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Prefeitura de Olimpia-SP, reabre concorrência do transporte

sábado, 30 de janeiro de 2010


A prefeitura municipal publicou na edição de sábado passado da Imprensa Oficial do Município-IOM, o edital de concorrência pública nº 01/2010, reabrindo em Olímpia a disputa pela concessão dos serviços de transporte público urbano. O edital anterior, do ano passado, foi suspenso por ordem do Tribunal de Contas do Estado-TCE, por suspeitas de irregularidades.

O prefeito Geninho (DEM), depois, revogou o edital. O transporte público em Olímpia está sendo feito, desde abril do ano passado, pela Bontur, em caráter emergencial. A concorrência é do tipo maior oferta ao poder concedente, visando escolher empresa para prestação de serviços através de concessão, de transporte coletivo urbano de passageiros.

Para ser admitido à presente concorrência, na condição de licitante, o interessado deverá protocolar e entregar à Comissão de Licitação, mediante recibo, na sede da prefeitura, até às 9 horas do dia 26 de fevereiro, os envelopes com as propostas. A sessão pública de abertura dos envelopes, referente à documentação de habilitação, será realizada no mesmo local, data e horário. O caderno do Edital custa R$ 200, e está disponível desde quarta-feira, 27.
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STU reforça linha de ônibus em VG durante o Concurso Público

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes informa que devido ao Concurso Público Estadual que acontece neste domingo (31.01) aumentará o número de ônibus nos seguintes itinerários.
Saindo do Terminal André Maggi, Unipark, 13 de Setembro, pirinéu, Cidade de Deus / São Mateus, Capão Grande, São Simão, Nova Ipê / Nova Esperança. Já nas linhas intermunicipais, Cohab Jaime Campos - Praça das Bandeiras - Cuiabá, Universitário, UFMT, UNIPARK - Centro Cuiabá, Nova Ipê / Nova Esperança - Centro Cuiabá.
O superintendente do STU Fernando Sé ainda informa que a partir das 09 horas, todas as localidades receberão reforços de mais de 01 ônibus, e ficarão 08 ônibus (04 municipal e 04 intermunicipal) e no ponto final do UNIPARK mais 04 ônibus, para entrarem em atividade caso fluxo de passageiros aumente.
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Servidores municipais de Porto Velho passam a ter direito ao auxílio transporte em pecúnia


O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, sancionou a Lei nº 1.865 de 14 de janeiro de 2010, que garante aos servidores municipais da Capital o pagamento de auxílio transporte em pecúnia, para custeio das despesas com transporte coletivo urbano no deslocamento de sua residência para o local de trabalho e vice-versa.
A Lei é o resultado de um projeto de autoria do vereador José Wildes de Brito (PT) apresentado na Câmara Municipal e aprovado pelos vereadores. O prefeito, por entender a importância desse benefício, sancionou a medida transformando em lei que passou a vigorar desde 14 de janeiro deste ano. De acordo com a direção do Sintero, o pagamento do auxílio transporte em pecúnia traz benefícios aos servidores se for comparado com outros sistemas de fornecimento de transporte. O auxílio transporte em pecúnia já é adotado em outras administrações estaduais e municipais, e agora passa a valer, também, em Porto Velho.
O vereador José Wildes disse que pensou no bem estar dos servidores municipais ao propor a medida, assim como propôs outros benefícios como a ampliação da licença-maternidade. O secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, considera a sanção da Lei do auxílio transporte um grande avanço na administração municipal, e disse que a direção do sindicato espera o cumprimento imediato das medidas previstas.
O Secretário-Geral do Sintero, Manoel Rodrigues, disse que a implantação do auxílio transporte no Município é uma luta antiga dos servidores municipais, e agora pode ser considerada uma importante conquista a partir do momento em que o prefeito sancionou a matéria e publicou no Diário Oficial do Município de Porto Velho, edição nº 3.674, de 14 de janeiro de 2010.
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Rio começa testes com Bilhete Único neste sábado


