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Greve dos ônibus em Natal acaba amanhã

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Natal, que em curso desde a segunda-feira (23), tem data para acabar. Os trabalhadores vão retornar ao trabalho já na quinta-feira (26). Mesmo sem terem chegado a um acordo com o Seturn durante reunião no Tribunal Regional do Trabalho, que terminou no início da tarde desta quarta-feira (25), os rodoviários concordaram em retomar as atividades.
Reivindicando, entre outras coisas, reajuste salarial e alteração nos valores repassados referentes ao vale transporte, os rodoviários não ouviram do Seturn a proposta que queriam. Apesar disso, o desembargador do TRT José Rêgo Júnior sugeriu que os trabalhadores retornassem ao serviço, uma vez que os empresários se comprometeram a negociar com a categoria.

Os rodoviários e os empresários terão reuniões constantes até o dia 8 de junho, quando ocorrerá nova reunião no TRT para que haja o acerto sobre situação dos profissionais. Os empregados, no entanto, não descartam nova paralisação caso as partes não cheguem ao acordo.

Fonte: Tribuna do Norte

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Metrô de Teresina descarrila pela quarta vez em menos de dois meses

O metrô de Teresina descarrilou, no início da manhã desta terça-feira (24), pela quarta vez em menos de dois meses, quando inspetores do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) do Piauí e técnicos da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) iniciavam uma vistoria técnica nos trilhos da zona norte da capital piauiense. Após o incidente, o trânsito ficou complicado na região, porque os vagões estavam atravessados na avenida Miguel Rosa e, para liberar o tráfego, os técnicos tiveram que desacoplar dois deles.
O motivo do problema foi um rebaixamento na passagem de nível. Como a linha férrea é utilizada por trens cargueiros e de passageiros, um trem de carga fez o percurso inicial e provocou um rebaixamento da linha. Quando o metrô, mais leve, fez o mesmo percurso, aconteceu o descarrilamento. Ninguém ficou ferido.
Diante do quarto descarrilamento, o governo decidiu suspender os serviços para revisão detalhada de toda linha férrea.


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Em São Paulo, Corredor Campo Limpo-Centro passa por reforma

As interdições para troca do piso do corredor Campo Limpo-Centro, no trecho da avenida Francisco Morato, geraram congestionamentos e críticas de motoristas e passageiros de ônibus na manhã de ontem.

Para realizar a troca do asfalto  por concreto, que só deve terminar daqui a 25 dias, a CET teve de interditar a faixa da esquerda da Francisco Morato, entre as ruas Aparaó e José Janarelli, na Vila Sônia. A medida resultou em uma fila interminável de ônibus no sentido centro.

Com a faixa exclusiva parada, passageiros revoltados começaram a descer dos ônibus e continuaram a viagem a pé para não perder a hora do trabalho.

“É inaceitável o que aconteceu hoje.  Saí do terminal Campo Limpo às 6h50 e só cheguei em Pinheiros às 10h20, porque desci do ônibus e fiz parte do trajeto a pé”, disse Gláucia Volterani.

Para diminuir os congestionamentos, a SPTrans (responsável pelo sistema de ônibus da cidade) decidiu desviar os ônibus da EMTU para a avenida Eliseu de Almeida.

O projeto prevê a reforma de 10,1 quilômetros do corredor. A medida, segundo a SPTrans, permitirá um aumento de até 15% na velocidade média dos ônibus que trafegam pela faixa exclusiva. Circulam pelo corredor 250 ônibus por hora, que atendem mais de 300 mil passageiros por dia.

Com previsão para terminar em 2012, a reforma completa do corredor foi dividida em quatro lotes.

Nesse primeiro, iniciado domingo, os ônibus irão circular pela faixa da direita da Francisco Morato. A segunda etapa, que atingirá a av. Eusébio Matoso, começa em junho.



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Ipea divulgou pesquisa sobre mobilidade urbana

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nessa quarta-feira,  dia 25,  às 10h,  o Comunicado do Ipea nº 94  A mobilidade urbana no Brasil. O estudo foi apresentado pelo técnico de Planejamento e Pesquisa Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, na representação do Ipea no Rio de Janeiro.

