Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Atenção da Prefeitura de Blumenau com ciclistas é reconhecida pela ABC Ciclovias

terça-feira, 19 de março de 2024

A dedicação do município com a questão da malha cicloviária em Blumenau foi reconhecida na última semana pela entidade ABC Ciclovias. O prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar e o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, receberam do representante do grupo um ofício de agradecimento pelas ações do poder público em prol da categoria.

Para se ter uma ideia da atenção do município, Blumenau deu um salto de 103 quilômetros para 136 de 2019 até agora, um acréscimo de 33 quilômetros. Inclusive, a projeção da Prefeitura é de até o fim do ano chegar a 145 quilômetros, o que representaria um acréscimo de quase nove quilômetros a mais do que o cenário atual.

Segundo Boron, Blumenau tem trabalhado na ampliação mesmo diante dos desafios. “Apesar da considerável expansão das ciclovias nos bairros, ainda temos algumas dificuldades em criar conexões, devido aos alinhamentos e ao gabarito das vias, que nem sempre dispõe do espaço suficiente para implantação de uma pista paralela às faixas de rolamento”, considera Boron.

Além da expansão da malha cicloviária, Blumenau tem trabalhado na questão da segurança viária, seja no controle de velocidade, seja na proteção da ciclovia. “Nas últimas obras concluídas temos implantado tachões para delimitar o espaço destinado aos ciclistas, entretanto a falta de respeito por parte dos motoristas ainda requer atenção, já que, por muitas vezes o condutor trafega sobre a ciclovia”, analisa o secretário.

Para o representante da entidade, a Prefeitura de Blumenau tem atuado tanto na infraestrutura, com a implantação de novas ciclovias e revitalização das já existentes, quanto nas medidas educativas e nas fiscalizações eletrônicas recentemente implantadas, o que contribui para tornar o trânsito mais civilizado e também para a segurança de todos. E essas medidas, somadas, estimulam ainda mais o uso das bicicletas”, considera André Jenichen da ABC Ciclovias.

Conforme a Seplan, várias obras municipais estão em fase final de conclusão em 2024 e que contribuirão na expansão da malha cicloviária em várias regiões da cidade, como por exemplo, a revitalização das ruas 2 de Setembro e Missões, além da própria Frederico Jensen, que em breve estarão à disposição da comunidade.

Informações: Prefeitura de Blumenau

READ MORE - Atenção da Prefeitura de Blumenau com ciclistas é reconhecida pela ABC Ciclovias

VLT Cuiabano é aprovado tecnicamente e segue para etapa final do PAC Mobilidade Urbana

segunda-feira, 18 de março de 2024

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou durante entrevista na manhã desta segunda-feira (18) que o projeto do VLT Cuiabano cumpre rigorosamente os critérios definidos e se enquadra nos requisitos estabelecidos no Novo PAC - Mobilidade Urbana Sustentável. O anúncio foi feito com base no Ofício 11/2024 do Ministério das Cidades, assinado pelo diretor do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana, André Almeida Molina.

“Essa realidade, se Deus quiser, está muito próxima de acontecer. Ainda temos alguns caminhos pela frente, mas o nosso projeto do VLT Cuiabano foi autorizado, foi aprovado tecnicamente pelo PAC Mobilidade Urbana Sustentável, PAC do governo federal, do governo Lula”, anunciou.

Desde janeiro deste ano, a consolidação do projeto do VLT Cuiabano vem sendo delineada mediante a integração das equipes técnicas capitaneada por André Almeida Morais, diretor do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, e coordenada pela Prefeitura de Cuiabá, representada por Janete Ely, economista e consultora técnica na área de infraestrutura de transporte e logística.

“Vejo Cuiabá como uma grande cidade e que merece ter o que é sucesso no mundo. O VLT é moderno, econômico, garante dignidade, segurança e qualidade à população e por trás deles ainda vem o mote de desenvolvimento econômico, social e urbano. Ele é um novo modal, ele sai da linha do ônibus e vem para o trem, para o bonde moderno. Essa realidade está muito próxima. O projeto do VLT Cuiabano foi autorizado tecnicamente. Aprovado pelos técnicos do Ministério das Cidades e agora, o VLT Cuiabano, está na etapa final. Ou seja, vamos para a seleção, disputar com os projetos mais modernos das principais cidades do país. A minha luta é permanente e eterna por Cuiabá. Plantar a semente do VLT em Cuiabá é um legado que quero deixar para as futuras gerações da nossa capital”, finalizou.

Defensor do modal mais moderno para a capital mato-grossense, o prefeito de Cuiabá cadastrou em 2023 o projeto funcional para sistemas de mobilidade urbana – uma reestruturação do projeto de implementação do VLT no Novo PAC do governo federal. O prefeito Emanuel Pinheiro defende que o projeto é o mais benéfico, já que o Município já possui as obras de maior complexidade, como viadutos e trincheiras, além de reafirmar a integridade dos trens, que foi mantida independentemente dos projetos urbanísticos.

