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Prefeitura de SP quer metrô no lugar do corredor

segunda-feira, 30 de novembro de 2009


O prefeito Gilberto Kassab (DEM) mudou o plano do corredor Celso Garcia e agora quer construir uma linha de metrô entre o Itaim Paulista e o Parque Dom Pedro, passando pela Avenida Celso Garcia, na Zona Leste da capital. Para isso, ele pretende contar com verbas federais. Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, o novo plano é iniciar as obras dessa linha de metrô em 2011, e começar a operação com três ou quatro estações até a Copa do Mundo do Brasil, em 2014. Procurada, a direção do Metrô, que pertence ao governo do estado, não se pronunciou.

Kassab fez um pedido à bancada paulista na Câmara Federal para que uma verba de R$ 400 milhões fosse incluída nas emendas propostas pelos deputados paulistas no Orçamento da União de 2010, que será votado até o final do ano. Esse dinheiro seria destinado ao projeto executivo da linha de metrô na Avenida Celso Garcia.O secretário Alexandre de Moraes afirma que a ideia é que a linha seja subterrânea, com alguns trechos suspensos. Vamos substituir o projeto do corredor Celso Garcia por metrô. Serão quase 30 quilômetros, e é lógico que é uma obra para anos, afirmou Moraes. Foi uma negociação de três meses (do prefeito com a bancada), completou.Segundo o deputado federal Devanir Ribeiro (PT), líder da bancada paulista na Câmara Federal, a emenda de R$ 400 milhões para o projeto do Metrô na avenida Celso Garcia atende a uma demanda da Prefeitura.

- Nos organizamos na bancada para incluir essa demanda, entre as emendas que vamos apresentar. Já tivemos a aprovação dos 70 deputados paulistas - diz.

Agora, explica o deputado, a emenda vai seguir o trâmite da Casa: passará pela Comissão Mista de Orçamento e, sendo aprovada, será votada com o Orçamento da União, no próximo mês. Com a aprovação da emenda do Orçamento, a verba poderá ser liberada no próximo ano pelo Governo Federal.

Segundo o secretário Moraes, a Prefeitura espera que a bancada proponha uma emenda a cada ano para a construção da linha de metrô. Além da emenda que prevê verbas para o Metrô, também foi incluída uma segunda para a capital, no valor de R$ 720 milhões, destinada à operação e manutenção da atividades das Organizações Sociais (OSs) na área da Saúde.
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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é necessário investir em transportes públicos de qualidade nas grandes cidades


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é necessário investir em transportes públicos de qualidade nas grandes cidades, a fim de beneficiar o trabalhador brasileiro.

Lula participou ontem, no Rio, da abertura da Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana, que reúne prefeitos e representantes de cidades da América Latina com mais de 500 mil habitantes.

"A gente precisa compreender que o investimento na mobilidade urbana é investimento na melhoria de vida das pessoas. Que fazer esse companheiro chegar em casa ou no trabalho mais rapidamente é permitir a ele que tenha um pouco mais de lazer", disse Lula.

Ele defendeu gastos em infraestrutura básica, principalmente para atender às camadas mais pobres da população. "Nós queremos acabar com a máxima, vergonhosa, de que tudo para o rico é desenvolvimento, e para o pobre é gasto", frisou.

Segundo os organizadores do evento, existem no mundo, atualmente, 800 milhões de veículos, número que deve pular para 2 bilhões até 2030. Para evitar que os sistemas de locomoção entrem em colapso, é preciso planejar e organizar o trânsito nas metrópoles, com investimentos em transporte de massa, como trens e metrô.

Além de evitar que os trabalhadores gastem cada vez mais tempo entre sua casa e o trabalho, a medida vai reduzir o aumento incontrolável da poluição, principal vilã do aquecimento global.
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No Rio: Ponto de ônibus sem sinalização confundem Passageiros


Os 15 abrigos de ônibus - um ao lado do outro e todos com publicidade - instalados em frente ao shopping RioSul, na Avenida Lauro Sodré, em Botafogo, viraram cenário de correria e alvo de reclamações de passageiros. Isso porque apenas um dos módulos tem uma placa próxima, informando que as linhas 126, 426, 432, 456, 457 e 485 param naquele ponto.


