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Recife: Site de Buscas de linhas e Paradas.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008


Moradores do Recife também podem usufluir de um serviço inovador e bastante prestativo, trata-se de um site que orienta os usuários a se deslocarem para determinados lugares já com seu destino traçado e além do mais, que parada descer, para ter acesso a essas informações basta clicar neste link http://www.onibusrecife.com.br/linhas e fazer sua busca, o serviço ainda não estar disponível para todas as linhas, mas significa um grande avanço.
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Salvador: Horários dos Ônibus pelo Site

A superintêndencia de transportes de salvador dá bons exemplos quanto a organização, pois em seu site é disponibilizado os horários de todas as linhas que fazem o percuso na grande salvador, fato que não acontece com as outras instituições que cuidam do transporte pelo Brasil, ''usuários relatam a importância deste serviço em poder se organizar e planejar a hora que vai ao trabalho por exemplo''.

Informações sobre o transporte em Salvador

Para ter acesso ao serviço, o usuario precisa acessar o Site da TranSalvador e clicar em ônibus.

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BH:Google lança serviço para usuários de ônibus e metrô

Das ruas e avenidas da cidade direto para a tela do computador. As rotas do transporte público de Belo Horizonte agora estão disponíveis na internet, no site do Google Mapas (www.google.com.br/mapas). A empresa assinou nesta quinta-feira convênio com a BHTrans para que os passageiros possam acessar os melhores itinerários, os pontos de embarque e desembarque mais próximos e o meio de transporte mais adequado – ônibus ou metrô – para se deslocar entre dois pontos da capital. A parceria, inédita na América Latina, também foi firmada na capital paulista. O serviço começou a ser disponibilizado nesta quinta e deve ser implementado totalmente até o início da próxima semana. Durante este tempo, o usuário que acessar a página pode não encontrar o serviço.
A nova ferramenta oferece, ao alcance de um clique, a rota das 287 linhas de ônibus que circulam na cidade, os horários de partida e o tempo de viagem estimada para determinado trajeto. Para cada pesquisa, o programa de computador oferece, no mínimo, três opções de deslocamento que levam em consideração o custo, a rapidez e o número de transferências a serem feitas pelo passageiro. Outra grande vantagem é a facilidade de inclusão de rotas a pé até os pontos de ônibus ou estações de metrô, além da alta resolução das imagens oferecidas pelos mapas e fotos de satélite. O mesmo serviço oferecido na internet também está disponível no celular. Para ver as informações na tela do telefone, basta entrar no site pelo aparelho móvel."O programa ajuda cidadão a descobrir como usar o transporte público da cidade. Ele pode digitar um endereço, uma praça, um parque ou um ponto comercial de referência e o Google vai indicar quantos metros ele vai caminhar até o ponto de ônibus, qual linha ele deve tomar, se é necessário usar o metrô ou outro coletivo, onde deve desembarcar e o melhor caminho a pé para chegar ao destino final", explica o gerente de produtos do Google Mapas no Brasil e na América Latina, Marcelo Quintella.A expectativa da BHTrans é de que a ferramenta consiga atrair novos passageiros para o sistema público. "Pesquisas da empresa indicam que 20% dos usuários exclusivos do transporte privado não usam ônibus e metrô por falta de informação", afirma o diretor-presidente da BHTrans, Ricardo Mendanha.

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Tecnologia: Google inclui rotas de transporte público no Google Maps


SÃO PAULO - A ferramenta do Google para mapas e caminhos, chamada Google Maps, vai incorporar ainda nesta quinta-feira, 11, um novo serviço: o 'Google Transporte Público'.
O novo recurso mostra ao usuário do 'Maps' quais são as melhores rotas de um ponto até outro considerando itinerários de metrô, ônibus e trem.
O sistema está disponível para as cidades de São Paulo e Belo Horizonte. Antes, quando o usuário usava o serviço de 'como chegar' do Google Maps, o serviço mostrava as melhores opções de caminho a pé ou de carro. A partir de agora, vai exibir também a opção para rota em transporte público.
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Fortaleza: Informática para evitar atrasos dos ônibus

