Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Transporte público para a população do Dist. Federal segue caótico

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Além da implantação do VLT, a expansão do Metrô faz parte dos planos do governo para tentar melhorar o sistema de transporte público da cidade. “Criaremos mais de 6km de linhas. Tudo isso faz parte de um projeto de investimentos de R$ 2,4 bilhões em transporte e mobilidade urbana nos próximos quatro anos”, promete Agnelo.

Até agora, nenhuma das medidas teve efeitos práticos. O recepcionista Davi Batista Ferreira, 28 anos, mora em Santa Maria e trabalha no Setor Hoteleiro Sul. Diariamente, ele precisa pegar a linha 270, que segue lotada da Rodoviária até a casa do rapaz. “A passagem é cara, os ônibus atrasam e, para piorar, só circulam cheios. Depois de um dia de trabalho, preciso passar mais de uma hora em pé e espremido. Isso é um desrespeito completo com a população”, reclama Davi.

Na área de urbanização e de obras, o governo recuperou a pavimentação de vias, reformou praças e cortou gramados abandonados. Em Vicente Pires, onde as ruas estavam tomadas por buracos, as condições de tráfego estão bem melhores para os motoristas. Mas os moradores cobram medidas mais efetivas. “Não adianta só cobrir buraco porque o trabalho vai embora na primeira chuva. Sem fazer o sistema de drenagem, todo o trabalho será em vão”, diz a comerciante Maria Lúcia Jesus Alves, 48 anos. Ela tem um bar na Rua 8 de Vicente Pires, que está coberta de lama. “Eles fazem o asfalto, mas ele não dura nada”, reclama.

Regularização
A população da cidade também está apreensiva por conta de outro problema: a regularização fundiária. “Moro aqui há 10 anos e sonho com isso. Acho que a cidade vai melhorar muito com a regularização. Quero ter a documentação do meu terreno”, cobra a dona de casa Geralda Vieira Lins, 63 anos.

Já a população do Sol Nascente, em Ceilândia, tem motivos para comemorar. A primeira etapa do setor foi regularizada no mês passado. A população agora torce pelo início das obras de infraestrutura. “Esperamos muito por isso. Precisamos da escritura, mas necessitamos mais ainda do asfalto e de construções, como postos de saúde”, comenta a dona de casa Nicilene Antônio Dias, 34 anos, que mora com a irmã Regina, 21.



READ MORE - Transporte público para a população do Dist. Federal segue caótico

Em Uberlândia, Ônibus vão rodar com catraca livre na terça-feira

Os ônibus de Uberlândia devem rodar com as catracas abertas na terça-feira (12). A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Uberlândia, Célio Moreira.
Ainda segundo Moreira, ao final desse dia será avaliado se na quarta-feira (13) os ônibus rodam novamente com catracas livres ou paralisam toda a frota. “Vamos por as empresas para sentir o prejuízo e ver se há negociação”, disse.
Segundo ele, a ação faz parte da mobilização dos trabalhadores que pedem reajuste salarial com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais 15% de aumento real e cumprimento das escalas de trabalho.
O Sindicato alega que as empresas não estão respeitando a jornada de 7h corridas com intervalos de 2 a 3 horas ou 6h. “Hoje os motoristas estão praticamente sem intervalo. Fazem 7h e tem 20 minutos de descanso. Isso é errado”, disse.
Em um comunicado publicado na imprensa nesta semana o sindicato das empresas afirmou que está cumprindo as escalas de trabalho conforme “decisão judicial de 2010 sob pena de multa diária para as empresas e para o sindicato dos trabalhadores”.
Ainda no comunicado as empresas informaram que antecipou o reajuste de 6,63% o que corresponde ao INPC do período.


