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DF tem 334 ônibus extras nas ruas para amenizar a greve do metrô

terça-feira, 16 de março de 2010


O DFTrans informou que 334 ônibus extras estão circulando pelas ruas do Distrito Federal para amenizar os problemas causados pela greve do metrô. O problema é que o trânsito ficou ainda mais complicado. Cinco cidades estão recebendo esses ônibus: Samambaia, com 90 ônibus extras; Ceilândia com 80; Taguatinga com 94; Guará com 40 extras; e Águas Claras com 30 ônibus extras. O metrô funcionou parcialmente nessa terça-feira pela manhã. A greve dos funcionários, iniciada nesta segunda, prossegue. Os metroviários fazem assembleia na Praça do Relógio, em Taguatinga.
Para as poucas pessoas que procuram o metrô, uma surpresa: alguns trens circulavam. Quem usou o transporte logo cedo, não enfrentou dificuldades.
- Tomei o metrô normalmente. Peguei na Rodoviária e desceu a multidão normal de sempre - diz o militar Antônio Carlos Barros.
- Quando peguei, estava vazio - diz uma passageira.
- Tem menos gente porque todo mundo acha que 100% dos trens não estão funcionando. Hoje está mais difícil pegar ônibus, que estão cheios - acrescenta o estudante Marcus Vinicius.
A determinação do funcionamento parcial do metrô veio nessa segunda-feira, depois de uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que durou 11 horas e não teve muitos avanços nas negociações. Mas a Justiça determinou que, a partir dessa terça-feira, 360 dos 600 funcionários voltassem a trabalhar. Com isso, das 6h até as 9h, 12 trens operaram. Das 9h até as 16h serão seis trens e das 16h às 19h, devem circular 16 trens.
A direção do Metrô/DF admite que os passageiros podem encontrar dificuldades na volta para casa.
- Vai ser uma operação que não é em condições normais. Isso é matemática. Se eu operava com 23, vou operar com 19 para 12 trens, é evidente que isso vai causar transtorno à população - diz o diretor de operações do Metrô/DF, José Dimas Machado.

Fonte: O Globo
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Em Florianópolis, mudança de linhas irrita passageiros


Prefeitura pretende levar mais ônibus ao Terminal Cidade de Florianópolis
Em protesto na plataforma E do Terminal de Integração do Centro (Ticen), em Florianópolis, cerca de 60 pessoas bloquearam a saída de ônibus, ontem, a partir das 9h30min. Elas são contra a transferência de 85 linhas intermunicipais para o Terminal Cidade de Florianópolis, a partir do dia 21.O protesto durou cerca de 40 minutos. Os passageiros fecharam duas vezes, por 15 minutos cada uma, a saída do Ticen.

Os manifestantes dizem que falta estrutura no Cidade de Florianópolis, parcialmente desativado com a inauguração do Ticen, em 2003.Aproximadamente 50 mil passageiros pegam os ônibus intermunicipais. As linhas circulam por cidades da Grande Florianópolis, como Palhoça, São José e Biguaçu.

– Querem nos jogar naquele lixão! Lá está cheio de mendigos, falta segurança e não tem banheiro – disse Marcos Nascimento, do Grupo Liderança da Serraria, de São José.Manifestantes querem pedir ajuda ao Ministério Público

Os passageiros alegam que, com a mudança, ficará complicado para idosos, pessoas com deficiências e gestantes fazerem a integração para outros terminais.

– Quem quiser ir para a Trindade ou para as praias vai precisar vir caminhando até aqui – observou Lúcia Silveira, da Associação de Idosos do Jardim Zanelatto.

Os manifestantes preparam um abaixo-assinado. Eles pretendem levar as assinaturas ao Ministério Público de Santa Catarina.Mesmo com a manifestação, a transferência de linhas foi confirmada pelo secretário de Transportes de Florianópolis, João Batista Nunes.

Ele disse que as linhas intermunicipais foram escolhidas porque, com elas operando no Ticen, o município deixa de arrecadar cerca de R$ 300 mil, o que poderia subsidiar o transporte público. A taxa paga pelas empresas para uso do Ticen vai para Companhia Operadora Terminais Integração. No Terminal Cidade de Florianópolis, vai para a prefeitura.

O secretário informou que a transferência busca dar nova cara à região do terminal antigo. Ele disse que as reformas no Cidade de Florianópolis devem ficar prontas até sexta-feira. Estão previstos banheiros, câmeras de vigilância e nova iluminação.

Fonte: Diário de Santa Catarina
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SP: protesto de usuários de transporte coletivo bloqueia via

Um protesto de moradores da zona sul de São Paulo provocou congestionamentos na manhã desta terça-feira. Cerca de 300 manifestantes interditaram parcialmente a Estrada do M'Boi Mirim, no bairro Jardim Capela, em protesto contra as condições do transporte coletivo na região e a demora no deslocamento, segundo a Polícia Militar.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 8h20, o grupo bloqueava a pista no sentido centro da via, na altura do número 6 mil, causando lentidão por aproximação. A polícia afirmou que o protesto se dirige à subprefeitura de M'Boi Mirim. Viaturas acompanham a passeata para garantir o policiamento da região.

Fonte: Terra

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Em Recife, VLT em Versos e prosas promete revolucionar o transporte da região metropolitana


É tempo de se avançar com o projeto de obras de infraestrutura, que serão necessárias, conforme as disposições da Fifa, para que o Brasil acolha, em 2014, os jogos do campeonato mundial de futebol. São obras de grande porte, a começar pela construção de novos estádios e reforma de outros nas cidades que vão servir de sede à disputa daquele certame, estando prevista ainda melhora no sistema de transporte coletivo, com o objetivo de atender, com mais eficiência, ao público que acorrerá aos locais dos referidos jogos, que trarão também ao Brasil um número considerável de visitantes, como tem se verificado nos países onde foi realizada Copa do Mundo.