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O usuário do transporte coletivo sabe bem como é ruim estar em uma parada de ônibus e o mesmo se atrasar, mesmo que apenas cinco ou dez minutos. Toda a sua programação vai embora. Ou pior: se o mesmo passa antes do horário. É ruim mesmo.Pois bem, a Prefeitura de Fortaleza, através de licitação realizada no início de 2004, com participação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) na implantação e em convênio de cooperação técnica com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), criou o Controle Integrado de Transporte de Fortaleza (CITFOR). Segundo Marcus Vinícius de Oliveira, chefe do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR), da AMC, ‘‘o valor global do projeto é da ordem de R$ 16 milhões’’.Como funcionaDe acordo com Oliveira, no projeto do CITFOR, os ônibus são dotados de equipamentos de monitoramento de sua localização (GPS), que permitem comparar a situação real de horários dos veículos com a tabela horária pré-definida pela Etufor. ‘‘Assim, pode-se saber em tempo real como está a qualidade de operação dos ônibus com relação ao cumprimento de horários’’, disse o chefe do CTAFOR.Segundo Oliveira, o CITFOR tem como objetivo aumentar a qualidade do serviço de transporte coletivo por ônibus, fazendo uso de ferramentas de TI (Tecnologia de Informação). ‘‘Ou seja, por meio de equipamentos de monitoramento (GPS) e comunicação (GPRS) o projeto oferece ao usuário deste tipo de transporte público mais qualidade de informação, serviços e segurança. O sistema conta ainda com a possibilidade de dar prioridade aos ônibus, automaticamente, nos semáforos, reduzindo atrasos e os tempos de deslocamento. Também possível identificar qualquer desvio ou alteração na rota e se comunicar com o motorista por um terminal instalado no painel do veiculo’’.
Fonte: Diário do Nordeste
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Recife: Corredor de ônibus

sábado, 6 de dezembro de 2008


Corredor de ônibus ideal custaria R$ 225 milhões


Roberta SoaresDo JC


Transformar algumas avenidas do Recife em vias prioritárias ao transporte público não é tão complicado e caro como se pensa. Construir corredores exclusivos de ônibus custa, por exemplo, cerca de 10% do valor de uma linha de metrô com a mesma extensão. Na simulação de um corredor metropolitano de transporte público de 45 quilômetros, feita pelo JC com a ajuda de técnicos do setor (veja arte ao lado), a construção representaria um investimento de R$ 225 milhões.
A projeção tem como base os cálculos da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Por eles, o quilômetro de um corredor de ônibus com pontos de ultrapassagem e estações elevadas, que permitam o embarque em nível, custaria, em média, R$ 5 milhões. Para viabilizar a mesma extensão de uma linha de metrô o custo seria de R$ 80 milhões.
O valor pode parecer alto, mas beneficiaria os 2 milhões de passageiros que todos os dias andam de ônibus no Grande Recife. Isso porque envolve as avenidas mais importantes do sistema viário das cidades, principalmente da capital. Técnicos ouvidos na reportagem defendem que, comparando o custo e o benefício proporcionado, é vantagem priorizar os ônibus.
O custo de construção dos 45 km do corredor metropolitano ideal equivaleria, por exemplo, a 50% de alguns projetos voltados para o automóvel, executados no Estado. É o caso da duplicação da BR-232, entre Recife e Caruaru, no Agreste, onde foram investidos R$ 450 milhões. E representaria apenas 10% a mais do valor previsto para a implantação da Via Mangue, novo corredor da Zona Sul, estimado em R$ 200 milhões. Com a diferença de que, por ele, passariam praticamente todas as linhas de ônibus em operação e, de cara, os coletivos ganhariam dez minutos na viagem.
“Quando o transporte público não tem prioridade nas ruas, surgem as conseqüências, como o atraso e o desconforto nas viagens e o aumento dos custos do sistema. As cidades estão sendo engolidas pelos carros e a situação ficará cada vez mais crítica se não investirmos num transporte de qualidade, capaz de atrair a classe média”, alerta o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Setrans), Fernando Bandeira.
NORTE-SUL - A carência de investimentos fez com que o setor empresarial contratasse o urbanista Jaime Lerner, responsável por transformar Curitiba (PR) em cidade-modelo do transporte público no País, para projetar o Corredor Norte-Sul, faixa exclusiva de ônibus com 45 km, ligando Igarassu a Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O projeto será apresentado ao governador Eduardo Campos nos próximos dias, tem custo de R$ 130 milhões e capacidade de circulação de 370 mil passageiros por dia.


http://jc.uol.com.br/2008/12/06/not_186880.php#

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