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Em Belo Horizonte, Avenida Abrahão Caram ganha novo acesso para ônibus

segunda-feira, 1 de março de 2010

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), informa que serão implantadas mudanças no cruzamento da Avenida Antônio Carlos com Avenida Abrahão Caram, nesta quarta-feira, dia 24/2. As alterações visam dinamizar o fluxo do tráfego e resolver os conflitos no referido cruzamento. A principal ação é a transferência de três linhas do transporte coletivo para pista exclusiva de ônibus da Avenida Antônio Carlos. Veja abaixo as alterações:

Transferência de linhas para pista exclusiva

As linhas 504, 64 e 2004, que passavam pela pista mista (nas laterais), irão trafegar pela pista exclusiva de ônibus da Avenida Antônio Carlos, sentido bairro/centro, melhorando a fluidez do tráfego da pista mista. Com a mudança será criado um ponto de ônibus na pista exclusiva, no trecho entre o Viaduto Santa Rosa e a Rua Cel. José Dias Bicalho (próximo a UEMG). Na pista central da Avenida Antônio Carlos foi criada uma faixa de trânsito exclusiva para conversão à direita para que essas linhas acessem a Avenida Antônio Abrahão Caram.

Travessia semaforizada

Será implantada uma travessia semaforizada para pedestres na Av. Abrahão Caram, sentido Av. Antônio Carlos/Mineirão, garantindo mais segurança aos usuários. Outros dois semáforos serão implantados para gerir o fluxo de trânsito de quem deseja acessar a Avenida Abrahão Caram.

As intervenções serão indicadas por faixas de pano para orientar e garantir maior segurança aos passageiros, pedestres e condutores. A empresa alerta para a importância de os motoristas redobrarem a atenção à sinalização implantada. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito irão monitorar o tráfego na região. Informações sobre o Transporte Coletivo podem ser obtidas na Central de Atendimento Telefônico da BHTRANS, pelo número 3277-6500.

Fonte: BHTrans
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Porto Alegre: Terceira Perimetral é alternativa para quem vai à PUCRS


A partir de terça-feira, 2, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promove um esquema especial de trânsito devido o retorno às aulas na PUCRS. Por causa de uma obra de drenagem realizada pelo DEP, a Av. Cristiano Fischer segue bloqueada em meia pista, sentido Protásio-Ipiranga, entre as vias Josemaria Escriva e Ipiranga.
O tráfego da Cristiano Fischer está sendo desviado no contrafluxo da avenida, e a manobra ocasiona lentidão do fluxo de veículos no local. “Pedimos as pessoas que evitem utilizar a Cristiano Fischer para acessar a universidade. No momento a melhor alternativa é a Terceira Perimetral, e depois seguir pela Ipiranga”, afirma gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, Paulo Gomercindo Machado.
Medidas para garantir fluidez foram tomadas pela EPTC, como a modificação dos tempos das sinaleiras da Terceira Perimetral nas proximidades da Ipiranga, e um efetivo fixo de agentes para atender a região, organizar o trânsito e garantir a segurança viária. O acesso local ao estacionamento do Centro Poliesportivo da PUCRS, na Av. Cristiano Fischer, é permitido.
Veículos de passeio e as linhas de ônibus T1, T1 Direta, 476 - Petróplis/PUC, 671.1 - Carlos Gomes/Salso/III Perimetral serão desviados: sentido bairro/Centro: Av. Ipiranga, Ponte Frei Germano, rua Josemaria Escriva, Av. Cristiano Fischer
Fim da tabela horária de verão nos ônibus
Desde segunda-feira, 22, com o início do ano letivo, a frota de ônibus da Capital voltou a operar com a tabela horária normal. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as linhas de ônibus tiveram frequência reduzida devido ao período de férias.
Fonte: EPTC
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Em Blumenau, nova Tarifa inclui 89 ônibus e terminais


Dois investimentos que o sistema municipal de transporte coletivo fará em 2010 são os itens que mais pesam no reajuste da tarifa, decretado pela prefeitura no início do mês, mas suspenso pela Justiça quarta-feira.

A troca de 89 ônibus da frota e melhorias na estrutura dos terminais representam, juntas, R$ 0,32 em cada passagem paga nas catracas. Ou seja: não fossem estes investimentos, os passageiros desembolsariam R$ 2,23 em vez dos R$ 2,55 decretados pelo município.Os números integram o pedido de reconsideração apresentado pela Procuradoria do Município ao juiz Osmar Tomazoni.

O Seterb protocolou os documentos no Fórum às 18h55min de quinta-feira, cinco minutos antes do término do expediente. Tomazoni ainda não se manifestou e, por enquanto, não há previsão para isso. O custo da passagem continua em R$ 2,30. No domingo, o preço cobrado será de R$ 1.

Os documentos apresentados ao juiz incluem notas explicativas sobre como é calculado o valor final da tarifa. No despacho de quarta-feira, Tomazoni havia afirmado que os dados apresentados pela prefeitura eram insuficientes.

