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Natal: STTU quer GPS nos ônibus de Natal

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


Disponibilizar na internet a localização dos ônibus por GPS é uma das propostas apresentadas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn). A idéia foi apresentada ontem, na primeira as quatro reuniões semanais, planejadas com a intenção de oferecer melhorias aos usuários. Atualmente, parte da frota dos ônibus já é monitorada por GPS. O objetivo da secretaria é que todos os carros sejam acompanhados. A partir daí, as empresas forneceriam a localização dos ônibus à STTU e estas informações seriam divulgadas online, em um site específico, através do celular ou em painéis dispostos em pontos estratégicos da cidade. Augusto Maranhão, diretor de comunicação do Seturn, afirma que a tecnologia deve ser usada em benefício do usuário e que esse será um processo gradativo. Ele explica que as empresas estão num processo de organização das linhas através do uso de GPS, visto que os carros são monitorados num sistema interno da empresa. Outra sugestão da secretaria é otimizar a comercialização dos créditos nos pontos de vendas da Seturn, ou seja, o usuário passe menos tempo nas filas para recarregar o cartão da bilhetagem eletrônica. De acordo com Augusto Maranhão, o estudante gastava em média três minutos para comprar o passe de papel e agora com o cartão, a mesma operação levará em média 20 segundos.

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Porto Velho: Empresas querem o acréscimo de R$ 0,59

Até o final deste mês, o aumento do valor nas passagens de ônibus coletivos da Capital deve ser decidido e anunciado pela Prefeitura Municipal de Porto Velho. Segundo a secretária Municipal de Transporte, Fernanda Moreira, a proposta das duas empresas que retêm a concessão do transporte público na cidade é de um acréscimo de R$ 0,59 no valor atual da passagem, que atualmente custa R$ 2, o que representa um aumento de 29,5% no custo. As empresas alegam que desde 2006, quando o último aumento foi aprovado, houve aumento de combustível e dois reajustes de salários para os motoristas e cobradores, além de gastos com manutenção e peças dos coletivos. A secretária Municipal de Transporte afirma que Porto Velho tem um dos menores períodos de utilização determinado para a troca dos ônibus coletivos da região. “A idade média da nossa frota é de cinco anos de circulação. No Acre esse tempo é de 11 anos, e em Curitiba a idade é de 10 anos de vida em circulação”, justifica.

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Macapá: Situação do transporte público segue sem solução

Hoje a frota de ônibus que serve a população de Macapá tem, aproximadamente, 140 veículos. Esse número é muito menor nos finais de semana, quando a frota é reduzida.
De acordo com os empresários, que antes reclamavam bastante e atribuíam o aumento no valor da passagem às más condições do asfaltamento da cidade, hoje colocam a culpa no transporte clandestino. Segundo eles, a evasão de usuários no transporte coletivo causou uma queda na arrecadação, que consequentemente não ofereceu muitas alternativas para que o empresariado pudesse investir ainda mais na qualidade dos serviços oferecidos.
Atualmente, a dívida do Setap (Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos) com a Prefeitura é de R$ 3,5 milhões.
Hoje, o usuário macapaense amarga a realidade de pagar uma das tarifas mais caras do Brasil.
O problema da clandestinidade não afeta somente as empresas de ônibus, mas também os outros setores do transporte coletivo. Diante da concorrência, os usuários sugerem a redução no preço da tarifa, o que iria estimular a utilização dos ônibus.

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Natal: Alternativos temem fim do vale de papel


A partir de primeiro de fevereiro os ônibus de Natal passam a receber a tarifa apenas por meio de cartão eletrônico ou em dinheiro, extinguindo definitivamente o vale de papel, o que pode inviabilizar de vez o sistema opcional na cidade. A informação é da presidente do Sindicato dos Opcionais de Natal (Sitoparn), Edileuza Queiroz. “Desde que iniciou a bilhetagem tivemos uma queda no número de veículos, que passou de 177 para 150 permissionários. Em fevereiro deve diminuir ainda mais. O usuário tem o direito de escolher em qual transporte vai andar, mas sem integração fica difícil”. Questionado sobre as sucessivas derrotas da STTU na Justiça, que manteve a não integração das passagens do Seturn com as do Sitoparn, o secretário Adjunto de Transportes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano, Silvio Medeiros, explica que a situação é temporária, uma vez que a concessão das linhas de ônibus vence em 2010, quando será realizada a primeira licitação do transporte coletivo de Natal.

