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Curitiba: Terminais de ônibus ainda são motivo de reclamação

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dezoito terminais de ônibus de Curitiba passaram ou estão passando por obras de ampliação e revitalização. De acordo com a Prefeitura, este foi o maior pacote de obras desde o início da construção dos terminais, na década de 1980. Foram ou estão sendo reformados os terminais do Centenário, Campo Comprido, Barreirinha, Caiuá, Boa Vista, Carmo, CIC, Portão, Boqueirão, Bairro Alto, Fazendinha, Sítio Cercado, Campina do Siqueira, Santa Felicidade, Capão Raso, Santa Cândida, Vila Oficinas e Pinheirinho. O pacote foi lançado ainda na gestão do ex-prefeito Beto Richa, com a expectativa de que o usuário teria maior conforto. Entretanto, os reparos que aconteceram nos equipamentos não foram suficientes ou adequados, na opinião de usuários.
Entre as principais mudanças estão a adequação das estações-tubo ao novo formato do ligeirinho Inter 2, agora articulado, e a inclusão de novas linhas de biarticulado. A reportagem esteve em alguns terminais de Curitiba e conversou com usuários do transporte coletivo. No Pinheirinho, onde foram investidos R$ 4,4 milhões na ampliação do terminal, o resultado não agradou totalmente. A analista de crédito Cleonice dos Santos Banzato mora no Capão Raso e trabalha ao lado do terminal. Ela reclama que as obras não trouxeram benefício ao terminal como um todo.

“A reforma foi feita, mas não foi visando melhorar o terminal, foi pensada para incluir uma nova linha de biarticulado, o Pinheirinho-Carlos Gomes. No outro lado, onde estão os alimentadores, o tumulto permaneceu”, critica Cleonice. Desde maio do ano passado a nova linha passou a funcionar e para isso foram construídas novas plataformas de embarque e desembarque. Além disso, houve reparos no túnel e no piso do terminal. “No horário de pico não tem como andar de ônibus, é um empurra-empurra, difícil de entrar no ônibus. Se a reforma tivesse sido feita em todo o terminal, visando todas as linhas, teria melhorado”, complementa a analista de crédito, apontando que não há espaço para todas as linhas e para os usuários.
Em outros terminais a situação é parecida. No Boqueirão, desde março deste ano, passou a funcionar a linha Ligeirão Boqueirão. Para a implantação do novo biarticulado, os terminais do Boqueirão, Carmo e Hauer passaram por reformas nas plataformas — sendo esta a obra mais significativa em cada um. A universitária Dafne Salvador mora no Boqueirão e passa pelo terminal todos os dias para ir até a universidade, no Cabral. Ela afirma que houve a melhora com as obras, mas elas ficaram restritas à área da linha do novo biarticulado. “Melhorou em relação à criação da nova linha, mas como os três ligeirões — o Boqueirão, o Ligeirão e o Circular Sul — param na mesma plataforma, fica um aglomerado de pessoas. De manhã, às 7 horas, a fila para o Ligeirão ocupa até metade do pátio do terminal”, comenta Dafne.

Fonte: Bem Paraná

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Projeto vai garantir lotação máxima no transporte coletivo de Cuiabá

Foi aprovado em primeira votação nesta quinta-feira (29.09) na Câmara Municipal de Cuiabá, projeto de lei do vereador peemedebista Domingos Sávio que limita a lotação máxima dos veículos que operam no transporte coletivo da capital.
De acordo com o projeto o sistema de transporte coletivo deve garantir aos usuários o espaço mínimo de 1 metro quadrado para três passageiros em pé, a matéria impõe também que, o não cumprimento da lei implicará uma multa de RS 10 mil ao dia por veículo em circulação.
Segundo o vereador, a administração pública deve atuar em função da maioria da população principalmente dos mais pobres. "Está na hora de moralizar a exploração dos serviços, acabando com a falta de respeito dos usuários que, sem opção de outro meio de transporte, são obrigados a utilizar o transporte coletivo superlotados." Disse ainda que o projeto de lei vai estabelecer parâmetros claros e objetivos na legislação de Cuiabá, assegurando melhorias nas condições de segurança.
"Os transportes coletivos têm que oferecer aos usuários conforto e integridade. O numero elevado de passageiros, o excesso de peso pode, inclusive, causar defeitos mecânicos redundando graves acidentes," disse Domingos.

Fonte: JusBrasil

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De braços cruzados a três dias, rodoviários da Coopatram mantém greve

A greve dos rodoviários da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte de Samambaia (Coopatram) continua nesta sexta-feira (1°/10). Sem acordo com a empresa, a categoria, que cruzou os braços na madrugada de terça-feira (28/9), mantem paralisação que prejudica cerca de 60 mil moradores de Arapoanga e Vale do Amanhecer. O serviço é utilizado para ir ao Plano Piloto.
De acordo com o vice presidente do Sindicato dos Rodoviários, Jorge Farias, representantes da cooperativa ainda não procuraram a categoria para negociar. "Nós estamos preocupados porque domingo tem eleição e como as pessoas vão para os locais de votação?", questiona. Segundo ele, nenhuma reunião está marcada para amanhã.

