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São Paulo: Urbanista diz que solução de Kassab para Minhocão é cara e não privilegia transporte coletivo

sexta-feira, 7 de maio de 2010


O arquiteto e urbanista Cândido Malta Filho criticou as soluções propostas pela gestão de Gilberto Kassab (DEM) para revitalizar regiões centrais da capital e derrubar o elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão. O prefeito e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, anunciaram nesta quinta-feira (6) que a prefeitura pretende demolir o Minhocão e “enterrar” a ferrovia de superfície que se estende da Lapa ao Brás.
Pelo projeto apresentado, no local onde hoje está a ferrovia seria construída uma avenida expressa de 12 km para atender à demanda de carros que utilizam diariamente o Minhocão. Para o urbanista, que já participou de vários projetos urbanísticos do poder público em São Paulo, além de cara, a obra privilegia o transporte individual em detrimento do coletivo.

“Enterrar o trem de superfície encarece cinco vezes a obra. Vários terminais teriam que ser rebaixados, assim como a estação da Luz. É possível valorizar a região, promover o adensamento em torno das ferrovias, mantendo o trem na superfície, como foi feito em Palo Alto (EUA)”, diz.
“A obra valoriza o transporte individual, não o coletivo. Seria muito mais efetivo aplicar esse dinheiro na ampliação do metrô. O transporte individual possui uma demanda reprimida: quanto mais obras forem feitas, mais aumentam os carros nas ruas”, afirma Malta Filho, que acompanhou o anúncio do projeto.
Hoje, a prefeitura divulgou apenas as diretrizes e propostas preliminares. Serão contratadas empresas para o desenvolvimento dos projetos sempre a partir das orientações propostas pelo Poder Público, com a participação da sociedade civil, segundo a prefeitura. Os termos de referência do projeto ficarão disponíveis durante um mês para consulta pública.
Os passos incluem a proposta do edital, que também será objeto de consulta pública, a licitação e o desenvolvimento dos projetos. A expectativa é de que os projetos estejam concluídos no segundo semestre de 2011. Os mesmos subsidiarão a elaboração das propostas de lei para essas operações urbanas a serem encaminhadas ao Legislativo, de acordo com a prefeitura.
Outro objetivo do projeto é povoar o entorno da linha férrea, aproximando a população dos postos de trabalho, e valorizar os bairros da região. Contudo, na avaliação de Malta Filho, o custo elevado da obra pode resultar em especulação imobiliária.
“A obra vai atrair novos apartamentos, escritórios, serviços, entre outros. Para arcar com os custos e obter fontes de renda, a prefeitura vai ter que promover a capitalização imobiliária. Isso significa a expulsão das camadas de baixa e média renda e a elitização da região”, afirma.

Fonte: Uol Notícias
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Rodoviários em greve por tempo indeterminado em São Luís


Após mais de duas horas de reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de São Luís e o Sindicato das Empresas de Transporte (SET), na manhã desta sexta-feira (7), foi decidido que na próxima sexta-feira (14), haverá greve de ônibus por tempo indeterminado em São Luís. A informação é da gerente administrativa do sindicato dos rodoviários Cíntia Serrão.
De acordo com a gerente, as reivindicações feitas pelo sindicato não foram aceitas pelo SET. Dentre as principais reivindicações, estão 23% de reajuste salarial, um ticket alimentação de R$ 350, plano de saúde aos dependentes dos trabalhadores rodoviários, plano odontológico e redução da jornada de trabalho para seis horas. A gerente ainda afirmou que apenas 40% da frota do transporte coletivo irá funcionar. “O Ministério Público pede que pelo menos 40% dos ônibus funcionem”, relatou.
O presidente do SET, Luís Cláudio, afirmou que a reivindicação onde os rodoviários pedem aumento de 23% no salário é inaceitável. “Está fora da nossa realidade”, afirmou. No entanto, ele disse que as demais reivindicações propostas pelos rodoviários podem ser aceitas.

Fonte: O Imparcial Online

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Rio de Janeiro: corredor de ônibus de 20 km começa a ganhar forma


