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Ônibus de Curitiba há um ano no vermelho

terça-feira, 9 de março de 2010


O déficit no transporte coletivo de Curitiba recuou 33% em dois me­­ses, e a Urbs (sociedade de economia mista que gerencia o sistema) espera equilibrar o caixa no fim do ano ou no início do ano que vem. Des­­de o início de 2009, o número de deslocamentos de passageiros tem ficado abaixo do previsto. Segundo informações fornecidas pela empresa, o rombo, que havia chegado a R$ 9,2 milhões em se­­tembro, caiu para R$ 6 milhões no mês passado.
No início do ano, o afastamento de usuários foi atribuído ao reajuste da passagem de R$ 1,90 para R$ 2,20, ocorrido em janeiro, e à crise econômica internacional. Para a Urbs, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros novos, medida adotada para combater a crise, contribuiu para estimular o transporte individual, em detrimento do transporte coletivo.
O pior resultado foi registrado em agosto, no auge da epidemia da gripe A (H1N1) – a chamada gripe suína –, quando a população era orientada a evitar aglomerações. Naquele mês, o valor correspondente a cerca de 3,5 milhões de pa­­ssagens deixou de ingressar no cai­­xa. Para equilibrar as contas, conforme reportagem publicada pela Gazeta do Povo no dia 21 de outubro, a tarifa teria de ser reajustada para R$ 2,32, o que poderia afastar ainda mais passageiros. De janeiro a novembro deste ano, foram aproximadamente 14,2 milhões de des­­locamentos a menos que a previsão da Urbs.
Em razão do déficit, a Urbs chegou a atrasar o pagamento às concessionárias. O prejuízo poderia ser pior se o fundo que custeia o transporte coletivo não recebesse do município a transferência do Imposto sobre Serviços (ISS) recolhido das empresas de ônibus – cerca de R$ 800 mil por mês.
Para cobrir o custo do transporte coletivo de Curitiba – cerca de R$ 55 milhões por mês – sem ter de aumentar o preço da passagem, a Urbs aguarda a discussão do Projeto de Lei 1.927, de autoria do de­­putado federal Fernando de Fa­­binho (DEM-BA), que tramita no Congresso Nacional desde 2003. A proposta, que prevê a criação do bilhete único e isenções tributárias para desonerar o transporte coletivo, foi aprovada pela Câmara dos Deputados e está na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. O prazo para o recebimento de emendas à matéria se encerra hoje.
  • A Urbs já anunciou que quitará todos os débitos com as empresas até o lançamento do edital de licitação do transporte coletivo, o que deve ocorrer provavelmente até o fim da semana que vem. Será a primeira concorrência pública da história do sistema. As concessões, outorgadas em 1955, vêm sendo renovadas sem licitação até hoje.

Fonte: Gazeta do Povo

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Em Recife, Secretário visita obras de terminais integrados


O secretário das Cidades, Humberto Costa, e o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Dilson Peixoto, visitam, hoje pela manhã, as obras de construção dos Terminais Integrados de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes e Tancredo Neves, no Recife.

Os dois terminais fazem parte de um pacote de obras que vem sendo realizadas pelo governo estadual para ampliar e modernizar o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.

O pacote, que foi licitado no ano passado, inclui a construção de oito terminais de integração e três corredores de ônibus, ao longo dos próximos dois anos. Com um custo aproximado de R$ 60 milhões (sendo R$ 53 milhões dos terminais) para a realização de todas as obras, a expectativa do governo estadual é duplicar o atendimento dos terminais do SEI, que hoje transportam cerca de 800 mil passageiros por dia.

As obras orçadas em cerca de R$ 53 milhões englobam a ampliação do terminais do Barro e Joana Bezerra (com sistema viário e acesso) e construção dos terminais do TIP, Largo da Paz, Tancredo Neves (com sistema viário e acesso), Aeroporto, Prazeres (com sistema viário e acesso) e Cajueiro Seco (com sistema viário e acesso). Ao todo, os terminais irão disponibilizar 70 linhas de ônibus e transportar, aproximadamente, 600 mil usuários, por dia, em toda a RMR.

A construção do Terminal Integrado Tancredo Neves atenderá diretamente 122 mil pessoas, nos dias úteis. A previsão é de que operem no local 17 linhas de ônibus. A área construída será de 2.812,06 m2, em um terreno de 11.660,40 m2. Serão aplicados R$ 8.9 milhões para a construção do TI, além de R$ 1,8 milhão para o acesso viário.

O Terminal integrado de Cajueiro Seco é aguardado com ansiedade pelos usuários de toda a área sul da RMR. Após o início de sua operação, ele será um aliado importante para garantir novas opções para os usuários do SEI naquela área, que já conta com o Terminal Integrado do Cabo e a Linha Sul do Metrô.

