Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Câmeras ajudam a reduzir assaltos a ônibus em 31% em um ano no Recife

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Todos os dias, um milhão e 800 mil pessoas enfrentam ônibus lotados e longo tempo de espera nas paradas de ônibus na Região Metropolitana do Recife. Quando os ônibus não estão cheios, há outro problema: os assaltos. A tecnologia tem ajudado a polícia a identificar e a prender os bandidos e a diminuir o número de assaltos a ônibus.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social, comparando o primeiro semestre deste ano com o do ano passado a redução foi de 31%. De janeiro a junho de 2008 foram registrados 295 assaltos a ônibus. No mesmo período desse ano o número caiu para 205. Um levantamento da Secretaria aponta que quase todos os 2.735 ônibus que circulam pela Região Metropolitana têm o equipamento.Segundo a polícia, os assaltos costumam acontecer em ônibus com poucos passageiros, depois das 21h, e em lugares menos movimentados.
Câmeras instaladas dentro dos ônibus estão ajudando a evitar assaltos e a prender bandidos que não se intimidam, mesmo com os equipamentos de segurança. Uma câmera instalada em um ônibus da linha UR-11/Boa Viagem registrou um assalto no dia 1º de junho deste ano. As imagens mostram quando dois homens entram no veículo. Um assaltante passa pela catraca e rouba os passageiros, enquanto o outro assalta o cobrador. A ação demorou dois minutos e um deles estava armado.



As câmeras normalmente ficam perto do motorista e flagram a movimentação dentro e fora dos veículos. As empresas ficam responsáveis pelo armazenamento das imagens. Em caso de assaltos, elas são enviadas para a Secretaria de Defesa Social.
“Nós pegamos essas imagens, encaminhados à gerência da Polícia Civil, que encaminha para o delegado responsável pela investigação”, explica o gerente geral do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), o coronel Sérgio Viana. “Isso tem contribuído parava prisão dos elementos que praticam assaltos aos ônibus”.
READ MORE - Câmeras ajudam a reduzir assaltos a ônibus em 31% em um ano no Recife

Pesquisa apresenta as tarifas de ônibus mais caras e mais baratas das capitais

Das 27 capitais brasileiras, apenas seis não reajustaram as tarifas de ônibus em 2009 – inclusive as duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro. O Recife apresentou o último reajuste em janeiro deste ano, quando a passagem da tarifa A ficou em R$ 1,85 para a Região Metropolitana. O reajuste na capital pernambucana geralmente é anual, mas sem uma data estabelecida. A capital a aumentar o preço da passagem mais recentemente foi Natal (RN), no começo deste mês.Nesta semana, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, anunciou que a cidade terá um reajuste nas passagens no início de 2010. Atualmente, a tarifa é de R$ 2,30. “Infelizmente nossa realidade orçamentária não permite [manter a tarifa atual]”, disse Kassab na última segunda (14) em entrevista à rádio Bandeirantes. “Nós teremos aumento no mês de janeiro”, completou o prefeito. Segundo ele, ainda não há definição sobre o percentual de reajuste da passagem. São Paulo, que tem 6 milhões de usuários de ônibus por dia, não tem aumento na passagem de ônibus desde novembro de 2006. O Rio, com 4 milhões de passageiros diários, não registra reajuste desde dezembro de 2007, informaram as prefeituras. A capital que não reajusta o valor há mais tempo, desde julho de 2004, é São Luís (MA), que também tem a tarifa mais barata entre as demais capitais: R$ 1,60.

Veja na tabela abaixo qual é o preço das passagens de ônibus nas capitais, da mais cara para o mais barata:
  1. Florianópolis (SC) R$ 2,80
  2. Campo Grande (MS) R$ 2,50
  3. Belo Horizonte (BH) R$ 2,30
  4. Cuiabá (MT) R$ 2,30
  5. Porto Velho (RO) R$ 2,30
  6. Porto Alegre (RS) R$ 2,30
  7. São Paulo (SP) R$ 2,30
  8. Manaus (AM) R$ 2,25
  9. Salvador (BA) R$ 2,20
  10. Goiânia (GO) R$ 2,20
  11. Curitiba (PR) R$ 2,20
  12. Rio de Janeiro (RJ) R$ 2,20
  13. Maceió (AL) R$ 2,00
  14. Brasília (DF) R$ 2,00
  15. Natal (RN) R$ 2,00
  16. Boa Vista (RR) R$ 2,00
  17. Palmas (TO) R$ 2,00
  18. Macapá (AP) R$ 1,95
  19. Aracaju (SE) R$ 1,95
  20. Rio Branco (AC) R$ 1,90
  21. Vitória (ES) R$ 1,85
  22. Recife (PE)* R$ 1,85
  23. Fortaleza (CE) R$ 1,80
  24. João Pessoa (PB) R$ 1,80
  25. Teresina (PI) R$ 1,75
  26. Belém (PA) R$ 1,70
  27. São Luís (MA) R$ 1,60

READ MORE - Pesquisa apresenta as tarifas de ônibus mais caras e mais baratas das capitais

