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CTBel intensifica fiscalização nos ônibus de Belém

quinta-feira, 12 de agosto de 2010


A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) iniciou no último dia 5 uma operação de fiscalização dos ônibus que rodam na cidade e também da frota que opera na Região Metropolitana, visando, sobretudo, a segurança do usuário do transporte coletivo. Nessa operação, são verificados itens como pneus, bancos, campainha, documentação, piso, pára-brisa, validador, janelas, portas e bancos, entre outros.
Além da vistoria feita anualmente nos coletivos, obedecendo à terminação da placa do veículo e seguindo o mesmo cronograma adotado pelo Detran-PA, a CTBel poderá, em qualquer época, realizar inspeção ou vistoria nos veículos e, se for o caso, determinar a retirada de circulação daqueles que não ofereçam condições de tráfego, até que sejam reparados e aprovados em nova vistoria, como determina o Regulamento do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Belém (RSTCOMB).
Só este ano, a CTBel já fez 325 autuações de ônibus e aplicou multas conforme o Regulamento, sendo que os principais motivos foram por piso liso, pneu careca, queima de parada, desvio de itinerário, redução de drota e circular com a porta aberta.
Já 44 ônibus foram apreendidos e recolhidos ao parque de retenção da CTBel por terem sido constatadas irregularidades como falta de manutenção e veículos com mais de 10 anos de uso o que é proibido pelo regulamento de transporte.
Segundo o mesmo Regulamento, serão aplicadas multas às empresas operadoras pela não observância às regras do serviço de transporte coletivo de Belém, que são estipuladas em até 100 Unidades Fiscais do Município (UFM). Os valores variam de R$ 75,00 a R$ 750,00.
Com a intensificação da fiscalização em vias públicas de Belém neste mês de agosto, nos dias 5, 6 e 10 foram vistoriados 90 veículos, sendo que 43 foram autuados administrativamente por descumprimento ao regulamento do transporte e 4 foram aprendidos. O órgão garante continuar com a intensificação da fiscalização até o final do mês, e depois prosseguir com a fiscalização rotineira que é realizada diariamente durante todo o ano pelos fiscais de transporte da CTBel.

Fonte: Diário do Pará


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Terminal de ônibus em Sorocaba tem “achados e perdidos”


Tesoura de jardinagem, capacete, controle remoto, colchão de ar, guarda-chuvas, bíblia, livros, óculos, bota e casaco infantil. Esses são alguns dos objetos esquecidos por usuários do transporte coletivo de Sorocaba e que estão no “Achados e Perdidos” que funciona no Balcão de Informações do Terminal São Paulo.
Realizado pela Urbes – Trânsito e Transportes, o serviço recebe de 30 a 40 objetos por dia, entre documentos e outros pertences, que são trazidos geralmente pelos motoristas e usuários de ônibus. De acordo com a Urbes, de janeiro a maio deste ano o serviço registrou cerca de 2.400 objetos esquecidos, sendo que 1.140 foram devolvidos aos seus respectivos donos.
Todo o serviço é centralizado no Terminal São Paulo, assim como tudo o que é encontrado “perdido” no Terminal Santo Antônio ou em uma das Áreas de Transferência é levado ao Balcão de Informações do Terminal São Paulo.
Vilma Fátima Soares Cacace, funcionária responsável pelo serviço de “Achados e Perdidos” da Urbes, conta que sempre que existe um telefone ou endereço junto com o documento ou objeto perdido ela tenta localizar o proprietário, mas nem sempre tem resultado. “Nós temos muita dificuldade em encontrar os donos dos objetos e por isso pedimos às pessoas que perderam algum objeto nos ônibus ou nos terminais que venham até o Terminal São Paulo para buscá-los”, explica.
Quando os donos não são encontrados, os objetos são guardados e permanecem durante 30 dias no local. Após esse período, se o dono não vier resgatar seus pertences, os objetos são doados à Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (ABOS). Já no caso de documentos, os funcionários guardam em um envelope e arquivam em ordem alfabética.
O caso da gerente administrativa Arlete Fraga da Mota não foi esquecimento. Há cerca de um mês furtaram a carteira dela quando estava em um hipermercado da cidade. A partir daí foi um transtorno, principalmente porque ela teve que solicitar a 2ª via de todos os seus documentos.
A sorte dela foi que, na semana passada, a sua carteira foi parar no “Achados e Perdidos” do Terminal São Paulo e a Urbes conseguiu encontrá-la. “O serviço deles é maravilhoso, a Vilma me tratou super bem. Fiquei muito feliz em recuperar meus documentos e a minha carteira, que é um mimo pra mim. Só levaram os meus R$ 50”, conta Arlete. O mimo, segundo Arlete, é porque ela ganhou a carteira do genro.