Informações: Prefeitura de Cuiabá

Mais Informações do Transporte Coletivo de Cuiabá

Mais Informações do Transporte coletivo em Várzea Grande

Mais Informações sobre o BRT

READ MORE - VLT Cuiabano é aprovado tecnicamente e segue para etapa final do PAC Mobilidade Urbana

População de Aracaju aprova entrega dos 20 novos ônibus para o sistema de transporte público

A chegada de 20 novos ônibus para integrar o sistema de transporte coletivo de Aracaju e região metropolitana agradou a quem utiliza o serviço. Os veículos zero quilômetro foram entregues nesta segunda-feira, 18, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, e serão colocados em operação em linhas com maior volume de passageiros, beneficiando quem reside ou circula pelo bairro Santa Maria e conjunto Bugio, ambos na capital, e também em regiões de Nossa Senhora do Socorro, como o bairro Parque dos Faróis e os conjuntos Marcos Freire I, II e III.

Dos 20 novos ônibus, 11 foram adquiridos com recursos provenientes do subsídio concedido pela Prefeitura de Aracaju às empresas que fazem parte do sistema de transporte público. Os outros nove veículos foram adquiridos por meio de recursos próprios da empresa Atalaia.

O estudante Davi Gabriel Menezes, que é usuário do sistema, afirma que a entrega de novos ônibus é uma melhoria que corresponde à necessidade. “Os anseios da população foram atendidos e isso amenizará as fragilidades do sistema”, declara.

A comerciante Edjane Maria dos Santos, afirma estar feliz com a novidade. “Minhas expectativas estão na chegada de ônibus novos para a zona Norte de Aracaju e como já foi dito que parte dessa frota será destinada para essa área, fico feliz”, disse.  

Para o busólogo Breno Matos, a chegada dos novos ônibus é um grande avanço para o sistema. “Essas novas aquisições representam o que há de mais avançado em tecnologia, no momento. São ônibus que poluem menos e, por isso, auxiliam no controle das condições climáticas, que é um fator preocupante na atualidade. A população estava ansiosa por essa melhoria”, comenta.

Requalificação da frota  
A aquisição de novos veículos para a requalificação da frota de ônibus da capital, segundo o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, tem recebido a atenção do prefeito Edvaldo Nogueira, dada a necessidade de avanços significativos na área. “O subsídio financeiro viabilizado pela Prefeitura para o transporte público já repercutiu no congelamento da tarifa de ônibus e já implica no processo da renovação da frota, e a expectativa é de que o subsídio proporcione o mesmo para as outras empresas que operam no sistema”, conta.

Modernidade
Os novos ônibus que estarão sendo inseridos no sistema de transporte público de Aracaju e região metropolitana se diferenciam por serem de última geração, com motores Euro 6, mais silenciosos e caracterizados como menos poluentes, por reduzirem emissões de gases no meio ambiente. Esses veículos apresentam ainda sistemas de bloqueio de portas e elevadores.

Informações: Prefeitura de Aracaju

READ MORE - População de Aracaju aprova entrega dos 20 novos ônibus para o sistema de transporte público

Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil

Mais uma linha de BRT começa a circular pela Transbrasil, corredor que consolida a implantação do sistema BRT na cidade pela Prefeitura do Rio. Ainda em fase experimental, o serviço 90 (Fundão x Gentileza – parador) vai rodar já com o horário estendido, das 10h às 15h. A linha vai parar, por enquanto, apenas na estação Maré, na Transcarioca, e seguir pela Transbrasil direto até o Terminal Gentileza. Os intervalos são de 10 minutos.
A ampliação do horário de funcionamento nesta primeira fase operacional da Transbrasil passa a valer também para a linha 80 (Penha x Gentileza – parador), que começou a circular no dia 24/02, após a inauguração do Terminal Intermodal Gentileza, das 12h às 14h. A partir de sábado, seu horário também será das 10h às 15h, com intervalos de 10 minutos.

No Terminal Gentileza, no Fundão e demais locais de embarque e desembarque, haverá operadores da MOBI-Rio orientando os passageiros sobre a nova linha 90 e o horário ampliado.

A abertura da Transbrasil está sendo feita em etapas pela Prefeitura. A fase inicial vai até o dia 30 de março, quando todas as estações do corredor estarão em funcionamento. A MOBI-Rio, empresa municipal responsável por administrar o sistema BRT, também opera na Transbrasil uma linha expressa de ônibus executivos que liga o Terminal Gentileza ao Aeroporto Internacional do Galeão. Com intervalos de 20 minutos, o serviço funciona todos os dias, das 6h à meia-noite.

