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Florianópolis: Cresce movimento em terminal de ônibus

terça-feira, 17 de março de 2009


Por dia, cerca de 130 mil usuários do transporte coletivo passam pelo Ticen

O movimento no Terminal Integrado do Centro (Ticen), em Florianópolis, aumentou cerca de 4% por causa da transferência de 29 linhas intermunicipais de ônibus para o local. As mudanças começaram há duas semanas, quando oito linhas da empresa Estrela e 21 da Biguaçu foram transferidas do Terminal Cidade de Florianópolis para as plataformas B, C e E do Ticen. O local em que os novos ônibus estacionam estão sendo indicados por placas. As novas linhas do Ticen, porém, não possuem fluxo de pessoas expressivo. Algumas, segundo Valter Tamagusko, chefe da divisão de pesquisas e projetos da Secretaria de Transportes e Terminais, realizam duas saídas por dia. Desde a transferência das linhas, o número de pessoas que circula pelo Ticen chega a 130 por dia. A prefeitura pretende transferir as 52 linhas restantes do Cidade de Florianópolis para o Ticen, porém, não possui um prazo para isso. O vice-prefeito e secretário de Transportes e Terminais, João Batista Nunes, afirmou que um estudo está sendo realizado para verificar quais adaptações serão necessárias para que o Ticen receba mais público e ônibus.

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São Paulo: Transporte público no ABC

quinta-feira, 12 de março de 2009


Já está em elaboração o projeto de ligação à rede metropolitana de transporte público de passageiros da parte da região do ABC paulista não servida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e pelos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (Emtu). Os sete prefeitos da região discutiram o assunto com representantes do governo do Estado e com o prefeito da capital, Gilberto Kassab, que concordaram com o projeto, e pretendem apresentá-lo ao governo federal dentro de duas semanas.Trata-se de uma típica questão metropolitana, cuja solução, por isso, deve envolver diferentes instâncias de governo. Mas nem sempre esses problemas têm sido tratados de maneira conjunta pelos administradores públicos. Se tudo der certo, dessa atuação coordenada das prefeituras da região e dos governos estadual e federal - chefiados por membros de diferentes partidos políticos - resultarão benefícios expressivos para a população. Será, por exemplo, reduzido o crescimento das viagens individuais por automóveis, que aumentam mais depressa do que as viagens por transportes coletivos e já representam um terço dos deslocamentos na região metropolitana de São Paulo.

Há muitas décadas, a Linha D da CPTM - trecho da antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, entre as Estações Luz e Rio Grande da Serra - atende parcialmente a região do ABC. O corredor metropolitano São Mateus-Jabaquara, cuja operação é controlada pela Emtu, com uma frota de mais de 200 veículos, que circulam em faixa exclusiva, atende parte dos municípios de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá, além da capital. Mas muitos moradores do ABC não têm acesso a essas linhas e dependem de ônibus ou de condução própria para chegar à capital.
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Vitória-ES: Bicanga e Manguinhos ganham neste domingo (08) linha de ônibus para o Terminal Jacaraípe, na Serra

quarta-feira, 11 de março de 2009


A partir deste domingo (08), os moradores dos balneários de Bicanga e Manguinhos, em Serra, terão mais uma opção de deslocamento para outros bairros e municípios com o início da operação da nova linha 882 (Bicanga / Terminal Jacaraípe via Manguinhos e Castelândia).O serviço, programado pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), também será uma nova opção de deslocamento para o litoral de Serra, pois, atualmente, as linhas de ônibus que dão acesso a essas duas praias são integradas ao Terminal Carapina.A partir da mudança, os moradores de bairros da Serra que tiverem como destino as praias de Bicanga e Manguinhos poderão escolher o itinerário e/ou o terminal que possibilitará mais agilidade às suas viagens.A linha 882 vai circular todos os dias da semana e realizará 26 viagens nos dias úteis e 21 aos sábados, domingos e feriados, passando pela Avenida Baira-Mar, rua Rio de Janeiro, Avenida Bicanga, Estrada Velha de Manguinhos, Avenida Rômulo Castello, Rua Ceciliano Abel de Almeida, Rodovia ES010, ruas Wilson César N. Filho, Francisco L. de Aguiar, Natalino Ribeiro, E, H, E e pela Avenida Talma Rodrigues Ribeiro.

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Juiz de Fora: greve paralisa 70% da frota de ônibus


Por volta das 12h, uma fila de ônibus de aproximadamente 1 km fechou a avenida Rio Branco, a principal da cidade. O bloqueio complicou o trânsito nos arredores, trazendo reflexos na avenida Getúlio Vargas.
Segundo o morador Francisco Pugliese, os serviços de táxi estiveram indisponíveis, devido à alta procura, para boa parte da população. "Quem mora nos bairros mais afastados teve que ir a pé para o trabalho", relatou.
Os trabalhadores em greve pedem, entre outras coisas, 11,86% de aumento salarial, reajuste do seguro de vida de R$ 8 mil para R$ 10 mil e redução da jornada de trabalho de oito para seis horas.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo de Juiz de Fora (Sinttro) representa os trabalhadores nesta paralização.
Às 15h desta segunda-feira, a Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp) se reunia com representantes da categoria em busca de um acordo.

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Cuiabá: Prefeitura quer modernizar o sistema de transporte na capital


Ao decidir promover a mudança do sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo da Capital, a Prefeitura de Cuiabá, via SMTU, garante o secretário Edivá Pereira Alves, “apenas quer modernizar ainda mais o sistema que vigorava, até então. Busca-se assim trazer mais conforto aos usuários e mais agilidade operacional nessa área”.
Ele enfatizou que essa decisão de prorrogar é mesmo de respeito aos usuários do transporte coletivo, “porque têm sido registradas deficiências técnicas que, paulatinamente, serão sanadas pelo pessoal da informática”, ressalva. “Por causa dessas falhas é que acontece, entre outros impasses, a não visualização dos saldos disponíveis do velho sistema para o novo, o Prodata. Mas são falhas detectadas e já em fase de solução, de adequação, o que é comum a cada mudança de sistema”.
Ele ainda informou que as empresas, apesar da prorrogação, não estão mais vendendo créditos para o sistema antigo, o Transdata. “Vamos distribuir folhetos explicativos à população, para que não paire qualquer dúvida a respeito dessa mudança de sistema e os problemas que têm surgido costumeiramente, em paralelo com filas extensas no forte sol cuiabano. O que a população não agüenta e nem merece”.

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