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Grande Vitória: Corredores exclusivos para ônibus vão exigir mais 20 obras

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Vinte obras vão ajudar na implantação e no funcionamento dos corredores exclusivos e do novo modelo de serviço de transporte público coletivo da Grande Vitória. Nessa lista de intervenções não estão incluídas as obras necessárias para implantar os 52 quilômetros iniciais do sistema. Desses, 24 quilômetros já estão orçados em R$ 663 milhões, e há duas obras em andamento.

Sete dos projetos (os primeiros no quadro abaixo) são obras necessárias para o funcionamento ideal do sistema. As demais ajudariam no tráfego dos ônibus e dos veículos em geral. "São projetos que contribuem no trânsito durante a implantação do Transporte Rápido Metropolitano (Tram) e depois dela", aponta a subsecretária estadual de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici.

Hoje, a ligação entre os terminais de Jacaraípe e Laranjeiras, na Serra, e parte da Avenida Carlos Lindenberg estão em obras - incluídos nos 24 quilômetros iniciais que ainda somam as avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha, além da Reta do Aeroporto e da BR 101.

"As obras vão interferir no trânsito. Estamos preocupados com isso, tanto que as estações virão pré-moldadas, e as baias serão de concreto (com maior durabilidade)", diz Becacici.

Ela acredita que os 24 quilômetros iniciais - com R$ 530 milhões de financiamento sendo avaliados para empréstimo do BNDES - seriam executados até o final de 2014. "Os corredores exclusivos são obras para muitos anos", frisou a subsecretária.
 
As intervenções previstas

1)
Dois viadutos na BR 101, junto a acessos da ArcelorMittal Tubarão, na Serra

2)
Uso de área do Porto de Vitória como estação de ônibus ou construção de "mergulhão" entre as av. Gov. Bley e República

3) Corredor exclusivo ao longo do Canal do Rio Marinho, entre S. Torquato e a Av. Carlos Lindenberg, em Vila Velha

4) Divisão de tráfego da Lindenberg com Av. Ana Maria M. Stefanon, em Cobilândia

5) Prolongamento das ruas Felipe Camarão e São Marcos até a Lindenberg, na Glória

6) Interligação da Lindenberg com o Corredor Canal Bigossi, por meio da R. Joaquim Nabuco

7) "Mergulhão" entre a Rua Apóstolos (acesso ao T. Campo Grande) e a BR 262, em Cariacica

8) "Mergulhão" sob a 101, na altura do Vitória Apart Hospital

9) Viaduto entre a Av. Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader, em Vitória

10) Divisão de tráfego entre a Av. Maruípe e ruas próximas (na altura da Rádio Espírito Santo)

11) Inclusão de uma faixa em cada sentido da Av. Leitão da Silva, em Vitória

12) Nova ligação entre a Rua Misael P. Silva e a Av. Vitória, pelo terreno da Escola Paes Barreto

13) Túnel na Ilha de Monte Belo, dando continuidade à Av. César Hilal até a Av. Vitória

14) Solução para a 2ª Ponte

15) Complexo viário em São Torquato, incluindo nova estação ferroviária

16) Vias, viadutos e ponte na interseção da Lindenberg com o elevado de acesso à 2ª Ponte

17) Interseção entre a 262 e o Trevo de Alto Lage, em Cariacica

18) Viaduto entre Av. Alice Coutinho (futuro corredor Sudeste Cariacica) e Campo Grande

19) Novo acesso à Av. Expedito Garcia, na altura do Posto Valentim

20) Divisão de tráfego no acesso ao T. Campo Grande

Reta da Penha vai ganhar miniterminal
Os corredores exclusivos não vão mudar apenas os ônibus - que passam a ter as portas de acesso do lado esquerdo - ou os pontos de embarque e desembarque, que serão feitos pelo meio das vias. Algumas avenidas e ruas vão ganhar miniterminais, construídos ao lado de estações de maior movimento de passageiros.

Um deles será construído na Reta da Penha. O terreno da Rádio Espírito Santo - que chegou a ser cogitado como futura sede do Fórum de Vitória - seria usada para o embarque e desembarque de passageiros, com integração à Estação do BRT, que ficaria na avenida, bem em frente.

Além dessa alteração, alguns terminais deixariam de receber as linhas troncais, que cruzam as cidades e que contarão com os principais ônibus do corredor exclusivo. Os veículos parariam em estações que serão construídas em frente a esses terminais, e o passageiro teria um tempo para sair do terminal e ir à estação para pegar outro ônibus, sem pagar outra passagem.