Depois de anos de discussões, o Corredor Exclusivo para Ônibus da Avenida Brasil finalmente começa a ganhar forma. Com 20 quilômetros de extensão, ele se estenderá do Terminal Rodoviário Américo Fontenelle, no Centro do Rio, até o Trevo das Margaridas, na altura do cruzamento com a Rodovia Presidente Dutra.
O modelo escolhido pela Secretaria Estadual de Transportes foi apresentado nessa terça-feira, durante seminário realizado na sede do órgão. Operado por 240 ônibus articulados e equipados com ar-condicionado, o sistema irá contar com cinco terminais que serão construídos ao longo do percurso.
Quatro deles deverão ficar prontos até a Copa do Mundo de 2014: Américo Fontenelle - que passará por grande reforma -, Fiocruz, Trevo das Missões e Trevo das Magaridas. O quinto terminal que será construído no Aeroporto Internacional Tom Jobim só será inaugurado em 2016, próximo às Olimpíadas. Todos irão contar com centros de controle operacional, escadas rolantes e até elevadores.
Além dos terminais, os passageiros também desfrutarão de 14 estações de embarque e desembarque. De acordo com a Secretaria de Transportes, as obras de construção do Corredor Exclusivo da Brasil deverão começar em 2011. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 800 milhões no projeto.
Total de coletivos será 55% menorDe acordo com o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues, a construção do Corredor Exclusivo da Avenida Brasil vai reduzir em 55% o total de ônibus que circulam pela via. Hoje, cerca de 900 coletivos cortam a Brasil por hora, em apenas um sentido.
"Esta intervenção será ótima para a população, que passará a utilizar um transporte mais confortável, seguro e ágil", destacou Sebastião.
Outra medida anunciada para melhorar o trânsito na cidade foi a transferência das linhas intermunicipais que hoje operam com pontos na Av. Chile, no Castelo e na Praça Tiradentes. Todas serão remanejadas para o Terminal Américo Fontenelle, no Centro.

Fonte: O Dia online
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Salvador: Sistema de transporte recebe 31 ônibus adaptados


Usuários do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO), recebe mais 31 veículos adaptados nesta sexta-feira (7). A entrega, que será feita pelo prefeito João Henrique, está marcada para as 11h, na Praça Municipal, e contará com a presença do secretário de Transportes e Infraestrutura, Euvaldo Jorge, e do superintendente da Transalvador, Miguel Kertzman.
Pertencentes à empresa São Cristóvão, os novos carros fazem parte do programa de renovação da frota e atendem ao Decreto Federal de nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004, segundo o qual, até 2014, todos os ônibus em circulação deverão oferecer condições de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida.
Os veículos com elevadores representam 30% da frota em operação, que é de 2.400 carros. A previsão é de que, ainda nesta quinzena, mais 18 ônibus adaptados, pertencentes às empresas Praia Grande e Vitral, sejam incorporados ao sistema.

As informações são da Secom-Salvador.
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Alagoinhas terá estação de transbordo de ônibus arquitetônico


Foi apresentado à população na noite da última quarta-feira, 05, às 19h, na Câmara de Vereadores, o projeto arquitetônico da Estação de Transbordo que deverá ser entregue à população de Alagoinhas até o final deste ano. À frente da apresentação esteve o engenheiro André Fialho, da AGKF - Serviço de Engenharia S/S, empresa que realizou o estudo do transporte coletivo no centro de Alagoinhas.
Durante a Audiência foram colocadas à população e ao legislativo, questões referentes ao projeto da estação, como o valor do investimento, as diretrizes na execução das obras e o objetivo de sua implantação na cidade. Com moderna iluminação, sanitários adequados, espaços de alimentação e acessibilidade para cadeirantes e piso tático para deficientes visuais, a Estação de Transbordo está orçada em R$ 2 milhões e terá ainda 22 plataformas com capacidade para operação de 44 ônibus.
Junto à Estação, será implantado um avançado sistema de bilhetagem eletrônica, em parceria firmada entre a prefeitura e a empresa TACOM - Projetos de Bilhetagem Inteligente, que dinamizará o sistema de transporte público da cidade. Estarão presentes na audiência Secretários Municipais, vereadores e demais autoridades, além da sociedade civil organizada, maior interessada e benfeitora do processo.

Fonte: Bahia JÁ
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Falha em trem prejudica circulação no Metrô de SP

A falha em uma composição da na Linha 3-Vermelha da Companhia do Metropolitano (Metrô) de São Paulo prejudicou a circulação de trens na tarde desta quinta-feira, 6, na capital paulista. A falha ocorreu na Estação República, sentido Palmeiras-Barra Funda, no início da tarde. Segundo nota divulgada pelo Metrô, o trem com problemas foi retirado da via às 14h13, momento em que a circulação começou a ser normalizada.
Durante a ocorrência, a circulação de trens foi mantida por uma das vias. Os passageiros foram informados sobre o problema por meio dos alto-falantes das estações e dos trens. A composição foi levada para o estacionamento perto da Estação Barra Funda.
Já no sistema da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o descarrilamento de duas locomotivas na madrugada de hoje causou atrasos na Linha 8 - Diamante (Júlio Prestes - Itapevi). Ninguém ficou ferido. O incidente aconteceu entre as estações Carapicuíba e Santa Terezinha.
As locomotivas da América Latina Logística (ALL) não transportavam carga, segundo informou a empresa, mas devido ao problema a circulação das composições no trecho foi realizada por uma única via. Pela manhã, a linha operou com maiores intervalos, de 12 minutos aproximadamente. Houve acúmulo de passageiros nas plataformas. De acordo com a CPTM, o transporte foi normalizado às 15h20.

Fonte: Estadão

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