Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Sindicato anuncia greve de ônibus em SP a partir de 0h desta terça-feira

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo anunciaram a realização de uma greve a partir da 0h desta terça-feira (14). A decisão ocorre após trabalhadores do transporte da capital paulista rejeitarem a proposta apresentada pelos patrões.  


O anúncio foi feito em primeira mão pelo presidente em exercício do Sindicato dos Motoristas, Valmir Santana da Paz, no Brasil Urgente, da Band. A paralisação irá ocorrer a partir da meia-noite em toda capital paulista, segundo o Sindmotoristas.  

A entidade, que representa os motoristas e cobradores de ônibus da capital, afirma que eles negociam reajustes nos salários e benefícios. Com isso, a "categoria decidiu pela greve, pois não houve evolução nas negociações salariais".

Estamos indignados com a intransigência dos patrões que insistem em ignorar as reivindicações dos trabalhadores, que nada mais são do que um reajuste equivalente à inflação. Os preços estão às alturas, com a alta da gasolina, mercado, gás, luz, aluguel e eles querem tapar o sol com a peneira?”, disse Valmir, também conhecido como Sorriso.  
Ao Brasil Urgente, o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) lembra que há uma decisão da Justiça do Trabalho que determina a manutenção de 80% da frota operando nos horários de pico (6h às 9h e 16h às 19%) e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

"Precisamos que eles mantenham essa frota para podermos realizar essa negociação que seja melhora para todas as partes", disse o prefeito.  

Nunes afirmou ainda que se a greve for mantida a Prefeitura irá liberar o rodízio de veículos nesta terça-feira.

"Vamos fazer uma greve com responsabilidade. Não vamos atrapalhar a população. Estamos aqui para conversar", respondeu o presidente do Sindimotoristas.  

Em nota, a SPTrans reafirma que acompanha as negociações entre os operadores de ônibus e as concessionárias e espera que haja entendimento entre as partes para que a população de São Paulo não seja prejudicada.

Informações: Band
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Metrô de Salvador já gerou mais de R$ 11,1 bilhões na economia do estado

Inaugurado pelo Governo do Estado em junho de 2014, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMLS) é um dos meios de transporte que mais cresceu na América Latina. Com duas linhas e 20 estações, distribuídas por 33 quilômetros de extensão, o modal trabalha por meio de 40 trens, além de oito terminais de ônibus integrados. O sistema recebeu investimentos de R$ 2,7 bilhões do Governo do Estado e já gerou um impacto positivo de mais de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia.


Atualmente, a Linha 1 do metrô funciona de Pirajá até a Lapa, enquanto a Linha 2 vai do Acesso Norte até a Estação Aeroporto, nas mediações de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Mais de 370 mil passageiros são transportados por dia. Além de potencializar avanços na área de desenvolvimento urbano, o transporte de passageiros gera emprego e renda. Em 2021, durante a pandemia da Covid-19, mais de 4.885 empregos diretos e indiretos foram criados com os investimentos e operações do sistema.

A importância do modal na rotina dos soteropolitanos foi tema de um estudo inédito que reuniu membros do autoridades do estado, na última quarta-feira (8), na Casa do Comércio. Intitulado ‘Impactos Econômicos e Sociais do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas’, o estudo revelou a dimensão operacional do metrô na Bahia. Desde 2016, o número de estabelecimentos e oportunidades de trabalho proporcionadas pelo sistema posiciona o transporte como um centro de prestação de serviços para a comunidade.

Um novo trecho, orçado pelo Governo do Estado em cerca de R$ 615 milhões, vai entrar em operação até o fim deste ano. As obras do tramo III estão se aproximando dos 70% de conclusão. Serão implantadas duas novas estações ao longo dos novos cinco quilômetros de trilhos. No total, o modal terá 38 quilômetros de extensão, 22 estações e 8 terminais de integração de ônibus.
A expectativa do Governo do Estado é que moradores de bairros como Cajazeiras, um dos mais populosos da capital, Marechal Rondon, Porto Seco, Dom Avelar, Águas Claras e Vila Canária possam se deslocar com facilidade e segurança para outras regiões, facilitando a geração de emprego e renda e dinamizando a economia da capital.

