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Rio de Janeiro: Soluções tecnológicas podem ajudar a vencer o desafio dos transportes urbanos

quarta-feira, 28 de abril de 2010


O tempo médio de uma viagem em transporte coletivo no Rio de Janeiro é, hoje, de 68 minutos e a velocidade é de 19km/h. E pode piorar, chegando a 82,39 minutos, com uma velocidade menor, de 17km/h. Os dados divulgados em pesquisa recente do Grupo de Diários América (GDA), formado por 11 dos principais jornais do continente latino americano, entre os quais o “La Nacion”, da Argentina; “O Globo” (Brasil); “El Mercúrio”, do Chile; e El Tiempo, da Colômbia, demonstram o quanto o Rio de Janeiro, que vai receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, precisa melhorar sua infraestrutura de trânsito, assim como as demais capitais brasileiras.

Na visão dos especialistas do setor, o Rio tem um grande desafio pela frente até a realização desses dois mega eventos: implantar instrumentos inovadores e confiáveis de gestão do transporte, através de Sistemas Inteligentes que hoje já estão disponíveis no mercado, disponibilizando inéditas funcionalidades cujas utilizações exigem novas sensibilidades e novas percepções para os governos e a sociedade.

Dentro desse contexto, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através da Coppe - Programa de Engenharia de Transportes (PET), e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ promovem nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Convenções Bolsa de Valores, no Rio de Janeiro, o Seminário Sistemas Inteligentes de Transporte – Papel Estratégico para a Mobilidade Urbana.

Com patrocínio da Seagull Tecnologia, M2M Solutions e Novakoasin Equipamentos e Sistemas; apoio da Anamma, Aslog, Fetranscarga, ITS Brasil, Rio Onibus, Setrerj, NTU e Sindicarga e Pindavale, o evento foi idealizado em parceria com a Planeja & Informa Comunicação e Marketing, também organizadora do Seminário.

Segundo o Comitê Técnico do evento, o objetivo, além de criar oportunidade para debater o posicionamento do Rio de Janeiro para implantar sistemas inteligentes de transportes, é reunir empresários executivos, técnicos e dirigentes do setor de transporte, governo e profissionais de engenharia para analisar as possíveis soluções. Durante o evento os especialistas vão debater também o impacto do Transporte na economia brasileira e os efeitos diretos e indiretos na engenharia e na indústria nacional, através do aumento de encomendas, desenvolvimento de serviços e da geração de empregos.

“O momento é propicio para se planejar a implantação de Sistemas Inteligentes de Transporte, já que esta alternativa poderá contribuir para minimizar os problemas do transporte no Rio de Janeiro e das outras cidades que irão abrigar os eventos e poderá permanecer como um legado para a população”, afirma o engenheiro Alexandre Rojas, da UERJ, e membro do Comitê Técnico que está organizando o Seminário em parceria com a Planeja & Informa Comunicação e Marketing.

Segundo ele, os Sistemas Inteligentes de Transporte através da união da telemática e de ferramentas de controle representam novos meios de se pensar na mobilidade urbana. A utilização eficiente dessas tecnologias tem gerado resultados satisfatórios, promovendo a redução de congestionamentos e dos tempos de viagem, melhoria na qualidade do ar pela redução da emissão de poluentes, possibilidade da indicação de rotas alternativas, o aprimoramento dos níveis de serviço e aumentado a produtividade, a confiabilidade e a segurança dos sistemas de transporte.

Fonte: AgoraVale
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Aparelho ajuda deficientes visuais a identificar ônibus em Jaú


