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Menos paulistas usam o carro todos os dias, diz pesquisa

domingo, 19 de setembro de 2010

O número de paulistanos que usa carro todos os dias ou quase todos os dias caiu de 29% em 2009 para 26% em 2010, segundo pesquisa encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo ao Ibope e divulgada nesta quinta-feira. O levantamento mostrou também que os moradores da cidade estão mais dispostos a usar o transporte público se for para o meio ambiente melhorar: atualmente são 52% contra 40% no ano passado.
Porém, a avaliação feita sobre o serviço de ônibus permanece negativa. Num ranking que vai de 1 a 10, as lotações de ônibus tiveram nota média de 3,4; o preço das passagens teve nota 4; o tempo de duração da viagem nota 4,1; e o tempo de espera nos pontos de ônibus ou jornais 4,3.
A pesquisa apontou que, para os entrevistados, a medida mais importante para diminuir o problema do trânsito deve ser construir linhas de trem e metrô e ampliar as já existentes, com 68%. Em segundo lugar, vem fazer mais corredores de ônibus, com 42% e, em seguida, construir mais viadutos, pontes e túneis, com 27%.
O número de pessoas contrárias à cobrança de pedágio urbano no centro expandido aumentou de 73% para 78%.
O Ibope ouviu 805 paulistanos com 16 anos ou mais entre os dias 25 e 30 de agosto.
A pesquisa revelou também que entre os 11 aspectos de urbanização e meio ambiente avaliados, a qualidade do ar e o controle de poluição receberam as piores notas. A média da qualidade do ar, que teve nota 3,6 em 2009, ficou em 3 neste ano. A nota média dada pelos paulistanos ao controle da poluição caiu de 3,7 para 3,2.
Aumentou o número de pessoas que acham se nada for feito para a qualidade do ar melhorar em São Paulo será impossível viver na cidade daqui a cinco anos, de 32% para 38%. Além disso, 79% consideram a poluição do ar o mais grave tipo de poluição e 96% acham o problema "muito grave" ou "grave".
 
Fonte: O Globo
 
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Rio de Janeiro: Ônibus serão padronizados por regiões

Todos os ônibus da cidade estarão padronizados em até um ano. O modelo foi apresentado ontem pelo prefeito Eduardo Paes, durante cerimônia de assinatura do contrato com os quatro consórcios que atuarão no Rio. A nova roupagem dos veículos poderá ser vista nas ruas a partir de 30 de outubro, quando terá início o Bilhete Único Carioca.
Novo modelo de coletivo apresentado ontem deverá representar um ganho estético para a cidade, diz Paes
O município será dividido em quatro grandes regiões e cada concessionária terá exclusividade em uma delas. “A padronização dos ônibus será progressiva nos próximos meses, e a transformação será logo percebida nas ruas”, avisa o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

A cor das tarjas estampadas na lateral, traseira e frente dos veículos indicará a área: na Zona Sul e Grande Tijuca, será azul; na Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio, amarelo, e nas zonas Norte e Oeste, serão, respectivamente, vermelho e verde. “Teremos um ganho estético enorme. Não há nada mais feio do que esses ônibus horrorosos, cada um pintado com uma cor. Em alguns casos, o mau gosto chega a ser assustador”, disse Paes.

Campanhas para evitar confusão

O presidente da federação das empresas de ônibus, a Fetranspor, Lélis Teixeira, adianta que, para evitar confusão com as novas cores e linhas de ônibus, haverá campanhas educativas: “Vamos informar como identificar os veículos”.

Lélis conta que os empresários vão investir na compra de 600 ônibus articulados para circular nos corredores exclusivos para ônibus, BRTs, até 2012. “Com veículos apropriados e boa infraestrutura, mudaremos totalmente o transporte público do Rio”, garante.
Fonte: O Dia

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Transporte coletivo pode salvar Manaus de colapso no trânsito

Congestionamento, falta de sinalização e buracos na pista estão entre as maiores reclamações dos motoristas de Manaus. Além disso, os engarrafamentos geram estresse e atrasam compromissos. O professor da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Geraldo Alves, acredita que a solução para o tráfego na capital é o investimento em transporte coletivo.

