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Detro apreende 39 ônibus irregulares na Região Metropolitana do Rio e de Niterói

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) apreenderam 39 ônibus em uma operação especial realizada nesta sexta-feira, nos principais terminais da Região Metropolitana do Rio. Também foram aplicadas 55 multas. Vinte e cinco veículos foram recolhidos em Niterói, dez na Central do Brasil, três na Praça XV e outro na Praça Mauá. Um coletivo da empresa Transmil, que circulava com documentação atrasada de 2004, foi levado para o depósito da Rodovia Washington Luiz.
A empresa com maior número de veículos apreendidos foi a Rio Ita, com 11 ônibus recolhidos, sendo a maior parte deles por apresentarem número de bancos a mais ou a menos do que o correto para aquele tipo de transporte. As principais infrações constatadas foram: problemas na documentação, falta de trocador, omissão do quadro de horários e falta de autorização para o transporte de passageiros.
As multas variam de R$ 900 a R$ 2.100 e os veículos recolhidos só podem voltar a circular após regularizarem as infrações.
- Se o cidadão é tratado com rigor, por que as empresas acham que podem tentar driblar a legalidade? Quem se dispõe a prestar serviço à população deve estar comprometido com a qualidade e a segurança deste. Não é admissível que os empresários teimem em tratar os passageiros do transporte público como gado - disse o presidente do Detro, Rogério Onofre.

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Com fim da greve dos metroviários, trens circulam normalmente nesta sexta

Após dois dias de greve, os metroviários voltaram ao trabalho na manhã desta sexta-feira (22/10). De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), o movimento é tranquilo e os 19 trens circulam normalmente.

O retorno aconteceu depois de uma reunião entre o Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (Sindmetro) e direção do Metrô-DF, mediada pelo Ministério Público do Trabalho, onde a empresa se comprometeu a convocar os 90 aprovados no último concurso público. O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira. Confira a lista dos aprovados no site.

Por 90 dias, os metroviários vão ter redução da carga horária de 40h para 30h, sem redução salarial. Como anteriormente divulgado pelo Metrô, a diminuição do horário de trabalho, a partir de 1º de novembro, terá caráter experimental. Uma modificação na remuneração será avaliada por uma comissão ao fim do prazo.

Fonte: Correio Braziliense
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São Paulo: Projeto põe ônibus e bicicleta na mesma faixa

O projeto de ciclofaixas em Moema, na zona sul de São Paulo, em estudo pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), prevê pistas compartilhadas entre ciclistas e ônibus. O modelo, comum em países europeus, é inédito no Brasil. Se for adotado, uma das pistas de carros terá de ser reservada para o corredor e as outras, estreitadas.
O projeto prevê a criação de uma rede completa de ciclofaixas no bairro, no lugar das vagas de Zona Azul, retiradas pela Prefeitura no início do ano, totalizando cerca de 15 km. Onde não passa ônibus, as ciclofaixas ficariam nas extremidades, obedecendo ao sentido de circulação. O plano foi feito pela consultoria TC Urbes e pelo Instituto CicloBR, com participação da CET. O traçado definitivo ainda não está definido e dependerá dos estudos de impacto e viabilidade da companhia. Moradores deverão ser consultados.
Segundo os técnicos responsáveis, as pistas compartilhadas entre bicicletas e ônibus vão dar prioridade tanto ao transporte não motorizado quanto ao público. A solução pode ser adotada em vias com fluxo de ônibus, como a Alameda dos Maracatins ou a Avenida dos Eucaliptos, por onde passam algumas linhas de ônibus. Questões como a velocidade dos ônibus e o embarque de passageiros também foram consideradas.
Para diminuir os atritos entre ciclistas e motoristas, estão previstas palestras e treinamento dos condutores de ônibus. As faixas exclusivas deverão ter 4 metros de largura - corredores de ônibus normais são menores, com pistas que variam entre 2,75 metros e 3,30 metros.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Ônibus no Rio começam a circular com novo visual no dia 30

A Secretaria municipal de Transportes confirmou nesta quinta-feira que os quatro consórcios de empresas, vencedores de licitação promovida pela prefeitura, passarão a operar as linhas de ônibus da capital no próximo dia 30. O Bilhete Único Carioca (BUC), no entanto, só começará a valer no dia 6 de novembro. O prefeito Eduardo Paes decidiu adiar a implantação do BUC para o primeiro sábado após o segundo turno das eleições, a fim de não criar confusão e não atrapalhar o processo eleitoral.
A intenção da Rio Ônibus (sindicato que reúne as empresas de ônibus do Rio) é que, na estreia, 200 veículos novos comecem a circular já com a nova padronagem visual. Conforme resolução da Secretaria de Transportes, os ônibus municipais serão brancos, com alguns detalhes em outra cor, para identificar a região onde eles circularão. Amarelo identificará as linhas do consórcio Intersul (Zona Sul e Grande Tijuca); verde as do Internorte (Zona Norte); azul as do Transcarioca (Jacarepaguá, Barra e Recreio); e vermelho as do consórcio Santa Cruz (Zona Oeste).
O contrato da prefeitura com os quatro consórcios, para operar as linhas municipais pelos próximos 20 anos, foi assinado no dia 17 de setembro. Eles assumem sob a vigência de um Código Disciplinar mais rigoroso para as empresas e os motoristas de ônibus. Com o novo código, ações como não parar no ponto, circular com veículos em mau estado de conservação, usar celular ao volante dos ônibus e permitir o acesso de ambulantes aos coletivos poderão gerar multas que vão de 20 a 520 Ufirs-RJ (de R$ 40 a R$ 1.050 aproximadamente).