Outra mudança virá na altura da Estação Pedro Nolasco, em Cariacica. A intenção é mudá-la de local e usar o espaço para alterações viárias.


Estações especiais de passageiros

Em terminais.Alguns terminais não receberão ônibus de corredores exclusivos. Na frente deles, haverá estações. Isso ocorrerá em: Laranjeiras e Carapina, na Serra; São Torquato e Ibes, em Vila Velha; e Jardim América, em Cariacica

Novas integrações.
Alguns pontos da cidade vão receber miniterminais ao lado de estações de maior porte. Isso acontecerá nas estações em Vila Nova de Colares e no cruzamento da BR 101 com Eudes Scheres, na Serra; no terreno da Rádio Espírito Santo (Reta da Penha), em Jucutuquara e na Ilha do Príncipe, em Vitória; na Rua Leopoldina, em Jardim América, Cariacica; e na altura de Cobilândia e Alecrim, na Avenida Carlos Lindenberg,
em Vila Velha

Pontos.
Outras estações funcionarão como pontos de ônibus, no meio da via


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Fortaleza: VLT da linha oeste terá teste ainda neste ano

Uma das soluções de mobilidade urbana para Fortaleza, prevista para a Copa de 2014, o terminal Parangaba-Mucuripe já terá um dos seus Veículos Leves sobre Trilho (VLTs) testado ainda neste ano na Linha Oeste, que liga o Centro da Capital à cidade de Caucaia.

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) adquiriu seis VLTs- Móbile 4 formados por quatro carros, dos quais o primeiro VLT já se encontra na Estação João Felipe. O segundo deve chegar ainda hoje no mesmo local.

Os trens são fabricados pela empresa Bom Sinal, que tem sede em Barbalha, na Região do Cariri. O transporte dos veículos é feito de carreta, uma vez que as condições da malha ferroviária do Interior cearense poderia danificar os equipamentos totalmente novos.

De acordo com o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, o segundo VLT que chega hoje a Fortaleza já está pronto para ser testado, enquanto o primeiro ainda passa por montagem final. Os VLTs são movidos a óleo diesel, como nos trens convencionais, mas como o nome já diz, são bem menos pesados que os convencionais. Os veículos que transportarão passageiros na rota Parangaba-Mucuripe terão capacidade para 766 pessoas e chegarão a uma velocidade máxima de 70km por hora.

Licitação em 2011
Com um orçamento de R$ 170 milhões, o terminal tem expectativa de ser licitado no primeiro trimestre do ano que vem.

A partir da ordem de serviço liberada para a empresa vencedora do certame, a expectativa da direção do Metrô é de que, em um prazo de 18 meses, a obra seja executada. (GN)

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Recife: TCE questiona custo da via Mangue em audiência

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mais uma vez os custos para a realização das obras da Via Mangue, na Zona Sul do Recife, foram questionados pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Novamente, dúvidas sobre a execução do projeto foram o alvo da discussão em audiência pública realizada na manhã de ontem na Câmara de Vereadores do Recife. Durante a reunião, o TCE solicitou mais detalhes à Prefeitura do Recife no que diz respeito ao projeto técnico. Avaliado em R$ 430 milhões, o projeto criará a primeira via expressa da cidade, com velocidade média de 60 quilômetros por hora, sem sinais ou cruzamentos. No entanto, o tribunal afirma que existem R$ 159 milhões a serem justificados.

A Via Mangue começou a ser executada em 2006 com a construção do túnel do Pina sob a Avenida Herculando Bandeira, correspondente à 1ª etapa, e deveria ser concluída em julho de 2013. Por conta do relançamento da licitação para a contrução da via, que teve um novo edital publicado na edição do Diário Oficial do sábado passado, a obra deve terminar somente em setembro, nove meses antes da Copa do Mundo Fifa 2014.

Os questionamentos foram feitos pelo inspetor de obras do TCE, Airton Guedes, que também disse que a prefeitura deveria apresentar outras alternativas de traçado para a Via Mangue.

