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Fortaleza: Prêmio propõe boas práticas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Como melhorar a qualidade de vida dos usuários e funcionários do transporte público em Fortaleza e minimizar os danos causados pelos engarrafamentos, demora, lotação e greves? Pensando em soluções práticas para esses problemas, a Associação Nacional dos Transportes Público (ANTP) fez workshop, ontem de manhã, como o tema "Como melhorar o desempenho das organizações de transporte e trânsito". Durante o evento, foi apresentado também o 8º ciclo do prêmio ANTP de Qualidade, voltado para dirigentes de organizações do setor e com a finalidade de auxiliar os grupos a adotarem modelos de gestão orientados para a excelência do desempenho e a qualidade dos serviços visando à Copa do Mundo de 2014, que terá Fortaleza como uma das subsedes.

O workshop é um estímulo para que novos grupos se agreguem ao prêmio ANTP de Qualidade e melhorem seus serviços. "Temos uma metodologia com 160 indicadores de qualidade, como o diálogo entre os órgãos gestores. No caso da Copa, as obras devem ser feitas de modo racional e ficarem para usufruto da população mesmo após o fim dos jogos", disse o secretário executivo da ANTP, Alexandre Rocha que veio à Fortaleza convidar novas empresas para participarem do prêmio.

Das 25 empresas de transporte urbano na capital, apenas cinco a aderiram às metas prevista na premiação e assumiram compromissos com os planos a fim de garantir um melhor trajeto, com menos estresse, demora e chateação. O resultado será divulgado em outubro de 2011 na cidade do Rio de Janeiro.
Em FortalezaAtualmente, 25 empresas de ônibus operam o transporte público na Capital cearense

Frota Cadastrada
Empresas associadas: 1.817 ônibus urbanos e 303 metropolitanos, conforme dados de maio de 2010

Linhas Urbanas233 linhas de ônibus regulares, sendo 172 integradas aos terminais fechados e 61 não integradas. Há, ainda, 22 linhas "corujões" regulares, que operam a partir das 00h

Número de funcionários11.594


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Rio de Janeiro: Obras de via exclusiva para BRT começam

Tiveram início na manhã desta quarta-feira as obras para a construção da Transoeste, via que irá ligar os bairros de Santa Cruz ao Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Na via a ser inaugurada, vai passar o Bus Rapid Train (BRT), um ônibus que utiliza-se de corredor exclusivo. O veículo vai passar pelo Túnel da Grota Funda, que faz parte das intervenções que tiveram início nesta quarta.
Na solenidade, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, destacou que a obra implica benefícios para a cidade.
- Todas as obras para a Copa e para a Olímpíada vai refletir na vida da população.
Na cerimônia, estava presente Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa 2014.
O dirigente ressaltou que a obra vai desafogar o trânsito para quem quiser se dirigir às cidades da Costa Verde, tais como Angra dos Reis e Parati.

Fonte: Lance

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Em Santos, Av. Conselheiro Nébias receberá corredor de ônibus até dezembro

A Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, é a próxima a ganhar corredor exclusivo de ônibus. O anúncio foi feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) nesta tarde.

Em entrevista à TV Tribuna, o presidente da CET, Rogério Crantschaninov, informou que a empresa estudava implantar o serviço em três vias da Cidade: Avenida Bernardino de Campos (Canal 2) , Avenida Conselheiro Nébias e Rua João Pessoa.

No entanto, procurado pela reportagem, o presidente confirmou que a Avenida Conselheiro Nébias será a primeira a passar por modificações e que o novo sistema será implantado ainda este ano.

No momento, a única via que conta com faixa exclusiva de ônibus é a Avenida Ana Costa, em seus dois sentidos, em horários distintos: das 6 às 6 horas, no sentido Praia-Centro e das 17 às 20 horas, no sentido Centro-Praia.

O objetivo da faixa exclusiva é incentivar o uso do transporte coletivo e melhorar a fluidez do trânsito.

