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Recife: Estudantes vão carregar VEM dentro do próprio ônibus a partir de junho

segunda-feira, 25 de maio de 2009


A partir de 1º junho, o estudante que precisar carregar o Vale Eletrônico Metropolitano - VEM, não vai mais ter que ir até os postos da Praça Maciel Pinheiro, no centro do Recife, e do Expresso Cidadão, no bairro do Cordeiro. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (5), pelo Grande Recife Consórcio de Transporte.Os 300 mil estudantes que usam o cartão vão poder imprimir, pela internet, o boleto no valor que pretende fazer a carga. Depois, eles podem fazer o pagamento em casas lotéricas ou agências bancárias. O cartão será carregado dentro do ônibus, na mesma máquina amarela em que a passagem é paga. A inovação é uma parceria entre Grande Recife e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Setrans-PE) e com a Caixa Econômica Federal, que disponibilizará todas as suas agências e rede credenciada da Região Metropolitana do Recife, totalizando 216 pontos para o pagamento dos créditos para o VEM.O procedimento operacional para o carregamento do VEM Estudante e vai custar R$ 1 por recarga. No documento gerado pela internet, o estudante irá preencher os dados solicitados e a quantidade de créditos que pretende inserir no VEM. Em seguida, o usuário irá imprimir o documento de arrecadação. Após este processo, o estudante poderá se dirigir a qualquer agência ou rede credenciada da Caixa Econômica Federal na RMR e efetuar o pagamento, que terá um prazo de transferência de créditos de até 24 horas.O posto de carregamento do VEM, localizado na Praça Maciel Pinheiro, continuará à disposição dos estudantes. Já o posto que fica no Expresso Cidadão, no bairro do Cordeiro, será desativado.O posto da Praça Maciel Pinheiro ampliou o número de funcionários, aumentando de 35 para 42 guichês, e instalou novos equipamentos de ar refrigerado. De acordo com o Grande Recife Consórcio, a recarga do cartão está sendo realizada em menos de 20 segundos.O próximo passo da será a ampliação do benefício do carregamento embarcado para os usuários do Vale-Transporte Eletrônico, que será substituído pelo VEM Trabalhador. Ao todo, oito mil empresas, o que representa cerca de 350 mil usuários, estão cadastradas junto ao Grande Recife. O processo será implantado até o início do segundo semestre.
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Campo Grande: Valor da passagem não é bem recebida por usuários do transporte coletivo

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Série Transporte Coletivo Uberlândia

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Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos



É objetivo do MDT – Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos inserir na agenda social e econômica da Nação o Transporte Público, um serviço essencial, como um direito para todos, visando à inclusão social, à melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável com geração de emprego e renda.

Os cinco eixos do MDT para a concretização deste objetivo são estes:
Eixo 1: MOBILIDADE PARA TODOS
Eixo 2: INVESTIMENTO PERMANENTE NO TRANSPORTE COLETIVO
Eixo 3: BARATEAMENTO DAS TARIFAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Eixo 4:PRIORIDADE AO TRANSPORTE PÚBLICO NO TRÂNSITO
Eixo 5: TRANSPORTE PÚBLICO COM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

http://www.conam.org.br/mdt_qualidade_transp.html

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Manaus pode ganhar moderno sistema de transporte coletivo


Há uma semana do anúncio das cidades que serão escolhidas como sub-sedes da Copa de 2014 no Brasil, a população de Manaus vive a expectativa ver a cidade ganhar obras hoje vistas somente em países desenvolvidos. Dentre as mais ousadas e que deverá interferir diretamente no cotidiano dos manauaras está a construção de uma rede de transporte de monotrilhos, que interligará as zonas Norte e Sul da cidade e deve desafogar o sistema de transporte coletivo.De acordo com o projeto apresentado pelo governo do Estado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o sistema monotrilho irá ampliar a área de cobertura da rede de transporte coletivo e diminuirá o tempo de viagem em até 50%. Inicialmente o sistema será divido em duas linhas. A primeira possuirá 13,5 quilômetros de extensão. A segunda prevê a construção de quatro quilômetros de trilhos elevados, que vão ligar um trecho da avenida Torquato Tapajós a um terminal na Colônia Santo Antônio, zona Norte da cidade.No eixo de maior trânsito em Manaus, as avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, a novidade atenderá 50% das viagens, o equivalente a 20 mil passageiros no horário de pico.