A contagem para 2014 se inicia agora em junho, a partir do torneio da África do Sul. É mais do que conveniente se evitar transtornos de última hora. Serão beneficiadas com melhora no seu sistema de transporte coletivo um total de doze cidades, sedes das futuras disputas, entre as quais o Recife, que já assistiu, aliás, jogo daquele certame, quando da sua realizaçãono Brasil, em 1950, um dos momentos mais dramáticos da história do nosso futebol, quando o Uruguai se tornou, em pleno Maracanã, o campeão do mundo, enfrentando o selecionado nacional.

Algumas dessas cidades, segundo foi anunciado, devem contar com a implantação de veículos leves sobre trilhos (VLTs), uma espécie de modernos bondes, que já trafegaram pelas ruas da capital pernambucana, alcançando os seus trilhos a cidade de Olinda, tendo surgido numa época em que o Recife promovia as suas primeiras mudanças urbanísticas. Mostrou-se uma eficiente modalidade de transporte público. "O Recife crescia, sua população aumentava, o comércio desenvolvia-se, o movimento no centro tornava-se cada vez maior, a cidade estendia-se em direção aos subúrbios", recorda o escritor Alves da Mota, em importante obra que enriquece a história do transporte coletivo da nossa capital, intitulada: No tempo do bonde elétrico.

Este é o momento exato para se concretizar projeto de tal envergadura, colocando-se em funcionamento os VLTs,para não somente atender às demandas da Copa de 2014, mas, sobretudo, para assegurar aos recifenses uma nova alternativa de transporte, capaz de garantir eficiência e conforto ao sistema de mobilidade urbana.

Diante dessa perspectiva, teremos um dia condições de reduzir a presença do transporte individual nas ruas da cidade, a exemplo do que ocorre em muitas e muitas cidades do mundo, onde o transporte ferroviário, em suas diferentes versões, é hoje ponto de referência em termos da mobilidade a que nos referimos.

Temos afirmado, neste espaço, que a melhora do transporte público do Recife e adjacências, compreendendo-se assim a denominada região metropolitana, passa pelo processo de ampliação do sistema ferroviário, estendendo-se inclusive as linhas do nosso metrô a outras áreas da cidade. Entretanto, é necessário que se manifeste, entre os dirigentes do planejamento urbano, vontade política, fazendo prevalecer formulações mais racionais no trato de tão importante aspecto das demandas coletivas.

Para se terideia do que representa a implantação de veículos leves sobre trilhos numa cidade das dimensões do Recife, é bastante lembrar que uma só composição de VLT conduz 270 passageiros, em média, enquanto se necessita de quatro ônibus para o transporte do mesmo número de pessoas.

Fonte: Diário de Pernambuco
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Tarifa do transporte público de Joinville pode aumentar para R$2,60


Em leitura de um jornal aqui de SC que não gosto muito mas leio para complementação sobre o que arronda a cidade Joinville, que o prefeito Carlito Merss estima que a tarifa de ônibus poderá subir dos atuais R$ 2,30 para R$ 2,60.
A notícia já deixa em alerta os movimentos sociais, que se articulam para recompor uma frente de lutas como já vem sendo feito em todas as vezes que o aumento de tarifa é anunciado, mas quase sempre sem sucesso, eu ainda sou a favor de boicote.
Com base em informações prestadas pelas empresas de ônibus, a Prefeitura de Joinville tem feito projeções na planilha. Também são feitas comparações com cidades de porte semelhante(até parece que o aumento tem que basear em outras cidades, tem que fazer levantamento interno, esse monopólio tem que acabar, esta na hora de ter mais uma opção que percorra todas as linhas ou uma alternativa mais barata). E por isso que o prefeito Carlito Merss alegou que a tarifa pode chegar a R$ 2,60.
Pode ser, mas não quer dizer que vá. A decisão também é política. E outros insumos podem entrar na análise de custos da tarifa. Por enquanto, as empresas ainda não fizeram um pedido formal de reajuste. Mas, é óbvio, deverão pedir mais do que R$ 2,60 pois assim depois poderão baixar para este valor alegando que foram bonzinhos!!!!

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Prefeitura do Rio retira de circulação mais cinco ônibus

Um ônibus da empresa Estrela Azul foi removido e outros três lacrados na manhã desta segunda-feira, durante operação da Subsecretaria de Fiscalização (SUBF) de Transportes no Terminal da Misericórdia, na Praça 15. A empresa é a quinta pior colocada no ranking daquelas que prestam maus serviços de transporte. Os veículos reprovados são das linhas 311 (Engenheiro Leal - Praça 15) e 292 (Engenho da Rainha - Praça 15). Embora não esteja no topo do ranking, a empresa Estrela também teve um ônibus da linha 260 (Vila Valqueire - Praça 15 lacrado. A ação dos fiscais ocorreu das 9h às 11h. Nos últimos 15 dias, o total de ônibus retirados de circulação pela Subsecretaria de Fiscalização chega a 21.
O veículo da Estrela estava com pneus carecas e extintor de incêndio fora da validade. Já os veículos lacrados da Estrela Azul apresentavam problemas de documentação. Assim que as pendências forem resolvidas, as duas empresas poderão encaminhar os veículos ao pátio de inspeção da Secretaria municipal de Transportes para que o lacre seja retirado e os ônibus voltem a circular.

Fonte: O Globo

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