A pesquisa tem três eixos. O primeiro é um diagnóstico da mobilidade urbana no Brasil. O trabalho constata a tendência do crescimento do transporte individual (automóvel), que traz diversas consequências no sentido de inviabilizar a vida nas metrópoles, como problemas de congestionamento e poluição. O segundo eixo trata das políticas federais que vêm afetando o padrão de mobilidade nos centros urbanos brasileiros. Por fim, o terceiro eixo discute alguns cenários futuros e os grandes desafios para a melhoria das condições de mobilidade urbana.

O estudo faz parte do livro Infraestrutura Social e Urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas, editado por Maria da Piedade Morais, coordenadora de Estudos Setoriais Urbanos do Ipea, e Marco Aurélio Costa, técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto.


Fonte: IPEA

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Vila Velha inicia mudanças nos ônibus para implantação da bilhetagem eletrônica

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Vila Velha e a empresa municipal de ônibus já iniciaram as mudanças necessárias nos coletivos para a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica para o recebimento da passagem em toda a frota da Viação Sanremo. A previsão é que todos os veículos estejam operando com o novo sistema até o mês de julho.

O processo de transferência das catracas da porta traseira para a porta dianteira já foi iniciado, com a finalidade de modificar o embarque, que hoje é realizado pela parte de trás do coletivo. Estão sendo realizadas ainda alterações referentes à acessibilidade.

As modificações serão feitas de forma gradativa e por linha, para não causar grandes transtornos aos usuários e minimizar o impacto causado pela mudança. As alterações começaram a ser feitas nas linhas 021, que faz o trajeto Terra Vermelha x Praia da Costa, e 016 (1º de Maio x Praia de Itapoã), com quatro carros ao todo. Nesta semana, as mudanças passam a funcionar nas linhas 003 e 004, que atendem ao bairro Rio Marinho. Com mais essas linhas, serão 10 carros até o final da semana operando com a catraca na frente.

Com o início do funcionamento do recebimento da passagem feita pela bilhetagem eletrônica, os passageiros terão que trocar os vales-transportes e passes escolares de papel pelo cartão de passagem. No novo sistema serão utilizados cartões, similares ao usados no Sistema Transcol, onde ficam armazenados os créditos equivalentes ao número de passagens que o usuário adquirir.

Para a catraca ser liberada, o usuário deve aproximar o cartão, que é recarregável, do equipamento de leitura que fica na frente do cobrador. O valor referente à passagem é descontado, então, dos créditos armazenados no cartão.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Bruno Lorenzutti, com a implantação da bilhetagem o usuário terá maior segurança. "Além de haver mais transparência no pagamento e recebimento da passagem, estaremos coibindo o transporte clandestino, que hoje também recebe o vale transporte de papel. Com a bilhetagem isso não será mais possível. Também melhora a gestão do sistema por parte da Semtran", explicou.

O secretário afirmou, ainda, que toda a frota está sendo renovada e alguns veículos já são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência. Em Vila Velha, cerca de 30 mil usuários utilizam o transporte coletivo municipal diariamente.


Fonte: ES Hoje

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São Paulo: Av. Paulista tem ônibus mais lento que pedestres

Não fosse o salto alto, a assistente de atendimento Alline Ewbank, 24 anos, pensaria seriamente em andar a pé e deixar o ônibus de lado. Só no trânsito da avenida Paulista, ela passa de 30 a 40 minutos da viagem de uma hora e dez minutos que faz diariamente até o ABC, onde mora. Ontem, para matar o tempo, Aline lia sobre meditação na internet de seu celular.
A velocidade dos ônibus na avenida Paulista é a menor entre as ruas medidas pela SPTrans, responsável por gerenciar o transporte coletivo na capital.
Às 19h de ontem, atravessar a avenida no sentido Consolação levava 28 minutos, um a menos do que o mesmo trajeto feito a pé.
Em abril, a velocidade média no pico da noite na avenida foi de 8 km/h, pouco mais do que o de uma caminhada.
A prefeitura estuda reduzir as linhas que passam na Paulista para fazer andar os demais ônibus.
A SPTrans não informou quando adotará essa medida.


Fonte: Agora S. Paulo

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