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Prefeitura de Santa Maria promete que veículos terão bilhetagem eletrônica e pintura padronizada até o final deste ano

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010


Desde que o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) instituiu o aumento da tarifa de transporte coletivo – de R$ 1,80 para R$ 2 –, em março do ano passado, os usuários esperam pelas prometidas melhorias por parte das empresas concessionárias. Ontem, a prefeitura apresentou o Sistema Integrado Municipal (SIM), um conjunto de medidas que busca oferecer melhores serviços a quem depende do transporte público.

Segundo a prefeitura, serão investidos R$ 20 milhões, de um contrato da prefeitura com o Banco Mundial (Bird).O SIM, que integra o Programa de Qualificação do Transporte Coletivo de Santa Maria, é baseado no sistema implantado em Porto Alegre. A intenção é incentivar o uso dos ônibus coletivos como alternativa ao trânsito saturado da cidade.– Um ônibus cheio de passageiros corresponde a 50 carros a menos nas ruas. É bom, não só para os pedestres, mas para o ambiente – diz Schirmer.

Para que os motoristas deixem os carros na garagem e optem pelo ônibus, a ideia é oferecer mais conforto dentro dos veículos, que terão pinturas iguais e elevadores para pessoas com deficiência. Outra novidade é a implantação da bilhetagem eletrônica. Com o novo método de cobrança pela passagem, cada passageiro deve ter um cartão com créditos, de senha individual, para pagar o deslocamento.

Ainda em fase de estudos, a prefeitura deve fazer o cadastramento dos usuários para o benefício. Este seria o primeiro passo para a implantação da passagem integrada – o usuário poderá ter um preço diferenciado no valor da passagem caso tenha de pegar mais de um ônibus, por exemplo, no caminho para o trabalho.

Sem receber o valor da passagem em dinheiro, a prefeitura acredita que os ônibus sejam menos atrativos a ladrões. Mesmo com a implantação de catracas eletrônicas, o projeto ainda garante, segundo o prefeito, o emprego dos cobradores, que seriam desviados para outras funções.

Outra mudança é a instituição de um consórcio, formado pelas seis empresas concessionárias em Santa Maria, que vai gerir os serviços.– As empresas poderão trabalhar juntas. Está prevista a qualificação do quadro de funcionários – diz o presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Luiz Maffini.

Até março, devem estar nas ruas da cidade novos ônibus com a pintura nova e estrutura melhorada. Paradas de ônibus, ainda em fase de estudo, também devem ser instaladas (veja os prazos no quadro ao lado).– Santa Maria é uma cidade de padrão nacional e merece um sistema de transporte que seja exemplo para outras cidades. Muitas das ações do SIM não são para daqui a alguns anos. São para agora. Até 31 de dezembro, há exigências e prazos a cumprir – garante o prefeito.
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RBTrans promove mudança na linha de ônibus do Amapá


Satélite Amapá ligará os dois distritos sem passar pelo centro da Capital. Os usuários do transporte coletivo da Estrada do Amapá e Sobral têm novidades esta semana. Após algumas reuniões com a comunidade, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) está efetuando algumas modificações na linha do bairro Amapá.
Com o intuito de agilizar os deslocamentos foi colocada em prática uma linha satélite que faz o percurso do Amapá até a Sobral.
Em reunião realizada na sede na Associação de Moradores do Amapá, no último dia 16, a comunidade pôde discutir os problemas e possíveis soluções com os técnicos da RBTrans.
Na ocasião, os moradores reclamaram das condições dos veículos que circulam na linha e solicitaram aumento no número de viagens para a região. De acordo com o diretor de Transportes da RBTrans, Ítalo César, “esses problemas evidenciados pela comunidade são de nosso conhecimento e já foram tomadas ações nesse sentido, com o Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelas empresas, que prevê a renovação da frota nos próximos 90 dias. Quanto ao número de viagens, a proposta da RBTrans é a implantação de uma linha satélite, pois tem baixo impacto no valor da tarifa”, explica o diretor.

