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Curitiba: Terminal Pinheirinho agora tem biblioteca

segunda-feira, 19 de abril de 2010


O Terminal Pinheirinho agora tem também biblioteca. É a Estação da Leitura – inaugurada na sexta-feira (16) pelo prefeito Luciano Ducci – que funciona como posto de atendimento para empréstimo gratuito de livros, o que é feito de forma bastante simples, gratuitamente e sem burocracia. Para emprestar um livro, basta apresentar um documento de identificação e informar, sem comprovação, o endereço.

A Estação da Leitura noTerminal Pinheirinho funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h30, e sábados das 6h30 às 14h. A Estação terá na sequência dois terminais de computadores disponíveis ao público para consulta do acervo local e de acervos localizados em outras unidades da Fundação Cultural.

Não há carteiras de usuários. O livro poderá ser devolvido em qualquer uma das Estações ou Casas da Leitura previstas no programa Curitiba Lê, um conjunto de ações para aumentar os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos. Além da criação de novos espaços, fazem parte do programa oficinas literárias e os ciclos de leitura já oferecidos pela Prefeitura. Atualmente existem, além da Estação do Pinheirinho, três Casas da Leitura.

O programa tem como objetivo ampliar o acesso aos livros e, assim, criar o hábito da leitura. Também fazem parte do Curitiba Lê todas as ações que a Fundação Cultural já desenvolve no campo da literatura. Entre elas estão os ciclos de leitura, que se propõem a estudar a obra de determinados autores, além de cursos e oficinas literárias.

Fonte: URBS
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Porto Alegre: Poste da parada da João Pessoa passa por avaliação técnica


Para concluir o levantamento técnico a fim de detectar o ponto de energia defeituoso e analisar a causa da descarga que vitimou o estudante Valtair Jardim de Oliveira na noite de terça-feira, 13 de abril, técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), da Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estiveram na manhã de sexta-feira, 16, na parada na avenida João Pessoa onde ocorreu o episódio. A ação integra a avaliação que vai subsidiar a sindicância instalada no âmbito da prefeitura, definida em reunião realizada ontem no Paço Municipal, com o prefeito José Fortunati. O resultado da análise integrará relatório técnico que será apresentado.
"Desde o primeiro momento, estamos acompanhando e colaborando com o trabalho do Instituto Geral de Perícias. Neste momento, solicitamos à Ceee, que é uma companhia qualificada, para verificar junto com a Divisão de Iluminação Pública por que o poste estava energizado, quando não deveria estar", afirmou o titular da Smov, Cássio Trogildo.

Veja reportagem sobre o caso onde o estudante Valtair Jardim de Oliveira, de 18 anos, morreu na noite desta terça-feira ao levar um choque em uma parada de ônibus da Capital.

Fonte: EPTC
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Copa não conseguiu resolver problema do transporte na Africa do Sul


Quando a Copa chegar em menos de 60 dias, muitos torcedores sentirão no dia-a-dia aquela que é uma das principais deficiências da África do Sul: o transporte público. As limitações não se restringem às cidades grandes, como Joanesburgo e Cidade do Cabo. O problema é crônico em toda a África do Sul.

O governo prometeu melhorar o sistema e legalizar as vans (aqui chamadas de “taxi”), que circulam em péssimas condições e não respeitam as leis de trânsito. Um trem rápido (Gautrain) seria a solução para o deslocamento problemático entre Joanesburgo e a capital, Pretória. No entanto, o trecho não ficará pronto a tempo do Mundial, e as vans continuam a rodar sem fiscalização.

Ônibus municipais são vistos esporadicamente nas ruas e mesmo assim só nas principais avenidas. Quem mora nos bairros afastados está isolado. Mesmo com tantas deficiências, muitos torcedores dependerão de vans e ônibus para chegar aos estádios. Por isso a reportagem do G1 percorreu um dos trechos que mais serão usados durante a Copa – entre Sandton (principal bairro hoteleiro de Joanesburgo) e o estádio Soccer City (na entrada de Soweto), usando o transporte público da cidade. Cerca de 20 quilômetros separam os dois lugares. Vans não têm sinalização sobre itinerário

A reportagem se programou para pegar o ônibus municipal que liga Sandton ao centro às 10h30 (ônibus são escassos e passam em horários determinados). Ao chegar ao local indicado na internet (o shopping Sandton City), ninguém soube informar o lugar exato onde esperá-lo. Rodei algumas ruas sem sucesso até decidir que iria de van (principal meio de transporte da população).