Atividades para marcar os oito anos de operação do sistema metroviário serão divulgadas ao longo do mês. Dentre elas, na segunda-feira (13), acontece o lançamento de mais duas edições da web série ‘Histórias do Metrô’, que traz histórias de pessoas que tiveram a vida impactada pelo modal.

Na semana seguinte, no dia 20 de junho, será a vez do lançamento da campanha ‘Bora de metrô’. Fechando a programação do mês, a banda Agentes do Metrô vai se apresentar em data e estação a serem divulgadas. Toda a programação é gratuita e tem por objetivo reforçar o quanto o metrô faz parte da vida dos baianos.

Durante pico da pandemia da Covid-19, em ação conjunta da Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e CCR Metrô Bahia, o metrô teve a implantação do sistema de medição de temperatura corporal, que se tornou referência nacional. O método funcionou nas estações da Lapa e Pirajá, reforçando o combate à proliferação do novo coronavírus.

A Estação Lapa lidera o ranking das estações com o maior número de embarques diários, seguida de Pirajá, Aeroporto, Acesso Norte, Rodoviária e Mussurunga. O sistema possui uma frota de 40 trens modernos e cada composição tem capacidade para transportar mil passageiros por viagem. Nos dias úteis, são ofertados até 984 mil lugares, número que equivale a mais de 1/3 da população total da capital baiana.

Informações: Jornal da Mídia
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Governo de São Paulo autoriza licitação de obras da Ponte dos Barreiros para o 3ª trecho do VLT

O Governo de São Paulo autorizou nesta segunda-feira (13/06) a publicação do edital de licitação das obras da Ponte dos Barreiros, que dará início à implantação do terceiro trecho do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O investimento na ponte deverá ser na ordem de R$ 160 milhões, e em todo o terceiro trecho R$ 505 milhões. 


Com 650 metros de extensão, a Ponte dos Barreiros liga a região insular à área continental de São Vicente e tem papel fundamental no deslocamento dos  moradores da região e no desenvolvimento econômico do município. Com projeto executivo já concluído, a reforma da estrutura corresponde à Etapa 1 das obras do terceiro trecho do VLT e será gerenciada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).

“Nós temos o primeiro trecho do VLT já funcionando em Santos há algum tempo, o segundo trecho em obras e agora autorizamos a contratação do terceiro trecho. Até o final deste ano a obra já estará contratada para que ela possa ser executada a partir de 2023”, disse Rodrigo Garcia. 

O projeto de obra da Ponte dos Barreiros prevê a ampliação e reforço da estrutura, duplicação da parte ferroviária (hoje inoperante), expansão do trecho de passeio e melhorias da infraestrutura rodoviária. O edital de licitação deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado no segundo semestre e as obras têm previsão de início até janeiro de 2023.

Na Etapa 2 da implementação do terceiro trecho do VLT serão feitas as demais intervenções para a ligação do Terminal Barreiros até Samaritá. Este ramal vai beneficiar mais de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da Área Continental de São Vicente e que dependem do transporte público para se deslocar até Santos, município que abriga a maior parte das atividades econômicas da Baixada Santista.

Quando for totalmente concluído, o VLT terá ao todo 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação (Barreiros - Estação Porto), 8 km do segundo trecho - entre Conselheiro Nébias e Valongo (em obras e com previsão de operação em 2023), e os 7,5 km da ligação entre Barreiros e Samaritá.


O Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista é silencioso, elétrico, sem emissão de poluentes e proporciona aos passageiros redução do tempo de viagens entre os municípios de Santos e São Vicente, unindo trabalho e turismo, além de requalificar as áreas urbanas por onde passa.

Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Informações: EMTU SP
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Em Campinas, Itinerários das linhas 362 e 375 serão alterados na região central


A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove alterações nos itinerários das linhas 362 (Parque Brasília I / Shopping Iguatemi) e 375 (Alphaville Dom Pedro), a partir da próxima quarta-feira, 15 de junho. As mudanças ocorrem na região central.

