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Rio de Janeiro: Governo quer VLT ligando morros da Tijuca ao metrô

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O governo estadual pretende integrar a estação de metrô da Praça Saens Peña, na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, aos morros do bairro através de um sistema de monotrilhos. A Secretaria de Obras tem na prancheta um projeto para instalar veículos leves sobre trilhos (VLTs) na região com recursos do PAC 2. A linha, segundo o secretário Hudson Braga, teria seis quilômetros, e se estenderia até a Praça Afonso Vizeu, no Alto da Boa Vista, na entrada do Parque Nacional da Tijuca.
Os morros atendidos seriam os do Salgueiro, Formiga e Borel. Pelo projeto, o monotrilho seguiria por um trajeto suspenso, margeando as encostas. Além disso, o sistema serviria como barreira para evitar a expansão das favelas.
- A função principal é a de transportar os moradores desses locais. Mas há um segundo benefício para a cidade: os trilhos funcionariam como um ecolimite, uma vez que pretendemos desadensar a encosta e reduzir riscos de deslizamento – diz o secretário. 

A ideia é que a concessionária Metrô Rio opere o VLT, copiando o modelo adotado no Complexo do Alemão, na Zona da Leopoldina. Lá, o teleférico que se integrará à estação de trem de Bonsucesso será administrado pela SuperVia. A ligação com o metrô se daria por um elevador, semelhante ao construído em Ipanema. Ainda não se decidiu se o VLT será gratuito ou não.

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Painel trata ônibus como trem e avião em Jundiaí

Um painel futurista, onde ícones dos ônibus se movem em tempo real no mapa, com as rotas e paradas, está funcionando na central de gerenciamento do Situ (Sistema Integrado de Transporte  Urbano), do Paço.

“Era proposta de campanha e vai permitir o controle e planejamento de cada linha, permitindo melhorias”, afirmou o prefeito Miguel Haddad (PSDB) na campanha eleitoral de 2008, referindo-se ao GPS, o geoposicionamento por satélite.

Padrões ajustáveis
O sistema é replicado em duas centrais idênticas na Transurb (consórcio de empresas) e na Secretaria de Transportes.

“É um software que vai gerenciar os vários aspectos da frota para a sua produtividade”, diz Luciano Gama, do Fleet Control, consórcio contratado  pelas concessionárias locais ao custo de R$ 1 milhão ao ano, valor que inclui a hospedagem do serviço.

Na primeira central, das empresas, o foco será o controle direto da frota para que problemas de trânsito, por exemplo, possam ser alertados.

“O objetivo não é reprimir os funcionários. Questões como uma parada rápida fora do ponto para pegar um passageiro serão tratadas com bom senso”, diz o empresário Luiz Genioli, da Viação Leme, uma das integrantes da Transurb.

Na outra central, do governo, o foco é fiscalização e planejamento. “O trote será evitado, porque teremos a memória das linhas, paradas e horários”, diz Leslie Tealdi, diretor de transportes. Dados como tolerância de 10 minutos para atrasos e 5 minutos em adiantamentos poderão ser ajustados na própria secretaria.

Implantação gradual
Antes de ser estendido à frota de 285 ônibus da cidade - a conclusão está prevista para o final de dezembro - o sistema está sendo testado em 20 ônibus das linhas 540 (Eloy-Almerinda), 986 (Cecap-Rami) e 521 (Vila Arens-Guanabara).

As empresas do setor dizem que Jundiaí tem 30% da frota de carros particulares em estado irregular e querem trazer mais transporte público, melhorando o sistema de ônibus.

Um dos botões do painel instalado nos ônibus, de pânico, avisa as centrais  sobre ações criminosas contra o transporte coletivo.

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Metrô para e passageiros decidem caminhar pelos trilhos no Recife

Falha no motor parou um trem do Metrô do Recife (Metrorec) entre as estações Afogados e Joana Bezerra, no Recife, por volta das 13h desta quarta-feira (10). A composição fazia a linha Centro e ficou parada por quase uma hora. Irritados com a falta de informação, passageiros acionaram a alavanca de emergência e resolveram seguir pelos trilhos até a Joana Bezerra.
A multidão que seguia pela linha teve de ser ajudada a subir a plataforma por outros passageiros, que aguardavam trem. "Chamei dois rapazes para me ajudar a levantar algumas moças", conta o auxiliar de depósito Sandro Barbosa.
Para o Metrorec, foi essa atitude que levou a uma maior paralisação do sistema, que voltou ao normal perto das 14h. "Quando um passageiro desce para os trilhos, todo o sistema tem que parar, por medida de segurança. Se eles tivessem ficado nos vagões, o trem seria rebocado em dez minutos e tudo estaria resolvido", avisa o diretor regional de Operações do Metrorec, João Dueire.
No entanto, quem estava dentro da composição reclamou que não recebeu nenhuma informação sobre o motivo da parada brusca. "Estamos há mais de meia hora aqui sem saber de nada. Tem um monte de gente em pé", desabafou o professor Romero Santana, 32, por telefone, enquanto permanecia preso em um dos vagões.