O Bilhete Único começa a ser testado neste sábado (30) no Rio de Janeiro. Durante este fim de semana a Secretaria Estadual de Transportes fará testes para o uso do sistema e reforçará as equipes de cadastramento, na expectativa de que o volume de usuários interessados no bilhete aumente.Mais de 23 mil pessoas físicas já se cadastraram e outro 1,75 milhão de usuários do Vale Transporte migraram para o programa desde 11 de janeiro. Só os postos instalados nas estações de trem, barcas e metrô receberam mais de 2.000 inscrições até a sexta-feira (28).O Bilhete Único começa a ser usado na região metropolitana do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (1º). Em um intervalo de duas horas, os usuários poderão usar os meios de transporte públicos da região -trens, metrô, ônibus, vans (regularizadas) e barcas- pagando R$ 4,40, quando há integração entre eles. Mesmo que o valor dos meios utilizados ultrapasse esse valor, será descontado R$ 4,40. No entanto, a transferência dos meios de transporte intermunicipais pode ser feita somente uma vez nesse período. Os passageiros dos ônibus com tarifas especiais - os "frescões" não serão beneficiados.
Durante este fim de semana a Secretaria Estadual de Transportes fará testes para o uso do sistema e reforçará as equipes de cadastramento, na expectativa de que o volume de usuários interessados no bilhete aumente.
A Secretaria Estadual de Transportes diz que um estudo do uso do transporte público na região apontou que 98% das viagens intermunicipais são feitas em um período de tempo menor que duas horas. Mas, o governo afirma que poderá rever a duração do período caso fique comprovado que duas horas são insuficientes.
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Em São Paulo, Blog de professores protestam contra o aumento das marginais


Nós, professores da Universidade de São Paulo, preocupados com o futuro de São Paulo, vimos por meio deste apresentar nosso total repúdio à política pública urbana que vem sendo implementada no Município, denominada “Revitalização da Marginal do Rio Tietê”, que prevê a construção de seis novas faixas de rolamento (três de cada lado) nessa via, consumindo R$ 1,3 bilhão em investimentos do Governo do Estado, da Prefeitura do Município de São Paulo, e das concessionárias das rodovias que usam o trajeto da Marginal.
Tal obra repete práticas de planejamento equivocadas, que levaram a metrópole ao colapso atual. Ao invés de reverter tal lógica, prioriza o transporte individual em detrimento do transporte coletivo, reproduzindo uma política excludente, além da triste tradição brasileira de obras vistosas que beneficiam a minoria e os setores especializados da construção civil. Ela se opõe frontalmente aos princípios de priorização do transporte coletivo sobre o individual constante do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo e dos Planos Regionais Estratégicos das Subprefeituras.
O mais inaceitável é que os dados técnicos ratificam esta urgente e necessária priorização do transporte coletivo. A Pesquisa OD 2007, realizada pela Companhia do Metrô, mostra que: a taxa de motorização da Região Metropolitana é de menos de 20 veículos para cada cem habitantes; metade das famílias da região metropolitana não possui automóvel, parcela essa na qual se concentram as de mais baixa renda; e que um terço das 37,6 milhões de suas viagens diárias ainda é feita a pé, em função das péssimas condições sócio-econômicas da população. As viagens de automóvel correspondem a apenas 11,2 milhões, ou seja, aproximadamente 30% do total.
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Estagiários orientam passageiros a partir de hoje em Montes Claros


Como anunciou o prefeito Tadeu Leite em entrevista à imprensa, na manhã de quarta-feira, 27, a MCTrans e a ATCMC - Associação de transporte coletivo urbano de Montes Claros estão treinando 30 estagiários que, a partir desta sexta-feira irão permanecer durante todo o dia e à noite no interior dos lotações, orientando e retirando dúvidas dos usuários do sistema, que foi modificado desde sábado, 23.

Também continua montada uma estrutura na Praça Dr. Carlos e nos pontos de integração, para ajudar a população a entender melhor as alterações, que foram feitas.
Os estagiários ficarão, principalmente, em coletivos de linhas onde estão sendo apresentados maiores problemas, nos horários de pico. A intenção da prefeitura e da ATCMC é dar condições aos montes-clarenses de utilizar os ônibus-lotação com tranquilidade, diminuindo os transtornos registrados nesse período de adaptação.
O principal motivo da mudança, prevista em edital de 2008, que permitiu a continuidade de exploração do transporte coletivo em Montes Claros, é a modernidade, com economia de 50 por cento para a maioria dos usuários, uma vez que com tarifa única é permitido ir a dois destinos. (Fonte: Ascom)
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