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Novo corredor de ônibus de Santos será na Rua João Pessoa

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Rua João Pessoa, um dos maiores conglomerados de trânsito de Santos, receberá um novo corredor de ônibus na Cidade,o quarto instalado desde 2009. A Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) planeja implantar o mecanismo até o final deste ano.

O sistema funcionará nos moldes do corredor que vigora na Avenida Ana Costa desde o segundo semestre de 2009. Nos horários de grande fluxo, das 6 às 9 horas e das 17 às 20 horas, a faixa será exclusiva para ônibus. Porém, a CET ainda não descarta a possibilidade do corredor funcionar durante todo o dia.

"Assim que a pavimentação da João Pessoa for feita, implantaremos o corredor. Por fazer ligações com outros municípios, é uma via que precisa de um corredor", explica o presidente da CET, Rogério Crantschaninov.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações (Seidi) calcula que a pavimentação será feita no segundo semestre deste ano."Mandamos uma solicitação para o Governo do Estado, para contarmos com o apoio do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias). A autorização já foi publicada no Diário Oficial. Só estamos no aguardo de um retorno do Estado para assinarmos o convênio", detalha. "Acredito que no segundo semestre deste ano faremos essa pavimentação", afirma Antonio Carlos Silva Gonçalves, titular da Seidi.

Antes da Rua João Pessoa, também no segundo semestre, a CET promete implantar o corredor de ônibus na Avenida Bernardino de Campos (Canal 2). A instalação, porém, será de acordo com o que vigora na Avenida Conselheiro Nébias desde o mês passado: o fluxo de veículos é permitido, mas com preferência para os ônibus.

A pista exclusiva no Canal 2 funcionará somente no sentido Centro/Praia, das 17 às 20 horas, mas ainda sem a determinação do início e fim do percurso. Segundo a CET, oito mil pessoas de 11 linhas de ônibus cinco municipais, cinco intermunicipais e uma seletiva) utilizam essa via no horário da tarde. 

Ainda segundo o órgão que controla o trânsito na Cidade, desde que os corredores de ônibus foram implementados, o tempo gasto no trajeto das linhas municipais e intermunicipais diminuiu entre 20% e 30% nos períodos de funcionamento.

"Onde tiver espaço para tirarmos carros e colocarmos o transporte público isso será feito", explica o presidente da CET.


Carvalho

Além dos corredores na Bernardino de Campos e na João Pessoa, a Rua Carvalho de Mendonça também passará por uma transformação em seu tráfego.
Até junho, a via terá estacionamento regulamentado no lado direito, das 9 às 18 horas, e proibição para estacionar na faixa da esquerda, das 7 às 20 horas

Fonte: A Tribuna

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Apresentado projeto de mobilidade urbana no Dist. Federal

O secretário de Transportes do Distrito Federal, José Walter Vasquez, apresentou na última segunda-feira (16/5), o projeto que o Governo do DF encaminhou ao Ministério das Cidades para ser financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana. O evento ocorreu na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e contou com a presença do governador do DF em exercício, Tadeu Filippelli.

“Grandes corredores exclusivos de ônibus, com sistema circular alimentador. Esse é o desenho do sistema público de transporte do Distrito Federal até 2020”, resumiu o secretário José Walter, lembrando que o projeto contempla ainda obras como a expansão do Metrô, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Veículo Leve sobre Pneus (VLP).

O plano prevê também investimentos no sistema público de transportes e em infraestrutura para veículos não motorizados, além de melhorias na mobilidade. Com o projeto, o GDF pode concorrer a recursos do PAC da Mobilidade no valor de R$ 2,4 bilhões. Ao receber esse investimento, o Distrito Federal poderá garantir maior qualidade de vida à população com transporte eficiente, além de gerar empregos e movimentar a economia local. Além disso, possibilitará avanços necessários para o recebimento da Copa do Mundo em 2014.

“Todas as obras serão concluídas até 2014, antes da Copa. Somente o Eixo Norte, que foi incluído posteriormente no nosso projeto de mobilidade urbana,  tem previsão para ficar pronto em 2015”, anunciou o secretário.

Desafios

Para o José Walter, os principais problemas do transporte público no Distrito Federal e na região do Entorno são a falta de integração e a demora para instituir o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), aprovado pela Câmara Legislativa do DF (CLDF) somente em abril e sancionado no começo deste mês pelo governador Agnelo Queiroz. O atraso de 36 anos na aprovação dificultou a fiscalização e não permitiu que houvesse novas licitações na área de transporte público por quase quatro décadas.

