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No Rio, Projetos de BRT terão auditoria para reduzir riscos de acidentes

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Prevista no Termo de Cooperação Técnica, será realizada uma auditoria nos projetos de Bus Rapid Transit (BRT) em andamento, preparando a
cidade como uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo em 2014 e dos
Jogos Olímpicos em 2016. O objetivo é melhorar a segurança viária e reduzir as mortes no trânsito. O projeto a ser avaliado será o da linha Transcarioca, que ligará as zonas Norte e Oeste do Rio. O termo foi assinado pela prefeitura com a Rede EMBARQ e seu Centro de Transporte Sustentável do Brasil (CTS-Brasil).
Para realizar o trabalho, promovido pela prefeitura, o dinamarquês especialista em segurança viária, Carsten Wass, será assessorado pela engenheira de transporte do CTS-Brasil, Brenda Medeiros. A auditoria de segurança viária analisa o traçado, paradas de ônibus e sinalização das vias

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Londres deve lançar novo ônibus de 2 andares em 2012 e ampliar metrô

A estação de metrô e trem de Stratford é a que servirá o Parque Olímpico de Londres em 2012, portanto o plano do governo é que ela seja especialmente renovada até lá.
Para chegar lá, que fica do lado leste da cidade, estão em processo extensões das linhas de metrô das regiões norte e sul para chegar direto ao leste.
Deste modo, não seria preciso sempre passar pelo centro de Londres no caminho.
Em 2012, também deve ser lançado um novo modelo do tradicional ônibus de dois andares inglês. Segundo o governo, ele será mais sutentável, acessível e climatizado.
Há alguns anos, um modelo de dois andares antigo, com estrutura aberta por cima, foi aposentado, mas o modelo fechado continua em circulação.

BIKE
Como "maneira de promover a saúde e a sustentabilidade em Londres", um sistema público de aluguel de bicicletas começou neste ano na região central da cidade --como ocorre em São Paulo.
O sistema possui 6.000 bicicletas e 400 pontos de aluguel. Mais de 1 milhão de viagens foram registradas nas primeiras dez semanas de seu funcionamento.

ACESSIBILIDADE
Londres tem a maior frota de ônibus acessível do mundo, e todo táxi na cidade é acessível a cadeirantes, segundo o Visit Britain.
Apenas 25% das estações de metrô tem acesso sem degraus --mas a rede de trens de superfície DLR, no leste da cidade, afirma-se 100% acessível.
Além disso, toda a rede de trens foi modificada para atender melhor a pessoas com diferentes deficiências, com treinamento específico para os funcionários.

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Metrô Rio: Passageiros reclamaram do fim da gratuidade na Cidade Nova

No primeiro dia de embarque pago na estação do metrô Cidade Nova, muitos passageiros foram pegos de surpresa pelo fim da gratuidade. O ponto foi inaugurado no início do mês para testes e franqueava o bilhete, que custa R$ 2,80. Até o início da noite de ontem, cerca de 2,5 mil usuários cruzaram as roletas do terminal, dentro das expectativas do Metrô Rio. A concessionária prevê que, em breve, 10 mil usem a estação todo dia.

As estudantes Cristiane Lambes, 26 anos, e Aline Silva, 28, moradoras da Zona Norte, foram de van até a Cidade Nova e fizeram baldeação na estação para chegar mais rápido ao Centro contando com o bilhete grátis. “O metrô fez propaganda enganosa. Anunciaram que o embarque seria gratuito até o fim de novembro, mas anteciparam o prazo. Eu poderia seguir de van até meu trabalho, mas resolvi pegar o metrô por causa do trânsito”, reclamou Aline.