O secretário de Planejamento, Amir Schvartz, ressaltou que a via irá solucionar o trânsito na Zona Sul e trará benefícios socioeconômicos e ambientais. O secretário disse que a obra permitirá a preservação extensa de área de mangue e a construção de moradias.
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São José dos Campos: Zona sul ganha reforço no corredor de ônibus

A Prefeitura de São José dos Campos aumenta a partir desta quarta-feira (22) a oferta de horários e itinerários do transporte coletivo para quem mora na região sul do município. A intenção é reforçar um dos principais corredores de ônibus da cidade com uma linha integrada, que permite ao usuário pagar apenas uma só passagem no deslocamento para qualquer outra região da cidade. A medida favorece uma população de cerca de 80 mil pessoas.
O corredor sul será reforçado com mais seis novos veículos da empresa Expresso Maringá. Esses veículos farão nos dias úteis 56 novos horários no sentido bairro e 77 horários no sentido centro. A saída do centro será no Terminal Urbano Central (TUC - Rodoviária Velha), e no bairro será na Rua Maria de Lourdes M. Assis, no Campo dos Alemães.

Aos sábados, serão 35 partidas no sentido bairro e 45 no sentido centro; no domingo, 21 no sentido centro e 29 no sentido bairro. A nova linha terá a seguinte identificação no painel frontal dos carros: 330 - Corredor Sul 1 (Campos dos Alemães/TUC).

Os veículos são zero quilômetro, têm 15 metros de comprimento e capacidade para 100 passageiros. Um dos principais diferenciais destes ônibus é o piso rebaixado, que melhora a acessibilidade dos usuários porque fica colocado praticamente ao nível da calçada. Outra característica é o conforto para quem viaja, pois os carros são equipados com câmbio automático.

Os painéis frontal, traseiro e lateral em LED (Diodo Emissor de Luz) na cor branca também facilitam a visualização pelos passageiros. Cinco ventiladores no teto possibilitam uma melhor circulação de ar. A suspensão diferenciada desses carros permite que o motorista rebaixe o piso facilitando o transporte das pessoas com mobilidade reduzida.
 
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Usuários do metrô do Recife estão temerosos com o seu funcionamento

Usuários do metrô do Recife estão temerosos com o seu funcionamento, pois o que esta acontecendo é a falta de regularidade nos intervalos de um metrô para o outro causando superlotação nos vagões, para se ter uma idéia, para entrar dentro de um dos vagões na hora do pico é preciso empurrar ou ser empurrado, é realmente assustador o numero de pessoas dentro dos vagões, são mais de 10 pessoas por metro quadrado tendo que se espremerem um nos outros numa total falta de respeito com a vida humana, o Metro de Recife vem perdendo sua fama de transporte regular, confortável e seguro, principalmente nas horas de pico, é preciso repensar o que fazer para evitar danos ainda maiores, pois do jeito que está não dá pra continuar.
Menos de um dia após paralisação do metrô por duas horas em decorrência de um problema com um trem, entre as Estações Centrais e Joanna Bezerra, uma pane no freio de uma composição, na tarde de ontem, revoltou os usuários. Relatos dos passageiros apontam que o serviço ficou parado durante uma hora. Muitos desistiram e resolveram pegar ônibus. A parada da integração da Estação Joanna Bezerra ficou lotada. Passageiros reclamaram da falta de informação.
A assessoria contestou a informação repassada por passageiros de que o atraso chegou à uma hora. Conforme o Metrorec, o sistema não chegou a parar e as viagens retornaram à normalidade após 30 minutos. O trem com problema foi substituído.

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Metrô de Salvador tem 60 dias para apresentar modelo de gestão ao Prefeito

O Grupo de Trabalho para assuntos relacionados ao Metrô de Salvador tem 60 dias para apresentar ao prefeito João Henrique o modelo de operacionalização do sistema de transporte de massa da capital baiana. O GT, que tem como coordenador o vice-prefeito Edvaldo Brito, é formado por representantes das Secretarias Estaduais da Fazenda (Sefaz) e do Desenvolvimento Urbano (Sedur), municipal dos Transportes e Infraestrutura (Setin), além das companhias de Transporte de Salvador (CTS), Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), e Ministério das Cidades. “Atuamos incessantemente e, por isso, atribuímos a esta nossa ação a escolha para coordenar esse grupo que, apesar do curto prazo, vai apresentar propostas para o modelo de funcionamento do metrô e ver desafogado o sistema viário de Salvador”, garantiu Brito. O grupo realizará estudos sobre política tarifária, modelo de gestão, parcerias com o setor privado e orçamento para a operacionalização do metrô e também dos trens urbanos.


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