A linha 362 terá alterações no sentido Shopping Iguatemi, como forma de otimizar o atendimento. Após cumprir o itinerário atual pela Avenida Dr. Campos Sales e Francisco Glicério, a linha passa a circular em um trecho da Rua Conceição, retomando o trajeto convencional pela Rua Irmã Serafina. 


Um novo ponto será atendido pela linha na Rua Conceição e três paradas deixam de ser atendidas, nas vias Francisco Glicério, Dr. Moraes Salles e Irmã Serafina, no trajeto a ser desativado.  

A linha 362 faz a ligação entre o Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira e o Terminal Shopping Iguatemi, passando pelas avenidas Dr. Campos Sales, Orosimbo Maia, Nossa Senhora de Fátima e Mackenzie, entre outros pontos. 

As alterações na linha 375 ocorrem no sentido Alphaville e buscam alinhar o itinerário praticado ao eixo de atendimento da linha 353, que atende a mesma região. 

Depois de cumprir o trajeto convencional pelas avenidas Dr. Campos Sales e Francisco Glicério, a 375 prosseguirá pela Glicério, acessando as vias Dr. Moraes Salles e Irmã Serafina, retomando o itinerário habitual. A linha deixa de circular, portanto, na Rua Conceição e de atender ao ponto de parada localizado neste trecho. Dois novos pontos de parada serão atendidos, um na Avenida Dr. Moraes Salles e outro na Rua Irmã Serafina. 


A linha 375 liga o Centro à região do Alphaville, partindo da Avenida dos Expedicionários, passando por avenidas como Anchieta e Júlio Prestes, pela Rodovia Engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier, Rua das Palmas e Avenida das Portulacas. 

Informações aos usuários  
Os usuários do transporte público coletivo podem consultar horários e itinerários das linhas pelo aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele também informa, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto. A Emdec também disponibiliza à população a consulta aos itinerários, horários de partida referência nos pontos iniciais e finais, no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha. 

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, a população conta com os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou pelo aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store. 

Informações: EMDEC    
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SPTrans mudará temporariamente dois itinerários na região da Brasilândia


A SPTrans informa que a partir das 8h de 28 de junho, terça-feira, duas linhas de ônibus terão seus itinerários alterados enquanto durarem as obras na Rua Muniz Barreto com a Rua do Outono, na região da Brasilândia, Zona Norte.

Nesse período, no sentido centro os passageiros deverão utilizar os pontos localizados na Rua do Outono, nº 171, ou na Rua Benedito Egídio Barbosa nº 88, e no sentido bairro os pontos de parada da Rua Benedito Egídio Barbosa nº 45 e Rua do Outono, nº 706.

Linhas envolvidas:
8528-10 Jd. Guarani – Pça. do Correio
Ida: normal até a Rua João Pinto de Oliveira, Rua do Outono, Estrada Lázaro Amâncio de Barros, Rua Benedito Egídio, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Benedito Egídio, Rua Muniz Barreto, Rua Marcelino José de Freitas, Rua Ruan de Borgona, Rua Itambé do Mato Dentro, Rua do Outono, prosseguindo normal.

978T-10 Jd. Guarani – Metrô Barra Funda
Ida: normal até a Rua João Pinto de Oliveira, Rua do Outono, Estrada Lázaro Amâncio de Barros, Rua Benedito Egídio, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Benedito Egídio, Rua Muniz Barreto, Rua Marcelino José de Freitas, Rua Ruan de Borgona, Rua Itambé do Mato Dentro, Rua do Outono, prosseguindo normal.

No período, serão desatendidos os seguintes pontos de passagem:

• Sentido Centro
Rua Muniz Barreto, altura do 27
Rua Alfredo Lúcio, nº 170
Rua Paulo Limoeiro, nº 8
Rua Rodolfo Pereira Lima, nº 215

Os passageiros deverão se deslocar para os pontos localizados na Rua do Outono, nº 171, ou na Rua Benedito Egídio Barbosa nº 88.
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No Rio, Avenida Passos ganha corredor BRS para agilizar o transporte público

A Avenida Passos, no Centro do Rio, vai ganhar um corredor BRS (Bus Rapid System). A faixa seletiva, implantada pela Secretaria Municipal de Transportes e pela CET-Rio, começa a funcionar na segunda-feira (13/06) para agilizar o deslocamento de passageiros que utilizam transporte público.