Em Santos Novo corredor de ônibus da Av. Ana Costa começa nesta segunda

Motoristas que trafegarem pela Avenida Ana Costa, em Santos, devem ficar atentos a partir desta segunda-feira, quando começa a vigorar a nova faixa para circulação exclusiva de ônibus no sentido Centro/praia.
A medida é válida somente de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, período em que fica proibido o estacionamento e a circulação de veículos na faixa da direita da via, reservada especialmente para ônibus e táxis transportando passageiros.
Operadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vão orientar os motoristas sobre o funcionamento do corredor. Neste primeiro momento, os condutores não serão autuados se cometerem infrações. A primeira faixa de ônibus foi acionada em 22 de junho na Av. Ana Costa, no sentido praia/Centro, das 6h às 9h.
Os semáforos da avenida foram reprogramados de forma a priorizar os veículos que trafegam pela Ana Costa, entre 17h e 20h.
Para não sobrecarregar o fluxo das ruas transversais, ficará proibido o estacionamento nas ruas Carvalho de Mendonça, Espírito Santo e Luiz de Faria (ambos os lados), a partir da quadra anterior à Ana Costa.
Também para facilitar o escoamento de veículos, o ponto de táxi existente nessa quadra da Carvalho de Mendonça ficará inoperante entre 17h e 20h. As unidades escolares instaladas ao longo da faixa de ônibus Centro/praia farão o desembarque dos alunos pelas vias laterais. E as vagas do Estacionamento Regulamentado do Gonzaga, demarcadas na avenida, funcionarão apenas até as 17h.
READ MORE - Em Santos Novo corredor de ônibus da Av. Ana Costa começa nesta segunda

São Paulo: O peso do transporte coletivo é muito maior para a família de baixa renda


Apesar de a cidade de São Paulo estar há três anos sem reajuste, a coordenadora do Índice de Custo de Vida (ICV) de São Paulo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), Cornélia Nogueira Porto, diz que não há motivo para um reajuste.
"Entre janeiro de 2005 e agora, a inflação subiu 22,25%. Nesse mesmo período, a passagem de ônibus em São Paulo subiu 35,29%", afirma Cornélia. "Não é nenhum favor falar que vai reajustar só em janeiro de 2010, por que ainda tem muita gordura para queimar na passagem de ônibus", diz ela.
Apesar da declaração do prefeito sobre o aumento, a assessoria de imprensa da SPTrans, que gerencia o transporte urbano do município, disse que "não há previsão" para o próximo reajuste.
A diretora do Dieese explica que o aumento da passagem na capital paulista é especialmente prejudicial para as famílias mais pobres. "O peso do transporte coletivo é muito maior para a família de baixa renda. Famílias do extrato mais pobre gastam 7,59% de sua renda com o transporte coletivo. Famílias do extrato mais alto gastam 3,15%", conta Cornélia.
"As famílias de renda mais alta usam mais transporte individual. E o aumento dos custos com o transporte individual foi bem menor, ficou em torno de 11,74%", explica.
READ MORE - São Paulo: O peso do transporte coletivo é muito maior para a família de baixa renda

Tarifa de ônibus em Cuiabá é a 3ª mais cara do país


Das 27 capitais brasileiras, apenas seis não reajustaram as tarifas de ônibus em 2009 - inclusive, as duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro. A capital a aumentar o preço da passagem mais recentemente foi Natal (RN), no começo deste mês. Cuiabá está entre as quatro capitais com a tarifa mais cara do sistema de transporte coletivo do Brasil: R$ 2,30, contra R$ 2,80 de Florianópolis (SC) e R$ 2,50 de Campo Grande (MS). Fica empatada com Belo Horizonte (MG), que também cobra R$ 2,30.
Nesta semana, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, anunciou que a cidade terá um reajuste nas passagens no início de 2010. Atualmente, a tarifa é de R$ 2,30.
"Infelizmente nossa realidade orçamentária não permite [manter a tarifa atual]", disse Kassab na última segunda (14) em entrevista à rádio Bandeirantes. "Nós teremos aumento no mês de janeiro", completou o prefeito. Segundo ele, ainda não há definição sobre o percentual de reajuste da passagem.
São Paulo, que tem 6 milhões de usuários de ônibus por dia, não tem aumento na passagem de ônibus desde novembro de 2006. O Rio, com 4 milhões de passageiros diários, não registra reajuste desde dezembro de 2007, informaram as prefeituras.
A capital que não reajusta o valor há mais tempo, desde julho de 2004, é São Luís (MA), que também tem a tarifa mais barata entre as demais capitais: R$ 1,60.
Segundo Marcos Pimentel Bicalho, superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), cada capital define quando reajusta a tarifa porque leva em consideração folha de pagamento da empresa de ônibus - os salários variam em cada cidade e os reajustes salariais também, explica ele -, combustível e manutenção.
Para o superintendente, comparar os preços das capitais não é adequado porque cada cidade tem um sistema de transporte público com características diferentes.
"Algumas cidades tem mais equilíbrio do sistema de ônibus. Em algumas é mais rentável, em outras menos. Cada situação deve ser vista de maneira específica", afirma Bicalho.
READ MORE - Tarifa de ônibus em Cuiabá é a 3ª mais cara do país

Em Sorocaba Urbes ainda não tem data para ônibus novos circularem

A Urbes Trânsito e Transportes ainda não tem data para que os ônibus das empresas que substituirão a Transporte Coletivo Sorocaba (TCS) comecem a rodar na cidade. No dia 7 de setembro, data em que a população esperava parte dos carros nas ruas, a Urbes informou que isso deveria ocorrer por volta do dia 20 (hoje), mas até agora nada dos veículos novos. Enquanto os usuários do transporte coletivo reclamam da demora na substituição dos ônibus da TCS, a empresa pública divulga que 64 dos 184 carros das quatro empresas que irão operar já estão na cidade e que alguns já estão liberados para entrar em circulação, mas não se arrisca a dar novo prazo.
READ MORE - Em Sorocaba Urbes ainda não tem data para ônibus novos circularem

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960