Também participaram do encontro os presidentes do Sinduscon, Elson Póvoa, da Associação Brasiliense de Construtores, Régiton Queiroz Menezes, e da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, Adalberto Valadão.


Fonte: Agência Brasília

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Apenas 10% das estações do metrô têm banheiro em São Paulo

Além da superlotação, o paulistano que utiliza o metrô enfrenta outro problema sério: das 62 estações das quatro linhas, apenas 10% possuem sanitários abertos ao público na área das plataformas.

Só nas paradas do Tamanduateí e Vila Prudente, na Linha Verde, e Butantã, Paulista, Pinheiros e Rebouças, da Linha Amarela, o passageiro não precisa sair da estação e pagar outra passagem para usar o banheiro. Mesmo se optar por pagar outros R$ 2,90 para sair e voltar, o usuário só vai encontrar sanitários perto de 29 estações, ou seja, menos da metade.

Nas estações Itaquera, Barra Funda, e Jabaquara e Tietê, da Linha Azul, são cobrados entre R$ 0,25 e R$ 1,25 pelo uso. Na Sacomã, planejada para receber 19 mil pessoas por hora, também não estavam previstos toaletes. Apenas cinco meses após a inauguração, a companhia iniciou uma reforma para implantar os sanitários.

Mesmo na recém-inaugurada Linha Amarela, foram projetados apenas banheiros para deficientes, que ficam em áreas administrativas. Para usá-los, o passageiro comum precisa contar com a boa vontade dos funcionários.

Ontem, a ViaQuatro, concessionária da linha, afirmou que está orientando os funcionários a liberar o acesso para todos os usuários.




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No Recife, Começam as obras de construção do Terminal Integrado Largo da Paz

Quem passa pelo bairro de Afogados, nas proximidades da Estação do Metrô Largo da Paz, acompanha, desde fevereiro, as obras de construção do Terminal Integrado de Passageiros Largo da Paz. O empreendimento, orçado em R$ 3 milhões, faz parte do processo de expansão do Sistema Estrutural Integrado (SEI), uma das prioridades do Governo de Pernambuco.

O TI Largo da Paz, após sua conclusão, irá promover a interligação entre as linhas de ônibus que vêm das áreas Norte e Sul da Região Metropolitana do Recife. O terminal beneficiará cerca de 48 mil usuários nos dias úteis, operando, inicialmente, com duas linhas.

Serão realizadas 406 viagens/dia, utilizando uma frota de 47 veículos. O TI irá funcionar em uma área de 565,77 m². A previsão de conclusão da obra é de 12 meses.

A coordenadora de Planejamento do Grande Recife Consórcio de Transporte, Ivana Vanderlei, ressaltou a importância da implantação do novo terminal. "O equipamentopermitirá a integração entre os corredores do metrô da linha Sul com o metrô da linha Centro, por meio das linhas de ônibus. Além disso, também será efetuada toda a requalificação das paradas que estão localizadas no entorno do novo TI", afirma.

O governador do Estado, Eduardo Campos, enfatizou o esforço que vem sendo feito para a melhoria do sistema de transporte público de passageiros. "Melhorar e ampliar o Sistema de Transporte Público de Passageiros é uma prioridade para o governo estadual. O SEI é um sistema que traz benefícios importantes para a população e por isso nossa meta é concluir todo a rede prevista para o sistema nos próximos anos", destacou o governador, durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras.

PRAZERESAlém do início da obras do TI Largo da Paz, o Governo do Estado também lançou, em fevereiro, o edital de licitação do Terminal Integrado de Prazeres, que será construído em Jaboatão dos Guararapes. A obra está orçada em R$ 3,8 milhões e o terreno onde será construído o TI tem 4.080,11 m². Para este terminal, o Grande Recife prevê a implantação de seis linhas de ônibus, com o transporte de 51 mil passageiros nos dias úteis.

Até 2012, o Sistema Estrutural Integrado (implantado em 1992 e que tem como principal característica a integração inter-terminais, com a possibilidade de circulação pela RMR com o pagamento de apenas uma tarifa por sentido), ganhará dez novos terminais, totalizando 23 equipamentos deste tipo. O investimento previsto para a conclusão do SEI é de aproximadamente R$ 44 milhões.