Questionado sobre o rigor das fiscalizações, Crantschaninov destacou que, diferente da Avenida Ana Costa, a circulação dos veículos na Avenida Conselheiro Nébias será permitida. No entanto, o estacionamento de veículos, em ambos sentidos da via, estará proibido nos horários de pico.

Ainda conforme o presidente da CET, os horários de fiscalização na via serão os mesmos adotados na Ana Costa.

Como funciona

Nos corredores de ônibus é permitido parar o veículo apenas para embarque ou desembarque de passageiros; acessar a faixa para entrar e sair do estacionamento de prédios e estabelecimentos; e convergir à direita ou sair de vias transversais. Tudo sempre com a sinalização da luz de seta.

Fonte: A Tribuna

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Câmara de Goiânia decide volta dos cobradores nos ônibus

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou ontem em primeira votação e por unanimidade, projeto de lei (PL-84/09) que prevê o retorno dos cobradores de ônibus no transporte coletivo de Goiânia. A intenção é desfazer o acumulo de funções dos motoristas, no qual o projeto relata ser o único responsável pelo veículo. Para a lei entrar em vigor o projeto deve passar por uma nova votação na Câmara e posteriormente ser aprovado pelo Executivo.

Ainda de acordo com o projeto, as empresas ficam obrigadas a contratarem os cobradores. As que descumprirem e manter a dupla função do motorista terá sua concessão suspensa. O prazo de adaptação estabelecido, caso a lei seja aprovada, é de, no máximo, 60 dias.

Presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (CMTC), Marcos Massad considera o projeto um retrocesso. “Acredito que isso não será aprovado pela Prefeitura. Os motoristas hoje não são obrigados a liberar a catraca para estudantes e passageiros idosos”, declarou. O Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), estava em uma reunião em Brasília e não pode comentar sobre o assunto com a reportagem. De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato das empresas do Transporte Coletivo, (Sintrans), a diretoria ainda irá tomar conhecimento sobre o projeto para posicionar sobre o assunto.

O Projeto de lei é de autoria da vereadora Tatiana Lemos (PDT), que acredita ser estressante a rotina dos motoristas de ônibus. “Eles são os únicos responsáveis pelo veículo, é impossível tomar conta de tudo e ainda prestar atenção no trânsito”, defendeu. A vereadora defende a volta do cobrador de ônibus para facilitar tanto a vida do motorista como do usuário. “Será uma espécie de fiscal que irá facilitar a aquisição de sitpass, ficará responsável também por manter a organização no interior do ônibus”, disse. Para ela, o motorista deve se preocupar exclusivamente com o trânsito. “A função de uma outra pessoa dentro do ônibus não é só liberar passagem e sim fiscalizar.”

Em defesa, Tatiana Lemos diz ser um retrocesso a situação atual do transporte coletivo da Capital. A vereadora não defende o fim do sit pass e nem das catracas automáticas. “Não tem nenhum usuário satisfeito com o transporte coletivo de Goiânia”, frisou. O Sindicato dos Motoristas do Transporte Coletivo de Goiânia, ressalta que não tem influência sobre o projeto, mas que o assunto é bem-vindo quando se trata do acumulo de funções tão debatido por todos os motoristas dos coletivos de Goiânia.

Ontem pela tarde a fisioterapeuta Nátila Freire, 25, apoiou o projeto de lei que prevê a volta dos cobradores de ônibus. Nátila utiliza o transporte coletivo diariamente é se irrita com os transtornos causados pela falta de alguém que auxilie o fluxo de passageiros na entrada dos ônibus. “Muita gente coloca o sit pass de forma errada. Se isso acontece a catraca trava e o motorista não para nos pontos”, reclamou. Além disso Nátila apóia a volta dos cobradores devido a oportunidade de emprego para a população. “Tem muita gente que precisa trabalhar essa seria mais uma boa oportunidade”, defendeu.

