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BNDES vai liberar até US$ 20 bilhões para o trem-bala

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai aportar o máximo de R$ 19,977 bilhões no financiamento do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. O valor será atualizado pelo IPCA e limitado a 80% de itens financiáveis pelo banco de fomento ou 60,3% do investimento total, o que for menor.
O custo do financiamento para o trem-bala será de Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 6% ao ano, mais uma taxa de risco de crédito de 1% ao ano para o consórcio vencedor da licitação. O prazo de pagamento será de 30 anos, com seis meses de carência após a data prevista para o início da operação comercial.
A concessão terá prazo de 40 anos e o consórcio vencedor da licitação será responsável pelo projeto, construção, operação e manutenção do trem-bala, com obrigatoriedade de transferir a tecnologia utilizada. O aporte estimado dos acionistas privados é de cerca de R$ 7 bilhões e a taxa de juros total do financiamento poderá ser reduzida, caso a receita operacional bruta nos primeiros dez anos de operação fique abaixo do previsto nos estudos de viabilidade financeira.

Os consórcios interessados na licitação deverão entregar os envelopes até 29 de novembro e a sessão pública do leilão acontecerá em 16 de dezembro. A assinatura do contrato de concessão deverá acontecer em 11 de maio do ano que vem. O valor máximo da tarifa cobrada pelo TAV será de R$ 199 entre Rio e São Paulo, com o teto de R$ 0,49 por quilômetro, para uma viagem com 1h30 de duração.
Segundo nota divulgada pelo BNDES, as projeções de demanda feitas pelo consórcio Halcrow-Sinergia - contratado para realização de estudo sobre o trem-bala - apontam para 32 milhões de passageiros por ano, com receitas anuais superiores a R$ 2 bilhões. O prazo previsto para implantação é de seis anos.

"Segundo os estudos referenciais realizados pelo governo, o custo médio mundial dos projetos de trem de alta velocidade era de US$ 32,7 milhões por quilômetro. O relevo acidentado da região demanda investimentos maiores do que os realizados em áreas de planície, justificando a estimativa mais elevada", diz a nota divulgada pelo BNDES.

Fonte: O Globo
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Em João Pessoa, STTrans amplia faixa exclusiva para transporte coletivo na Capital

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) vai implantar, a partir da próxima semana, uma área de faixa exclusiva para o transporte coletivo no Centro da Capital, no trecho do Parque Sólon de Lucena até o Viaduto Damásio Franca. A medida visa dar prioridade ao tráfego de ônibus, na região central da cidade, tornando o serviço mais ágil e confortável ao usuário do sistema. Com a mudança, a STTrans busca diminuir os congestionamentos em horários de pico, a partir do disciplinamento e reordenamento do trânsito.

Segundo a superintendente da STTrans, Laura Farias, a intenção é disciplinar o tráfego para melhorar o conflito hoje existente entre o anel interno da lagoa e a Avenida General Osório, onde o volume de veículos que circula pelo trajeto é intenso. A sinalização horizontal foi implantada no último fim de semana e os ônibus já passaram a contar com uma faixa exclusiva para eles. No entanto, apenas com a implantação da sinalização vertical, que ocorrerá esta semana, os veículos de passeio terão que se adequar à mudança, deixando de utilizar a faixa exclusiva.

"Os agentes de trânsito passarão este período orientando os motoristas para a mudança que está ocorrendo, para evitar confusões. Por enquanto não podemos fiscalizar a faixa para que ela seja de fato exclusiva dos ônibus porque falta a sinalização vertical, mas o ideal é que os motoristas também já comecem a se adequar à faixa exclusiva", afirmou o chefe da Divisão de Sistema Viário, Sanderson Cesário.

Trecho exclusivo – Para dar mais fluidez às cinco mil viagens, realizadas pelas 92 linhas que circulam diariamente na Capital, a nova área, será ampliada em aproximadamente três quilômetros, na área central, dando continuidade a partir do Parque Sólon de Lucena, no anel interno, seguindo pelo Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Candido Pessoa e Avenida Sanhauá. Após o Terminal de Integração do Varadouro, a faixa exclusiva prosseguirá pela Rua Padre Azevedo, Rua Padre Meira, até o cruzamento da Avenida General Osório com Rua Guedes Pereira. As paradas não sofrerão alterações quanto ao local de embarque e desembarque de passageiros.

Sinalização – A sinalização horizontal (marcação, pintura viária e taxões), implantada no pavimento durante o último fim de semana, delimita o trecho de faixa exclusiva dos ônibus e demais veículos nas vias. Falta apenas a sinalização vertical (placas de regulamentação e advertência), que será instalada esta semana.