Além do BRT e do serviço executivo Gentileza x Galeão, dez linhas de ônibus convencionais saem do Terminal Gentileza:

Linha 104 (São Conrado – Terminal Gentileza)
Linha 108 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
Linha 110 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
Linha 112 (Terminal Gentileza – Alto da Gávea)
Linha 133 (Largo do Machado – Terminal Gentileza)
Linha 301 (Terminal Gentileza – Barra da Tijuca)
Linha 302 (Terminal Gentileza – Terminal Alvorada)
Linha 353 (Terminal Gentileza x Gardênia Azul – via Praça Seca)
Linha 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)
Linha SV 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)

O VLT também opera dentro do Gentileza. A linha 1 liga o terminal ao Aeroporto Santos Dumont.

Informações: Prefeitura do Rio

READ MORE - Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil

No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital

O Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, informa que os estudantes secundaristas das escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife, que já possuem Carteira de Estudante 2024, com a carteira de estudante em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), disponível para IOS e Android, fazer a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validar os dados para serem acessados no celular, e ter também a versão digital do documento.

Para solicitar o documento, o estudante deve acessar o site www.granderecife.pe.gov.br e clicar no ícone Carteira de Estudante na cor verde, e acessar o ícone Entendi! Quero Solicitar!. Para ter acesso ao sistema, deverá ser criado um login e uma senha. Os dados inseridos no ano passado estão ativos e permitindo o novo acesso normalmente. O documento de 2023 tem validade até 31 de março de 2024. Já a versão 2024 pode ser solicitada até o mês de dezembro. Caso queira, o estudante ainda poderá trocar a foto, que deverá ser validada pela escola.

O Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, ressalta a importância de conferir se os dados estão corretos e, havendo inconsistência ou não sejam exibidos pelo sistema, o aluno deve procurar a secretaria da escola para solicitar as alterações necessárias. “Na página do site, com as informações do estudante inseridas pela instituição de ensino, os dados devem ser validados pelo aluno. Somente após confirmar a veracidade dos dados e anexar uma foto, o boleto no valor de R$ 17,35 poderá ser emitido. Após compensação do pagamento, o documento será confeccionado em até 30 dias corridos pelo Grande Recife Consórcio. A retirada deve ser realizada pela escola, que entregará ao aluno nas unidades educacionais”.

NOME SOCIAL – Desde 2017, as pessoas transgênero podem usar seu nome social na Carteira de Estudante. O requerimento deve ser feito junto ao Grande Recife (no setor de Carteira Estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200, no mesmo prédio onde já funcionou a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária – SARA, do Governo do Estado).

INSTITUIÇÕES DE ENSINO – Desde 15 de janeiro, as escolas têm acesso à plataforma e inserido as informações dos alunos. As escolas devem ficar atentas quanto à inserção dos dados dos estudantes, como nome, data de nascimento, série/curso, nome do pai ou representante e mãe, sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3×4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

PASSO A PASSO DA SOLICITAÇÃO DA CARTEIRA DE ESTUDANTE 2024:

ENTRAR NO SITE DO GRANDE RECIFE: www.granderecife.pe.gov.br

PASSO A PASSO:

CARTEIRA DE ESTUDANTE (ÍCONE VERDE)

ENTENDI! SOLICITE AGORA!

CRIAR MINHA CONTA (LOGIN E SENHA QUE DÃO ACESSO AO SISTEMA)

PREENCHER OS CAMPOS: CPF E SENHA

PREENCHER OS CAMPOS: NOME E DATA DE NASCIMENTO

PREENCHER OS DADOS SOLICITADOS

INSERIR UMA FOTO 3X4, COM FUNDO BRANCO, ESTILO DOCUMENTO DE IDENTIDADE.

OBS1: A FOTO DEVE SER SALVA EM FORMATO DE ARQUIVO JPEG, DE TAMANHO EM ATÉ 100KB. AO ANEXAR A FOTO, VAI APARECER UMA MENSAGEM: “ESPERANDO A APROVAÇÃO DA FOTO PELA ESCOLA”. Em seguida, o ALUNO DEVE LIGAR PARA A ESCOLA E SOLICITAR QUE APROVE SUA FOTO.

OBS2: QUANDO O ALUNO FOR INFORMAR O NOME DA ESCOLA, DEVE TER O CUIDADO DE VERIFICAR SE É MESMO A SUA ESCOLA ATUAL. O ACOMPANHAMENTO PODE SER FEITO ATRAVÉS DO MESMO SITE QUE IMPRIMIU O BOLETO. PRAZO PARA A CARTEIRA FICAR PRONTA: DE 20 A 30 DIAS CORRIDOS.

