Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Transporte Público no Rio: O desafio diário de ir e vir

quinta-feira, 25 de março de 2010


Se quiser ganhar a corrida para resolver os seus problemas de transporte, o Rio precisa tirar o pé do freio. Numa perspectiva geral do que acontece em outros países da América Latina e do Caribe, saltam aos olhos que as soluções apontam para a integração viária e a criação de modelos alternativos de deslocamento. Ninguém parece discutir a direção. Mas, enquanto os outros se apressam, o Rio segue em ritmo lento ou, em alguns casos, desacelera.

  • Os corredores expressos para ônibus e o metrô são a prova disso. Ao passo que a Cidade Maravilhosa ainda planeja sua primeira via exclusiva para ônibus e contabiliza 34 estações de metrô, Bogotá já opera um sistema de bus rapid transit com 114 estações, que transportou, em janeiro último, 2,7 bilhões de passageiros. Já Santiago do Chile, que também inaugurou seu sistema subterrâneo na década de 70, se orgulha de ter 101 estações de metrô.
A velocidade é um diferencial importante diante do crescimento da demanda de passageiros. Santiago inaugurou 26 novas estações de metrô em cinco anos - quase 5,2 a cada ano. No mesmo período, o Rio ganhou apenas duas, Cantagalo, em Copacabana, e General Osório, em Ipanema. São dois milhões de chilenos transportados por dia contra 550 mil pelo metrô no Rio. Metrô, alvo de queixas
O tempo pesou para o metrô fluminense, que perdeu excelência. De rápido, eficiente e confortável, tornou-se alvo de reclamações constantes, de superlotação a falhas operacionais. Para Ronaldo Balassiano, professor de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, o Rio sofre com a falta de continuidade e planejamento.
  • - Hoje, o metrô está vivendo um caos. Um planejamento inteligente e interessante começou a ser feito, mas descarrilou no meio do caminho. É preciso aumentar a frequência de trens ou, eventualmente, inaugurar uma estação, como Ipanema. O segundo problema foi o projeto fracassado da Linha 1A (ligação direta Pavuna-Botafogo). Como um novo serviço foi implantado sem informação, sem preparar os funcionários? - pergunta Balassiano.
Na comparação, o metrô do Rio leva menos gente, é menor e mais caro do que os sistemas em funcionamento em Buenos Aires, Caracas e Cidade do México. Bogotá ainda projeta sua rede, mas a cidade está lá na frente numa modalidade de transporte com DNA brasileiro: o bus rapid transit. Há tempos o Rio namora o sistema de corredores expressos de ônibus de Curitiba, obra do arquiteto Jaime Lerner, mas foram os colombianos que o implantaram antes. E mais: em 2008, a Colômbia deu início à construção de mais três troncos de corredores do TransMilenio, com previsão de conclusão ainda este ano.
  • A presidente da ONG Rio Como Vamos, Rosiska Darcy de Oliveira, observa que, além de racionalização, o sistema de transporte carece de informações para a realização de um diagnóstico preciso.- Cidades grandes, como o Rio, precisam de um transporte de massa eficiente e integrado. Os ônibus deveriam alimentar e complementar os ramais metroviário e ferroviário, o que reduziria os engarrafamentos. Infelizmente, estamos longe disso - afirma.

Segundo a ONG, a rede como um todo é desconhecida. O Plano Diretor da cidade previa que, em 2005, havia 5,274 milhões de deslocamentos diários na Região Metropolitana do Rio, 74% deles realizados por meio de transporte público. Os dados atualizados sobre como se dividem os passageiros são fornecidos por setor ou concessionária. São eles: ônibus, 2,511 milhões de pessoas por dia; trens, 500 mil por dia; metrô, 550 mil por dia; barcas, 90 a cem mil por dia, totalizando 3,6 milhões de pessoas.

  • Investimento insuficiente
    Em razão dos parcos investimentos do passado, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, reconhece que, faltando seis anos para as Olimpíadas de 2016, o Rio corre atrás do prejuízo:
    - A verdade é que a frota do metrô, de 30 anos, é antiga e com grau de intensidade de uso tremendo. O acordo da renovação (da concessão) envolve a melhora de sistemas abandonados há anos. Os investimentos em infraestrutura, de passivos trabalhistas a obras de ventilação dos trens, são de R$ 1,2 bilhão.
Enquanto isso, Buenos Aires, além de sete novas estações de metrô, investe numa rede múltipla: um corredor exclusivo de ônibus entre Palermo e Liniers e 50 quilômetros de ciclovias. O México aposta em linhas de metrobus - ônibus expressos que circulam numa pista exclusiva - para aumentar a capacidade de seu metrô. E San José, na Costa Rica, discute aplicar US$ 345 milhões num trem elétrico para ligar a capital à província de Heredia, distante apenas 12 quilômetros.

