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Fortaleza: Sem acordo para fim da greve, Justiça aumenta horário de pico de circulação dos ônibus

terça-feira, 15 de junho de 2010


A Justiça ampliou os horários de pico para circulação de ônibus durante a greve dos trabalhadores do transporte rodoviário de Fortaleza.
A mudança ameniza os problemas dos usuários do serviço, que enfrentam problemas para se deslocar na Capital. Por enquanto, não há sinalização de acordo entre trabalhadores e empresariado.
O sétimo dia de greve não resultou em nenhum avanço nas negociações. Em assembleia realizada durante a tarde desta segunda-feira (14), o reajuste salarial foi firmado em 33%, mas o Sindionibus só oferece 5,5%.

Porém, uma ordem judical alterou o contingente de ônibus que deve circular nos horários de pico. Agora, 70% da frota deve funcionar das 5h às 9h e das 17h às 21h.
Durante o dia não houve paralisação surpresa nas empresas, como as realizadas na semana passada. Mas a movimentação normal não amenizou os problemas de quem precisou do serviço.

Luizianne Lins comenta a greve
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, fez, nesta segunda-feira (14), duras críticas à greve dos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus. Ela disse que o movimento é político e não vai ceder à pressões para aumentar o preço das passagens dos coletivos.

Fonte: Portal Verdesmares
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Prefeitura de Praia Grande PG propõe alterações no projeto do VLT


A Prefeitura Municipal de Praia Grande realizou Audiência Pública, na terça-feira (8) para esclarecer algumas dúvidas ou lacunas existentes no edital da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que faz parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), na Baixada Santista. Nesta primeira etapa, que tem previsão de assinatura de contrato com a concessionária ganhadora da licitação para novembro, contemplará somente as Cidades de São Vicente e Santos. Segundo o Prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos, a Administração Municipal insistirá para que as linhas atuais de ônibus intermunicipais continuem funcionando. “Vamos insistir também para que o Estado reveja o projeto e o VLT siga até Praia Grande, não prejudicando assim os moradores de todo Litoral Sul”, afirmou.

No evento estavam presentes representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), vereadores, membros da sociedade civil e representantes do poder executivo das Cidades de Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá.

Segundo o Roberto Francisco, as dúvidas não foram sanadas. “A nossa preocupação continua sendo a extinção de seis das sete linhas intermunicipais que levam moradores do Litoral Sul para Santos. Queremos manter, pelo menos, o ônibus 931 e não só o 934 como o edital propõe. Além disso, precisamos ter a certeza de que os usuários não terão de desembolsar um valor ainda maior para arcar com mais tarifas”, explicou.

Durante as discussões iniciais da implantação, a Prefeitura seria contemplada com o VLT através da via, ainda não existente, chamada Ramo 700, que ligaria a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega ao Bairro Quietude. “Descobrimos somente depois da publicação do edital que Praia Grande estaria fora desta etapa de implantação”, afirmou Roberto Francisco.

Segundo o IBGE, Praia Grande é uma das cidades com maior índice de crescimento populacional do País. Hoje, são transportados mensalmente para Santos cerca de 1,5 milhão de pessoas através das linhas intermunicipais. “A previsão é que daqui a cinco anos levaremos cerca de 6 milhões, sem contar as linhas que vem das outras cidades do Litoral Sul. Para que ninguém seja prejudicado, continuaremos insistindo para que o VLT venha para Praia Grande”, afirmou Roberto Francisco.

O coordenador do SIM na Baixada Santista, Silvio Rosa, explicou que o número de ônibus acontecerá dentro da necessidade de demanda. “Avaliaremos a solicitação da Prefeitura quanto à continuidade de algumas linhas intermunicipais, assim como é provável haver o aumento da frota. Com o VLT, apesar da necessidade de baldeação, os usuários terão um tempo de percurso menor e maior conforto durante a viagem”.

Sobre a dúvida levantada quanto às tarifas que serão cobradas dos passageiros, Silvio Rosa explicou que nenhum valor será alterado. “Todas as integrações serão mantidas. A premissa do Estado é que o projeto não pode aumentar o preço gasto hoje pelo usuário para chegar ao seu destino. Mesmo ele mudando para uma tecnologia melhor quando ele fizer a integração ele não pagará nenhum valor a mais do que ele paga hoje”, explicou. Durante dois anos, previstos para a implantação da primeira fase do VLT, nenhuma linha será alterada.

O SIM é uma rede de transporte coletivo de média capacidade, que será operado com veículos leves sobre trilhos, e terá 11 km de extensão na sua primeira fase. Contará também com um corredor de linhas de ônibus alimentadoras. O custo estimado do projeto é de R$ 640 milhões, dos quais R$ 430 milhões correspondente à infra-estrutura e R$ 210 milhões à operação do sistema. Esses recursos virão dos municípios afetados pelo sistema, além do Estado e da União, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Cada VLT terá capacidade para 356 passageiros e contará com ar condicionado e piso rebaixado, desenvolvendo velocidade de 60 km/h em via segregada e 30 km/h nas travessias de ruas e avenidas. Sua primeira etapa abrangerá a extensão do terminal Barreiro até o terminal do Porto, passando por São Vicente, José Menino, Av. Francisco Glicério até a Av. Senador Dantas. Na segunda fase o VLT subirá pela Av. Conselheiro Nébias até o Terminal de Passageiros do Valongo.

A previsão da EMTU é que o trajeto completo terá a duração de cerca de 30 minutos, com 13 paradas, transportando cerca de 220 mil passageiros em dias úteis.