Fonte: JC Online
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SPTrans informa desativação e alteração de itinerários da Zona Leste

A partir do dia 20 de novembro, a linha 3407/41 - Jd. São Pedro – Term. Pq. D. Pedro II será desativada. Este serviço opera somente em dias úteis e no sentido bairro/centro, das 5h20 às 7h20, na qual serve como suporte da linha base, 3407/10 Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II. Em razão disto, a linha base – 3407/10 – terá prolongamento no seu itinerário, fazendo o percurso que o serviço suporte realizava, não deixando de atender os seus usuários habituais. Ressaltamos também que a linha 3759/10 Jd. São Pedro – Metrô Tatuapé terá o seu ponto final transferido para a Rua Cesar Domênico, antiga parada do serviço 3407/41. Assim como no antigo ponto final, a via também fica na lateral da Praça Bom Pastor, na qual não desatenderá os antigos passageiros.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:


3759/10 Jd. São Pedro – Metrô Tatuapé
Ida:
Rua Cesar Domênico, Rua prof. Leôncio Gurgel, Rua Jaraguá do Sul, Rua Luis Matheus, Rua Silvianópolis, Rua Lincoln Junqueira, Rua prof. Leôncio Gurgel, Rua Ana Maria Sirani, seguindo normal.
Volta: normal até a Rua Ana Maria Sirani, Rua Silvianópolis, Rua profa. Lucila Cerqueira, Rua Jaraguá do Sul, Rua prof. Leôncio Gurgel, Rua  Giovanni Quadri, Rua Giacomo Quirino, Rua Cesar Domênico.

Fonte: SPTrans
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ANTP firma convênios com EMTU e prefeitura paulistana para projetos de transporte sustentável

Visando implementar acordo firmado em março último com o Banco Mundial – o qual prevê projetos de transporte sustentável, no valor total de US$8,5 milhões, com o objetivo de reduzir emissões de gases de efeito estufa nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba – a ANTP assinou me meados de outubro de 2010 dois convênios bilaterais específicos.

No dia 14 de outubro, foi firmado convênio com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU-SP), ligada à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, considerando uma série de atividades, entre as quais, o gerenciamento do transporte coletivo e um estudo sobre as alternativas energéticas para o transporte urbano já testadas pela empresa pública.

Em 19 de outubro, foi assinado o convênio com a Prefeitura de São Paulo, com atividades que envolvem a participação da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP). Uma das atividades diz respeito à primeira pesquisa de origem-destino de cargas urbanas na capital paulista. Uma outra atividade prevista se refere à elaboração de um inventário de emissões de poluentes, estudo que será realizado pela ANTP. A solenidade aconteceu durante evento em que a prefeitura apresentou um novo protótipo de ônibus híbrido que será testado até o início de novembro de 2010 nas ruas da cidade de São Paulo; desenvolvido pela montadora Volvo, esse ônibus conta com um motor diesel e outro elétrico.

O acordo com o Banco Mundial abrange ainda outras organizações do setor, em duas Regiões Metropolitanas, com as quais a ANTP já firmou convênios bilaterais próprios: a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), vinculada à administração municipal da capital mineira, e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), ligado à Prefeitura de Curitiba. Os recursos são provenientes do Fundo GEF (Global Environment Facility) e são entregues pelo Banco Mundial à ANTP que os repassa às organizações conveniadas.

Fonte: ANTP
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Rio de Janeiro: Engarrafamentos impedem uso do Bilhete Único

Pelo terceiro dia consecutivo, o engarrafamento continua dando um drible no Bilhete Único Carioca (BUC). Na manhã desta quarta-feira, mais uma vez os usuários - principalmente os que moram na Zona Oeste - reclamaram do intervalo de duas horas para fazer as duas viagens por R$ 2,40. Alguns, como a governanta Tania Maria da Silva, de 39 anos, fizeram uma apelo para que o prefeito Eduardo Paes aumente esse limite de tempo para três horas ou que estenda o uso do BUC para os trens:
- Eu não ando de ônibus de jeito algum, por isso para mim o bilhete só valeria mesmo se pudesse usá-lo no trem. Mas sei que, para quem vem de ônibus, é impossível chegar ao Centro em duas horas. Ô prefeito, faz uma favor para a população da Zona Oeste e muda essas regras! - disse ela, que mora em Bangu e trabalha em Copacabana.
Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria municipal de Transportes (SMTR) informou que "não descarta, conforme informou o prefeito, ajustes no tempo de uso do Bilhete Único Carioca (BUC), mas por enquanto manterá as regras atuais". Ainda segundo a SMTR, nessa primeira fase de implantação do BUC, o foco será em avaliar o novo sistema. A Secretaria acredita que gradativamente a população vai assimilar a melhor forma de usar o BUC.

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