Jaú deve ser o primeiro município brasileiro a receber sistema pioneiro de sinalização eletrônica, que permite a deficientes visuais o acesso aos serviços de transporte público, mediante anúncio sonoro. A nova tecnologia foi apresentada ontem, no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), por representantes da empresa Geraes, de Belo Horizonte. O sistema será instalado por meio de parceria entre a Prefeitura e a Empresa Auto Ônibus Macacari.
Segundo o representante da Geraes, Júlio Cezar David de Melo, a tecnologia, denominada DPS-2000, foi desenvolvida ao longo de 12 anos por Dácio Pedro Simões e contou com parceria da Universidade Federal de Minas Gerais, que trabalhou na pesquisa.
O sistema é composto por um aparelho receptor, instalados nos ônibus, e um transmissor que fica com o usuário. O passageiro memoriza no aparelho o código da linha. Ao chegar ao ponto de ônibus, seleciona a linha desejada e o aparelho emite ondas de baixa frequência com raio de 100 metros, possibilitando ao motorista receber sinal luminoso e sonoro e parar. Ao estacionar no ponto, uma gravação automática informa o número da linha repetidas vezes, até que o usuário embarque.
O custo unitário do aparelho receptor é de R$ 650 e do transmissor R$ 250.
Quanto maior o número de aparelhos encomendados ao fabricante, menor fica o preço final de cada unidade. Estimativa inicial para a estação piloto de Jaú é de que cada receptor fique em R$ 400 e o transmissor caia para R$ 150. No projeto piloto seriam distribuídos 30 transmissores para pessoas com deficiência e idosos e os receptores instalados em pelo menos 50 ônibus circulares da Macacari.
O cronograma de instalação do sistema em Jaú, que será cidade laboratório, prevê o início dos estudos e fabricação dos aparelhos em janeiro, quando a Prefeitura terá recebido o orçamento final para assinatura do contrato.
O diretor da Geraes, Júlio de Melo, diz que o sistema poderá ser instalado em Jaú a um custo entre R$ 30 mil e R$ 50 mil, mas esse valor poderá ser reduzido, o que depende de uma série de variáveis, como o número de aparelhos a serem produzidos.
“Precisamos ter um número preciso para fechar orçamento que possa ser apresentado e discutido”, diz.
Custo
A secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos de Jaú, primeira-dama Caroline de Toledo Franceschi, estima que a parceria com a Macacari permita que esse custo fique em aproximadamente R$ 19 mil. Em janeiro, a secretaria pretende iniciar censo para determinar o exato número de deficientes no Município, o que auxiliará a consubstanciar o projeto final. “Com base nesse cadastro, levantaremos o número de todos os que gostariam de ter o aparelho transmissor”, diz. “Para os mais necessitados, a secretaria poderia doar e os que tiverem melhores condições podem adquiri-lo.”
O diretor da Macacari, José Eduardo Macacari, entusiasmou-se com a nova tecnologia e diz que a parceria e a instalação do projeto em Jaú são viáveis “Achamos que dará resultados.” O empresário afirma que os receptores poderão ser instalados em 100% de sua frota, composta hoje por 61 veícuulos.
A apresentação contou com a presença do prefeito Osvaldo Franceschi Junior (PV), do presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, José de Oliveira Justino, e do presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Estevam Rogério da Silva.

Fonte: Grupo MVI Brasil

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Mogi das Cruzes: A partir do dia 2 de maio, entrará em operação o Sistema Integrado


A partir do dia 2 de maio, entrará em operação o Sistema Integrado Mogiano (SIM) que promoverá uma revolução completa no transporte coletivo de Mogi das Cruzes. O sistema contará com novos terminais de ônibus, coletivos zero quilômetro equipados com GPS, quase 100% da frota adaptada com elevadores para transporte de pessoas com deficiência e bilhetagem eletrônica para permitir a integração total das linhas.

O Terminal Central, cuja inauguração está prevista para o dia 1º de maio, foi projetado especialmente para proporcionar total conforto ao usuário do transporte coletivo. As baias terão cobertura e o antigo prédio da NGK, que está sendo restaurado para conservar a memória da cidade, terá serviços como o PAC, sanitários, revistaria, lanchonete e a loja da Mogi Passes, onde será possível carregar ou adquirir o bilhete eletrônico. Para facilitar a vida do usuário, o Terminal terá um grande monitor, informando os horários de partida dos ônibus.

Já o Terminal Estudantes também passará por uma ampla reforma, cujo processo está em licitação. O serviço deve ser iniciado no início do segundo semestre deste ano. O local ganhará cobertura nos pontos de ônibus, sanitários e estrutura adequada para receber os passageiros com conforto. “Como o local possui espaço físico suficiente, não será preciso interromper os serviços no local. A revitalização poderá ser feita com o terminal em funcionamento”, explicou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada.


