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São Paulo: Ano começa com ônibus mais caros

domingo, 19 de dezembro de 2010

O ano de 2011 vai começar com aumento na tarifa dos ônibus municipais e unificação das tarifas de táxi para todo o Grande ABC. Durante reunião a portas fechadas na manhã de ontem, os sete prefeitos deliberaram sobre os assuntos, na sede do Consórcio Intermunicipal, em Santo André. Mas voltam para bater o martelo sobre o aumento no dia 27. Enquanto os empresários pedem R$ 3, os prefeitos defendem algo em torno de R$ 2,80.
Ainda não ficou definido a partir de quando o reajuste entra em vigor, porque as cidades têm autonomia para decidir. Os prefeitos de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e de São Caetano, José Auricchio (PTB), falam em 1° de janeiro. "Há dois anos não há reajuste", disse Marinho, que implantou em agosto o Cartão Legal, sistema de bilhetagem eletrônica semelhante ao Bilhete Único usado pelo transporte público na Capital.
Mauá e Rio Grande da Serra não podem reajustar as tarifas no início do ano, porque cumprem licitação cujos critérios de escolha incluíam o preço das tarifas. Na saída da reunião, o prefeito Oswaldo Dias (PT) comentou que a licitação vigente em Mauá vai até maio.
O índice do reajuste ainda está em discussão e será decidido no dia 27, durante nova reunião. "O pedido das empresas está além do limite que podemos pagar. Não conseguimos chegar a um valor que pudesse contemplar todas as cidades e suas diferenças", explicou o presidente do Consórcio e prefeito de Ribeirão, Clóvis Volpi (PV).
O diretor da AETC/ABC (Associação das Empresas de Transporte Coletivo do ABC), Francisco Bernardino Ferreira, confirmou que a instituição quer um aumento significativo. "Estamos na expectativa, há mais de um ano que aguardamos isso. A tarifa deveria aumentar para algo em torno de R$ 3. Pode até ser que esteja acima das expectativas, mas só assim será possível remunerar as empresas", explicou Ferreira. "Já tivemos dois dissídios (no salário dos funcionários) e caminhamos para mais um, em maio do ano que vem."
Na tarde de ontem, Luiz Marinho já sinalizou que o preço dos ônibus municipais não deverá chegar a R$ 3 em São Bernardo. "A tarifa de ônibus seguramente será abaixo de R$ 3. Vamos fazer as contas, conferir as planilhas e discutir melhor essa questão". Marinho chegou a comentar informalmente durante evento que pensa em valores entre R$ 2,80 e R$ 2,90.
Desde 2008, o preço dos ônibus municipais não aumenta, com exceção de Santo André. No começo de 2010, houve reajuste das tarifas municipais, que atualmente estão em R$ 2,65. A Prefeitura informou que não é a favor do acréscimo porque já houve reajuste em fevereiro deste ano. A tarifa de ônibus praticada desde dezembro de 2008 em São Caetano e Rio Grande da Serra é de R$ 2,30. Já em São Bernardo e demais municípios é de R$ 2,50.

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Governo vai regular ônibus interestadual

O governo vai botar ordem no setor de transporte rodoviário interestadual de passageiros. A Constituição de 1988 exige a regulamentação para garantir a segurança dos usuários e a transparência na operação, mas só agora, 22 anos após a promulgação do texto constitucional, o segmento será, enfim, regulado. O projeto para o marco regulatório, elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi encaminhado ao Ministério dos Transportes para avaliação. Ele prevê licitações para a concessão do serviço, uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU).
Assim que o projeto for aprovado pelo governo, a ANTT publicará o edital para a concessão das cerca de 2 mil linhas de ônibus entre os estados, que irão a concorrência pública. O processo vai levar em consideração propostas técnicas e tarifárias dos interessados. As linhas serão divididas em 100 lotes. Cada um deles terá uma mistura de trechos rentáveis e deficitários como forma de manter o equilíbrio econômico-financeiro e atrair o interesse para todos os pacotes, informou o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo. ´As licitações devem ocorrer no segundo semestre de 2011`, disse.

O setor de transporte rodoviário de passageiros, assim como o de cargas, ainda não foi regulado, fato constantemente criticado pelos segmentos privatizados, que estão sob a fiscalização da ANTT. Em 2008, o TCU exigiu que a agência fizesse as licitações - os contratos foram prorrogados até 2011, de forma que houvesse tempo para a realização da concorrência.

Nos últimos dois anos, em função de informações desencontradas, a agência reguladora teve que fazer o mapeamento das linhas existentes e em operação para elaborar o projeto de concessão. Estima-se que esse segmento movimente R$ 3 bilhões por ano, transportando em torno de 140 milhões de passageiros.

Licença antigaHoje, as empresas de ônibus operam as linhas por meio de permissões especiais - a maioria das licenças é antiga, concedida pelo extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagens (DNER). Na terça-feira, a Câmara aprovou o substitutivo do Senado para a o projeto de lei que reformula o Sistema Nacional de Viação (SNV). Os deputados retiraram do texto a possibilidade de a União prorrogar, por até 15 anos, as autorizações, concedidas às empresas de transporte interestadual de passageiros, que eram baseadas na Lei 8.987/95. Isso reforça a exigência de licitações a partir do ano que vem.