O problema que é as vans não têm letreiros indicando seu itinerário. Cada bairro ou região corresponde a um sinal com os dedos, então é preciso conhecê-los ou perguntar na rua. Também não há paradas demarcadas, ou melhor, qualquer esquina pode ser um ponto. Basta fazer o sinal que as vans param em qualquer lugar, até no meio da rua. Dedinho pra cima, sinalizando o centro da cidade, a primeira van parou em menos de dez minutos.

O preço é outra variável – depende do lugar onde você pega a van, ou seja, quanto mais perto do seu destino, mais barato fica. Desembolsei R9 (pouco mais de R$ 2) pelo trajeto. A van não estava cheia, e o motorista deu voltas pela cidade para pegar mais passageiros. Em geral, as vans têm capacidade para dez pessoas, mas dificilmente circulam com menos de 14.

Também é muito raro encontrar um passageiro branco, mas não há nenhum tipo de hostilidade. Cheguei ao centro em meia hora (às 11h30). Lá, começava a segunda parte do percurso até Soweto. A ideia era testar o BRT (Bus Rapid Transit), sistema articulado de ônibus que foi construído especialmente para a Copa.

O BRT é bem sinalizado e organizado. Comprei o bilhete (R6, o equivalente a R$1,50) e embarquei em menos de cinco minutos. Há diversos pontos do BRT entre o centro e Soweto e os ônibus circulam numa pista exclusiva, o que evita as retenções no trânsito. Cheguei à Soccer City em aproximadamente 25 minutos (às 12h10), mas não pude descer, pois a estação em frente ao estádio ainda não ficou pronta. Continuei por mais 15 minutos até o estádio Orlando, no coração de Soweto. É provável que o local seja usado para treinos de algumas seleções durante a Copa.

A volta ao centro pelo BRT foi tranquila. Para quem está acostumado a andar nas vans, ele é bastante confortável. No entanto, é limitado. Até o momento, apenas o trajeto entre Soweto e o estádio Ellis Park, com passagem pelo Soccer City, foi finalizado. Ou seja, está longe de resolver as deficiências de transporte em Joanesburgo.

Além disso, há um problema grave: muitos jogos terminam à noite e, a menos que os torcedores decidam pagar por um táxi convencional, deve-se voltar ao centro para pegar uma van, o que pode se transformar numa incursão perigosa.

Fonte: G1
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Aniversário de Brasília terá ônibus extras e Metrô gratuito

domingo, 18 de abril de 2010


O aniversário de Brasíia causará mudanças no transporte público na próxima quarta-feira (21/4). Ônibus extras circularão nas ruas do Distrito Federal durante as comemorações do cinquentenário. Além disso, não haverá cobrança no Metrô.

Segundo o Transporte Público Urbano (DFTrans), os ônibus atenderão passageiros que se deslocarem para as comemorações dos 50 anos da capital. O reforço será em todas as linhas que seguem das cidades satélites para a Esplanada dos Ministérios, das 7h de quarta-feira (21/4) até as 4h de quinta (22/4).

De acordo com o órgão, a quantidade de carros poderá aumentar conforme a demanda ao longo do dia. As passagens continuam com preço normal.

Metrô-DF

A tarifa será gratuita para usar os trêns do Metrô-DF no dia 21. No entanto, passageiros devem ficar atentos aos horários especiais de funcionamento. Todas as estações operam normalmente das 7h às 14h.

A partir desse horário, a Estação Central funcionará apenas com embarque para Ceilândia e Samambaia. A Galeria terá desembarque obrigatório para os trens com destino ao Plano Piloto.

A partir das 23h, a Estação Central atenderá apenas embarques com destino a Ceilândia e Samambaia.

As demais estações estarão fechadas para embarque, permitindo apenas o desembarque. As atividades se encerram às 2h30 de quinta-feira (22/4).

Fonte: Correio Brasiliense
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Teresina: Ônibus coletivos serão padronizados para integração


A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), está realizando a padronização dos 500 coletivos que compõem as 91 linhas de ônibus da capital. Todos os carros serão pintados na cor verde e terão a logomarca do Sistema de Transporte de Teresina.