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Grande Recife: Obra na Pan Nordestina altera o itinerário de 14 linhas

A partir das 4h de hoje(23/11), o Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER-PE) interditou um trecho da Av, Pan Nordestina para dar continuidade às obras do Viaduto sobre a rotatória com a Av. Presidente Kennedy. Por isso, o Grande Recife alterou provisoriamente o itinerário de 14 linhas (segue lista abaixo) que trafegam pela Av. Pan Nordestina no sentido subúrbio/cidade.

A interdição está ocorrendo em um trecho de aproximadamente 380 metros entre a Rua Cônego Xavier, antes da Soservi Empresa de Serviços Gerais, e a giratória da Av. Presidente Kennedy. A alteração nos itinerários tem caráter provisório, ou seja, com o fim das obras e a liberação das vias, as linhas voltarão a trafegar normalmente.

Durante a execução das obras, os ônibus que trafegam pela Avenida Pan Nordestina em direção à Avenida Presidente Kennedy estão seguindo o itinerário provisório:
...Avenida Pan Nordestina, Rua Cônego Xavier, Rua Professor Agamenon Magalhães, Avenida Presidente Kennedy...

Para saber maiores informações sobre o itinerário das linhas, o usuário pode acessar o site www.granderecife.pe.gov.br. Caso deseje esclarecer outras dívidas ou realizar uma reclamação/sugestão, pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158.

Detalhamento das linhas que tiveram o itinerário alterado:

822–JARDIM BRASIL I (CRUZ CABUGÁ)
823–JARDIM BRASIL II (ESTRADA DE BELÉM)
831–JARDIM BRASIL II (CRUZ CABUGÁ)
838–ALTO DA CONQUISTA
841–NOVA OLINDA
842–ÁGUAS COMPRIDAS
843–ALTO DA BONDADE (VILA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO)
844–SANTA CASA
846–ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU)
847–ALTO NOVA OLINDA
851–CÓRREGO DO ABACAXI
852–CAIXA D’ÁGUA
881–CAENGA/RIO DOCE (GETÚLIO VARGAS)
882–CAENGA/RIO DOCE (CARLOS DE LIMA CAVALCANTI)
Fonte: CGRT
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Caos no trânsito: Greve de ônibus promete tumultuar a vida de capixabas nesta quarta

Fazer tarefas simples como trabalhar e levar os filhos à escola pode se transformar em um verdadeiro calvário a partir desta quarta-feira (24). Mesmo depois de duas tentativas de conciliação, os rodoviários prometem paralisar os ônibus municipais e do Sistema Transcol.
A greve afeta diretamente a população, inclusive os capixabas que não utilizam o transporte coletivo. Isso porque o trânsito já tem causado transtornos e congestionamentos nos últimos dias, principalmente em virtude de obras.
Uma nova audiência de conciliação do Dissídio Coletivo de Greve está marcada para acontecer às 11 horas desta quarta-feira, no plenário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/ES), no Centro de Vitória.  
Uma decisão da Justiça determinou que os rodoviários terão que manter 50% dos ônibus circulando durante a greve. Caso a determinação não seja descumprida, o sindicato da categoria será penalizado com multa de R$ 20 mil por cada dia de greve.
Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Espírito Santo, Edson Bastos, a decisão será respeitada. “Com certeza vamos manter esse número de ônibus circulando. Acho que isso não atrapalha a nossa reivindicação porque nem 100% do transporte coletivo atende a população, que dirá 50%”, explicou.
Os rodoviários reivindicam reajuste salarial de 30%, plano de saúde integral, reajuste de R$ 4 no ticket alimentação, além de equiparar o salário de fiscal com o de motorista.

O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes) informaram que ofereceram aos rodoviários um reajuste de 5,39%, referente ao INPC acumulado entre novembro de 2009 e outubro de 2010, a ser aplicado sobre salário, plano de saúde, seguro de vida e ticket refeição.

O GVBus e o SETPES alegam que, com a instauração do Dissídio Coletivo, a deflagração da greve é desnecessária, uma vez que as empresas solicitaram a arbitragem do Judiciário para resolver o impasse.

