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Em Goiânia, Terminal bandeiras será entregue no fim do ano

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Iniciadas com mais de um ano de atraso em relação ao primeiro cronograma, as obras do novo Terminal Bandeiras, na Região Sudoeste de Goiânia, deverão ser entregues com seis meses de atraso em relação à estimativa da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) feita no início da construção, em janeiro deste ano. A nova previsão de entrega do terminal, cuja construção está bem adiantada, é para o dia 31 de dezembro. “Para começar o ano de 2011 de terminal novo”, informou ontem ao POPULAR o engenheiro de planejamento e obras da CMTC, Benjamin Kennedy Machado.
A última previsão feita pelo presidente da CMTC, Marcos Massad, em 10 de outubro deste ano, era de entregar o terminal no prazo de 40 dias. Kennedy explica que a empresa vencedora da concorrência para a construção teve problemas financeiros e atrasou os salários dos operários, o que prejudicou a manutenção do cronograma. “A obra estava realmente em ritmo bem devagar”, reconhece o engenheiro. “De uns 40 dias para cá, ela ganhou outro ritmo, acelerado”, afirma.
Previstas para setembro de 2008, as obras do novo Terminal Bandeiras tiveram início em janeiro deste ano. A estrutura existente foi toda demolida e a CMTC instalou um terminal provisório para acomodar os passageiros em uma área distante poucos metros do terminal antigo. As obras agora estão na fase final de acabamento. Os operários estão trabalhando nas instalações elétricas e na parte de revestimento, colocando pisos e louças, além do acabamento das plataformas para embarque e desembarque de passageiros. “Está ficando excelente”, diz Kennedy, acrescentando que acredita que o novo Terminal Bandeiras ficará melhor do que o Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia.
No próximo dia 30, as empresas concessionárias iniciarão a estrutura telemática, sistema de som e de informações, além de câmeras de monitoramento, a exemplo do Terminal Cruzeiro, medida que agradou os usuários e reduziu o número de ocorrências de crimes dentro daquele espaço. A CMTC está investindo R$ 10,132 milhões na construção do terminal. Kennedy destaca que ele receberá um piso de granitina de alta resistência e que as plataformas lineares são melhores do que as do Terminal Cruzeiro, em formato de L. “Ele não terá placas que impedem a visibilidade de quem está de fora”.
Fonte: Senge-GO
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Natal: Empresários querem aumentar as tarifas dos ônibus

Não foi nesta semana, mas o aumento na tarifa de ônibus de Natal segue como meta dos empresários do setor. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) informa que o reajuste da tarifa,  compromisso previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Executivo e pelos empresários, estava combinado entre as partes para ocorrer após o período eleitoral. Mesmo após a exoneração de Renato Fernandes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), os empresários garantem que continuarão a cobrança e, para isso, tentam agendar um encontro com o secretário do Gabinete Civil e interino da Semob, Kalazans Bezerra.

Com a majoração da tarifa prevista inicialmente para ocorrer em 1º de junho deste ano, os empresários vêm diariamente pressionando a Prefeitura, através da Semob, para determinar o aumento. Os principais argumentos dos empresários são os aumentos das gratuidades, de serviços especiais e aumento salarial dos rodoviários.

De acordo com o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, os empresários tiveram um aumento de 4% nos custos somente com os reajustes salariais dos motoristas e cobradores, implementado desde 1º de maio deste ano. Além disso, Maranhão também explicou  que, com a disponibilização do Passe Livre (que permite ao usuário pagar apenas uma passagem e pegar mais de um ônibus durante uma hora), mais de 1,5 milhão de usuários por mês utilizam dois ônibus pagando apenas uma passagem. “É uma gratuidade que não é arcada pelo Executivo, e sim pelo próprio usuário”, explicou Augusto Maranhão, que também se queixou do aumento de estudantes utilizam a meia passagem. “Antes da bilhetagem eletrônica eram (os estudantes) 16%. Hoje já são 38%, e o município não arca com nenhum centavo dessa gratuidade”.

Apesar da mudança no comando da Semob, o Seturn acredita que não ocorrerão mudanças no andamento da negociação sobre a tarifa. No entanto, mais do que o aumento, os empresários dizem que aguardam ansiosos pela licitação do transporte público na cidade. “Nós reivindicamos um direito legítimo, que é o aumento da tarifa já previsto no TAC, mas que está atrasado. Queremos a licitação para o reajuste não depender da boa vontade de nenhum prefeito e nós não termos que arriar as calças para reivindicar um aumento de tarifa. Por isso vamos pressionar”, garante Augusto Maranhão.