"Hoje, as empresas operam com permissões especiais, que foram prorrogadas até o ano que vem" Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT

Fonte: Diário de Pernambuco
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Metrô de superfície é um dos projetos previstos em Florianópolis

O próximo governo do Estado está autorizado a aplicar R$ 5 milhões em um estudo de viabilidade para uma nova travessia em Florianópolis, entre o Continente e a Ilha. Nesta semana foram aprovadas duas emendas do deputado estadual Antonio Carlos Vieira (PP) na revisão do Plano Plurianual e do Orçamento 2011.

A verba poderá ser destinada para a avaliação de projetos que há vários anos são discutidos, como a construção de um metrô de superfície, de um túnel subaquático, ou de uma quarta ponte. Apesar de o texto das emendas citar a nova ponte como opção, Vieira afirma que o dinheiro poderá ser destinado para avaliar qualquer tipo de travessia para desafogar o trânsito da Capital.

— O estudo de viabilidade é que vai identificar a melhor forma de acabar com este gargalo. O objetivo é garantir que o próximo governo tenha verba aprovada para fazer o projeto — explica o deputado.

Confira como ficaria o túnel e o metrô

O metrô de superfície é a opção preferida do atual governo do Estado. A ideia é que o projeto desenvolva um sistema de transporte coletivo de passageiros em veículo leve sobre trilhos. Uma hipótese seria interligar o Bairro Barreiros, em São José, até a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), passando sobre a Ponte Hercílio Luz, em um trajeto de 14 quilômetros. Estima-se que todo o projeto custe R$ 300 milhões.

A prefeitura de Florianópolis também conta com um projeto para construção de mais um elo entre Ilha e Continente. Em novembro de 2009, foi aprovado no orçamento do município R$ 7,5 milhões para o projeto de um túnel subaquático.

A extensão de 1,15 quilômetro ligaria a Beira-Mar Norte, na Ilha, à Beira-Mar Continental, no Estreito. Uma quarta ponte também é uma solução discutida há anos na cidade. Em 2006, o assunto rondou as reuniões de elaboração do novo Plano Diretor nas comunidades.

Naquele período, se chegou à ideia de construir uma ponte que saísse da Ponta do Leal, no Estreito, até perto da Ponte Hercílio Luz.

Burocracia
Não é apenas a falta de verba que dificulta a colocação em prática dos planos de ligar o Continente à Ilha. A burocracia também complica. A Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis abriu a licitação do estudo de viabilidade do metrô de superfície e divulgou como empresa vencedora a Setepla-Sistrana, em abril.

O segundo colocado, Prosul-TC/BR, entrou com ação por considerar abaixo do mercado o valor de R$ 5 milhões proposto pela primeira colocada. Em novembro, o Tribunal de Justiça determinou a desclassificação da Setepla-Sistrana. Ainda cabe recurso.

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DFTrans modifica horário dos ônibus no fim de ano de acordo com a demanda

Os ônibus circularão normalmente no dias 24 e 31 dezembro, mas, de acordo com o DFTrans, terão reforço ou redução de acordo com a demanda. Já nos dias 25 e 1º de janeiro o funcionamento será de acordo com a tabela horária de feriado.

O DFTrans informou que no dia 31 a linha 103.1, que faz o trajeto da Rodoviária do Plano Piloto até a Prainha será reativada. Já no período das férias escolares, durante os meses de dezembro e janeiro, os ônibus circularão normalmente.

A Rodoviária Inerestadual de Brasilia deve ter um aumento no fluxo de embarques e desembarques de cinco mil para mais de 20 mil pessoas por dia. Segundo o DFTrans, o aumento será de 409%. A previsão de movimento para o dia 23 é de 14.800 passageiros e para o dia 30, 14.750. Para isso, entre os dias 13 e 31 de dezembro, serão disponibilizados 132 ônibus extras.     

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Linhas de ônibus do Rio ganham telas com as notícias do GLOBO