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Metrô DF: Metroviários decidem em assembleia por fim de paralisação

Parados há dois dias, o trabalhadores do Metrô-DF decidiram, em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (21/10), pelo fim da greve e retorno às atividades. Já na manhã desta sexta-feira, todos os 19 trens devem circular normalmente. A categoria disse ter tido avanços na redução da jornada de trabalho.

O Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô) e a empresa entraram em acordo durante reunião mediada pelo Ministério Público do Trabalho, no início desta noite. A proposta, levada à votação pelos sindicalistas, teve a aprovação de 90% dos participantes da assembleia; 10% se posicionaram contra.

Por 90 dias, os metroviários vão experimentar a redução da carga horária de 40h para 30h, sem redução salarial. Como anteriormente divulgado pelo Metrô, a diminuição do horário de trabalho, a partir de 1º de novembro, terá caráter experimental. Uma modificação na remuneração será avaliada por uma comissão ao fim do prazo.

"Essa reunião de hoje se resume a um compomisso que tem valor. Nós avançamos em várias questões, como o Plano de Carreira", disse um dos diretores do SindMetrô, Luciano Soares Costa.

A empresa se comprometeu a chamar 90 aprovados no último concurso, referente ao cadastro reserva. Ao todo, serão 40 vagas para piloto e 50 para agente de estação. A categoria, no entanto, reivindicava 200. O Diário Oficial do DF (DODF) de amanhã (22/10) trará os nomes dos convocados. O órgão garante que a greve dos funcionários não influenciou nas convocações, que já estavam previstas.

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Salvador terá sistema Bus Rapid Transit '' BRT ''


BRT DA CHINA
A cidade se prepara para receber um sistema de ônibus chamado BRT – Bus Rapid Transit (Transporte Rápido por Ônibus) que circulará nas  avenidas mais movimentadas.
Trata-se de um esquema de transporte coletivo operado com ônibus de grande capacidade em vias exclusivas  segregadas em relação ao tráfego de veículos em geral, a ser instalado nas avenidas Paralela, ACM, Juracy Magalhães, Barros Reis e Vasco da Gama, pois já possuem espaço físico suficiente para implantação dessas vias, sem necessidade de vultosas desapropriações.
Este projeto irá proporcionar maior eficiência no transporte de passageiros de Salvador, através da redução significativa no tempo de viagem e dos custos de deslocamento, com mais confiabilidade e segurança para os usuários, melhor acessibilidade e agilidade no atendimento aos mesmos, bem como a minimização do consumo energético e emissão de poluentes, além de importantes melhorias urbanísticas, que se traduzirão numa melhor qualidade de vida da cidade.
A Etapa do Projeto BRT Salvador, prioritária para a Copa 2014, compreende os corredores Aeroporto-Acesso-Norte (Av. Paralela) e Iguatemi-Lapa (via Av.ACM e Vasco da Gama) que totalizam R$884 milhões, dos quais, já estão assegurados R$570 milhões de recursos federais, relativos à implantação do trecho Aeroporto –Acesso Norte. Os recursos para os trechos complementares estão sendo pleiteados junto ao Governo Federal pela Prefeitura de Salvador.
Estes corredores irão promover a articulação rápida, segura e confortável dos principais acessos da Região Metropolitana e de Salvador (Aeroporto e Estação Rodoviária ), com o Estádio da Fonte Nova e estádios complementares, os polos hoteleiro de turismo e negócios,  o Centro Histórico e o novo Centro do Iguatemi  e a rede hospitalar pública e privada, pois irá operar nos corredores estruturais de transporte da cidade, integrada com a linha de Metrô Acesso Norte-Lapa, e consolidar o principal eixo de expansão da cidade atualmente, representado pela Av. Paralela.  
Com resultados positivos em outras cidades do Brasil e do mundo, a exemplo de Curitiba (RIT), São Paulo (Interligado), Bogotá (Transmilenio), Quito (Metrobus), México (Metrobus),  este sistema de ônibus cada vez mais atrai os passageiros, inclusive nestes locais citados houve até migração de pessoas que possuem automóvel e hoje utilizam este transporte devido à eficiência do mesmo. E aqui em Salvador a expectativa é de que tenha a mesma aceitação já que o objetivo principal é o de resolver os graves problemas do trânsito e do transporte público existentes na cidade.

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