Nas primeiras semanas da alteração, a Superintendência vai realizar uma avaliação e se houver necessidade poderá efetuar ajustes. Agentes de Trânsito e fiscais de Transporte estarão percorrendo todo o trecho para monitorar, fiscalizar e orientar os condutores.

A STTrans irá comunicar às empresas concessionárias sobre essas mudanças para que os motoristas de ônibus sejam informados e respeitem as faixas exclusivas. "Além de diminuir os transtornos dos congestionamentos, a criação das faixas viabilizará a redução do tempo de viagem dos ônibus, atraindo a população para o uso desse transporte, gerando diminuição da quantidade de veículos nas ruas da cidade", comentou o diretor de Transportes da STTrans, Adalberto Araújo.

Fonte: PB Agora
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Rio de Janeiro: Hoje (segunda-feira) é primeiro dia útil para uso do Bilhete Único

Nesta segunda-feira, o primeiro dia útil de funcionamento dos quatro consórcios que operam as 735 linhas municipais do Rio, será também a prova de fogo para o Bilhete Único Carioca, que entrou em vigor no sábado. Com o cartão, é possível o passageiro pegar dois ônibus sem ar condicionado, pagando apenas R$ 2,40. O benefício pode representar economia de R$ 1.152 ao ano para quem usa transporte coletivo. Ontem, um terço das linhas não colocou o número mínimo de ônibus nas ruas.

O usuário tem que ficar atento ao tempo limite para o uso do cartão. O intervalo entre o primeiro e o segundo embarques tem que ser de até duas horas. Portadores do Bilhete Único Intermunicipal e do RioCard vale-transporte podem usufruir do benefício também. Esses cartões já estão adaptados para o Bilhete Único municipal.

Quem ainda não tem o Bilhete Único Carioca ainda pode pedir o seu. Para isso, basta fazer o requerimento pela Internet, e cadastrar o CPF em www.riobilheteunico.com.br. O cartão pode ser retirado nas agências do Itaú ou em casa, mediante pagamento de taxa de R$ 7. Nesse caso, é preciso esperar 48h para usá-lo. A maneira mais rápida de garantir o seu é ir a um dos oito postos espalhados na cidade. Eles funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 18h na Central do Brasil, na Avenida Monsenhor Félix 512, Irajá, e na Praça Armando Cruz, em Madureira.

Sem ônibus suficiente em circulação

No segundo dia de fiscalização após a entrada em vigor das novas regras para o sistema de ônibus do Rio, mais problemas. Fiscais da Secretaria Municipal de Transporte constataram que em 45 linhas — quase um terço das 143 fiscalizadas — não havia o número mínimo de ônibus nas ruas.

Nos trajetos 2015 (Castelo-Leblon), 2017 (Rodoviária-Leblon) e 2019 (Central-São Conrado) o problema foi pior: não havia sequer um coletivo circulando. Esse trajetos são de responsabilidade do consórcio Intersul. Os fiscais, no entanto, só o advertiram.

Até agora, porém, a Prefeitura do Rio não colocou sequer um funcionário para fiscalizar o cumprimento do Código Disciplinar de Transporte, que prevê multas para motoristas que liberem a entrada de camelôs, não parem para idosos e falem ao celular, entre outros casos.

Confira o endereço dos oito postos:
       
CENTRO
R. da Ajuda 5,de segunda à sexta, 8h às 17h30. Central do Brasil, de segunda à sexta, 8h às 18h.
       
ZONA SUL
Rua Dona Mariana 48, Botafogo, de segunda à sexta, das 9h às 16h.
       
ZONA OESTE
Terminal Alvorada, Barra da Tijuca, de segunda à sexta, das 8h às 18h. Shopping Bangu: de segunda à sexta, mesmo horário e sábado, de 9h às 13h. R. Fernanda 155, Santa Cruz. Segunda à sexta, de 8h às 17h.
       
ZONA NORTE
Av. Monsenhor Félix 512, Irajá. Praça Armando Cruz, Madureira. Segunda à sexta, 8h às 18h.

Fonte: O Dia Online
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São Paulo: Jacu-Pêssego pode ter corredor de ônibus com sistema BRT

Entre os planos da futura equipe do governador eleito Geraldo Alckmin está a construção de um corredor exclusivo de ônibus na avenida Jacu-Pêssego, via localizada na zona Leste. A ideia é fazer um corredor que siga o sistema denominado Bus Rapid Transit (BRT).
Em tal modelo, o passageiro paga a passagem antes de embarcar em plataformas elevadas e faz quantas baldeações quiser. É um sistema que ficou famoso em cidades como Curitiba (PR) e na capital da Colômbia, Bogotá.