“Com o crescimento da frota de veículos na cidade, a curto prazo teremos mais engarrafamentos. Por outro lado, o transporte coletivo não atende às pessoas coma eficiência”, explicou Geraldo Alves, que desenvolvou estudo "Espacialidade Urbana, circulação e acidentes de trânsito: o caso de Manaus", no curso de doutorado no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Anunciado na última semana, o Plano de Gestão da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) apresentou novas estratégias para o trânsito de Manaus, muitas delas criticadas pelo pesquisador. A mudança nas Avenidas Constantino Nery, que passará a ser mão única com sentido bairro-centro, e Djalma Batista, com o sentido centro-bairro, não apenas será ineficiente para o trânsito como irá prejudicar os pedestres que precisam atravessar as pistas.

Fonte: Portalamazonia

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Rio de Janeiro: Ônibus vão ser divididos por cor em regiões

sábado, 18 de setembro de 2010

O festival de cores, algumas em combinações duvidosas, e a poluição visual provocada pela falta de padronização dos ônibus da cidade deverão chegar ao fim no prazo de um ano. A prefeitura assinou, nesta sexta-feira, o contrato com os quatro consórcios vencedores da licitação para operar, pelos próximos 20 anos, as linhas municipais. Uma das regras é a nova identidade visual dos 8,5 mil veículos: eles serão brancos, com só alguns detalhes em outra cor, para identificar a região onde o coletivo circulará no Rio.

Assim, verde identificará as linhas da concessionária Santa Cruz (Zona Oeste); laranja, as da Internorte (Zona Norte); amarelo, as da Transcarioca (Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio); e azul, as da Intersul (Zona Sul e Grande Tijuca).

— Os ganhos estéticos para a cidade serão imensos. Todos os veículos terão a mesma cor, como acontece nos lugares mais civilizados do mundo — disse o prefeito Eduardo Paes.

Lelis Marcos Teixeira, presidente do Rio Ônibus (sindicato das empresas do setor), explicou que já foi preparada toda uma campanha para divulgar a nova identidade visual dos ônibus.

— O contrato nos deu regras claras para operar e também segurança jurídica. Acredito que a transformação final será em 2016, quando os corredores e a infraestrutura da cidade estarão prontos. Vamos investir ainda em 600 ônibus articulados para colocar em todos os BRts (Bus Rapid Transit ) — prometeu Lelis

O contrato de licitação atualizou ainda o Código Disciplinar do Serviço Público de Transportes de Passageiros por Ônibus. As penalidades serão ainda mais rígidas aos operadores. Entre elas, a anulação da concessão no caso do mau serviço prestado e multas no caso de a demora para rebocar um ônibus enguiçado em via pública exceder o prazo de 30 minutos.

As operadores também serão obrigadas a instalar GPS, para acessar em tempo real a movimentação da frota, e um sistema de segurança como câmeras de vídeos e tacógrafos eletrônicos, para registrar a velocidade dos veículos.

— O novo código é mais rigoroso e aumentamos os valores das multas. Para se ter uma idéia, é considerado gravíssimo a operadora que não atender a demanda dos usuários que dependem do transporte noturno — detalhou o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.
Tarifa menor e linhas mais organizadas
Alexandre Sansão lembrou ainda que a redução de 45 empresas administrando as linhas de ônibus para apenas quatro consórcios facilita a racionalização do serviço.

— Teremos agora apenas quatro empresas administrado o sistema. Isso, associado ao Bilhete Único Carioca, vai nos permitir fazer a integração tarifária e ordenar melhor as linhas. As empresas não competem mais entre si, desta forma fazemos a racionalização da frota. Retiramos o excesso de veículos de linhas onda não existe a demanda, como na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e ofertamos mais ônibus em outras regiões, como em Santa Cruz — explicou o secretário.