Mais opções para os usuários
A nova linha satélite compreende o trecho entre a parada final da Sobral e o posto de Policiamento de Trânsito, antiga “Corrente”, na Via Chico Mendes. Como o Satélite Universidade, esse ônibus não vai até o Terminal Urbano. RBTrans promove mudança na linha de ônibus do Amapá. Os moradores dessa área poderão embarcar no satélite gratuitamente, pois durante a fase inicial de testes não será cobrada a passagem, desse modo o usuário poderá deslocar-se de um distrito a outro sem ter que ir até o centro e sem custos.
O usuário da região que optar pelo satélite Amapá, terá a sua disposição para integração cerca de 10 linhas de ônibus, que são:
101 – Norte Sul,
103 –Santa Maria,
104 – Liberdade,
107 – Recanto dos Buritis,
108 – Belo Jardim,
109 – Pólo Benfica,
110 – Parque Industrial,
403 – Floresta,
603 – Sobral e
604 – Colégio Agrícola.
“No retorno ao bairro o usuário tem a opção de embarcar em uma dessas linhas e depois fazer a integração com o satélite, será um aumento percentual de 223% na oferta de viagens”, ressalta César.
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Veículos são responsáveis por 99% da poluição em BH


A emissão de poluentes por automóveis é a principal fonte de degradação do ar em Belo Horizonte. Gases lançados pelos escapamentos e partículas originadas do desgaste de pneus e freios geram cerca de 99% da poluição na capital. É o que aponta um levantamento da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que analisa diariamente o ar por meio de seis estações de monitoramento.
Segundo Elisete Gomides, gerente de qualidade do ar da Feam, existe uma preocupação extra: nos últimos seis meses, o aumento da frota movida a diesel praticamente dobrou a emissão a emissão de ozônio - gás que, próximo ao solo, é tóxico, agrava doenças respiratórias e danifica a vegetação.A queima de gasolina e álcool, por sua vez, lança no ar hidrocarbonetos e monóxido de carbono, elementos altamente poluentes.
Outro gás gerado pelo consumo de combustível é o dióxido de carbono, um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa, causador de alterações climáticas em todo o mundo. "A única forma de minimizar o aquecimento global é diminuir o consumo de combustível", recomenda Elisete.
Lígia Vial, assessora jurídica da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), lembra ainda que o petróleo é um recurso não-renovável e sua extração causa graves danos à natureza. "Todos os problemas ambientais giram em torno do consumo, que demanda destruição. A sociedade precisa se conscientizar sobre as formas de amenizar esse impacto", alerta.
A concentração de poluentes aumenta também a ocorrência de doenças. É o que afirma Geraldo Brasileiro, pesquisador da Faculdade de Medicina da UFMG. Ele explica que, quando aspirada, "a fumaça preta" chega até as partes mais profundas do pulmão, causando bronquite, asma, enfisema pulmonar e até câncer.
Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UFMG revela que a concentração de material particulado na capital mineira está acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - 10 mg/m³. Em média, é registrada a concentração de 15 a 18 mg/m³ de poluentes no ar, conforme levantado entre maio de 2007 e novembro de 2008.
Fonte: O Tempo, 25/01/2010.
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No Rio, Bilhete único começa neste sábado


A implantação do bilhete único, no valor de R$ 4,40, virá acompanhada da reestruturação tarifária dos ônibus intermunicipais. As atuais 86 tarifas diferenciadas - de R$ 13,70 a R$ 2,20 - serão reduzidas a 12, com preços que vão variar de R$ 7,10 a R$ 2,35, para os passageiros que não usarem o bilhete único.
(Tire suas dúvidas sobre o bilhete único intermunicipal)
(Veja a lista completa das linhas de ônibus que aceitarão o benefício)
Das 587 linhas de ônibus intermunicipais, 518 estão integradas ao bilhete único. O sistema inclui os veículos com ar-condicionado, desde que sejam convencionais, ou seja, com duas portas e roleta, mas eles são minoria. Cerca de 400 ônibus conhecidos como rodoviários ou "frescões" (com uma única porta e roleta, com ou sem ar-condicionado, ficam de fora.
O cadastramento dos usuários interessados em usar o bilhete único continuará a ser feito depois da implantação do sistema. Até agora, mais de 1,5 milhão de pessoas se cadastraram. O bilhete poderá ser usado não apenas em ônibus, mas também em vans intermunicipais, no metrô, nos trens e nas barcas. Por R$ 4,40, num intervalo de até duas horas, em um único sentido, o passageiro poderá embarcar em dois veículos, sendo que obrigatoriamente um deles tem de ser um ônibus ou uma van intermunicipal. O outro pode ser até mesmo um ônibus municipal, desde que cobre a tarifa única de R$ 2,20 (coletivo sem ar-condicionado). Para quem optar pelo bilhete único, a passagem terá que ser paga pelo vale-transporte eletrônico. Não será aceito dinheiro.