A cidade foi dividida em oito regiões diferentes, de acordo as principais avenidas percorridas pelos ônibus. O usuário poderá fazer a integração com o bilhete eletrônico (cartão SIM) para qualquer ponto da cidade, menos para voltar para seu bairro ou região.
O prazo para fazer a integração é de 60 minutos a partir do momento em que o ônibus chegar a um dos terminais. Quem vem de Jundiapeba, por exemplo, que é região 1, não poderá integrar com nenhuma linha que pertença a esta região. Mas, estará liberado para integrar com todas as outras regiões da cidade. “Ou seja, quem descer do ônibus antes dele chegar ao terminal, terá um prazo ainda maior para integrar, já que o tempo só começa a ser contado a partir da chegada do ônibus”, explica o secretário.

Se o usuário não souber a qual região pertence a linha, basta prestar atenção ao letreiro do ônibus. A primeira identificação é a letra C ou E, que identifica se o veículo tem parada no terminal Central ou Estudantes. Depois vem a numeração de 1 a 8, que identifica as regiões da cidade. Os números restantes no letreiro apenas identificam o número da linha e não interferem na integração.

Para fazer o percurso entre os dois terminais, a Secretaria de Transportes manterá duas linhas circulares, que passarão pelo terminal Mogilar, que será desativado até 1º de junho, Hospital Luzia de Pinho Melo, Pró Criança, e outros pontos de interesse. “É importante ressaltar também que o passageiro também poderá sair do Terminal Central, pegar o circular e de lá o ônibus para outra região da cidade pagando apenas uma passagem, ou vice-versa”, esclarece a diretora de Transportes, Miriam Carrasco Benites.

Cartão

O cartão SIM não terá custo e o usuário poderá solicitá-lo nas lojas da Mogi Passes e no Terminal Central. Em breve, depois da reforma, o Terminal Estudantes também oferecerá o serviço. Mas, é importante ressaltar que os bilhetes eletrônicos atuais continuam valendo. “Só precisa fazer o novo cartão, quem não tem ou perdeu o atual bilhete eletrônico. Não há custo algum para o usuário, que poderá carregar quantos créditos quiser”, acentua Miriam.

O cartão SIM pode ser adquirido na Mogi Passes, localizado na Rua Dr. Deodato Wertheimer nº 999. A partir do dia 1º de maio, um novo posto será inaugurado no Terminal Estudantes. Para fazer a recarga do cartão, o usuário conta atualmente com 15 postos espalhados pela cidades, que podem ser encontrados acessando a Cartilha Ande Fácil Mogi. Para mais informações, acesse o site da Mogi Passes (http://www.mogipasses.com.br/) ou entre em contato pelo telefone (11) 4791 7777.

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Fiscalização do transporte coletivo de Joinville tem acesso on-line às empresas


Pela primeira vez, a Prefeitura de Joinville terá acesso direto, em tempo real, a todo o sistema informatizado que centraliza os registros de todas as operações das empresas permissionárias (Gidion, Transtusa e Passebus). "É um avanço sem precedentes, pois é a primeira vez que isso ocorre entre a Prefeitura e as empresas de transporte coletivo”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville, Ariel Pizzolatti. O IPPUJ também estará liberado para usar o sistema. Com isso, o município não precisará mais ficar esperando o encerramento do mês para consolidar as informações e ter acesso aos dados das empresas.
A Seinfra, por meio da Unidade de Transportes e Vias Públicas, passou a dispor deste sistema de fiscalização desde a terça-feira (27). "Esta conexão on-line se torna mais uma importante ferramenta de fiscalização e de controle do transporte coletivo (ônibus) em Joinville. Agora, a Prefeitura tem como saber o que cada uma das empresas permissionárias está fazendo dentro do sistema de transporte", explicou o gerente da Unidade de Transporte e Vias Públicas, Luiz Cesar Hoefnner.
A empresa repassou aos gestores do serviço no município as senhas e os softwares para que a Prefeitura tenha completo acesso ao sistema. Segundo o gerente da Unidade de Transporte e Vias Públicas, Luiz Cesar Hoefnner, "esta ferramenta on-line é fundamental para auxiliar o município na gestão e na fiscalização completa do sistema".