READ MORE - Em Uberlândia, Ônibus vão rodar com catraca livre na terça-feira

No Recife, Ciclovia de apenas 1,5km é entregue depois de 04 anos de obras e PE-15 terá ciclovia de 11km ligando Abreu e Lima, Paulista e Olinda

Em meio às comemorações do Dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida, a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) realizou neste domingo (10) um passeio ciclístico pela cidade para marcar a entrega da ciclovia da Avenida Norte, área central do Recife. A obra, iniciada em 2007, tem 1,5 quilômetros e possui alguns trechos incompletos, o que compromete a segurança dos ciclistas. No mesmo dia, a Secretaria das Cidades do Estado anunciou a requalificação da ciclovia da PE-15, que tem 11 quilômetros de extensão e se estende pelos municípios de Abreu e Lima, Paulista e Olinda.
Ciclistas se arriscam na PE-15
De acordo com o coordenador do programa Ciclovia das Cidades do governo do Estado, Marcelo Bione, o processo de recuperação do espaço tem como objetivo tranformá-lo na maior via exclusiva para ciclistas de Pernambuco. A obra também prevê a instalação de semáforos ao longo do percurso. “É importante criar ciclovias com malha contínua, que não sejam tão fragmentadas, isso é o que vai garantir a segurança dos usuários”, disse. A previsão é que a reforma seja concluída até junho.


Fonte: JC Online

READ MORE - No Recife, Ciclovia de apenas 1,5km é entregue depois de 04 anos de obras e PE-15 terá ciclovia de 11km ligando Abreu e Lima, Paulista e Olinda

No Rio, Corredor de ônibus começa a funcionar na Barata Ribeiro e será estendido até o Leblon

sábado, 9 de abril de 2011

Os bairros de Ipanema e Leblon, na Zona Sul, também terão o seu BRS (Bus Rapid System). O corredor exclusivo de ônibus começa hoje a funcionar nas ruas Barata Ribeiro e Raul Pompéia, em Copacabana, e até o fim do semestre será estendido para as avenidas Ataulfo de Paiva e General San Martin, no Leblon, e para as ruas Visconde de Pirajá e Prudente de Moraes, em Ipanema. Como noticiou ontem a coluna Gente Boa, do GLOBO, o prefeito Eduardo Paes pretende transferir as linhas que passam pela orla para os corredores que serão criados nos dois bairros.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, as novas faixas preferenciais serão interligadas às duas existentes em Copacabana pela Avenida Rainha Elizabeth e pela Rua Francisco Sá, em Copacabana, que serão incluídas no sistema.

- Essa é uma extensão natural dos corredores de Copacabana. Como a racionalização das linhas já foi feita, Ipanema e Leblon são os próximos locais da cidade - diz o secretário.

As associações de moradores de Ipanema e Leblon aprovam o projeto, desde que diminua a frota de coletivos pelos bairros.

- A ideia de tirar os ônibus da orla é ótima. Desde que os corredores não inviabilizem o fluxo de carros de passeio. Não podemos ignorar que as pessoas usam carro. Hoje está complicado andar de carro na Nossa Senhora de Copacabana - afirma Evelyn Rosenzweig, presidente da Associação de Moradores do Leblon.

Maria Amélia Loureiro, presidente da Associação de Moradores de Ipanema, também reclama da quantidade de coletivos no bairro:

- A princípio, se tirassem ônibus de circulação, não haveria necessidade desse corredor. Há vários ônibus da mesma linha que passam vazios. A Zona Sul tem ônibus demais.

Multas só depois de uma semana
A prefeitura reduziu em 236 ônibus a frota que circula pela Barata Ribeiro para a criação dos BRS do bairro, dentro do projeto de racionalização das linhas na cidade. Nos cálculos da secretaria, o tempo de viagem entre o Leme e o Posto 6, que hoje é de cerca de 22 a 25 minutos, cairá pela metade com o corredor da Barata Ribeiro e Raul Pompéia.

A fiscalização eletrônica só começará a multar quem desrespeitar o sistema na Barata Ribeiro e na Raul Pompéia depois de uma semana de operação do BRS. Na Nossa Senhora de Copacabana, uma média de 108 multas são aplicadas por dia, a maioria por invasão das faixas preferenciais. Para o primeiro dia do corredor da Barata Ribeiro, que começa a funcionar às 8h de hoje, foram destacados 25 agentes de trânsito, entre controladores e guardas municipais. Eles orientarão os motoristas.

- Estamos com uma equipe de operações montada e orientada para não permitir carga e descarga irregular. Na Barata Ribeiro, há uma quantidade expressiva de caminhões, muitos fora do horário permitido. Isso não será mais tolerado - ressalta o secretário.

Faixas azuis pintadas no asfalto delimitarão o espaço exclusivo para os ônibus, que circularão por duas das quatro pistas. Carga e descarga só serão permitidas nas ruas transversais e táxis poderão circular pelo corredor apenas quando transportarem passageiros. O embarque e desembarque, no entanto, terá que ser feito pelo lado esquerdo, mesma regra para os carros de passeio.