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informou que questões trabalhistas devem ser resolvidas entre a cooperativa e os funcionários e, por isso, o governo não vai intervir. Para não prejudicar a população, 80 veículos de outras empresas de transporte circulam na região.

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Ônibus extras nas ruas de João Pessoa nessas eleições

Os eleitores que precisarão do transporte coletivo para ir até as zonas eleitorais para votar, no próximo domingo, contarão com mais ônibus operando em um esquema especial em João Pessoa. O esquema completo estará definido na tarde de hoje, mas a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) já adiantou que haverá um reforço de 85 ônibus circulando pela cidade, totalizando 335 coletivos para garantir o transporte de eleitores até os locais de votação.
Ângela Monteiro, chefe da Divisão de Transportes Coletivos da STTrans, afirma que o esquema especial de ônibus para o próximo domingo é similar ao trabalhado todos os sábados. "A maioria das pessoas vota perto de casa. Mesmo assim, acreditamos que a aplicação do esquema do sábado seja o ideal para atender as pessoas que precisam se deslocar para outros lugares antes ou depois de votar", explica Ângela. A STTrans registra uma média de 140 mil passageiros que utilizam transportes coletivos todosos domingos, com um movimento de 250 ônibus circulando nas vias da capital. "Esperamos um aumento significativo no movimento de passageiros para este domingo, mesmo porque depois da votação, os eleitores aproveitam o domingo para atividades de lazer", diz.

O chefe de Fiscalização de Transportes, Paulo Sérgio, informou que para o próximo domingo, a STTrans vai manter um plantão com 15 fiscais e supervisores de transporte nas ruas da Capital, além de dois fiscais em motocicletas atuando em lugares onde houver maior movimento. "A maior parte desses fiscais ficará em espaços de maior concentração de eleitores, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), em Jaguaribe, e o Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho", afirma Paulo Sérgio. Os agentes de trânsito trabalharão em um esquema de revezamento, em turnos de seis horas, no período das 6h até a 0h do dia seguinte. "Haverá também dois fiscais de transporte, que ficarão no terminal de integração durante toda a madrugada, em caso dealguma emergência", diz.

Fonte: O Norte

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Campinas monta esquema de transporte para as eleições

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) anunciou esta semana algumas mudanças categóricas, como a criação de um reforço da operação do transporte público, no período das 8h às 18h, no próximo domingo (3 de outubro) com o intuito de facilitar o acesso do eleitor aos locais de votação.

O intuito da empresa é desenvolver um
serviço melhor aos usuários, assim como aumentar o fluxo de serviços em datas sazonais, como no caso deste fim de semana, nas eleições.

De acordo com a Emdec, a frota que atua na cidade, e que normalmente opera de domingo com cerca de 40% de sua capacidade, devido a demanda relativamente menor por conta do fim de semana, vai contar com um reforço de 123 ônibus em ocasião do maior fluxo de usuários que deverão sair para exercitar seu direito ao voto.

Outros 20 ônibus extras ficarão nos terminais urbanos para serem acionados de acordo com a necessidade de demanda, por região. Outra
ação será a inclusão de ônibus articulados na frota das linhas troncos, que partem do Ouro Verde, Vida Nova, DICs, Campo Grande, Itajaí e Amarais para a Região Central.

Além dessas medidas, a Emdec disponibilizará suas equipes para apoiar os sistemas de trânsito e transportes, e manterá de prontidão técnicos da semafórica e colaboradores na Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp).

Fonte: DCI

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Transporte coletivo de Aracaju terá reforço no dia da eleição

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reuniu na manhã desta quinta-feira, 30, empresas operadoras do Sistema Integrado de Transportes (SIT) e do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) para definir o plano de ação para as eleições deste domingo. O objetivo foi definir o quantitativo de ônibus que estará circulando de forma a garantir que o eleitor não tenha dificuldade para chegar ao local de votação.
Ficou acordado que 310 ônibus vão estar operando e mais 31 ficarão nas proximidades dos terminais de integração para suprir eventuais necessidades. As empresas foram convocadas pela SMTT e pedimos o reforço da frota, mesmo sabendo que as seções eleitorais são definidas pelo TRE de acordo com a proximidade do domicílio do eleitor, destaca o superintendente da SMTT, Osvaldo Nascimento.
De acordo com ele, aos domingos, normalmente, a frota de ônibus em circulação é de 210 veículos para atender um universo de 140 mil passageiros. No dia da eleição, porém, esse número poderá ultrapassar os 200 mil, daí a nossa preocupação em reforçar preventivamente a frota, explica o superintendente.
Serão reforçadas, principalmente, as linhas que passam pelas zonas eleitorais de maior movimentação, entre elas a Augusto Franco/Bugio e a Fernando Collor/DIA. Os ônibus estarão circulando das 7 às 18h.


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