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

As notícias do jornal O GLOBO chegam este mês aos passageiros de 150 ônibus de 14 linhas do consórcio Intersul. As telas foram instaladas nos coletivos, exibindo reportagens que deixam os leitores em dia com sua cidade, com o Brasil e o mundo. O sucesso já pôde ser comprovado. Estudante de design, Miguel Leite, de 19 anos, gostou da concepção do projeto noticioso.
- O design dos monitores ficou leve, facilitando a leitura - disse ele.
As notícias são apresentadas em textos curtos para facilitar a leitura dentro do ônibus. Segundo Ana Lucia Selvatici, coordenadora da área de Novos Negócios, a linguagem é própria.
- Somos os únicos com conteúdo atualizado ao longo de todo o dia - afirma.
Tudo foi feito criteriosamente. O Ibope Inteligência, uma empresa do Ibope, realizou pesquisa na qual foram ouvidas 600 pessoas, 300 da Zona Sul e 300 da Zona Norte, que utilizam ônibus pelo menos três vezes por semana.
Uma das questões era relativa ao design. Foram mostrados quatro tipos, e o que mais agradou aos entrevistados foi o que tinha figuras geométricas.
- Eles preferiram o design mais original - diz Marcelo Casé, responsável pelo desenho do site junto com Richard Vignais.
A bancária Anaile Cardoso leu com atenção as notícias.
- A ideia é muito boa. E faz o tempo de viagem passar bem mais rápido - atestou ela, que ressaltou o fato de o conteúdo dos monitores ter espaço para o horóscopo.
Na pesquisa do Ibope, as pessoas destacaram ainda como positivo o fato de o design não recorrer a muitas animações, no intuito de facilitar a leitura das notícias.
Foram testados também o tempo de leitura (15 segundos) e as diferentes distâncias entre o monitor e as pessoas dentro do ônibus.
A previsão é que, até o fim de 2011, sejam 500 ônibus com as notícias em tempo real.
O GLOBO tem uma parceria com a Onbus para implantação da nova mídia nos ônibus. Segundo Kleber Hollinger, sócio da Onbus, foram investidos R$ 3 milhões na operacionalização.
- É uma tecnologia inédita no Brasil, e a Infoglobo representa uma parceria de qualidade - afirma.
Uma das metas futuras é incorporar o uso do georreferenciamento para prover informações relativas ao local em que o ônibus está passando no momento.
- Será a segmentação total - prevê Kleber Hollinger.
Ana Lucia completa:
- Para isso, precisamos que as empresas instalem GPS nos ônibus, o que não deverá demorar muito pra acontecer, em função de uma exigência da própria prefeitura.
O objetivo do projeto é expandir o serviço para outros locais, como aeroportos, farmácias e outros ambientes nos quais se pode ler uma notícia. Cada local vai exigir adaptações pontuais.
Anunciantes têm opções para falar com clientes
A expectativa é que o novo produto, chamado Geomídia, chegue a três milhões de passageiros por mês.
- O projeto Geomídia reforça a meta de deixar o leitor com acesso cada vez mais facilitado ao conteúdo do GLOBO, que já conta com site, celular, iPad, Kindle e redes sociais. Além disso, oferece aos nossos anunciantes alternativas para falar com seus clientes de forma georreferenciada - afirma Carla Esteves, gerente geral de Novos Negocios da Infoglobo.

Fonte: O Globo
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ABCD ganha 1° ônibus a hidrogênio do estado

O primeiro ônibus intermunicipal movido a hidrogênio do Estado de São Paulo iniciou, nesta quinta-feira (16/12), testes com passageiros no Corredor Metropolitano ABD, entre São Mateus e Jabaquara. Os passageiros de Santo André, São Bernardo e Diadema que utilizam as linhas dos trólebus poderão experimentar a nova tecnologia de transporte ambiental. Ainda não existe um cronograma, mas a expectativa da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) é que o veículo circule alternadamente em todos os trechos do corredor. Os testes seguem até o final de 2011.

O gerente de desenvolvimento e planejamento da EMTU, Ivan Regina, informou que o ônibus funcionará de segunda a sexta-feira, ficando fora dos horários de pico. “É importante frisar que somos o quinto País do mundo a deter essa tecnologia e que no momento trata-se apenas de um protótipo. Se fosse fácil, outros países já teriam dominado”, destacou. No primeiro dia de operação (16/12) não foi cobrada passagem. Nos demais dias, a tarifa será de R$ 2,65.

Para Regina, a principal vantagem do ônibus movido a hidrogênio é a não-emissão de material particulado ou de gases de efeito estufa. “O veículo é zero em poluição. A única coisa que sai do cano de escapamento é água”. O computador de bordo garante o funcionamento do ônibus mesmo quando há falhas no subsistema, além de verificar as condições de segurança e acionar dispositivos para estabilização do veículo. Se a tecnologia der certo, o objetivo é que se possa substituir o atual transporte coletivo.

Durante os testes, os pesquisadores irão analisar o consumo de hidrogênio em condições normais de operação, temperatura, entre outros elementos. “Esse veículo já rodou mais de 6 mil km em testes, mas agora queremos obter dados reais  de operação. O ônibus estará totalmente  instrumentado, de maneira que possamos colher mais informações”, disse. A motorista da Metra, Andrea Maria Fazolin, está lisonjeada por ser a primeira mulher a dirigir o veículo. “Fizemos treinamento teórico e prático. No dia-a-dia é como se estivesse dirigindo qualquer ônibus, porém este é mais silencioso”, garantiu.

Mais três veículos movidos a hidrogênio estão em fase de aquisição e estão previsto para 2012. “Esse primeiro não é ideal, ainda estamos pesquisando. Os próximos já serão mais comerciais”, explicou Regina. Outra justificativa dada pelo funcionário da EMTU para a demora da aquisição dos outros veículos a hidrogênio é o fato de no momento, a indústria brasileira ainda não fabricar as peças dos novos ônibus. “Vamos fazer uma nacionalização progressiva. A meta é, em médio prazo, tornar o Brasil líder nesse tipo de tecnologia. Queremos fazer melhor e mais barato”, garantiu.

Fonte: TV abcd
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