A troca dos 89 ônibus – 30% da frota – custará R$ 29 milhões. O valor implicará R$ 0,23 em cada passe. Na tarifa reajustada, o usuário ainda pagaria R$ 0,09 para reformar os terminais urbanos, estruturas que são de responsabilidade do Consórcio Siga. O custo estimado das obras é de R$ 2,5 milhões.Se descontados os investimentos em novos ônibus e nas melhorias dos terminais, a passagem do transporte coletivo custaria R$ 2,23. Nela estão inclusos gastos que vão desde pneus, combustíveis, manutenção dos veículos e despesas administrativas até a folha de pagamento.

Porém, o Seterb afirma que os investimentos previstos, e que encarecem a passagem, estão previstos em contrato e precisam ser executados.– Tudo o que inclui o reajuste está dentro do previsto no contrato com o Consórcio Siga – reforça Rudolf Clebsch, presidente do Seterb.

Mas dentro do próprio Seterb há divergências sobre o repasse para os usuários dos custos de renovação da frota. Economistas da autarquia, responsáveis pela aferição financeira do transporte coletivo, afirmam que o cálculo do custo básico da tarifa inclui a previsão de renovação da frota. Clebsch discorda e afirma que seria inviável para o Siga bancar novos veículos, que precisam ser trocados a cada 10 anos.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
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Em Vinhedo-SP, passagem do ônibus urbano aumenta e vai a R$ 2,60

A partir desta segunda-feira, 1º de março, a passagem de ônibus em Vinhedo passa de R$ 2,50 para R$ 2,60. O aumento é de 4%. O Decreto com o reajuste da tarifa está publicado nos Atos Oficiais da Prefeitura deste sábado.
Assim como em Valinhos, que já subiu para o mesmo valor, a Rápido Luxo Campinas, permissionária do transporte coletivo, apresentou proposta de R$ 2,72, mas a passagem corrigida ficou em R$ 2,60.
Em Valinhos, a empresa justificou a necessidade do reajuste da tarifa com base no aumento do custo da mão-de-obra, combustível e outros implementos. O último reajuste em Vinhedo ocorreu em fevereiro de 2009, quando a tarifa subiu de R$ 2,30 para R$ 2,50, aumento de 8,7%, que representaram R$ 0,20.
Fonte: Jornal de Vinhedo
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Campo Grande: Prefeitura deve fazer campanha para tirar dinheiro de ônibus


O prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad (PMDB) disse hoje que pretende fazer campanhas publicitárias para incentivar as pessoas a usarem o cartão para tomar ônibus ao invés pagar em dinheiro. Ele não mencionou qualquer detalhe sobre a campanha.
A informação surgiu quando da indagação sobre o que fazer para reduzir a onda de violência contra os motoristas de ônibus. Há semanas o prefeito tem defendido que a solução é retirar dinheiro de circulação nos ônibus.
Porém, o decreto dele igualando o valor do pagamento em cartão ao de dinheiro foi encarado como uma medida na contrária ao principal objetivo que é de proteger os motoristas.
A partir do dia 1º a passagem custará R$ 2,50 tanto no cartão quando em espécie. Hoje, quem utiliza cartão paga R$ 2,30.
“A diferenciação de valores já cumpriu o seu papel [de reduzir dinheiro nos ônibus] no ano passado. Agora teremos que fazer campanha divulgar os postos de venda e estimular o uso do cartão”, afirmou hoje pela manhã durante o sorteio do “IPTU dá Prêmios” em Campo Grande.
No mesmo evento, o prefeito também comentou o reajuste da tarifa do cartão para R$ 2,50. Conforme o prefeito, o cálculo feito pelas concessionárias de transporte urbano apontava para uma necessidade de se reajustar o valor cobrado em dinheiro para R$ 2,556 o que proximaria a passagem para R$ 2,60. Ele afirma ter negociado com as empresas para impedir que a tarifa chegasse a tal patamar.
Fonte: Midiamax
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Cuiába: Sistema de transporte mostra vulnerabilidade

Nesta semana, a "Princesa do Sol", empresa que opera no sistema de transporte coletivo de Cuiabá, teve que entregar nada menos do que 33 ônibus de sua frota, por força de decisão judicial. É resultado de um acordo entre a empresa e instituições financeiras, visando à quitação de débitos.
Os veículos operavam em diversas linhas da capital. Segundo nota da Secretaria de Comunicação do Palácio Alencastro, para evitar problemas aos usuários, a Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), em parceria com associação dos empresários do setor, a MTU, fez a reposição dos ônibus nos itinerários. Até aí, tudo bem.
O curioso é que o sistema de transporte público da Capital simplesmente se revela vulnerável, por conta de empresas insolventes, que não garantem a menor segurança aos cidadãos. Quem garante que, de uma hora para outra, a população usuária não fique a ver navios, nos pontos, por conta de uma eventual apreensão de coletivos?
Fonte: Midia News
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