Como proceder

As informações para quem perdeu algum objeto podem ser obtidas pessoalmente ou por telefone. No entanto, a entrega é feita somente ao proprietário, que deve detalhar o tamanho, a cor ou qualquer outra característica que identifica o item perdido de seu dono. Já no caso de documentos de identidade, os pais por estarem identificados também podem retirá-los no balcão da seção.
Os objetos perdidos ficam à disposição dos proprietários no balcão de informações do Terminal São Paulo de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 14h às 17h. As informações podem ser obtidas também pelo telefone (15) 3231.0814, no mesmo horário, ou pelo site da Urbes (http://www.urbes.com.br/), no Fale Conosco.

Fonte: Jornal Ipanema


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Campinas: Pontos de ônibus improvisados oferecem riscos em rodovias


As rodovias que cortam a região de Campinas representam, em muitos trechos, perigo para quem precisa esperar ônibus às margens da estrada. Uma delas é a Rodovia Santos Dumont, que liga Campinas e Indaiatuba, onde uma mulher morreu atropelada em um ponto de ônibus improvisado no acostamento no último domingo ((08), próximo ao Jardim Fernanda. O motorista perdeu o controle do veículo e atingiu a vítima. Ela morreu na hora.
A equipe de reportagem da EPTV retornou ao local nesta quarta-feira (11) e encontrou problemas em outros trechos da estrada, onde há paradas do transporte coletivo sem recuo de pistas e proteção, fora de qualquer critério de segurança.
O problema se agrava nos horários de pico do movimento nas pistas e no aumento do número de pessoas que aguardam pelo transporte. Muitos ônibus estão lotados e passam sem parar. E os passageiros precisam esperar mais tempo no acostamento sem sinalização ou proteção.
De acordo com Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), não existe nenhuma lei específica sobre a parada de ônibus para atender aos passageiros em rodovias. O ônibus pode parar no acostamento para embarque ou desembarque, desde que não seja necessário o desembarque ou embarque de bagagem. Por isso, segundo o especialista em trânsito Rogério Alves da Silva, é necessário o bom senso das concessionárias em relação às normas básicas de segurança para motoristas e pedestres.
A equipe de produção da EPTV entrou em contato com a concessionária Colinas, responsável pela administração da Rodovia Santos Dumont. Em nota, a concessionária disse que "todos os acidentes e, principalmente os graves, recebem avaliação técnica aprofundada sobre as circunstâncias que os envolvem". Ainda segundo a assessoria de imprensa, a Colinas desconhecia que o local onde houve o atropelamento fosse considerado ponto de ônibus oficial. De acordo com a concessionária, "as 'paradas' acontecem irregularmente e a empresa proprietária do ônibus será notificada sobre essa irregularidade. Não há previsão de construção de ponto de ônibus para o local, pois o mesmo não é homologado".

Fonte: EPTV

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Manaus: Ônibus do transporte executivo terão rotas definidas pelo IMTT


Com o objetivo de ampliar o atendimento aos usuários de transporte coletivo e evitar a concorrência com o sistema convencional, os microônibus do sistema executivo de passageiros vão passar a ter seu itinerário determinado pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT). A medida faz parte do programa Choque de Ordem colocado em prática pela Prefeitura de Manaus para organizar o transporte de passageiros na capital.

O anúncio foi feito na segunda-feira (9), pelo presidente do IMTT, Marcos Cavalcante, aos representantes de cooperativas que atuam no setor, em reunião realizada no final da tarde.

A rota de cada veículo será entregue aos representantes de cooperativas a partir desta quarta-feira (11) na sede do IMTT, quando todos os microônibus do sistema executivo devem ser apresentados para a conferência de documentos do proprietário, do veículo e do condutor.

“Nossa meta é organizar o sistema executivo de passageiros. Não é perseguição a ninguém. Queremos que todos trabalhem dentro da regularidade e com respeito”, assegurou o presidente do IMTT. Ele complementou que depois da verificação de documentos, só deverão circular os microônibus que tiverem o selo azul de vistoria já realizada pela Prefeitura de Manaus.

Após essa análise, o IMTT expedirá um documento autorizando a circulação do microônibus até que seja realizada a licitação específica para o sistema executivo de transporte. “A fiscalização vai ser intensa. Quem for pego fora da rota estabelecida pela prefeitura, perde a autorização de circulação”, avisou o presidente.