Fonte: O Globo

READ MORE - Transporte Público no Rio: O desafio diário de ir e vir

Estudantes protestam pelo meio-passe no transporte em Belo Horizonte


Estudantes fizeram manifestação pelo meio-passe no transporte público nesta quarta-feira na Praça Afonso Arinos, na região central de Belo Horizonte. De acordo com a Companhia de Trânsito da Capital (Cptran), que acompanhou o protesto, cerca de 600 pessoas participaram do movimento.

Os manifestantes fecharam parte da Avenida Augusto de Lima durante a manhã, o que deixou o trânsito lento no local. Outro motivo do encontro foi a discussão sobre o fundo social do pré-sal. Os estudantes querem que 50% do fundo seja destinado para a educação. Os estudantes se concentraram por volta das 8h30 e saíram em passeata.

Eles percorreram várias ruas do centro e pararam na porta da Prefeitura de Belo Horizonte. Um trecho da Avenida Afonso Pena foi interditado. O trânsito ficou lento e teve que ser desviado para a Rua da Bahia. A prefeitura informou que vai estudar a reivindicação dos alunos.

Fonte: Globominas

READ MORE - Estudantes protestam pelo meio-passe no transporte em Belo Horizonte

Em Porto Alegre, Linha T-10 volta para a Carris dia 29


A linha T-10 volta segunda-feira, 29, para a Companhia Carris Porto-alegrense. Criada em 2000 e operada pela empresa do município, em 2009 passou para o consórcio de empresas Unibus como um período de compensação (ajuste entre os consórcios que busca o equilíbrio dos custos operacionais de cada um em função da receita na Câmara de Compensação Tarifária). A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é o gestor desse ajuste.
O terminal leste da T-10 é no campus da Ufrgs da Agronomia, com itinerário pela Bento, Antônio de Carvalho, Protásio, Manoel Elias, Baltazar e tem terminal norte no terminal Triângulo da Assis Brasil.

Fonte: EPTC
READ MORE - Em Porto Alegre, Linha T-10 volta para a Carris dia 29

Cartão Escolar 2009 é válido até 31 de março em Rio Grande

A Central de Atendimento Mais Rio Grande informou que o Cartão Escolar 2009 poderá ser utilizado somente até o dia 31 de março. Após essa data, os estudantes já deverão ter realizado a revalidação do Cartão para o ano letivo de 2010.
Revalidação do Cartão
Para a revalidação do Cartão Escolar, as escolas públicas municipais e estaduais devem apresentar a listagem completa dos alunos devidamente matriculados, constando o nome do aluno, turno de estudo e carga horária, para a Secretaria Municipal da Segurança, dos Transportes e do Trânsito (SMSTT). A Secretaria, por sua vez, encaminhará a documentação para a Central de Atendimento Mais Rio Grande, situada na rua Marechal Floriano, 521, para que os alunos possam revalidar o documento.
Os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio devem apresentar o respectivo Cartão e um documento de identidade na Central de Atendimento Mais Rio Grande para revalidar o cartão. Já o procedimento para os estudantes universitários será realizado mediante a apresentação do Cartão Escolar, documento de identidade e a confirmação de matrícula. A revalidação é gratuita e realizada no ato. Assim, o usuário pode adquirir seus créditos junto com o recadastramento. A Central recomenda aos estudantes que efetuem a revalidação do Cartão o mais breve possível para evitar maiores transtornos.

Fonte: Jornal Agora

READ MORE - Cartão Escolar 2009 é válido até 31 de março em Rio Grande

Em São Carlos, 29% da População anda a pé


São Carlos acaba de ganhar a primeira pesquisa de mobilidade urbana “Origem-Destino” que mapeou os principais tipos de deslocamentos da população da cidade. O universo da pesquisa foi de 5 mil pessoas e apontou que 29% das pessoas se deslocam a pé, 26% andam de automóvel como motorista e 11% andam de automóvel como passageiros, 19% utilizam ônibus, 11% outros meios e 3% se deslocam utilizando bicicleta.

“Eu desconheço cidades do porte de São Carlos no país que tenham um estudo de mobilidade urbana aprofundado como este, por isso a Prefeitura tem agora um banco de dados estratégico que deve ser trabalhado e orientado para aquilo que ela entender como prioridade”, disse o professor Antonio Nelson Rodrigues da Silva, vice-chefe do Departamento de Transportes da Escola de Engenharia/USP de São Carlos ao apresentar os números da pesquisa ao prefeito Oswaldo Barba, vice-prefeito Emerson Leal, autoridades das áreas de Transporte e Trânsito, Habitação e Desenvolvimento Urbano, membros do Conselho de Usuários de Transporte de Passageiros no município de São Carlos (CONUTRANSP) e a imprensa.