Após o término da obra, estima-se que 50.000 pessoas usarão o terminal, que tem a previsão inicial de operação com seis linhas. A área construída será de 2.468,9 m2, em um terreno de 8.968,98 m2.

O investimento para a construção do equipamento é de R$ 7,6 milhões. Outros R$ 2,3 milhões serão aplicados na construção de um sistema viário que dará acesso ao TI.

Obs: Não foi divulgado pelo Consórcio Grande Recife o Prazo para entrega destes terminais.

CORREDORES - Além dos terminais, aproximadamente R$ 7 milhões estão sendo investidos exclusivamente na construção de modernos corredores de transporte público em três áreas estratégicas para a circulação de ônibus na Região Metropolitana do Recife. As obras irão viabilizar, ao todo, a construção de aproximadamente 11,3 km de vias exclusivas e 34 paradas de ônibus nas avenidas Pan Nordestina (PE-15), Abdias de Carvalho e Domingos Ferreira.
Fonte: Consórcio Grande Recife
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Abrigos de passageiros terão placas com itinerários dos ônibus em Santos


Para orientar os usuários de ônibus quanto às linhas que devem utilizar para chegar aos seus destinos, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a Viação Piracicabana instalaram painéis nos abrigos com informações gráficas e bem didáticas. Inicialmente, e a título de experiência, isso ocorreu em pontos com grande demanda de passageiros, como o da Avenida Conselheiro Nébias diante dos números 668 (Centro/praia) e 771 (praia/Centro), na Rua Sete de Setembro com Av. Conselheiro Nébias.

Nos painéis, que ficarão afixados sob os abrigos, constará uma tabela com o tempo médio de intervalos dos ônibus nos dias úteis, conforme o horário de embarque e a linha a ser utilizada. O tempo de espera no ponto, entretanto, poderá sofrer alterações devido às condições do trânsito. Além disso, ao consultar o painel, o usuário poderá se localizar a partir da mensagem “Você está aqui”.

Ao buscar no mapa o destino desejado, encontrará a linha de ônibus na qual deve embarcar.Após a implementação das placas nos "abrigos-piloto", a CET avaliará sua funcionalidade de forma a estendê-la para outros corredores de tráfego. Está prevista a instalação de aproximadamente 100 painéis do gênero.

Fonte: Prefeitura de Santos
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Novos agentes e câmeras para monitorar o trânsito de Porto Alegre

Serão apresentados amanhã, 9, às 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal os 70 novos agentes de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), chamados por intermédio de concurso. No total, Porto Alegre contará, a partir de agora, com 464 agentes de fiscalização para as áreas do trânsito, transporte e Assessoria de Educação para o Trânsito (Asset). Serão apresentadas, também, 20 novas motos que entrarão em circulação a partir da próxima semana. O prefeito José Fogaça e o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, estarão presentes no evento.
Além de notificar condutores infratores, segundo as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os agentes da EPTC realizam diversas funções fundamentais para qualificação da circulação na cidade, como atender acidentes nas ruas e realizar os primeiros socorros, vistoriar veículos em blitze, orientar desvios e bloqueios, executar blitze, organizar os cruzamentos quando há problemas de sinaleiras, trabalhar nas proximidades de eventos. No ano passado foram 22.800 atendimentos de acidentes, apoio a 2.700 eventos, além de 30 mil veículos vistoriados em blitze.
Novas câmeras - Igualmente na terça-feira entrarão oficialmente em funcionamento 15 novas câmeras de monitoramento, instaladas em vias de intenso fluxo da capital, com o objetivo de realizar operações especiais e agilizar o fluxo de veículos. Somadas às outras 15 que operavam desde novembro 2008, a população agora será atendida por 30 câmeras. As imagens são transmitidas em tempo real para a Central de Controle de Monitoramento da Mobilidade (Cecomm) da EPTC, onde cerca de 30 técnicos atuam para monitorar e realizar ajustes na circulação.
Fonte: EPTC
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Projeto obriga inclusão de lixeiras em transporte coletivo

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No Rio, Avenida Feliciano Sodré exclusiva para ônibus em direção ao Fonseca


A Avenida Feliciano Sodré, no sentido Praça Renascença, será exclusiva para ônibus municipais e intermunicipais a partir desta terça-feira. O novo esquema de trânsito faz parte do projeto do arquiteto Jaime Lerner e se integra ao Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura, que tem inauguração prevista para o dia 20.

Com a faixa exclusiva, o motorista que vem da Rua Visconde do Rio Branco terá que entrar na Rua Saldanha Marinho ou na Rua Fróes da Cruz. De acordo com a Nittrans, haverá mudanças também na Alameda São Boaventura. Faixas com informações sobre o novo esquema serão instaladas para orientar os motoristas e agentes da Subsecretaria de Trânsito vão coordenar o tráfego no local.

Fonte: O Globo

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