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Transporte coletivo deve parar em Londrina

segunda-feira, 5 de julho de 2010


Os trabalhadores do transporte coletivo rejeitaram, em votação na tarde desta segunda-feira (5), a proposta do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon) de condicionar o aumento salarial da categoria ao valor da tarifa do ônibus. Desta forma, eles estão programando um protesto na quarta-feira (7), caso não haja acordo em uma reunião que será convocada na tarde de terça-feira (6). Ao todo, 962 trabalhadores participaram da votação.
Na sexta-feira (2), as empresas ofereceram 6,25% de reajuste, mas somente quando a tarifa do ônibus voltar a ser de R$ 2,25. Atualmente o valor é R$ 2,10, por determinação judicial. O Metrolon prometeu ainda deixar para outro momento a discussão da transferência de função de 450 cobradores.

“Queremos uma proposta que não esteja atrelada à tarifa e seja acordada independentemente de processo judicial”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), João Batista da Silva.
Dos 962 trabalhadores que participaram da votação, no Terminal Central, 796 são contra o reajuste e 160 a favor do acordo. Seis pessoas votaram em branco ou nulo. “A mensagem da assembleia é que já esperamos demais. Se não mudar a proposta na terça, é possível ter protesto na quarta”, diz.
A promessa é de cruzar os braços durante cerca de três horas no meio do expediente. “Estamos em estado de greve, mas não pensamos em fazer por tempo indeterminado, por enquanto”, acrescenta Silva.

Fonte: Portal RPC
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Greve de ônibus de novo em Brasília?


A greve no transporte público do DF pode recomeçar. O Sindicato dos Rodoviários informou, na manhã de hoje, que os “empresários de ônibus não cumpriram com o acordo coletivo firmado na última negociação, nem deram qualquer explicação para o descumprimento”. O presidente do sindicato, João Osório, disse que até o final da tarde deve ser definido se o movimento, que pode começar amanhã, será por tempo indeterminado.

Deveria ter sido pago hoje (5) o reajuste salarial de 9%, o pagamento dos retroativos e a cesta básica. “As empresas, porém, fizeram os pagamentos com os valores anteriores e não pagaram a cesta básica, nem as diferenças do reajuste salarial. Em função do descumprimento do que foi acordado a categoria pode parar suas atividades à partir de amanhã.”A greve do sistema teve início em 21 de junho e durou quatro dias.

A reportagem do Coletivo entrou em contato com a assessoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Distrito Federal (Setransp), mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

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São Paulo: Estudantes já podem fazer cadastramento do Bilhete Escolar para o 2º semestre


Tem direito ao Bilhete Único Escolar todo estudante que estiver matriculado em curso regular reconhecido pela autoridade de ensino, cuja escola fique no município de São Paulo, e resida a pelo menos um quilômetro da instituição de ensino tem direito ao Bilhete.

A SPTrans informa que está recebendo os pedidos de Bilhete Único Escolar, utilizado por estudantes e professores de São Paulo, para quem está ingressando no sistema de ensino no segundo semestre de 2010.

Os estudantes que já estavam em curso no primeiro semestre do ano letivo, após a renovação semestral feita pela unidade de ensino, não precisam realizar nenhum tipo de procedimento e poderão adquirir normalmente as cotas de crédito escolar.

O benefício será reativado sem custo adicional até o fim deste ano, logo depois que a instituição de ensino enviar a documentação para a SPTrans. Os estudantes que ingressaram no segundo semestre do ano devem informar ao estabelecimento de ensino, no ato da matrícula, a intenção de obter o bilhete, para que a instituição possa fazer o cadastro.

Após consultar a aprovação dos dados no site da SPTrans, o estudante deve se dirigir a um dos postos credenciados ou fazer o pedido via internet. Para concluí-lo, serão necessários uma foto 3x4 e o pagamento do valor do tipo de bilhete escolar solicitado. O Bilhete Único Escolar simples, que tem a foto do estudante e serve apenas para receber créditos a ser usados no transporte coletivo, custa o equivalente a cinco tarifas, o que corresponde a R$ 13,50. O Bilhete Único Escolar conveniado, Umes ou UNE, que também serve como carteira de estudante, custa o equivalente a 13 tarifas, que atualmente correspondem a R$ 35,10.

Quem tem direito ao Bilhete Único Escolar

Todo estudante que estiver matriculado em curso regular reconhecido pela autoridade de ensino, cuja escola fique no município de São Paulo, e resida a pelo menos um quilômetro da instituição de ensino tem direito ao benefício, que pode ser usado nas três modalidades de transporte coletivo oferecidas na Cidade: ônibus, metrô e trem.