A padronização faz parte do Plano Diretor de Trânsito, sendo esta a primeira etapa do processo de integração do transporte coletivo. Pela nova legislação, os ônibus da zona Norte serão na cor verde-bandeira; Sul, amarelo; Leste, vermelho; Sudeste, azul; Circular, laranja e a linha diametral, que liga duas zonas opostas, será cinza.De acordo com a diretora de Transportes Públicos da STRANS, Alzenir Porto, a medida facilitará a utilização desse serviço.

“Queremos que a população identifique o sistema de transporte não por empresa, mas por linha. A medida faz parte do processo de integração que será feito em nossa cidade”, disse, acrescentando que a padronização deverá facilitar o controle do sistema.

Dois ônibus da empresa Emvipi já estão circulando em Teresina como projeto-piloto. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito vai colocar mais 20 ônibus nas ruas da capital para facilitar a adaptação dos teresinenses.

Fonte: TV Canal 13
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Mogi das Cruzes: Passageiros começam a serem orientados


A Secretaria Municipal de Transportes iniciará na próxima semana uma campanha em Mogi das Cruzes para orientar a população sobre o novo modelo de transporte coletivo da Cidade, o Sistema Integrado Mogiano (SIM). Sessenta funcionários de uma empresa que venceu a licitação para realizar a divulgação irão distribuir cartilhas na área central, nos dias úteis, das 5 às 21 horas. Equipes da concessionária e da Pasta ainda visitarão os bairros para explicar como funcionará a integração entre as linhas e esclarecer dúvidas. A visita começará na segunda por Sabaúna. O atendimento será na Praça dos Expedicionários, 87, na antiga estação de trem. A partir do dia 26, os mogianos receberão cartões com os horários e os itinerários dos ônibus.

"Não queremos que os usuários fiquem sem informações, por isso vamos fazer uma ampla divulgação. Os agentes, que vestirão uma camisa azul com a logomarca do Sistema, prestarão todo o apoio necessário para levar o conhecimento adiante. Se eles não souberem responder as perguntas, nos ligarão imediatamente para receber a orientação. Caso não seja possível elucidá-los na hora, anotarão os questionamentos e nos entregarão para darmos uma satisfação aos clientes", afirmou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada. Os trabalhadores que participarão desta iniciativa estão em treinamento há quatro dias nas ruas e em salas de aula.

A mudança no sistema passará a funcionar a partir do dia 1º de maio, depois da inauguração do Terminal Central, no terreno da antiga NGK. As principais alterações serão a transferência dos ônibus que fazem parada no Terminal Mogilar e na Praça Francisco Nogueira, os quais serão desativados para esta finalidade até o dia 1º de junho, para o Central e o Estudantes; a integração com validade de uma hora entre os coletivos; e a modificação dos números existentes para identificar as linhas.

Agora, haverá uma letra na frente dos algarismos para reconhecer o destino dos veículos. Quando tiver um C, significa que passará obrigatoriamente pelo Terminal Central. E quando existir um E, representa que irá para o Terminal Estudantes. A numeração também será trocada. O primeiro dígito indicará uma das regiões do Município, dividido em 8 partes pela Secretaria. O número 1 informa que o ônibus passará pela Avenida Francisco Ferreira Lopes, no sentido Jundiapeba (veja maiores detalhes e as outras áreas no quadro). Já o zero quer dizer circular (Estudantes/Central). A dezena final apenas identifica os coletivos. O Jardim Planalto, por exemplo, que antes era 035, será "C 107".

O deslocamento das linhas acontecerá em três etapas. Na primeira fase, no dia 2 de maio, serão 11 e a instalação dos dois circulares no novo espaço de embarque e desembarque no Centro, com intervalo de oito minutos entre a saída deles. No dia 15 de maio, serão mais 10. Por fim, no dia 1º de junho, outras 33. Após este processo, o Terminal Central terá 33 e o Estudantes, 41.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 773 0194 e 4798-5122, das 9 às 17 horas, exceto nos finais de semana e nos feriados. Uma pesquisa de opinião ainda será feita no final de junho para avaliação pública do Sistema.

Fonte: O Diário
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