O projeto do BRT tem por objetivo aproveitar os 13,6 km da Nova Jacu-Pêssego, cuja ampliação foi entregue à população no mês passado. O novo trecho foi construído como via expressa – são três pistas de asfalto novo e sem semáforos. Mesmo assim, não foi descartada a adoção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou mesmo um monotrilho para cortar a região. Segundo integrantes da equipe do futuro governador, as obras na Jacu-Pêssego devem ficar prontas no fim da gestão Alckmin, em meados de 2014, ano da Copa.

Fonte: CadernoSP
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Começa a operar no Rio a 35ª estação de metrô

A primeira aparição pública do governador do Rio, Sérgio Cabral, depois da definição das eleições presidenciais, foi festiva. Acompanhado do prefeito Eduardo Paes, Cabral inaugurou, na manhã desta segunda-feira, no centro da cidade, a 35ª estação de metrô da capital, na Cidade Nova. O ponto passa a ser a última estação de desembarque da linha 2 e um novo local de integração com os trens da linha 1 do metrô, beneficiando cerca de dez mil usuários por dia.

A estação, no entanto, só funcionará em horário normal – de 5h à meia-noite, de segunda à sexta-feira; e das 7h às 23h, aos domingos e feriados – a partir de 1º de dezembro. Até lá, ela será operada em caráter experimental apenas de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, para que sejam feitos ajustes. O horário de funcionamento será estendido gradativamente durante o mês. Neste período de testes os usuários poderão embarcar gratuitamente, pois as roletas estarão liberadas.

Com investimento de 80 milhões de reais, a nova estação se destaca por suas condições de acessibilidade: tem seis escadas rolantes, seis elevadores para pessoas com dificuldade de locomoção, piso adaptado para portadores de deficiência visual e sinalização em braile. A estação também já está preparada para permitir ligação com a Rodoviária Novo Rio, com a estação de trem da Leopoldina e com o futuro trem de alta velocidade (TAV) que ligará as capitais do Rio e São Paulo.

Na solenidade, o governador Sérgio Cabral destacou que a capacidade do metrô aumentou de 450 para 620 mil usuários por dia em seu mandato e que a meta é alcançar 1 milhão de passageiros diariamente até 2014, ano da Copa do Mundo do Brasil, que terá os jogos das fases mais importantes disputados no Rio.

Já o Prefeito Eduardo Paes exaltou a recuperação da região da Cidade Nova, que durante muitos anos esteve abandonada pelo poder público. “A Cidade Nova era nova somente no nome, ela estava antiquada e precisando de modernização. Com a construção desta estação e da passarela que beneficiará, inclusive, os funcionários da Prefeitura nós damos mais uma passo para a revitalização desta área, que está perto da Zona Portuária”, disse o prefeito exagerando: “esta não é uma passarela e sim uma alameda, uma avenida”.

Fonte: Veja
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Metrô de Teresina ganhará dois novos trens

A Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) realiza a entrega de dois novos trens, que integram o projeto do metrô de Teresina, até o dia 15 de novembro. As máquinas, equipadas com ar-condicionado, terão capacidade de transportar até 400 passageiros cada.
“As locomotivas representam o que há de mais moderno no setor. Por serem 30 mil quilos mais leves, se deslocam e freiam mais rápido. Também equipamos os veículos com vidros resistentes a disparos de armas de fogo e com câmeras de vídeo para a segurança”, diz o diretor-presidente da CMTP, Marcos Silva. Com o incremento do metrô de Teresina, o número de passageiros que utilizam o transporte passou de cinco para quinze mil.
Com as novas locomotivas a expectativa é que o público-alvo ultrapasse a casa dos 45 mil por dia. “O metrô é um transporte rápido, barato e seguro. Com as novas máquinas será possível fazer viagem do Dirceu a Estação Alberto Silva em 30 minutos. Outra motivação é o valor.
A passagem continua em R$ 0,50”, informa Marcos Silva. Um dos trens terá a cor verde, em referência ao apelido tradicional de Teresina, a cidade verde; o segundo será amarelo em menção ao mundial de futebol que acontece no Brasil em 2014.
No próximo dia 10 de novembro vai ser realizada a licitação de empresa responsável pela reforma e construção das novas estações do metrô. “Iremos construir dois novos pontos de embarque/desembarque de passageiros: um no bairro São João e outro na Piçarra”, afirma o diretor-presidente da CMTP.

Fonte: Governo do Piauí
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