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Linha Turismo de Curitiba supera embarques de 2008

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Em menos de nove meses de 2009, a Linha Turismo superou o número de embarques de todo o ano passado. Até dia 8 de setembro, a Linha Turismo teve 370.071 embarques. Nos doze meses de 2008, a linha teve 357.519 embarques."Um dos principais motivos para o aumento de embarques são os novos ônibus double decker", diz Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo. "Estes dados também comprovam que o número de visitantes em Curitiba cresce a cada ano."O ônibus double-decker, com piso superior ao ar livre, proporciona uma vista panorâmica do trajeto. Caso o tempo não ajude, o passageiro pode descer ao primeiro andar e percorrer o trajeto com muita comodidade.Com o sucesso, a Prefeitura já estuda a aquisição de novos veículos para aumentar a frota. Atualmente, a Linha Turismo conta com cinco ônibus de dois andares.
Os veículos da Linha Turismo são similares aos que circulam em cidades européias como Londres, Paris, Madri e Barcelona. O ônibus passa por 23 pontos turísticos de Curitiba. O percurso tem 40 quilômetros e dura cerca de duas horas e meia. Ao comprar a passagem, por R$ 20,00, o passageiro recebe uma cartela com cinco tíquetes, que dá direito ao primeiro embarque e mais quatro reembarques, em qualquer uma das paradas do trajeto.
O ônibus double-decker é um dos oito novos atrativos turísticos da cidade incluídos na campanha Novo em Curitiba, Vale a Pena Ver, lançada pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Turismo. A campanha divulga novas atrações da cidade e também monumentos históricos e espaços culturais restaurados.
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Belo Horizonte: Continua sem previsão a construção da Estação de Integração Alípio de Melo

A implantação da Estação de Integração Alípio de Melo influenciará a rede de transporte que serve a uma parcela dos usuários de transporte coletivo da região Noroeste do município de Belo Horizonte, porém ainda não existe previsão para construção.

Com isto, as linhas de transporte coletivo que atendem estas regiões passarão a ser integradas na Estação Alípio de Melo, de onde serão viabilizadas as viagens para o centro da capital, bairros lindeiros e outras regiões do município de forma mais racionalizada e com a utilização do corredor exclusivo de ônibus previsto para a Av. Dom Pedro II. Neste local serão viabilizadas ainda, devido à concentração de demanda, novos destinos e possibilidades de deslocamentos que, atualmente, somente são possíveis através do transbordo na área central.
A Estação de Integração Pampulha será de fundamental importância para o atendimento aos usuários do Transporte Coletivo dos bairros, Jardim Atlântico, Jardim Leblon, Copacabana, Kátia, Xangrilá e Céu Azul, pertencentes à Regional Pampulha. Estes poderão fazer o transbordo neste ponto, complementando seus percursos através das linhas troncais que partirão desta Estação em direção à área central do município, para o corredor da Av. Antônio Carlos e área hospitalar. A integração física entre as linhas da Estação de Integração Pampulha será realizada em área edificada, implantada simultaneamente com as obras de aumento de capacidade viária decorrente das previsões de alargamento e de afastamento frontal do local em questão.

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Em Ribeirão Preto, Transporte Coletivo mudará forma de pagamento da passagem em dezembro

domingo, 13 de setembro de 2009

Por conta do aumento no número de assaltos registrados este ano no transporte coletivo de Ribeirão Preto, mudanças na forma de pagamento das passagens serão realizadas. Nesta quinta-feira (10/09) foi realizada uma cerimônia para a apresentação do novo sistema de bilhetagem eletrônica a prefeita Dárcy Vera (DEM), à Transerp e à imprensa.
A partir de dezembro, os ônibus não receberão mais dinheiro “vivo” como forma de pagamento. Um novo sistema de bilhete eletrônico será implantado nos veículos, de modo que só permitirá o pagamento com um cartão especial oferecido pelas empresas. Este, poderá ser recarregado tanto pela internet, quanto nos 150 postos que estarão disponíveis pela cidade, hoje existem 50. A ideia é implantar a tecnologia de forma gradativa, abrangendo 100% da frota em 1º de março de 2010.
Para viabilizar o novo sistema, as três empresas permissionárias do transporte coletivo urbano de Ribeirão (Transcorp, Turb e Rápido D`Oeste) investiram cerca de R$ 1,5 milhões. A medida visa banir a violência e os assaltos que marcaram o primeiro semestre da cidade. Foram 89 assaltos registrados só na primeira parte do ano. Cerca de quatro milhões de pessoas utilizam o transporte mensalmente.
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Transporte alternativo é regulamentado em Jaboatão, mas prefeitura irar recorrer