O prefeito Eduardo Paes citou a importância da implantação do Bilhete Único Carioca, a partir do próximo dia 30 de outubro.

— É sensacional para os moradores de áreas mais carentes das zonas Oeste e Norte, que hoje pagam R$ 7 para se deslocar até o local de trabalho, e passarão a pagar R$ 2,40.

Fonte: Extra online

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São Paulo perde por ano R$ 33 bilhões com o trânsito

De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a cidade de São Paulo perde, por ano, R$ 33 bilhões por conta do trânsito. Deste total, cerca de R$ 27 bilhões estão diretemante conectados ao que o município deixa de produzir. De acordo com o professor Marcos Cintra, que assina o estudo, em 2008 esse montante correspondeu a 10% do PIB do município.
Por essas e outras, ONGs e instituições da sociedade civil estão tratando de fazer barulho durante a Semana da Mobilidade - instituída aqui para coincidir com o evento europeu, que acontece de 16 a 22 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial sem Carros. A programação está sendo capitaneada pelo Movimento Nossa São Paulo (MNSP) e uma rede de organizações da sociedade civil.
"O ponto alto da programação será a entrega, na segunda-feira, de uma proposta de diretrizes para compor o Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis em um seminário organizado em conjunto com a Comissão de Transportes da Câmara Municipal de São Paulo", resslata Maurício Broinizi Pereira, coordenador da Secretaria Executiva do MNSP. "O Plano Diretor da cidade, aprovado em 2002, exige a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade. Mas ele nunca foi feito. Fizemos um trabalho imenso de pesquisa com vários especialistas e vamos entragar à Câmara Municipal um documento de mais de 300 páginas, que inclui propostas ousadas", revela Broinizi.
Entre as propostas "ousadas" ele destaca o uso das principais artérias da cidade como corredores de ônibus expresso. "Muitas das principais vias da cidade, que poderiam ter corredores de ônibus, não têm. É o caso da Henrique Schaumman e das avenidas Brasil e Tiradentes. O que propomos é maior compartilhamento do sistema viário entre o transporte publico e o privado".
O MNSP também propõe que as 31 subprefeituras tenham um plano cicloviário que se conecte com os terminais de transporte público e com um tronco cicloviário central. "Temos consciência claríssima de que essas mudanças vão exigir intervenções urbanas enormes, mas não podemos continuar assistindo a cidade se autodestruir. Ou esperar pelas linhas de metrô prometidas para 2015, quando nada garante que elas irão sanar a imensa demanda reprimida que já existe pelo transporte público", diz Broinizi.
A proposta do MNSP inclui um novo modelo de corredores de ônibus, com bilheteria nas paradas - ao invés da cobrança ser realizada dentro do veículo, o que retarda o ingresso das pessoas no ônibus e empata o trânsito.
Além da entrega da proposta à Câmara Municipal, a programação inclui ainda a Bicicletada (passeio pelas ruas de São Paulo e de outras cidades que participam do movimento), a "Praia do Tietê", evento que vai reunir manifestantes para tomar banho e sol às margens do rio Tietê e a vaga-viva, que consiste no uso de vagas de estacionamento para atividades de lazer e convivência entre as pessoas, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a relação entre a cidade e o automóvel.