Sistemas complementares

O subsecretário de Planejamento Econômico e Desenvolvimento, Marcelo Lima, explicou que o monotrilho não substituirá o sistema atual, e sim, deve complementar o modelo tradicional existente, que, segundo ele, deve passar por reformulações e receber investimentos.A construção de um sistema de transporte que interligue vários pontos da cidade é uma das exigências da CBF para escolher as sub-sedes da Copa de 2014. O sistema está previsto para ser inaugurado em 2010 e segundo, o estudo está orçado em US$ 270 Milhões.Segundo o subsecretário da Seplan, Marcelo Lima, o sistema de Monotrilho deve ser implantado independentemente de Manaus ser ou não escolhida como sub-sede da Copa de 2014.

Expresso

Em 2001, foi implantado em Manaus o “Sistema Expresso de Manaus”, que utilizava corredores exclusivos para ônibus. O projeto foi baseado em modelos de sucesso em outras capitais do Brasil, como em Curitiba, mas não atendeu as expectativas da população em Manaus. O Sistema teve investimentos estimando em R$ 120 milhões.O sistema implantou três novos terminas na cidade: T3-Cidade Nova (Zona Norte), T4-Jorge Teixeira (Zona Leste) e T5-São José (Zona Leste). No “Expresso”, as linhas de ônibus percorriam de ponta a ponta a cidade em uma única via. A idéia era reduzir em 40 minutos o tempo de trajeto que é hoje em uma hora, mas a idéia não vingou.Devido à má implantação dos corredores, o sistema foi extinto. Na época, em matéria publicada pelo Jornal Amazonas em Tempo, a Secretaria Municipal de Obras (Semosb), por meio da assessoria de imprensa, disse que a obra foi teve erro de projeto e que o dinheiro gasto não poderia mais ser resgatado. O sistema Expresso foi implantado em Manaus pelo atual Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que era prefeito da cidade na época.
Fonte: Andrezza Lifsitch, especial para o Portal Amazônia
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Natal: Estudantes protestam contra reajuste dos transportes coletivos


Estudantes universitários paralisaram parcialmente as faixas de rolamento das avenidas Salgado Filho em frente ao Via Direta e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRN), como protesto contra o eventual reajuste da tarifa do transporte coletivo, previsto para 6 de junho, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito em 2007 entre o Município, Ministério Público e Empresas de ônibus.As manifestações eram organizadas em frente ao IFRN pelo Grêmio Estudantil Djalma Maranhão, vinculado a esta instituição de ensino médio e superior, enquanto na BR-101, em frente ao Via Direta, a organização do movimento estava a cargo do Diretório Centro dos Estudantes (DCE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Não se via nos dois grupos de manifestantes, nenhuma faixa vinculando o protesto a estudantes das redes municipal e estadual de ensino, mas o dirigente do grupo Juventude de Articulação de Esquerda, que seria ligado ao PT, disse que o movimento não era só de estudantes, mas de toda a sociedade. “É a continuação do maio vermelho, que iniciamos no dia 13, contra o aumento no valor da passagem de ônibus”, disse Ramon Alves.Alves afirmou, que ao contrário do que disseram dirigentes da Federação das Entidades dos Estudantes do RN (Forte) e União Estadual dos Estudantes do RN (Uern), o movimento pode ter uma conotação política, “mas não é partidária”.A manifestação em frente ao Via Direta começou depois do horário previsto, que era 16 horas, por causa da garoa que caia à tarde. Mas, em torno de 50 estudantes tomaram a faixa a esquerda da marginal da BR-101 por 30 minutos, enquanto o trânsito era controlado por inspetores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que chegaram em três viaturas. “Não fomos comunicados oficialmente da paralisação”, dizia o inspetor Tellechea, que falou a respeito do acordo que tinham feito com os estudantes para deixaram a pista depois de decorridos o tempo de meia hora.“O que nós queríamos era apenas chamar a atenção do povo para essa questão do reajuste da passagem de ônibus”, dizia o coordenador do DCE Davi de Souza. “Não queremos prejudicar as pessoas, que querem chegar mais cedo em casa na hora do pico”, avisava ele.Além das faixas de protesto contra o aumento de tarifa, o grupo de estudantes cantavam até um slogan em tom de brincadeira para chamar a atenção dos transeuntes e passageiros de ônibus que passavam em frente ao Via Direta: “O dinheiro do meu pai não é capim, eu pulo a catraca sim”.
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