O Sistema Municipal de Transporte e Trânsito Alternativo de Jaboatão dos Guararapes foi regulamentado ontem, após a Câmara Municipal promulgar a lei 339A/ 2009. O documento estabelece diretrizes para garantir as concessões existentes aos permissionários, a implantação da bilhetagem eletrônica, entre outros fatores. A regulamentação aconteceu um dia depois de terminar o prazo que o prefeito Elias Gomes tinha para sancionar ou vetar a matéria. A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes enviou, no mesmo dia da promulgação, um pedido para o Legislativo Municipal revisar a lei, justificando a inconstitucionalidade, antes que o documento siga para publicação no Diário Oficial.
A lei estabelece, no que se refere a bilhetagem eletrônica, o gerenciamento do sistema, bem como a de emissão do crédito, deverá ser exclusiva dos operadores, podendo ser delegado também ao órgão municipal. Quanto a autonomia das linhas, o texto determina, segundo o artigo 3°, que as linhas municipais licitadas e que estão em operação não possam ser extintas ou modificadas.
A notícia da regulamentação foi aprovada pelos profissionais do segmento. “Antes não tínhamos uma lei que garantisse nossa concessão de trabalhar nas linhas, que é um direito adquirido. A cidade não tinha autonomia e suporte para controle do transporte. O grande receio é tirarem nosso direito e entregar nas mãos de outras empresas, após ingressar no sistema do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT)”, disse o vice-presidente da Cooperativa de Transporte (G10), Eduardo de Oliveira. Atualmente, em Jaboatão dos Guararapes, existem 404 permissionários que trabalham em 21 itinerários na cidade. Cada veículo realiza, em média, seis viagens diárias, transportando 500 passageiros.
O secretário de Serviços Públicos de Jaboatão dos Guararapes, Evandro Avelar, alegou que a lei não atende aos interesses municipais. “Todo o sistema de transporte da cidade é desgovernado e essa situação vem acontecendo há anos. A postura que a prefeitura vem tomando é de recuperar e gerenciar o setor, tentando incluir o sistema no GRCT. A lei tira a competência do Poder Executivo de gerenciar o setor e repassaria para o privado”, contou. Neste caso, segundo ele, a iniciativa privada teria que construir um sistema próprio para bilhetagem eletrônica, no valor estimado de R$ 340 mil por mês. O custo seria dividido entre prefeitura e permissionários. “No Grande Recife, temos um sistema sem custo”, concluiu.
“Essa lei é inconstitucional”, disparou o secretário de Assuntos Jurídicos, Henrique Leite. “Todas as iniciativas que versam sobre serviços públicos devem ser de autoria exclusiva do governo. Está na Lei Orgânica do município e na Constituição Federal”, disse Henrique Leite. O secretário informou que, caso a Câmara Municipal não recue da decisão, a prefeitura vai entrar com um mandado de segurança ou uma ação direta de inconstitucionalidade.
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Uberaba: Veja como será a distribuição das linhas na operação do transporte coletivo pela empresa Líder

Não haverá modificações para os usuários quanto ao cartão integração, que poderão utilizá-lo normalmente. Vale lembrar que a Líder está instalando escritório no Elvira Shopping, ao lado do da Transmil, onde serão comercializados os cartões integração.
As linhas foram definidas recentemente e a Líder está distribuindo 40 mil panfletos na área de atuação da empresa, com as linhas e horários.

Vejam as linhas a serem operadas pela nova empresa.

  • Linha 50 - Abadia/Centro - (numeração anterior 101)
  • Linha 51 - Circular III/Via Prudente de Morais - (numeração anterior 205)
  • Linha 52 - Circular IV/Via João XVIII - (numeração anterior 207)
  • Linha 53 - Jardim Primavera/Uniube (Via Elias Cruvinel) - (numeração anterior 105)
  • Linha 54 - Uberaba I (Via Cidade Nova) - (numeração anterior 107)
  • Linha 55 - Recreio dos Bandeirantes/Espírito Santo - (numeração anterior 110)
  • Linha 56 - Jardim Maracanã/(Via Alvorada) - (numeração anterior 200)
  • Linha 57 - Chica Ferreira/Pacaembu (Via Morada Du Park) - (numeração anterior 106)
  • Linha 58 - Ponte Alta/Via Peirópolis - (numeração anterior 111)
  • Linha 59 - Cássio Resende/Uniube - (numeração anterior 112)
  • Linha 60 - Residencial 2000 (Via Maringá) - (numeração anterior 118)
  • Linha 61 - Distrito Industrial III (Via Baixa) - (numeração anterior 113)
  • Linha 62 - Josa Bernardino - (numeração anterior 203)
  • Linha 63 - Palestina (Via Serrinha) - (numeração anterior 203)
  • Linha 64 - Manoel Mendes/Vila Militar - (numeração anterior 212)
  • Linha 65 - Gameleira/Beija-Flor (Via Morada Du Park) - (numeração anterior 115)
  • Linha 66 - Mata da Vida - (numeração anterior 302)
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Prefeito quer empresa terceirizada para gerenciar transporte público em Manaus

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, anunciou ontem que pretende contratar uma empresa terceirizada para gerenciar o transporte coletivo na cidade. O anúncio foi em reunião com taxistas, depois que de uma manifestação realizada por mais de 1,5 mil motoristas que pediram providências para o trânsito e segurança.Os taxistas cobraram por segurança depois da morte do colega Clessiscley Mota Lima, de 28 anos, vítima de latrocínio na última quarta-feita, no bairro Armando Mendes, zona Leste. O corpo da vítima foi levado pelos taxistas durante a manifestação por várias ruas da cidade. Depois seguiu para o Cemitério Tarumã onde foi enterrado. Durante a reunião com a categoria, Amazonino anunciou medidas.- Eu pretendo contratar uma empresa para gerenciar o trânsito e o transporte coletivo na cidade que hoje está caótico, afirmou Amazonino.O prefeito afirmou ainda que a mudança deve ser concretizada antes da Copa de 2014, porque, segundo ele, o evento exige que Manaus tenha mais 2 mil táxis em circulação que deverão se juntar aos 4 mil que já existe na cidade, totalizando 6 mil táxi
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