Fonte: O Globo


READ MORE - No Rio, Corredor de ônibus começa a funcionar na Barata Ribeiro e será estendido até o Leblon

Metrô de Curitiba pode ser incluído no PAC

O coordenador do PAC no Ministério de Planejamento, Rogério Muniz, confirmou nesta quinta-feira, 7, ao deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) que a cidade de Curitiba está em condições de receber recursos para obras de mobilidade urbana e que o metrô pode ser incluído na lista dos projetos atendidos pelo programa.

“Muniz informou que Curitiba tem todas as condições de receber recursos para melhoria do sistema de transporte público por meio do PAC da Mobilidade Grandes Cidades e que o metrô pode ser incluído entre os projetos”, disse Zeca Dirceu, em nota divulgada à imprensa, após audiência realizada no Ministério do Planejamento, em Brasília.

Avaliação - Na audiência, o vice-líder do PT na Câmara dos Deputados reiterou ao coordenador do PAC a importância do projeto, orçado R$ 2,25 bilhões, para a população curitibana. “A avaliação é técnica, mas vamos fazer todo o trabalho político para que o projeto apresentado por Curitiba venha ser aprovado pelo governo federal”, argumentou.

Curitiba já inscreveu seu projeto no Ministério das Cidades e o resultado da avaliação do PAC será divulgado no dia 6 de junho. Na avaliação do deputado federal, a implantação do metrô na capital é a solução mais sensata para desafogar o trânsito da capital e região metropolitana.

Primeira etapa – Para a melhoria do trânsito, Zeca Dirceu cita ainda que a cidade já vai executar outras obras, financiadas pelo governo federal, em função da Copa do Mundo de 2014, que terá a capital do Paraná como uma das cidades sedes da competição, mas considera o metrô “uma obra fundamental”.

“Projetos similares ao Metrô de Curitiba já foi implantando em outros Estados e comprovam a eficácia desse meio de transporte. Curitiba já está realizando algumas obras para sediar a Copa do Mundo, mas o metrô também será fundamental para melhorar a mobilidade urbana na cidade e região”, disse Zeca Dirceu.

Pelo projeto apresentado em Brasília, a primeira etapa do metrô de Curitiba terá 13 estações construídas, com 14,2 quilômetros de extensão. E deve ter a extensão do CIC-Sul, próximo a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), ao calçadão da Rua das XV de Novembro, no centro de Curitiba.

PAC da Mobilidade - Anunciado em fevereiro pelos ministérios do Planejamento e das Cidades, o PAC da Mobilidade Urbana atenderá projetos obrigatoriamente destinados a ampliar a capacidade de locomoção e melhorar a infraestrutura do transporte público coletivo.

O investimento do governo federal - R$ 6 bilhões diretos da União e R$ 12 bilhões por meio de financiamento – pode atender 39% da população do país que vive em regiões metropolitanas de 24 capitais brasileiras.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

READ MORE - Metrô de Curitiba pode ser incluído no PAC

EMTU reduzirá idade máxima para ônibus na Região de Sumaré-Campinas

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) pretende reduzir a idade máxima das frotas de ônibus que fazem o transporte público intermunicipal de 15 para 10 anos. As queixas de usuários por causa da precariedade de veículos é a principal justificativa da proposta.

Na região, 82% das reclamações encaminhadas à empresa são de usuários de Sumaré atendidos pela Viação Ouro Verde. Segundo passageiros, além da superlotação, os veículos que fazem o itinerário Sumaré-Campinas são velhos, danificados e, frequentemente, quebram no meio do percurso, o que causa transtorno aos usuários e ao trânsito.

Por causa das constantes reclamações, a Prefeitura de Sumaré pediu à EMTU mais rigor na fiscalização do serviço prestado pela Ouro Verde.

O presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva afirma que a Ouro Verde não investe em novos veículos há mais de cinco anos e que a idade média da frota é de 11 anos.  A nova idade máxima dos ônibus deverá ser determinada por meio de resolução da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos. 
Nenhum representante da Viação Ouro Verde foi encontrado ontem para falar sobre o assunto.


Fonte: eBand

READ MORE - EMTU reduzirá idade máxima para ônibus na Região de Sumaré-Campinas

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960