Considerando que a frota do trasporte coletivo que atende a região metropolitana é de aproximadamente 1,3 mil veículos, cerca de 2,5 mil vagas devem ser abertas.
Muitos usuários apoiam a volta dos cobradores e não se preocupam com a violência. A fonoaudióloga, Nilva Rosa de Freita, 39, é a favor da presença de uma outra pessoa responsável pelo ônibus. “Já fiquei sem poder me locomover porque não tinha comprado o sit pass e não havia nenhum lugar para comprar”, reclamou. Sobre a violência ela disse que “existe em todo lugar”.

A enfermeira Edna da Silva, 49, também quer os cobradores de volta. Para ela, a entrada do ônibus é um tumultuo, “as vezes tem mais gente antes da catraca do que dentro do ônibus”, disse.

Fonte: Jornal o Hoje

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Uberaba: População reclama de motoristas que não param no ponto de ônibus

Usuários de serviço de transporte coletivo reclamam pelo fato de motoristas de algumas linhas de ônibus não pararem no ponto quando os veículos estão muito cheios. Conforme denúncias, o horário em que a ocorrência é mais comum é no fim da tarde, quando encerra o expediente nas empresas e que, consequentemente, aumenta o número de passageiros nos ônibus.
De acordo com doméstica que trabalha próximo ao centro da cidade, há dias em que tem que caminhar até um ponto de ônibus próximo ao Calçadão da Artur Machado para garantir o lugar dentro do veículo de transporte público. "Ainda assim, não é garantia que vou até minha casa, no Residencial 2000, sentada no banco".
De acordo com ela, quando os veículos estão abarrotados de passageiros, os motoristas passam direto e, é preciso esperar até 30 minutos pelo próximo ônibus. O superintendente de Planejamento de Trânsito e Transporte, Robinson do Amaral Camargo, adverte que essa é uma prática irregular e que a população deve denunciar na Ouvidoria quando isso acontecer. "Quanto mais dados a pessoa tiver, melhor. Por exemplo, o número do prefixo do ônibus, o horário, o local, a linha e o sentido. Assim, a partir da reclamação, fazemos o levantamento, dentro do sistema de monitoramento para identificar o motorista. Depois encaminhamos um ofício notificando a empresa para que possa chamar o motorista para tomar as devidas medidas", afirma.
O superintendente atenta para o fato de o motorista não ser punido, mas sim instruído para poder saber lidar com essa situação, de lotação, quando acontecer. "Também levamos em conta sua justificativa já que pode ser que aquele número de veículos não seja suficiente para atender a demanda daquela linha. Nesse caso, fazemos estudos, com base nas estatísticas e se necessário aumentamos o número de carros".
As denúncias podem ser feitas pelo site da Prefeitura Municipal (www.uberaba.mg.gov.br) no link do transporte coletivo ou, através do número 3318-0801. "Os usuários também podem acompanhar em tempo real, onde está o ônibus mais próximo, através da ouvidoria do monitoramento, pelo 3318-0408", observa.

Fonte: Jornal de Uberaba

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Florianópolis terá licitação para o ônibus

A Câmara de Vereadores aprovou, hoje, a lei que autoriza a realização de um processo licitatório para escolher as empresas responsáveis pelo transporte público em Florianópolis.
Na prática, isso significa que, se o prefeito sancionar a nova regra, as empresas interessadas em prestar este tipo de serviço em Florianópolis terão de participar de uma seleção.
Por outro lado, de acordo com a proposta atual (veja o quadro) adquirem vantagens como a de permanecer explorando o transporte público por até 35 anos.
Dezenas de estudantes e trabalhadores que acham que o projeto deveria ser mais discutido antes de ser votado participaram da seção e não gostaram da decisão. Houve protestos a cada voto a favor (foto) e, no fim da votação, os vereadores não conseguiram sair de carro da Casa: manifestantes sentaram-se em frente ao portão da garagem do prédio e até queimaram um ônibus “de mentirinha”, feito de papelão.

Fonte: Blog da Hora

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