Fonte: Jornal Vicentino
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Greve dos rodoviários é considerada abusiva e ilegal em Volta Redonda


O Ministério Público do Trabalho em Volta Redonda obteve liminar contra o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Sul Fluminense em virtude da greve ocorrida em 27 de abril do corrente ano. A decisão judicial considerou ilegal e abusiva a paralisação, pois o representante sindical da categoria não observou os requisitos legais para deflagrar o movimento paredista.

Diante da ilegalidade praticada, o procurador do Trabalho Rodrigo Barbosa de Castilho ajuizou ação civil pública com o objetivo de obrigar o sindicato a comunicar previamente a população e as empresas de transporte coletivo urbano eventual paralisação sob pena de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Segundo lembrou, na ocasião, a paralisação durou 24 horas. Alguns trabalhadores que não quiseram aderir ao movimento foram ameaçados e coagidos. Também foram registrados piquetes violentos durante a paralisação. “Os próprios usuários que já se encontravam nos veículos foram obrigados a sair dos ônibus”, relembra Castilho. De acordo com a Lei de Greve, o sindicato da categoria deve informar, com 72 horas de antecedência, a deflagração do movimento paredista, bem como assegurar percentual mínimo para a continuidade da prestação do serviço.

Na petição inicial, o procurador requereu à Justiça que o sindicato seja obrigado a informar com antecedência novo movimento paredista sob pena de multa diária; que garanta a prestação mínima do serviço ao usuário; e que seja proibido de realizar manifestações agressivas e violentas, assim como constranger e ameaçar aqueles que não queiram aderir ao movimento. Além disso, o MPT pediu a condenação do sindicato ao pagamento de dano moral coletivo na ordem de R$ 250 mil.

Fonte: Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro
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MP lança projeto para conscientizar motoristas e cobradores quanto à necessidade de respeitar idosos


O projeto “Transporte Urbano e População Idosa: Construindo uma nova relação”, idealizado pela Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso com o objetivo de fortalecer a formação cidadã de motoristas, cobradores e permissionários do serviço de transporte coletivo urbano de Natal, terá sua primeira ação iniciada hoje (14) com a capacitação de 400 funcionários da empresa de ônibus Guanabara.

“A intenção é sensibilizar e conscientizar os funcionários sobre a situação do idoso. Para que eles possam enxergar essa relação do ponto de vista do idoso, serão adotadas metodologias lúdicas que vão colocar os motoristas e cobradores no papel do idoso que, por exemplo, pede parada e não é atendido”, esclarece a Promotora de Justiça Iadya Gama Maio.

As oficinas serão ministradas de 14 a 30 de junho, a partir das 9h, na empresa de Empresa de Transportes Guanabara (Av. Capitão Mor Gouveia, 125, Quintas). A data de início da capacitação foi escolhida para marcar o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho.As questões envolvendo idosos e o transporte público têm gerado um grande número de reclamações na Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso.

“São muitos casos relatados toda semana noticiando desde motorista que ignoram o pedido de parada a quedas e desrespeito”, afirma Iadya Gama, lembrando que para o ano de 2010 o Conselho Nacional do Idoso elegeu o tema “violência e transporte” como principal foco a ser trabalhado.

Fonte: Tribuna do Norte
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Novo sistema de transporte em Águas Lindas

Os moradores de Águas Lindas de Goiás acabam de ganhar um novo sistema de transporte coletivo. Nos próximos dias, a população terá a oportunidade de constatar se o serviço oferecido melhorou ou não. As antigas e problemáticas vans que ajudavam no deslocamento dos moradores foram substituídas por microônibus, equipados com rampas para acesso de pessoas portadoras de deficiência e idosos, câmeras de vídeo para aumentar a segurança e sistema de bilhetagem eletrônica para evitar fraudes.
Segundo informações da prefeitura da cidade, apesar dos investimentos, o preço da passagem será mantido nos atuais R$ 1,70. A apresentação dos novos veículos ocorreu ontem, no estacionamento da prefeitura do município. Foram entregues 30 novos veículos à comunidade, que substituíram 50 vans que atuavam no sistema. Até o final do ano, 20 novos micro-ônibus passarão a integrar a frota, o que deverá elevar para 14 mil o número de pessoas transportadas diariamente.

Fonte: Jornal de Brasília
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Estudantes realizam protesto contra o transporte público de Teresina


Há quase um mês a população de Teresina foi surpreendida com o reajuste da passagem de ônibus que subiu de R$1,75 para R$1,90. A Prefeitura juntamente com os empresários do SETUT lançaram o valor justamente num sábado, o que dificultaria qualquer mobilização contrária. De lá para cá a própria Justiça entrou com uma liminar suspendendo o aumento deslegitimando os argumentos do SETUT. Não demorou muito e o Desembargador do Estado Luís Gonzaga Brandão cassou a liminar e o aumento permaneceu.

Na última terça-feira (08/06) algumas entidades estudantis e sindicais se reuniram na sede do DCE da UFPI para discutir uma ação unificada contra o aumento das passagens, a reunião havia sido convocada em um CEB (Conselho de Entidades de Base da UFPI). Estavam presentes na reunião representantes do DCE/UFPI, Centros Acadêmicos da UFPI (História, Enfermagem, Economia e Direito), Centros Acadêmicos da UESPI (História/Torquato Neto e História/Clóvis Moura) além da ANEL (Assembléia Nacional de Estudantes-Livre) e das entidades sindicais ADUFPI e CTB.

Ficou então definido a realização de um ato unificado marcado para a próxima terça-feira (15/06) às 08:00 h com concentração na praça da Liberdade ao lado do IFPI (antigo CEFET). Além do pedido de revogação do aumento das passagem, o ato irá defender o passe-livre irrestrito para estudantes e desempregados e a municipalização do transporte coletivo em Teresina por entendermos que só a luta contra aumento não garantirá à população o direito de ter acesso a um transporte público de qualidade.

Fonte: Acessepiauí
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