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SPTrans altera itinerários para passeio ciclístico e caminhada no Belém

sábado, 18 de setembro de 2010

Em função do passeio ciclístico e caminhada no bairro do Belém, na Rua Elói Cerqueira entre as Ruas Julio de Castilhos e Rua Herval, na zona leste, neste domingo, dia 19 de setembro, das 8h às 11h, a SPTrans informa a alteração nos itinerários de 12 linhas de ônibus que trafegam na região.
Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.
Linhas e itinerários:
172N/10 Shop. Center Norte – Metrô Belém
Ida
: sem alteração
Volta: normal até a Rua Herval, Rua Siqueira Bueno, Rua Julio de Castilho, Rua Eloi Cerqueira, Rua Cajuru, prosseguindo normal.
271F/10 Metrô Belém - Shop. Center Norte
Ida:
normal até a Rua Herval, Rua Siqueira Bueno, Rua Julio de Castilho, Rua Eloi Cerqueira, Rua Cajuru, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.
702C/10 Jd. Bonfiglioli - Metrô Belém
Ida:
sem alteração
Volta: Normal até a Rua Herval, Rua Siqueira Bueno, Rua Julio de Castilho, Rua Eloi Cerqueira, Rua Cajuru, prosseguindo normal.
172P/10 V. Zilda – Metrô Belém
172Y/10 V. Constança – Metrô Belém
172R/10 Jaçanã – Metrô Belém
172K/10 Jd. Tremembé – Metrô Tatuapé
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Rua Herval, Rua Siqueira Bueno, Rua Julio de Castilho, Rua Eloi Cerqueira, Rua Cajuru, prosseguindo normal.
372R/10 Pq.São Rafael – Metrô Belém
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Rua Herval, Rua Siqueira Bueno, Rua Julio de Castilho, Rua Eloi Cerqueira, Rua Cajuru, prosseguindo normal.
3701/10 Jd. da Conquista – Metrô Belém
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Rua Herval, Rua Siqueira Bueno, Rua Julio de Castilho, Viaduto Guadalajara, prosseguindo normal.
3112/10 V. Industrial - Metrô Belém
4729/10 Pq. Bancário – Metrô Belém
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Rua Cajuru, Rua S. Leopoldo, Rua Julio de Castilho, Viaduto Guadalajara, prosseguindo normal.
574R/10 Term. Sapopemba/Teotonio Vilela – Metrô Belém
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Rua Cajuru, Rua S. Leopoldo, Rua Julio de Castilho, Viaduto Guadalajara, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans

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Designers propõem um novo metrô suspenso

São Paulo - A Bienal Brasileira de Design, que ocorre em Curitiba, no Paraná, conta com projetos interessantes, desenhados por jovens recém-formados. Um deles chama a atenção. É o Sistema Suspenso de Transporte, projetado pelos alunos Elisa Irokawa e Rafael de Oliveira Costa, da Universidade Estadual de Minas Gerais.

O objetivo dos dois designers é solucionar os problemas de transporte público, que atingem as grandes metrópoles brasileiras. A partir de torres de aço carbono e um par de estrutura elevada onde são fixados os trilhos, os vagões mais estreitos e mais leves se deslocam em suas laterais por meio de tecnologia de eletromagnetismo, usando energia limpa.

Na visão dos desigers, essa nova forma supsensa de metro poderia desafogar o trânsito caótico das grandes cidades. O projeto faz parte do programa Design Excellence Brazil e é finalista do IF Concept Award, na Alemanha. A Bienal Brasileira de Design segue até o próximo dia 31 de outubro.

Fonte: Revista EXAME

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São Paulo: Dirigentes do metrô fazem plantão especial em 15 estações

Na próxima semana, os dirigentes do Metrô estarão em 15 estações para ouvir diretamente dos usuários suas necessidades, reclamações, elogios e sugestões. A ação será na segunda-feira [20], quarta-feira [22] e quinta-feira [23], entre 7h e 9h e das 17h às 19h.

A iniciativa faz parte do programa "Dirigente de Plantão", que desde 2008 complementa os canais de relacionamento da empresa com os usuários das estações. O programa ocorre na segunda semana de cada mês e envolve o Plano Representativo e demais cargos de liderança.