Fonte: Tribuna do Norte
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Prefeitura do Rio apresenta ônibus que vai circular na Transoeste


Fonte: R7.com
Prefeitura apresentou o primeiro BRT (Bus Rapid Transit), modelo de ônibus que será utilizado na Transoeste, na manhã desta terça-feira (9), no local onde está sendo construído o túnel da Grota Funda, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Com capacidade de transportar 160 passageiros, o ônibus fará o itinerário que vai ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande, também na zona oeste. Ele tem piso elevado a 90 cm do solo, portas do lado esquerdo e não tem catraca interna.
O prefeito Eduardo Paes disse que o ônibus pode ser comparado a um metrô de superfície.
- Sempre falamos muito que as pessoas no Rio têm que andar menos de carro e usar bastante transporte público. Os passos para permitir que as pessoas façam isso estão sendo dados agora. Primeiro, com a contratação do Bilhete Único no sábado (dia 6) e agora com um transporte público de qualidade.
A prefeitura disse que a economia será de uma hora no tempo de viagem entre os pontos de ligação. 
Os veículos atendem aos critérios estabelecidos no contrato de licitação das linhas de ônibus, que regulamentou a operação do sistema de transporte rodoviário da cidade.
As obras desse corredor de BRT, que vai ter 56 km de extensão, estão orçadas em R$ 800 milhões, começaram há mais de dois meses e fazem parte do pacote viário que vai preparar a cidade para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
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Rio de Janeiro: Bilhete Único será ampliado para vans, trens, metrô e barcas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Transportes informou, no início da tarde desta terça-feira, que o Bilhete Único Carioca (BUC) será ampliado e os usuários poderão fazer integração com outros meios de transporte, como vans, trens, metrô e barcas.A medida, no entanto, ainda não tem data para entrar em vigor. Já o aumento entre o intervalo das viagens - de duas horas - está descartado.
Na manhã desta terça, muitos usuários disseram não usar o BUC por optarem por meios de transporte que driblem os engarrafamentos. É o caso da supervisora Lisandra Alvarenga, de 40 anos. Moradora de Madureira, ela prefere pegar o metrô para chegar ao Centro e, de lá, pegar outro ônibus para a Zona Sul:

— De Madureira para cá é muito trânsito. Então, prefiro o metrô, mesmo pagando mais. Só vou conseguir usar o BUC se derem um jeito no trânsito ou se ele começar a ser aceito no metrô.

A analista de contas Simone Braga, de 33 anos, faz coro: moradora do Jardim América, ela prefere pegar um ônibus com ar-condicionado — que não para em todos os pontos e não aceita o BUC — para ir ao Centro. Pagar R$ 5,50 pela passagem, segundo Simone, vale a pena.

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Bilhete Único Carioca já é motivo de queixas

O primeiro dia útil de funcionamento do Bilhete Único Carioca (BUC) e de operação dos quatro consórcios de ônibus (Internorte, Intersul, Santa Cruz e Transcarioca), vencedores da licitação feita pela prefeitura, foi marcado segunda-feira por falta de informação e preocupação dos passageiros. Na Zona Oeste, muitas pessoas não sabiam como usar o sistema e não tinham com quem tirar dúvidas. Além disso, os cariocas ainda não sabem ao certo se o BUC será uma alternativa válida, por causa do limite de tempo de utilização entre as duas viagens - duas horas entre as roletas - e os enormes congestionamentos da cidade.
Moradora de Jacarepaguá, a técnica de laboratório Aline Cavalcanti perdeu o direito à integração logo no primeiro dia. Ela disse que o tempo de uso é curto, se comparado com o necessário para se deslocar no trânsito carioca. Aline demorou cerca de duas horas e 15 minutos de Jacarepaguá até a Central do Brasil. Segundo ela, os congestionamentos na Linha Amarela e na Avenida Brasil são constantes, e ainda há uma obra na altura da Fiocruz que prejudica mais o trânsito:
- Eu acho que esse tempo deveria ser de no mínimo três horas nos horários de pico. Quem mora longe vai perder esse direito quase sempre.