Fonte:24 Horas Santa Catarina
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Transporte coletivo diminui a poluição, segundo estudo


Dados do 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, produzido pelo Ministério do Meio Ambiente, revelam que o transporte individual emite 40 vezes mais poluentes do que o transporte coletivo de passageiros, na condução do mesmo número de pessoas.
Estudo sobre as fontes de poluição por veículos usados no transporte rodoviário, segundo pesquisa do Ministério do Meio Ambiente, aponta que 87% das emissões de CO (monóxido de carbono) partem de carros e motos enquanto os ônibus respondem por apenas 3% para o transporte de quantidade quase idêntica de passageiros.
De acordo com o 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, rodam hoje pelas estradas brasileiras 36 milhões de veículos automotores. O transporte coletivo registra a casa dos 16,8 bilhões de passageiros, outros 17 bilhões usam motos e carros individuais.
Na cidade de São Paulo, o problema é mais agravante, pois o IDS - Indicadores do Desenvolvimento Sustentável Brasil e com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística registram que o número de substâncias poluentes emitidas no ar aumentou de 158 para 168.
O monóxido de carbono é resultante da queima de petróleo na atmosfera e causa diversos malefícios à saúde, afetando principalmente o sistema cardiovascular. Em doses elevadas, a exposição ao CO acarreta problemas de visão, redução da capacidade de trabalho, de aprendizagem e da habilidade manual, além de trazer consequências respiratórias pela má qualidade do ar.
A partir dessa constatação de poluição ambiental ocasionado pelos veículos automotores, Regina Rocha, diretora da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, afirma que é importante que os governos incentivem o uso do transporte coletivo em detrimento do individual. Para ela, porém, o usuário do automóvel só deixará seu carro em casa se tiver uma alternativa mais confortável, pontual e segura para sua mobilidade.
"O transporte coletivo privado ajuda claramente na redução da poluição atmosférica, pois reduz o número de carros nas ruas", sentencia Regina.
Para ela, o fretamento é o sistema de transporte coletivo que tem mais apelo para tirar o automóvel das vias públicas. De fato, pesquisa realizada pelo Instituto LPM - Levantamentos e Pesquisas de Marketing mostra que um ônibus de fretamento retira até 19 carros de circulação, já que 78% dos usuários desse tipo de transporte possuem automóvel e 87% são portadores de Carteira de Habilitação. Só na região metropolitana de São Paulo a modalidade transporta 600 mil passageiros por dia.

Fonte: Jornal do Brasil
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Transporte coletivo sob ameaça de greve em Belém


Os rodoviários de Belém podem entrar em greve na segunda semana de maio, caso a patronal não sinalize nenhuma negociação de reajuste salarial. Ontem estava marcada uma reunião entre os empresários e os rodoviários na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), mas a patronal não compareceu e a reunião foi cancelada.

A data-base para o reajuste salarial dos rodoviários é no próximo dia 1°, mas, segundo a categoria, até agora não houve nenhuma posição da patronal sobre a questão econômica. “Já nos reunimos cinco vezes com os empresários e negociamos 34 cláusulas. A única que ainda não foi discutida foi a econômica”, disse o secretário geral do sindicato, Cristian Vilhena.

Hoje, os rodoviários realizarão duas assembleias para decidir se começarão o movimento de greve ou não. “Tudo vai depender de uma resposta dos empresários. Se eles não nos procurarem, vamos começar a organizar nossa paralisação para a segunda semana de maio”, ressaltou Vilhena.

Os trabalhadores querem um reajuste de 12% em cima do salário base, o aumento do ticket alimentação de R$ 260 para R$ 350, além de auxílio hospitalar. O supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Roberto Sena, explicou que o valor que os rodoviários estão pedindo está abaixo do reajuste do salário mínimo.

Sena disse que os empresários devem estar esperando sair o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do IBGE, para poder reajustar os salários dos trabalhadores. “O que os rodoviários estão pedindo está de acordo com a nossa estimativa do INPC. Por isso, é provável que eles acatem a proposta dos trabalhadores”.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setrans-Bel) foi procurado pela reportagem, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto. (Diário do Pará)

Fonte: Diário do Pará
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