Até mesmo em corredores de tráfego importantes no Centro e na Zona Sul, cariocas e turistas têm que driblar a falta ou a deficiência de sinalização para conseguir embarcar em um ônibus.


- As pessoas ficam desorientadas. Se não perguntam a alguém que saiba, acabam embaixo do abrigo errado, têm que sair correndo e, mesmo assim, muitas vezes acabam perdendo o ônibus - conta o despachante Antônio Carlos de Souza, da Viação Real, que trabalha num dos pontos em frente ao RioSul. - Mas noto que a sinalização deficiente nas paradas de ônibus é um problema geral do Rio.
Na Avenida Presidente Vargas, no Centro, por exemplo, há 29 abrigos sem qualquer indicação das linhas que param ali. Outros 17 contam com uma placa da Secretaria municipal de Transportes - antiga e, às vezes, torta e/ou pichada - próxima. Só na pista central de subida, entre a Praça da República e a Rua de Santana (perto da Central), são cinco abrigos sem informações. Sem falar nos módulos que estão sem vidros e nos que servem de dormitório para mendigos e também como depósito de camelôs.



Fonte: O Globo
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Prefeitura de Uberaba apresenta novo sistema de transporte coletivo


O novo sistema de transporte coletivo será motivo de reunião da Prefeitura de Uberaba e da Câmara Municipal de Uberaba, na próxima terça-feira, dia 1º, às 11h, no Plenário da Câmara. No encontro serão apresentadas as melhorias que estão sendo implantadas no transporte coletivo.

Vale lembrar que no final de outubro o prefeito Anderson Adauto já havia adiantado que após as empresas Líder e Pircicabana assumirem, iria implantar o gerenciamento do sistema de transporte coletivo, que passará a ser compartilhado, ficando a cargo de um superintendente da prefeitura e um diretor de cada empresa.

Anderson informou que a ideia é que o sistema funcione bem e se autossustente, ou seja, é o próprio usuário quem paga todo o sistema de transporte. E não descartou que após a implantação do sistema, que será apresentado no dia 1º, será discutida nova tarifa.Dentre as mudanças está a implantação de 100 novos abrigos, sendo 50 por conta de cada empresa, o transporte de alunos do Proeti que necessitem de deslocamento para as atividades esportivas e culturais e o acesso ao banco de dados e relatórios do sistema de bilhetagem eletrônica e compartilhamento do contrato de monitoramento da frota.
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Salvador lança plano de transportes, a Rede Integrada de Transporte – RIT, que pretende mudar o fluxo de mobilidade da cidade

domingo, 29 de novembro de 2009

A partir do ano que vem Salvador começa a implantar o novo sistema de transporte de massa, a Rede Integrada de Transporte – RIT, que pretende mudar o fluxo de mobilidade da cidade, tendo em vista a Copa de 2014. A implantação completa do projeto está orçada em R$ 881 milhões.

Segundo a arquiteta Marisa Oliveira, coordenadora em Planejamento de Transporte Público da Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin), o sistema é inspirado na Rede Transmillenium de Bogotá, e tem como foco o transporte de massa, em veículos de alta mobilidade. Nas diretrizes do projeto a implantação será iniciada à partir de 2010 e concluída em 2013. A área prioritária para início das obras é a avenida Paralela, através de um corredor central que ligaria o Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães à Estação da Lapa, principal estação de transbordo da cidade e vizinha ao Estádio da Fonte Nova.

Segundo ela, as vantagens do sistema é que a implantação pode ser modulada, exige um baixo custo e curto prazo para implantação, estimados em apenas dois anos. “Efetuada em etapas distintas, com prioridades para algumas áreas mais emergentes, a construção do sistema exigirá, no entanto, uma mudança em toda a engenharia e arquitetura de transporte coletivo de Salvador”, afirma.

O novo perfil de mobilidade junto ao grande aumento do número da frota de automóveis trouxe a necessidade de projetos para melhoria da circulação e maior fluidez do tráfego. “Os estudos realizados pela prefeitura apontam para criação de corredores exclusivos para ônibus com maior capacidade que vão circular nas principais vias da cidade, como as avenidas Paralela, Juracy Magalhães, ACM, Vasco da Gama, Mário Leal Ferreira, entre outras”, explica a arquiteta.