Atualmente, existem 3,5 mil estabelecimentos de ensino cadastrados que enviam os dados de seus alunos e solicitam o Bilhete Único Escolar para a SPTrans. O número de estudantes beneficiados ultrapassa 800 mil e a expectativa é que mais 100 mil solicitem o cartão no segundo semestre. Juliana Araujo

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Ônibus já circulam com tarifa nova em Maceió


Os ônibus da capital já circulam com tarifa nova nesta segunda-feira (05). As passagens subiram de R$2,00 para R$2,10, reajuste na ordem de 5%.
A nova tarifa para os transportes coletivos foi anunciada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (02).
As empresas do setor pediam aumento para R$ 2,15, valendo à partir de 1º de janeiro deste ano, mas o prefeito Cícero Almeida bateu o martelo em R$ 2,10 e somente para julho.

Fonte: O Jornal
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Audiência discutirá implantação de sistema de ônibus rápidos


O sistema BRT é caracterizado por vias exclusivas para ônibus de grande capacidade, como os veículos bi-articulados que podem transportar até 270 passageiros por viagem.

A Comissão de Viação e Transportes realiza na próxima quarta-feira (7) audiência pública para discutir a possibilidade de implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em cidades brasileiras, como forma de melhorar o transporte público coletivo em área urbanas e reduzir os congestionamentos no trânsito.
O sistema BRT é caracterizado por vias exclusivas para ônibus de grande capacidade, como os veículos bi-articulados que podem transportar até 270 passageiros por viagem; por estações de embarque eficientes e confortáveis; e pela prioridade para ônibus em cruzamentos.
Segundo o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), autor do requerimento para a realização da audiência, o aumento da quantidade de veículos nas grandes cidades, além de comprometer o trânsito e a mobilidade da população, contribui para o desenvolvimento de doenças.
“Diante do caos urbano, devemos buscar soluções técnicas que priorizem o transporte coletivo. Segundo técnicos de transporte público, a solução é adotar sistemas como o BRT, em razão do custo relativamente baixo e da rapidez de implantação”, argumenta o deputado.

Fonte: Agência Câmara

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Curitiba: Usurários de coletivos madrugueiros convivem com arruaça


Em Curitiba, diariamente, milhares de pessoas fazem o uso dos chamados ônibus madrugueiros, linhas de transporte que, geralmente, começam a circular a partir da meia noite. Entre os usuários, a grande parte é de trabalhadores que atuam em horários noturnos, pois este meio de condução acaba sendo a única alternativa para a locomoção.

Ao contrário dos coletivos que trafegam durante o dia, a lotação não é o maior dos problemas para os passageiros noturnos e, sim, o vandalismo e a arruaça praticada por algumas pessoas. “Acho uma grande falta de educação, quando grupos de jovens, a maioria embriagados, entram no ônibus e começam a mexer com as moças que estão voltando de seu trabalho”, comenta o auxiliar de produção, Luiz Ferreira, 33 anos, usuário da linha madrugueira Centenário / Rui Barbosa.

O auxiliar ainda comenta que muitos destes arruaceiros costumam a brigar entre sí, causando confusões dentro dos coletivos. “Cerca de um mês atrás, quatro rapazes começaram a discutir e, de repente, um deles jogou uma lata de cerveja, que atingiu uma moça na cabeça”.

As confusões acontecem, com maior constância, nos finais de semanas. É quando o fluxo de passageiros na madrugada aumenta devido ao retorno de pessoas que frequentam casas noturnas de Curitiba.

A operadora de caixa, Carla Pires Oliveira, 28 anos, costuma pegar ônibus nas madrugadas de sábado, no centro da Cidade. Ela conta que, devido à presença de policiais nas proximidades, a hora do embarque é tranqüila, mas, quando o ônibus sai da região, a situação muda. “É incrível ver quando o ônibus está parado na Praça Rui Barbosa. Todo mundo fica quietinho, até parecem anjos, mas é chegar na Avenida Sete de Setembro, que os ‘engraçadinhos’ dão as caras”, explica a operadora. Ainda segundo ela, muitos dos baderneiros exalam odores que, vão do cheiro de bebida alcoólica, vômito e até urina.

Alguns passageiros não têm a mesma sorte, como é o caso do estudante Ricardo Junior Moreira, 24 anos, morador de Pinhais. O estudante conta que, no ano passado, ao descer do madrugueiro, a três quadras de casa, dois rapazes que também estavam no ônibus desceram. Ao ultrapassar a avenida, Moreira percebeu que estava sendo seguido, e foi quando os rapazes deram voz de assalto. “Até hoje tenho medo de pegar ônibus na madrugada. Passar por um assalto é uma experiência horrível, que não desejo isso para ninguém”, lamenta o estudante. Ele ainda relata que os rapazes estavam armados com facas, e ambos exalavam odores de bebidas alcoólicas.

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