Mais carros
A frota de veículos em São Paulo cresceu assustadoramente nos últimos anos e, potencializada pela venda de carros livres do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), não parece ter perspectivas de redução em curto prazo. Nos últimos 29 anos, a frota da maior cidade do Brasil cresceu 695%, enquanto o sistema viário teve uma ampliação de apenas 10%, segundo dados utilizados por Juliano Borghi de Mendonça em estudo elaborado em 2009 para um MBA sobre mobilidade urbana que ele realiza na FGV.
De acordo com pesquisa encomendada pelo MNSP ao Ibope, os paulistanos perdem, em média, 27 dias por ano no trânsito da cidade. O levantamento mostra que o tempo médio gasto no trânsito para realizar todos os deslocamentos diários é de 2 horas e 42 minutos, um minuto a menos do que a média do ano passado. Ou seja: a cada mês, o cidadão passa dois dias e seis horas no carro ou no transporte público para se locomover.
O Ibope ouviu 805 paulistanos com mais de 16 anos nas cinco regiões da capital. Destes, 76% afirmaram que deixariam de usar o carro se houvesse boa alternativa de transporte público.  Cerca de 2 milhões de pessoas utilizam carros todos os dias ou quase todos os dias na capital paulista. Para 67%, o transporte público deveria receber mais atenção dos governos.
"Existe uma crise de mobilidade na cidade, isso é óbvio. Mas estamos tentando fazer com que as pessoas percebam que, da mesma forma que são parte do problema, podem também ser parte da solução", acredita Mendonça, que é coordenador de mobilização comunitária do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Ele explica que a entidade está mobilizando a comunidade por meio do site. "E vamos participar da organização de atividades como a vaga-viva, que tem como objetivo chamar atenção das pessoas para o uso privado de espaços públicos: as vagas que os carros ocupam nas ruas".
Mendonça diz acreditar nas mobilizações que utilizam manifestações artísticas para transmitir mensagens edificantes.
"Convencer os convencidos é fácil. Mas, para chegar aos que ainda não pensaram seriamente sobre o problema do trânsito nas cidades, é preciso usar uma linguagem lúdica. Precisamos fazer a população pensar seriamente sobre o uso abusivo do automóvel, refletir sobre o impacto de suas escolhas cotidianas", arremata.


Fonte: Estadão

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Grupo de Transporte do Mercosul conhece experiência de Curitiba

Diretores, superintendentes e técnicos de organismos federais ligados à área do transporte público do Brasil e da Argentina conheceram de perto a experiência de Curitiba no setor, durante a visita do chamado Grupo de Transporte do Mercosul à Urbs – Urbanização de Curitiba S/A nesta sexta-feira (17).. A apresentação técnica do sistema de transporte da cidade foi feita pelo presidente da empresa, Marcos Isfer.

Isfer disse que o sistema de transporte curitibano continua servindo de modelo a outras cidades do país e do mundo, e foi o embrião, em 1974, do hoje chamado Sistema BRT (Bus Rapid Transit). Disse ainda que existe uma tarifa única, de R$ 2,20, paga pelos usuários em quaisquer das linhas urbanas, e mostrou a importância da integração físico-tarifária.

Graças a esses mecanismos, o passageiro faz deslocamentos rápidos e seguros, dirigindo-se aos mais diversos pontos da cidade pagando uma só tarifa e viajando em ônibus que oferecem qualidade e conforto”, disse Isfer.

O presidente da Urbs disse ainda que o total de viagens diárias feito pelos cerca de dois mil coletivos urbanos que transportam em média dois milhões de usuários, corresponde a oito voltas em torno da Terra, Salientou ainda que, graças aos mecanismos de plnejamento, Curitiba faz investimentos contínuos no setor com recursos próprios, do governo federal e de organismos instenacionais.

A delegação argentina, formada por representantes de órgãos como a Comissão Nacional de Regulação de Transporte, da Comissão de Transporte e Segurança Viária e da Subsecretaria de Transporte Ferroviário, foi liderada pelo coordenador de Políticas de Transporte Automotor de Passageiros, Raul Cuence,

O grupo brasileiro foi representado pelo diretor do Departamnto de Planejamento e Avaliação da Política de Transportes, do Ministério dos Transportes, Francisco Luiz Baptista da Costa, bem como gerentes e superintendentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Após a palestra de Marcos Isfer e da apresentação do sistema em audiovisual, o Grupo do Mercosul fez visita técnica à Linha Verde, onde conheceu o traçado revitalizado da BR-476, bem como os ônibus articulados que usam combustível 100% à base de soja. A delegação percorreu ainda parte do eixo Boqueirão.

Fonte: URBS

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