ou na região metropolitana de São Paulo, que atendam às exigências da legislação vigente.

O Bilhete Único Gestante (Lei nº 11216 de 20/05/92) e Especial/Obeso (Lei nº 11.840 de 28/06/95) é válido para o transporte público municipal (ônibus e micro-ônibus) e apenas permite o desembarque pela porta dianteira, mediante o pagamento da tarifa. Quem pode utilizar: Gestantes a partir do quinto mês de gravidez e obesos também fazem jus à condição de passageiro especial, com a diferença de que ambos pagam a tarifa, podendo embarcar e desembarcar pela porta da frente do veículo.

Mãe Paulistana O Bilhete Único Mãe Paulistana é um benefício que garante o transporte gratuito nos coletivos da cidade de São Paulo (ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM) para a gestante que faz o pré-natal na rede municipal de saúde.

Quem pode utilizar: Somente as gestantes cadastradas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e beneficiadas pelo programa Mãe Paulistana, da Secretaria Municipal de Saúde.

Vale-Transporte É um benefício do trabalhador, fornecido pela empresa. Permite fazer até quatro viagens no período de duas horas, ao custo de apenas uma tarifa. Não há restrição quando o bilhete for utilizado por apenas uma pessoa no ônibus, garantindo integração por duas horas e de até quatro embarques, ao custo de apenas uma tarifa. Mas, para utilizar um mesmo cartão, no mesmo veículo, é preciso aguardar 30 minutos, após a primeira passagem pela catraca. Quem pode utilizar: Qualquer trabalhador tem direito ao Bilhete Único Vale-Transporte.

São Paulo: Justiça dá novo prazo para que rodoviários entrem em acordo

Começa a integração entre CPTM e metrô na estação Pinheiros

Fonte: R7.com

READ MORE - Saiba quais os tipos de Bilhete Único existentes em SP

Em Brasília, Rodoviária fica lotada após paralisação dos ônibus

Após cerca de 30% da frota de ônibus ter parado durante a tarde desta segunda-feira (06), muitas pessoas estão concentradas na Rodoviária do Plano Piloto. Os passageiros se deparam com filas enormes e ônibus lotados. Apesar do grande número de pessoas, nenhuma confusão foi registrada até o momento.

Os ônibus voltaram a circular normalmente no início da noite desta segunda-feira (06) após uma parte frota suspender a meia viagem, que é o momento em que ônibus adicionais circulam nos horários de pico, de 5h às 7h30 e das 16h às 18h. As paralisações devem continuar acontecendo no decorrer da semana, como ficou definido durante assembleia ocorrida no último domingo (05). Os rodoviários reivindicam aumento de 16,69%, jornada de trabalho corrida de seis horas, vale-alimentação além de cesta-básica.

O Sindicato dos Rodoviários decretou que a categoria entrará em greve por tempo indeterminado, a partir da segunda-feira da semana que vem, dia 13 de Junho.

Na última sexta-feira (03), uma reunião, onde se encontravam o secretário dos Transportes, Walter Vasquez, e o diretor do DFtrans, Antônio Campanella, aconteceu para estudar o assunto. Os empresários haviam dito que o aumento salarial dos rodoviários só ocorreria se o GDF reajustasse o preço das passagens. Porém, de acordo com o GDF, a qualidade do serviço é ruim para os passageiros para que pudesse haver um aumento no preço das passagens.

Uma das alternativas analisadas, foi a de que o governo passasse a bancar uma parcela maior do valor pago para o passe estudantil e, com isso, diminuiria os gastos arcados pelos empresários para que pudessem reajustar o salário dos funcionários. O valor pago atualmente pelo GDF varia entre R$ 3 milhões a R$ 4 milhões mensais. Caso a proposta seja aceita, esse valor pode subir para, aproximadamente, R$ 10 milhões mensais. 

Ainda na reunião, o secretário dos Transportes assinou um termo para a compra de 1200 ônibus novos. Trezentos seriam voltados para a Linha Verde e 900 para a substituição dos veículos velhos. 