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Recife: Passagem de ônibus sofre reajuste de 6,14%

terça-feira, 20 de janeiro de 2009


Entra em vigor nesta segunda-feira (26), a proposta de reajuste em 6,14% nas tarifas cobradas a cerca de 1,8 milhão de usuários de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife. O aumento das passagens foi discutido na manhã de hoje, na primeira reunião ordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), formado por representantes do Grande Recife Consórcio de Transportes e usuários do sistema.
Com a aprovação da proposta, o anel A, pago por 78% dos usuários, passará de R$ 1,75 para R$ 1,84; o anel B aumentará de R$ 2,65 para R$ 2,80. Pelo anel D, os passageiros, que desembolsavam R$ 2,10, pagarão R$ 2, 25 e pelo anel G, R$ 1,20. O último reajuste das passagens no Recife ocorreu há dois anos.
Segundo o diretor-presidente do Consórcio, Dílson Peixoto, o percentual de reajuste está bem abaixo do que os donos de empresas de ônibus solicitavam (quase 30% de aumento) e foi proposto com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indicador oficial do Governo Federal para medição das metas inflacionárias – além da variação de preços dos insumos. "Fizemos algumas análises para serem apresentadas ao Governo do Estado, antes de chegar a esse reajuste. Na verdade estabelecemos um equilíbrio entre o que o sistema necessita e o que a população pode pagar", disse. Entra em vigor nesta segunda-feira (26), a proposta de reajuste em 6,14% nas tarifas cobr
adas a cerca de 1,8 milhão de usuários de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife. O aumento das passagens foi discutido na manhã de hoje, na primeira reunião ordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), formado por representantes do Grande Recife Consórcio de Transportes e usuários do sistema.
Com a aprovação da proposta, o anel A, pago por 78% dos usuários, passará de R$ 1,75 para R$ 1,84; o anel B aumentará de R$ 2,65 para R$ 2,80. Pelo anel D, os passageiros, que desembolsavam R$ 2,10, pagarão R$ 2, 25 e pelo anel G, R$ 1,20. O último reajuste das passagens no Recife ocorreu há dois anos.
Segundo o diretor-presidente do Consórcio, Dílson Peixoto, o percentual de reajuste está bem abaixo do que os donos de empresas de ônibus solicitavam (quase 30% de aumento) e foi proposto com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indicador oficial do Governo Federal para medição das metas inflacionárias – além da variação de preços dos insumos. "Fizemos algumas análises para serem apresentadas ao Governo do Estado, antes de chegar a esse reajuste. Na verdade estabelecemos um equilíbrio entre o que o sistema necessita e o que a população pode pagar", disse.
Representando a Câmara Municipal do Recife, o vereador Carlos Alberto Gueiros sugeriu que a decisão de reajustar as tarifas fosse adiada, mas, por votação de todos os conselheiros, a idéia foi rechaçada, já que 11 integrantes optaram por aprovar imediatamente o reajuste, ao passo que apenas cinco se posicionaram contra. "Apesar de o reajuste ser relativamente pequeno, é um aumento significativo para a maioria da população. Acho que poderíamos discutir mais amplamente alguma solução no sentido de não onerar mais o trabalhador", comentou. Em uma lista de 27 capitais brasileiras, o Recife ocupa o 6º lugar no ranking da
s capitais brasileiras com menor tarifa.
Representando a Câmara Municipal do Recife, o vereador Carlos Alberto Gueiros sugeriu que a decisão de reajustar as tarifas fosse adiada, mas, por votação de todos os conselheiros, a idéia foi rechaçada, já que 11 integrantes optaram por aprovar imediatamente o reajuste, ao passo que apenas cinco se posicionaram contra. "Apesar de o reajuste ser relativamente pequeno, é um aumento significativo para a maioria da população. Acho que poderíamos discutir mais amplamente alguma solução no sentido de não onerar mais o trabalhador", comentou. Em uma lista de 27 capitais brasileiras, o Recife ocupa o 6º lugar no ranking das capitais brasileiras com menor tarifa
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Piauí: Idosos e deficientes reclamam do transporte público

Para tratar sobre transporte público para idosos e portadores de necessidades especiais, está sendo realizado na manhã de hoje(19), um workshop de Sensibilização do Sistema de Transportes da Grande Teresina. Participam do evento a Ouvidoria Geral do Estado, Secretaria de Transporte e Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc).
Cerca de dois mil portadores de deficiência possuem o Passe Livre intermunicipal, para transitar nos ônibus. Os idosos possuem somente o interestadual, mas um projeto de Lei para transformá-lo em intermunicipal tramita na Assembléia Legislativa.
O secretário Luciano Paes Landim, disse que a iniciativa foi muito importante porque através do workshop vão ouvir os usuários (idosos e deficientes) e dessa forma apresentar para as empresas melhorar a qualidade do serviço prestado.

Ana Célia de Sousa, Ouvidora Geral, afirma que o workshop foi idealizado por conta do grande número de reclamações que chegam a Ouvidoria. Eles querem principalmente, solicitar alteração na Lei que disponibiliza apenas duas nos ônibus para idosos e deficientes para aumentar o número de vagas.
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