Vistoria: maioria das linhas estava fora das regras
Também houve queixas de passageiros que usaram os ônibus com a nova padronização dos consórcios. A secretária Renata Afonso embarcou na Central, às 16h, num ônibus da linha 179 (Central-Recreio, via Linha Amarela), que parou a viagem antes do fim. Ao chegar em frente ao BarraShopping, um fiscal pediu aos passageiros que saltassem e embarcassem em outro coletivo da linha 179, que faz um percurso via Jockey. O ônibus vazio retornou para o Centro.
- Peguei o 179 via Jockey cheio. Antes eu estava sentada. Depois tive que viajar em pé até a minha casa, no Recreio. Levei uma hora e 20 minutos até o BarraShopping e mais uma hora, em pé, até o Recreio. É um absurdo. Ainda mais se levar em consideração que o preço da passagem aumentou, de R$ 2,35 para R$ 2,40 - reclamou Renata.
Na Urca, os novos ônibus da linha 107 (Central-Urca), maiores do que os da empresa Amigos Unidos, que deixou de operar, eram motivo de preocupação para alguns moradores.
- São ônibus imensos para circular pelas ruas estreitas da Urca. Atravancam o trânsito e podem bater em carros estacionados - disse o funcionário público Walter Franca, de 26 anos.
A Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria municipal de Transportes constatou que 82% (173) das 210 linhas vistoriadas segunda-feira até as 19h estavam em desacordo com as novas regras. Como aconteceu no fim de semana, a falta do adesivo obrigatório identificando o consórcio voltou ontem a ser a principal falha identificada pelo órgão. A subsecretaria flagrou ainda linhas com a frota abaixo do número exigido. Por enquanto, não estão sendo aplicadas multas: os consórcios estão sendo advertidos e orientados.
Segundo o Rio Ônibus (sindicato que reúne as empresas do setor na capital), todos os coletivos estarão com adesivos dos consórcios até o fim desta semana. A entidade nega que as empresas tenham colocado menos ônibus em algumas linhas. No fim de semana, a Subsecretaria de Fiscalização vistoriou 373 linhas, encontrando problemas em 275 (73,7%). O órgão alega que o índice de irregularidades inferior ao de ontem se justifica pela menor quantidade de veículos em circulação nos fins de semana.
Em Campo Grande, enquanto fiscalizava as linhas administradas pelo consórcio Santa Cruz, no sábado, a prefeitura flagrou dois ônibus da empresa Padre Miguel. Os coletivos não pertenciam a nenhum dos quatro consórcios autorizados a prestar o serviço na cidade e foram removidos para um depósito.
De acordo com o diretor-executivo de Negócios do RioCard, Edmundo Fornasari, 12% (305 mil) das viagens de ônibus feitas no último fim de semana foram de integração municipal. Segundo ele, foi feito um total de 1,46 milhão de viagens usando cartão, no sábado e no domingo. Mais 1,4 milhão de viagens foram pagas com dinheiro. Os números de ontem só estarão disponíveis hoje.
- Para o primeiro fim de semana do bilhete único, o número de usuários foi bom. Nossa expectativa é chegar a 20% dos usuários em até seis meses - disse Fornasari.

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Recife: Terminal Tancredo Neves estará pronto no 2º semestre de 2011

Um dos terminais integrados mais esperados pela população do Recife não será entregue este ano como estava programado o governo do estado, pois as obras que começaram em janeiro deste ano sofreram atrasos e com isso os usuários só poderão usufruir deste terminal a partir do 2º semestre de 2011.
O terminal Tancredo Neves deverá ser um dos maiores da região metropolitana, visto que serão 17 linhas integradas ao metrô linha sul.
A área construída será de 2.812,06 m2, em um terreno de 11.660,40 m2 e os recursos destinados a este terminal são da ordem de 8,9 milhões.
 O terminal Tancredo Neves esta situado na zona sul de Recife e atenderá uma média de 122 mil pessoas por dia, com 17 linhas integradas entre si. Para se ter uma idéia, hoje a estação Tancredo neves tem um fluxo de 1.000 passageiros, na qual esse número aumentará em 100 vezes mais devido a essas linhas de ônibus que passarão a atender esta estação.
O Metrô linha sul será integrado ao terminal no qual o passageiro pagará uma única tarifa podendo ele se locomover a diversos lugares da cidade e região metropolitana pegando outro ônibus.

Informações de Marcos Matias(Imprensa Consórcio Grande Recife)
Fonte: Meu Transporte Pernambuco

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