READ MORE - Em Brasília, Rodoviária fica lotada após paralisação dos ônibus

Em Goiânia, Corredor Norte-Sul terá 43 estações

O corredor Norte-Sul do transporte coletivo terá 43 estações e passará por 7 terminais de integração. Este será o segundo corredor exclusivo para ônibus em Goiânia. O primeiro é o Eixo-Anhanguera, construído há 30 anos. A intervenção é considerada fundamental para elevar a velocidade média do transporte coletivo, que caiu de 19,6 para 14,1 quilômetros por hora nos horários de pico na capital. Andando mais devagar, apenas 59% das viagens são cumpridas no horário, segundo estudo elaborado pelo Consórcio da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).

No eixo Norte-Sul, serão construídos três novos terminais: nos Correios da Vila Brasília, na Rodoviária e na Avenida Perimetral. Outros quatro serão adaptados. Conforme a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) divulgou ontem, as estações serão construídas no centro das vias, a 90 centímetros do solo, e serão fechadas com vidro. Quando os ônibus pararem, as portas se abrirão ao passageiro por meio de dispositivo eletrônico. As estações serão bidirecionais, tais como as do Eixo-Anhanguera. O espaço será climatizado, possuirá câmeras de vídeo e painéis de informação eletrônica.

O corredor Norte-Sul será operado com a tecnologia BRT (ônibus de trânsito rápido, pela tradução do inglês), modalidade tida como a evolução do metrô. Terá 27 quilômetros, entre a capital e Aparecida de Goiânia. A CMTC também informou que os 14 corredores preferenciais em Goiânia somarão 102 quilômetros, com 546 pontos de embarque e desembarque e outro três pontos de conexão.


Fonte: O Popular

READ MORE - Em Goiânia, Corredor Norte-Sul terá 43 estações

Ministério autoriza crédito de R$ 293 milhões para obras de mobilidade em Natal

O Ministério da Fazenda e a Secretaria do Tesouro Nacional enviaram, nesta segunda-feira, carta à prefeita de Natal, Micarla de Sousa, com o aval positivo e a aprovação da operação de crédito entre a Prefeitura do Natal e a Caixa Econômica Federal para a execução das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. O documento constata o cumprimento de todos os prazos e requisitos prévios à contratação e, ainda, garante que a Prefeitura do Natal está apta a contratar os R$ 293 milhões destinados à execução de empreendimentos integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltados para o Mundial da Fifa.

A Prefeitura vem cumprindo todas as etapas e, com esta garantia, Natal dá mais um passo para a realização deste evento que vai beneficiar toda a população natalense. A cidade foi contemplada com o maior volume de investimentos de mobilidade urbana para a Copa de 2014 (R$ 338 milhões), o que garante obras de infraestrutura necessárias para a realização do evento. "Este é mais um passo importante. Estamos lutando para acelerar a conclusão dos projetos executivos para o início das obras. Ultrapassamos etapas mais complicadas. Temos a garantia dos recursos", destacou a prefeita Micarla de Sousa.

A contratação dos R$ 293 milhões envolve a construção do corredor estrutural Oeste, com faixa exclusiva para ônibus na BR-226, do Complexo Viário em frente à Urbana; reestruturação geométrica da Av. Capitão Mor Gouveia, incluindo a construção de pontilhão elevado e viaduto; entroncamento da Av. Capitão Mor Gouveia com a Av. Prudente de Morais; entroncamento da Av. Prudente de Morais com a Rua Raimundo Chaves; entroncamento da Av. Prudente de Morais com a Av. Lima e Silva; entroncamento da Av. Lima e Silva com a Av. Romualdo Galvão; entroncamento da Av. Sen. Salgado Filho com a marginal da mesma via; entroncamento da Av. Capitão Mor Gouveia com a Av. Sen. Salgado Filho.

No PAC II, Natal também já possui a garantia de recurso, junto ao Governo Federal, na ordem de R$ 180 milhões para obras de drenagem, urbanização e pavimentação em diversas áreas de Natal. O projeto contempla o túnel de drenagem a ser localizado na área onde será construído o estádio Arena das Dunas. O projeto está orçado em R$ 126 milhões. A Prefeitura do Natal aguarda resposta do Governo Federal sobre a aprovação de novos projetos nas áreas de mobilidade urbana e drenagem, que somam mais de R$ 371 milhões. Para a construção de creches, praças, unidades de saúde e quadras, também são aguardados R$ 21 milhões.


READ MORE - Ministério autoriza crédito de R$ 293 milhões para obras de mobilidade em Natal

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960