Fonte: CGRT

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Metrô DF vai ficar fechado aos domingos para manuntenção a partir de junho

A partir do dia cinco de junho, todas as 24 estações em operação do Metrô-DF ficarão fechadas aos domingos, deixando parados os 32 trens da Companhia. De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, cerca de 25 mil pessoas utilizam esse meio de transporte no domingo. Já pela semana, 160 mil pessoas usam diariamente o metrô. A assessoria informa ainda que a decisão de interditar as estações neste dia foi tomada por causa das moradias localizadas próximas aos locais onde as manutenções serão realizadas. O intuito é, além de diminuir o barulho durante à noite, reduzir o tempo de manutenção, previsto inicialmente para três ou quatro meses.

No meio da semana, as atividades foram direcionadas para o turno da madrugada para não alterar o funcionamento do Metrô, mas podem causar um outro problema para quem mora perto da linha do trem: a poluição sonora. Os dois equipamentos, principalmente a socadeira, emitem muito barulho, em uma intensidade semelhante à de um caminhão de lixo.

A decisão foi anunciada na manhã desta quinta-feira (19/5), durante a demonstração de como será realizada a maior manutenção em 12 anos de existência da companhia no DF. A manutenção só começa oficialmente entre a meia noite e as 5h de amanhã, utilizando máquinas que farão o nivelamento e polimento dos trilhos.

Serão utilizadas socadeiras e esmerilhadeiras. A primeira tem a função de nivelar a linha do trem ao solo, e só será utilizada nos trechos onde os vagões passam ao ar livre e o chão é coberto por brita, sendo desnecessária a manutenção por esse aparelho nos túneis. Já a esmerilhadeira fará o polimento, visando corrigir imperfeições ao longo de todos os 42,5 quilômetros de trilhos - sendo 85 no total, considerando que os vagões são sustentados por duas linhas.

O orçamento previsto, segundo anunciado pelo governador em exercício, Tadeu Filipelli, é de R$ 4,8 milhões, o mesmo previsto anteriormente. O governador justificou que o o alto orçamento deve-se ao fato de o Metrô-DF nunca ter passado por uma manutenção como esta em 12 anos de operação.

Os trabalhos começam em Ceilândia e seguem na direção da Estação Central na Rodoviária. As obras estão programadas entre meia-noite e 5h de terça a sábado e de 21h às 5h no domingo. Também já está definido que os vagões não vão circular nos domingos do mês de junho, sendo o dia todo destinado à manutenção.



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Em Palmas, Greve de ônibus é dada como certa pelos sindicalistas

O presidente do Sindicato Motoristas do Estado do Tocantins (Sintromet), Carlos Antônio Araújo, disse na tarde desta quinta-feira, 19, em entrevista ao Portal Stylo que há grande propabilidade de os motoristas do transporte coletivo de Palmas entrarem em greve a partir da meia noite de domingo, 22. "A greve dos motoristas é praticamente inevitável", disse o sindicalista.

A declaração foi feita após uma reunião entre os membros do Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade da Capital, na qual técnicos da Secretaria Municipal da Segurança, Trânsito e Transporte apresentaram um diagnóstico dos principais problemas enfrentados pelo sistema público de transporte da Capital.

Os motoristas reivindicam melhores condições de trabalho, revisão da carga horária e aumento do salário. Atualmente, fora alguns benefícios, eles ganham R$ 938,00. "Acredito que a categoria não vai aceitar menos de dois salários mínimos, o que daria R$ 1.040,00", explicou o presidente do Sintromet. O assunto deverá ser discutido em assembleia neste sábado, 20.

Durante a reunião, realizada no auditório da secretaria, o Sindicato Empresário do Transporte Coletivo de Palmas (Seturb) pediu a "revisão" do preço da tarifa de ônibus em Palmas. Na prática, o sindicato patronal quer que o preço da tarifa aumente dos atuais R$ 2,20 para R$ 2,50. De acordo com o presidente do Seturb, Toninho da Miracema, sem esse aumento as empresas não teriam condições de reajustar os salários dos motoristas.

O assunto será debatido agora na Câmara Temática de Estudo Permanente de Aumento da Tarifa do Transporte. Após essa discussão, que deverá acontecer na próxima segunda-feira, 23, o presidente do Conselho Municipal de Trânsito se reunirá novamente para decidir se concorda ou não com o aumento. Caso concorde, o valor será elevado para R$ 2,50 três meses após a decisão. 

Fonte: Portal Stylo

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