Fonte: O Globo
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Linha Turismo terá novos modelos de ônibus de dois andares em 2010

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Linha Turismo de Curitiba terá novidades a partir de março de 2010. Para atender os curitibanos e turistas que pretendem conhecer a cidade com um olhar “mais elevado”, a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) e a prefeitura irão implantar quatro novos ônibus double deck, aqueles de dois andares e com a parte de cima aberta. A novidade, no entanto, não fica apenas no aumento da frota (atualmente são cinco ônibus de dois andares). As quatro novas unidades terão mudanças no projeto.
Segundo Elcio Luiz Karas, gestor de vistoria e cadastro da Urbs, os novos ônibus terão um toldo retrátil na parte superior e suportes para bicicletas e carrinhos de bebê na parte traseira do veículo. “Queremos atrair as pessoas que usam bicicleta a também usar o ônibus de turismo”, afirmou Karas.
O gestor afirmou que as mudanças são adequações e melhorias no sistema. “Vamos adotar o toldo em função do clima de Curitiba, em dias chuvosos a linha fica ociosa. Assim, o ônibus vai poder continuar trabalhando e oferecemos conforto para o usuário”, explicou. O ônibus de dois andares completou um ano no dia 15 de novembro de 2009.
De acordo com o Instituto Municipal de Turismo, da prefeitura de Curitiba, desde a entrada do ônibus foi registrado um crescimento de 54,5% no número de passageiros da Linha Turismo. A comparação foi feita com dados de 2008. A presidente do Instituto, Juliana Vosnika, afirmou que os meses de dezembro, janeiro e julho são os que têm a maior procura, pois coincidem com férias escolares.
“Nos meses de alta os ônibus funcionam às segundas-feiras também. No resto do ano isso não ocorre”, disse Juliana. Os dados da prefeitura mostram que o maior volume de pessoas na Linha Turismo é registrado aos sábados. Em 2009, de janeiro até novembro ocorreram 117.953 embarques aos sábados. Sexta e domingo também são dias de bastante movimento.
Com a entrada de mais quatro ônibus de dois andares, a prefeitura e a Urbs tentam solucionar o problema de filas para andar com o veículo de vista panorâmica. A maioria dos passageiros prefere andar na parte superior do ônibus, onde a capacidade é para 44 pessoas. No mês de julho, a preferência gerou grandes filas na Praça de Tiradentes, ponto de partida da Linha Turismo.
“Vamos quase dobrar a capacidade de transporte dos turistas nos ônibus de dois andares. Serão 65 passageiros sentados a mais por carro. Com os quatro ônibus podemos ter 260 passageiros a mais por viagem”, disse Elcio Luiz Karas. “A tendência é que as filas diminuam com esses novos ônibus. Vamos melhorar a oferta de ônibus para evitar esse tipo de problema”, afirmou.
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Empresa de transporte coletivo investe na melhoria do serviço


Diretor do Departamento de Trânsito do Município elogiou atitude da empresa que visa beneficiar usuários.A empresa Medianeira Transportes apresentou mais cinco veículos para beneficiar os usuários do transporte coletivo de Ponta Porã. Um dos ônibus é adaptado para receber portadores de necessidades especiais.
A apresentação dos novos veículos ocorreu no fim de semana. Os ônibus já estão circulando na cidade.Na solenidade, ocorrida na sede da empresa em Ponta Porã, estiveram participando várias autoridades. O diretor do Departamento de Trânsito da Prefeitura, Sandro Schuster, representou a Prefeitura.
Segundo ele, os investimentos efetuados pela Medianeira simbolizam o respeito que a empresa tem pelos usuários. “Desde que se estabeleceu em Ponta Porã a Medianeira tem procurado melhorar a qualidade do serviço prestado à população. São investimentos na renovação da frota e também na qualificação dos profissionais que trabalham diariamente em contato direto com os usuários”, frisou Sandro.
Ele destacou a preocupação da administração municipal em auxiliar a empresa na prestação de um bom serviço para a comunidade: “a administração do prefeito Flávio Kayatt tem feito investimentos importantes na melhoria das linhas de ônibus. Elas são priorizadas na hora de se construir um asfalto novo e também nos trabalhos de recuperação das linhas”, destacou Schuster.
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