Informações: GRCT

READ MORE - No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital

Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) registrou uma média diária de 389 mil passageiros nos primeiros 13 dias do mês de março de 2024, conforme dados obtidos pelo portal A TARDE junto à CCR Metrô Bahia, concessionária do modal. O número representa um aumento de 14% na quantidade de usuários, com relação ao mesmo mês de 2023, quando a média ficou em 341 mil pessoas.

A CCR já esperava um aumento no número de usuários do sistema. Ainda assim, o ganho de passageiros superou em 5% a expectativa da concessionária, alcançando a meta que estava estabelecida apenas para 2025.

Na avaliação da empresa, o aumento tem relação com a inauguração, no fim do último mês de dezembro, da Estação Águas Claras, que finalizou a implantação do chamado “tramo 3” da Linha 1 do metrô. Segundo a análise da CCR, a chegada do SMSL ao coração da periferia de Salvador teria levado ao sistema uma parte da população que, antes, não utilizava o modal.

Os números e a análise deles foram levados pela concessionária, nesta quarta-feira, 14, ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante uma reunião. O gestor estadual demonstrou empolgação com os resultados e sinalizou que a tendência é que, com a inauguração da Nova Rodoviária de Salvador, também em Águas Claras, a circulação de passageiros cresça ainda mais.

“Hoje, eu tive acesso ao relatório e o último tramo, o tramo 3 que fizemos, em Águas Claras, está dando superávit de passageiros. Já bateu a expectativa que era para 2025. Imagine quando a gente estiver com a rodoviária funcionando. E estamos trabalhando para isso. Já já vocês também terão novidades sobre ela”, disse Jerônimo na oportunidade.

Outras movimentações do governo do estado, como a criação da Estação Campo Grande, na chamada “Expansão Sul”, tendem a aumentar ainda mais o número de usuários do SMSL. Em entrevista ao portal A TARDE em janeiro, o ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil, apontou que essa ampliação poderia acrescer 100 mil pessoas ao sistema.

A própria gestão estadual, que chegou a estudar a possibilidade de investir mais dinheiro no contrato para acelerar a implantação do tramo 2 da Linha 2 — a Estação Lauro de Freitas —, agora considera que o gatilho de 6 mil usuários hora/pico previsto em contrato será batido em breve, não havendo necessidade de um esforço extra para a ampliação do SMSL em seu vetor norte.

Informações: A Tarde

READ MORE - Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros

Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas

O serviço Airport Bus Service foi criado para facilitar o deslocamento dos usuários da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) aos aeroportos da região e vice-versa.

São linhas executivas, operadas pelo Consórcio Internorte de Transportes, que partem do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino ao Aeroporto de Congonhas, Terminais Rodoviários do Tietê e da Barra Funda e Circuito dos Hotéis Paulista/Augusta.

Com ônibus seletivos, o Airport Bus Service garante ao passageiro alto nível de conforto, pois o veículos são equipados com ar-condicionado, poltronas estofadas e reclináveis, sistema wi-fi, entre outros itens. 

Linha suburbana

Para chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos há a opção de linha suburbana, criada para atender especialmente as pessoas que trabalham na região.  



Venda online de passagens

Informações: EMTU

READ MORE - Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas

Centro de Santos terá novas interdições a partir de segunda com avanço das obras do VLT

Por conta do avanço das obras da segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Rua João Pessoa, mais duas vias serão interditadas no Centro de Santos a partir de segunda-feira (18), às 9h.

O bloqueio ocorrerá nas ruas Frei Caneca e Riachuelo, ambas no trecho entre as ruas João Pessoa e Amador Bueno, e segue até 15 de junho. Com as interdições, o fluxo de tráfego do local será direcionado para a Rua Frei Gaspar.

TRANSPORTE PÚBLICO

Por conta da extensão das intervenções, todas as linhas de transporte municipal que passam na Rua João Pessoa serão remanejadas para a Rua General Câmara. O itinerário ficará assim: linhas 139, 158 e 194 seguem pela Rua João Pessoa (provenientes do cais), Rua Dr. Cochrane e Rua General Câmara. As linhas 152, 153, 155, 156, 191 e 193 seguem a Rua Braz Cubas e Rua General Câmara. Já a linha 154 acessa a Avenida Conselheiro Nébias e segue pela Rua General Câmara.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) fará o monitoramento permanente da área na forma presencial, com agentes, e pelas câmeras da Central de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura.

Painéis vão informar sobre as interdições e sinalizar a rota alternativa pela General Câmara, que servirá também a ônibus e caminhões. As informações e indicações das melhores rotas também estarão no aplicativo de mobilidade Waze.

Informações: Prefeitura de Santos

READ MORE - Centro de Santos terá novas interdições a partir de segunda com avanço das obras do VLT

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960