Escolas e faculdades mantém aulas

Apesar da greve, as escolas públicas, particulares e faculdades da Grande Vitória manterão as aulas normalmente. A única alteração será em relação à apresentação de trabalhos e aplicação de avaliações, que serão remanejados na maioria dos casos.
Nas escolas da rede pública, as prefeituras de Vila Velha, Cariacica e Serra, não devem aplicar as avaliações e provas que estiveram marcadas no período da paralisação. Já na Prefeitura de Vitória, os casos serão avaliados pelas próprias escolas. Nas instituições de ensino do Governo do Estado, as aulas serão mantidas no horário normal e a orientação é de que os estudantes saiam mais cedo de casa para evitar transtorno.
Entre as escolas particulares, somente a Contec deverá remarcar provas e trabalhos perdidos, além de repor as aulas, caso os alunos não possam comparecer. No Centro Educacional Charles Darwin, o horário continua normal e a prova de segunda chamada será a opção para quem perder avaliações.
Nas faculdades, a informação é praticamente a mesma em relação aos demais. A Faesa dará continuidade às atividades acadêmicas, e os processos de avaliação e frequência serão flexibilizados para não prejudicar os universitários. Na Ufes o sistema continuará normalmente e não haverão alterações. Já a Emescam, adiará provas e apresentações de trabalhos, e não deve mudar a data do vestibular, que está marcado para as próximas quinta e sexta-feiras.
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Prefeito Eduardo Paes diz que Bilhete Único já é um avanço, mas sistema de ônibus ainda precisa melhorar

Na terceira semana da implantação do Bilhete Único municipal e do início da operação dos quatro novos concessionários de transporte rodoviário urbano do Rio, o prefeito Eduardo Paes disse, na manhã desta terça-feira, em entrevista à Rádio CBN, que o sistema de ônibus do Rio já obteve avanços, mas ainda precisa melhorar. Questionado sobre a participação de antigas empresas da cidade nos quatro consórcios que ganharam a concorrência para operar por 20 anos, Paes defendeu a licitação, dizendo que agora os empresários têm contratos e regras a cumprir.
- A gente ainda não resolveu por completo o problema dos transportes. Tivemos o marco institucional da licitação e do bilhete único, mas ainda não estamos no paraíso. Temos que avançar. Eu tenho quatro concessionários. Se a composição deles é de empresas que já operavam no Rio, problema dos consórcios. Antes eram 60 empresas que funcionavam sem contrato. Não tinha direitos e obrigações. O processo licitatório foi aberto. É obvio que uma empresa que já tem garagem e ônibus na cidade tem vantagem sobre empresas de São Paulo - disse Paes, numa referência às empresas paulistas que saíram derrotadas da concorrência.
Paes voltou a dizer que o sucesso do novo sistema de ônibus e do Bilhete Único municipal dependerá não só dos operadores e da fiscalização, mas de uma mudança de comportamento dos usuários, que terão que fazer mais baldeações. Ele defendeu a modelagem da concorrência, dizendo que o Rio, diferentemente de São Paulo, optou por não pedir valor de outorga pela concessão, usando esses recursos na negociação do valor final do Bilhete Único.

- Ao invés de pedir outorga, transferimos esses valores para a passagem. São Paulo tem outorga e subsídio. Aqui não tem subsídio. Compete a prefeitura fiscalizar e a imprensa cobrar (o bom funcionamento do sistema). Os consórcios que não cumprirem (as regras) terão sanções. A relação institucional mudou. Não tem mais o favorzinho de colocar uma linha aqui ou ali. Agora temos regras. Mas esperar que tudo mude do dia para noite não dá. Tem uma mudança de cultura. No dia que abrimos o bilhete único, fui abordado por uma moça que falou que o ônibus que atendia o Alto da Boavista e passava pelo Barra Shopping demorava muito. Agora ela pode fazer baldeação usando o bilhete.

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