O novo sistema não traz muitas novidades, apenas integra os já existentes, ônibus, trens e o futuro metrô. As principais inovações são os ônibus conjugados, de grande velocidade, alta capacidade em números de passageiros transportados e trafego em corredores exclusivos.

Todas estas características, velhas conhecidas dos soteropolitanos, já que a capital baiana teve um sistema similar na década de 80. Segundo Lídia Santana, assessora estratégica de gestão da Setin, e responsável pelos projetos de trânsito para a Copa, o sistema de fato não traz soluções inovadoras, porém é o aproveitamento integral e atualizado de um antigo projeto que foi aplicado parcialmente e interrompido nas antigas gestões municipais por questões políticas.

A assessora aponta os inúmeros benefícios do projeto para a mobilidade na capital baiana. “O sistema terá capacidade de transportar cerca de 80 mil passageiros por hora, reduzindo o tempo de espera nos pontos de ônibus, de 18 para 3 minutos e o tempo médio de percurso de 35 para 22 minutos”, apontou Santana.
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Rio quer reduzir número de ônibus nas ruas com mais corredores exclusivos

Vandalismo nas estações de trem, atrasos e superlotações nos metrôs e nas barcas - além dos engarrafamentos monstruosos agravados pelo excesso de ônibus nas ruas - vêm expondo o colapso do transporte público carioca, mas podem também ser o estopim de um processo de mudança. Na semana em que o prefeito Eduardo Paes reconheceu que o problema é o maior desafio de sua administração, e que os leitores do GLOBO elegeram o assunto tema da semana no fórum de debates da campanha "Nós e você. Já são dois gritando" , a Secretaria de Transportes do Município avisa também que vai apertar o cerco contra o excesso de linhas de ônibus nas ruas.
- Nossa meta é reduzir em 20% o número de coletivos na cidade até 2012. Para isso, já suspendemos as permissões para pedidos de aumento de frotas em áreas saturadas, como a Zona Sul, o Centro e a Tijuca. Na Zona Oeste, onde a concentração de ônibus é menor e a disputa com as vans piratas mais acirrada, ainda podem ser concedidas novas autorizações - disse o secretário Alexandre Sansão, que responderá também pela criação dos corredores expressos - batizados de Bus Rapid Transit (BRTs) - ligando a Barra da Tijuca a diversos bairros do subúrbio, em mais um esforço para desafogar o trânsito.
A preocupação da prefeitura com o caos no transporte é sustentada pelos números oficiais, que registram aumento significativo da frota de ônibus em um curto espaço de tempo. Atualmente, trafegam na cidade 9.092 ônibus, distribuídos em 400 linhas administrados por 47 empresas. Entre 2007 e 2009, 1.735 novos coletivos foram despejados nas ruas, representando um aumento 23%. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, só pela Avenida Rio Branco trafegam hoje 115 linhas diferentes. Tanto excesso tem raízes na concorrência predatória estabelecida entre as empresas do setor nos últimos 20 anos.
- Por anos, a empresa que se sentia ameaçada por uma rival colocava imediatamente mais ônibus na rua, só para marcar território. Em resposta, a concorrente recorria à mesma estratégia. Ao longo dos anos, essa disputa gerou um efeito cascata, que desembocou nesta situação que aí está - explica o secretário.
A má conservação da frota, que deixa os veículos mais vulneráveis a acidentes, também aumenta a incidência dos congestionamentos. Recente levantamento feito pela CET-Rio mostra que 54% dos veículos enguiçados que causaram retenções no trânsito entre janeiro e junho deste ano eram ônibus. A conclusão resultou da análise de quase três mil ocorrências registradas no período pelo Centro de Controle Operacional do município. Ônibus são só parte do colapso nos transportes
Além da redução da frota, a prefeitura aposta na solução dos BRTs. Um deles, orçado em R$ 900 milhões, fará a conexão entre a Barra da Tijuca e a Penha. O segundo vai unir Barra e Santa Cruz, pelo Túnel da Grota Funda. O início das obras para a implantação dos corredores expressos está programado para o primeiro semestre de 2010.
- A construção dos corredores vai baixar a quantidade de ônibus nas ruas, porque as linhas que circulam no entorno das vias serão reordenadas, com o intuito de racionalizar e integrar o sistema. Além disso, haverá mais conforto e o tempo de viagem será reduzido drasticamente, sem jogar o preço das tarifas para o alto - promete o secretário.
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