Sobre o dado da pesquisa que identifica 3% da população utilizando bicicleta, o prefeito anunciou que a Prefeitura já está licitando a primeira parte da Ciclovia dos Estudantes, interligando o campus I da USP a UFSCar, outra etapa na região do antigo kartódromo até a Estação Rodoviária, além de ter previsto também 7 km de ciclovia na duplicação da rodovia Guilherme Scatena e a implantação de ciclofaixa na avenida Trabalhador-sãocarlense.

O prefeito também destacou a construção de ciclovia na estrada que será pavimentada entre os bairros Antenor Garcia e Botafogo. “Queremos construir estruturas adequadas para o deslocamento dos trabalhadores e estudantes e para viabilizar as obras estamos pleiteando recursos no PAC 2 do governo federal”, frisou Barba.

Motivos de deslocamento e transporte coletivo: A pesquisa apontou também que entre os motivos de deslocamentos realizados pela cidade, 39% são a trabalho, 31% para estudo, 9% para assuntos pessoais e 4% para a realização de atividades de saúde e lazer.

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, entende que o estudo é um importante passo para a elaboração do Plano de Mobilidade de São Carlos para os próximos 20 anos. “Com este banco de dados poderemos desenvolver projetos de mobilidade da cidade a médio e curto prazo”, ressaltou Carneiro.

Fonte: São Carlos em Rede
READ MORE - Em São Carlos, 29% da População anda a pé

População enfrenta transtornos com a greve do metrô no DF

Os funcionários do Metrô do Distrito Federal decidiram manter a paralisação e a frota de trens circulando continua reduzida nesta quarta-feira (24). Apenas 30% estão operando, ou seja, seis dos 19 trens. No início da manhã, o movimento foi tranquilo na Estação da Praça do Relógio, em Taguatinga, cidade próxima a Brasília, com as catracas e as bilheterias funcionando normalmente. Os trens estão passando num intervalo de 40 minutos.
Nessa terça-feira (23), com a garantia de apenas 30% do serviço, os usuários encontraram filas e tiveram dificuldades, principalmente na Rodoviária do Plano Piloto. Alguns passageiros tentaram recorrer aos ônibus para fugir das filas no metrô. “Uma bagunça, desorganização e atrapalha a vida do brasiliense”, diz a operadora de telemarketing Ana Paula Lanes. O vigilante Amarildo de Castro costuma voltar de metrô para Ceilândia. Mas mudou os planos. “Hoje, o ar livre está melhor que no metrô. Estou muito grato por estar aqui, e o importante é chegar com segurança”, afirma o vigilante Amarildo de Castro.
Mesmo quem não utiliza o serviço, sofreu com a greve. “Hoje eu vim em pé e vou voltar em pé, e ainda vou ter que pagar os R$ 2 do mesmo jeito”, reclama um rapaz. Nas estações, o tumulto era menor. Mesmo assim, houve reclamação. “Levei duas horas para chegar ao trabalho, num percurso que demoraria, no máximo, 30 minutos. Sai às 7h15 e cheguei às 9h30 no centro”, conta o funcionário público Edson Biluk. “Como faço curso, o metrô facilita para chegar mais rápido por causa do trânsito. Só que com essa greve estou chegando quase duas horas atrasada”, afirma a estudante Keite Espíndola.
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) mandou o metrô funcionar com 80% do efetivo das 16h às 19h. Com mais vagões disponíveis, o passageiro sofreu menos na volta pra casa. “À noite, melhorou um pouco, mas os vagões continuam muito cheios”, informa um servidor público Getúlio Gonçalves da Silva. “Eu pego depois das 19h, então, ele vem mais vazio. Mas hoje, por causa dos atrasos, está mais cheio”, diz um senhor. Mas a operação chegou a contar, no máximo, com 12 trens – 60% da capacidade.
O sindicato afirmou que não recebeu nenhuma notificação oficial da Justiça. Por isso, em assembleia, na noite de segunda-feira (23), decidiu manter a greve com apenas 30% dos funcionários trabalhando. “A gente passou toda à tarde na sede do sindicato, até às 18h, e não foi nenhum oficial de Justiça lá. Então, vamos continuar mantendo 30% da frota até que a gente seja notificado de fato. Até porque a gente precisa recorrer, porque consideramos que 80% não é greve. E como nós vamos recorrer sem o documento?”, indaga o coordenador geral do SindMetrô Solano Theodoro.
O DFTrans mantém o reforço de ônibus. Ao todo, foram colocados à disposição 350 ônibus extras. Em Águas Claras, passou de 15 para 40. No Guará, de 70 para 120. Taguatinga roda normalmente com 140, ganhou mais 95 ônibus. Ceilândia passa de 170 ônibus para 260. Samambaia que tem 350 está com 90 extras.
Fonte: G1
READ MORE - População enfrenta transtornos com a greve do metrô no DF

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960