De acordo com estudos técnicos do IMTT, atualmente circulam em Manaus cerca de 250 microônibus do sistema executivo. A fiscalização constatou que muitos deles estão sem a vistoria. Somente após essa apresentação ao IMTT, a Prefeitura terá um diagnóstico de quantos microônibus estão na irregularidade.


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Horários das linhas dos ônibus 'amarelinhos' mudam a partir de segunda-feira em Florianópolis


As linhas dos ônibus "amarelinhos" no Norte da Ilha de Santa Catarina terão novos horários e itinerários a partir de segunda-feira. De acordo com a Secretaria de Transportes de Florianópolis, as alterações serão nos bairros Jurerê, Canasvieiras e Rio Vermelho.

Em Jurerê, serão reativados 14 horários nos dias úteis e três partidas do balneário aos sábados. O percurso do amarelinho passa por Jurerê, Jurerê Internacional e Praia do Forte. Todos em direção ao Centro da cidade.

Já em Canasvieiras, o trajeto será alterado. O ônibus deixará de circular por Jurerê Internacional. Ele vai acessar a SC-401 pela rodovia Maurício Sirotsky Sobrinho.

As linhas executivas do Rio Vermelho Sítio de Cima e Ingleses também terão alteração, com aumento de partidas dos bairros.




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Consórcios que representam as empresas de ônibus do Rio recebem as melhores notas técnicas na licitação da prefeitura


Os consórcios que representam as empresas de ônibus do Rio receberam as melhores notas técnicas na licitação da prefeitura para a concessão do sistema pelo prazo de 20 anos. A abertura dos envelopes ocorreu na manhã desta quarta-feira no auditório da Secretaria municipal de Transportes. Os seis consórcios participantes, sendo quatro formado por empresas do Rio de Janeiro e duas por empresas de São Paulo, anunciaram que pretendem apresentar recursos em relação as avaliações. Por isso, ainda não há data para abertura dos envelopes com a proposta comercial (valor que os consórcios oferecem por cada lote) e da documentação comprovando a habilitação jurídica.
As notas técnicas tomam como base 12 itens que levam em conta prazos para a implantação do bilhete único, absorção da mão de obra operacional (como motoristas, trocadores, despachantes e pessoal administrativo), tempo de experiência na operação do sistema, entre outros itens. Os consórcios cariocas se comprometeram a implantar o bilhete único em 60 dias obtendo a nota máxima do quesito. Já os consórcios paulistas se propõe a implantar o sistema em 90 dias, levando nota seis.
A licitação da prefeitura divide a cidade em cinco lotes. O Lote 1 (Centro do Rio) não foi licitado por ser considerado local de operação comum. Para o lote 2 (Zona Sul e Tijuca) disputaram o Consórcio Intersul (liderado pela carioca Real Auto Ônibus), que obteve média final de 91,67, os paulistas Consórcio SP RIO (liderado pela Vila Galvão), que obteve 63,3 pontos de média e o Via Sul-Metropolitana (liderado pela Via Sul), que teve um total de 75 pontos de média. O Consórcio Intersul só não alcançou a nota máxima no quesito Certificação ISO-9000 porque menos de 10% dos integrantes não dispõem da certificação. O IS0-9000 reúne um conjunto de exigências técnicas para o reconhecimento da qualidade do serviço prestado pelo interessado. Nesse quesito, apenas o Consórcio Via Sul tinha o certificado.
O Consórcio Via Sul perdeu pontos no prazo para implantar o bilhete único, reciclar os motoristas e pelo tempo de experiência em operação. Já o SP Rio perdeu pontos nas notas para o prazo de adesão ao Programa Economizar (de racionalização do uso de combustíveis), implantação de GPs e câmeras internas nos coletivos. E também nos prazos para reformar terminais rodoviários, percentual de absorção da mão de obra que já presta o serviço no Rio. O consórcio recebeu nota zero em dois quesitos: na certificação Iso 9000 e porque menos de 30% das linhas que opera hoje usam vale-transporte eletrônico.
Para o lote 3 (Zona Norte), o consórcio Intennorte (liderado pela carioca viação Nossa Senhora de Lourdes) teve média final de 85,83 contra 58,33 da SP Rio. No Lote 4 (Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio) a média final do Consórcio Via Sul foi de 75 contra 91,67 do Consórcio Transcarioca liderado pela Viação Redentor. O Consórcio SantaCruz liderado pela Viação Pégaso, que teve nota 75 de média, foi o único a apresentar propostas para o Lote 5 (Zona Oeste).

Fonte: O Globo


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