Estações participantes - setembro 2010

Linha 1-Azul: Conceição, Vila Mariana, São Joaquim, Armênia e Parada Inglesa
Linha 2-Verde: Sacomã, Clínicas e Santos-Imigrantes
Linha 3-Vermelha: Santa Cecília, Marechal Deodoro, Bresser-Moóca, Penha e Artur Alvin
Linha 5- Lilás: Santo Amaro e Capão Redondo

Fonte: Metrô SP

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São Paulo: Governo revoga estudo sobre fim de cobrador em ônibus metropolitano

O governo de São Paulo cancelou a criação de um grupo para analisar "a necessidade da existência de cobrador" nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). A Secretaria dos Transportes Metropolitanos alegou a "necessidade de adequações" nos "termos" da resolução, que foi algo de críticas de líderes sindicais. A categoria dos metroviários vê a medida como uma ameaça à presença dos cobradores nos coletivos que fazem trajetos urbanos intermunicipais. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
A resolução, publicada nesta semana, estipulava que a necessidade dos cobradores fosse analisada junto com as alternativas de cobrança de bilhetagem eletrônica. A EMTU opera 650 linhas somente na Grande São Paulo. A empresa havia informado que iria "estudar as alternativas de cobrança automatizada das tarifas com ou sem cobrador". "A ausência do cobrador dificulta a vida do motorista, que precisa manipular dinheiro. Isso provoca atrasos. E onde ele foi tirado não teve redução de tarifa", diz Francisco Mendes da Silva, do sindicato dos rodoviários no ABC paulista.

Fonte: Terra

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Paulistano gasta 2 horas e 42 minutos no trânsito diariamente, mostra pesquisa

Os moradores de São Paulo gastam, em média, duas horas e 42 minutos por dia com deslocamentos para realizar suas atividades cotidianas. O dado consta de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Movimento Nossa São Paulo e o instituto de pesquisas Ibope.
Foram ouvidos 805 moradores da cidade entre os dias 25 e 30 de agosto. A apresentação dos resultados do estudo faz parte das atividades programadas pelo Nossa São Paulo para a Semana de Mobilidade Urbana, que termina na próxima quarta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro.
Segundo o levantamento, só para ir e voltar do trabalho, o paulistano gasta, em média, uma hora e 49 minutos. Do total de entrevistados, 11% gastam três horas ou mais.
Entre os moradores ouvidos, 68% consideram a situação do trânsito de São Paulo péssima ou ruim. Todos os serviços de locomoção receberam da população nota abaixo da média. Em uma escala de 1 a 10, o item trânsito teve nota 3,3.

Fonte: Folha.com
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Trânsito precisa de medidas a longo prazo, diz coordenador do Nossa São Paulo

O trânsito só melhorará se as políticas públicas forem pensadas a médio e longo prazos, segundo avaliação de Maurício Broinizi Pereira, coordenador do Movimento Nossa São Paulo. Pesquisa divulgada pelo movimento nesta quinta-feira mostra que o paulistano passa, em média, 2 horas e 42 minutos no trânsito por dia.
Para 67% dos entrevistados, as medidas adotadas pelo governo deveriam priorizar o transporte público. A pesquisa foi feita pelo instituto Ibope com 805 pessoas, entre os dias 25 e 30 de agosto.
Pereira afirma que um dos grandes problemas do trânsito é a falta de planejamento. Segundo ele, as medidas adotadas pela prefeitura não consideram a integração entre os diversos meios de transporte público da Grande São Paulo.
"O trânsito é feito para o carro, as obras viárias são pensadas para o transporte individual", afirma. Para Pereira, o trânsito melhoraria com políticas que privilegiassem pedestres e ciclistas.
De acordo com a pesquisa, 25% dos paulistanos se mostraram dispostos a usar bicicleta todo os dias se existissem mais ciclovias na cidade.
Considerando a amostragem de entrevistados, 5,2 milhões de moradores utilizariam outras ciclofaixas nos moldes da existente, que liga o Parque das Bicicletas, do Ibirapuera e o Parque do Povo.
DIRETRIZES
O Movimento Nossa São Paulo apresentará na segunda-feira (20) diretrizes de um projeto de mobilidade para a cidade. Segundo Pereira, apesar de previsto desde 2002 no Plano Diretor do município, o projeto ainda não foi feito.
As diretrizes incluem, de acordo com Pereira, ampliação do número de corredores de ônibus e adoção de um sistema semelhante ao que existe em Bogotá (Colômbia) e Curitiba (PR), no qual a passagem é comprada no próprio ponto de ônibus.
Também serão sugeridas a ampliação da proibição de estacionamento, a instituição do trânsito lento em vias secundárias e a implantação de uma malha cicloviária central e outras 31 nas subprefeituras da cidade.
"É necessário um olhar novo sobre as calçadas, dar prioridade ao pedestre. Tem que ser uma política integrada entre prefeitura e as concessionárias de luz, água e gás", diz Pereira.
Ele afirmou ainda que o número de motos na cidade poderia diminuir com a melhora do trânsito. Segundo ele, o uso de moto cresce em função do congestionamento. "Se o transporte público funcionar bem e o passageiro tiver a certeza de que demorará, por exemplo, meia hora para chegar ao destino, talvez o office-boy possa voltar."
Entre as pessoas pesquisadas que usam carro todos os dias, 76% afirmaram que deixariam de usá-lo caso houvesse uma boa alternativa de transporte; 65% disseram que pretendem aderir ao Dia Mundial Sem Carro, que acontece no próximo dia 22.

Fonte: Folha.com

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