Com esta inauguração, a cidade passará a ter 22 corredores BRS, que somam cerca de 57 quilômetros de extensão. A Passos é uma importante via do Centro, liga a Avenida Presidente Vargas à Praça Tiradentes. Além da implantação da faixa, foram feitas melhorias na região como a criação de uma travessia com sinal de trânsito no cruzamento com a Rua Luís de Camões e a instalação de sinalização para a proteção de pedestres, pois as calçadas dessa rua são estreitas.

Além de encurtar o tempo de viagem dos ônibus, o BRS colabora com a organização do tráfego e contribui para a redução da emissão de gases poluentes. O corredor da Passos funcionará em dias úteis, das 6h às 21h, e a utilização será restrita a ônibus e micro-ônibus de linhas regulamentadas, táxis com passageiros e veículos que prestam serviço de socorro, fiscalização e preservação da ordem pública. Quem não respeita a faixa comete infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.

Informações: Prefeitura do Rio
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Projeto pode deixar passagem de ônibus mais barata na Região Metropolitana de Curitiba


Uma proposta pode deixar as passagens de ônibus mais baratas em toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) passou em primeira discussão, nesta quarta-feira (08), pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O projeto de lei estabelece diretrizes para a exploração comercial de espaços destinados à publicidade em veículos e mobiliários utilizados no serviço de transporte coletivo de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

De acordo com o projeto, a receita da exploração publicitária terá caráter alternativo, complementar e acessório para baratear a tarifa. Segundo o Governo, a medida pode constituir fonte permanente de receita extra tarifária, transformando-se em ativo importante para o sistema de transportes da RMC.

Ainda segundo a matéria, a contratação de espaço publicitário será efetuada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), precedida de licitação. Com isso, os valores da venda de espaço publicitário, deduzidos os respectivos custos, será revertido no barateamento da tarifária ou para financiar investimentos necessários para melhoria do próprio serviço.

Neste caso, o órgão público gestor do serviço de transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba deverá regulamentar o padrão e a forma de veiculação das peças publicitarias.

Já na capital do Paraná, algo semelhante passou pela Câmara Municipal no ano passado. Os vereadores enviaram uma sugestão à Prefeitura para que o executivo explore espaços publicitários, justamente para arrecadar fundos e reduzir o custo da tarifa.

Apresentada pelo vereador Pier Petruzziello, a sugestão é para que a Urbs recorra à exploração publicitária como alternativa de financiamento parcial do transporte público coletivo. Segundo Pier, o sistema de transporte da capital requer outras fontes de receitas, sobretudo para minimizar o impacto da tarifa na vida dos usuários.

Informações: CBN Curitiba
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Campinas adia novamente a licitação do transporte coletivo

A Prefeitura adiou novamente a licitação do transporte coletivo de Campinas. Agora, o certame que definirá o funcionamento do transporte público municipal pelos próximos 20 anos e que estava previsto para se iniciar no fim deste mês só deve ser lançado em outubro. A nova concessão é esperada desde 2016.
A quantidade de audiências públicas realizadas, no total de 11, e a necessidade de ajustes no edital a partir dos apontamentos colhidos pela Administração Municipal são os motivos que levaram ao novo adiamento. A recomendação por maior prazo de consulta pública foi feitas pelo Ministério Público. A Prefeitura informou que mudou o prazo de 30 para 90 dias, e a alteração contribuiu para que a licitação tivesse a data novamente estendida. As audiências públicas realizadas tiveram a participação total de mais de 600 pessoas.

É grande a expectativa pelo novo sistema de transporte público coletivo porque, com a nova licitação, deverão ser oferecidos à população viagens mais confortáveis, ônibus silenciosos e menos poluentes, informações mais confiáveis e em tempo real, menor tempo de espera nos pontos, estações e terminais mais adequados, e maior facilidade para o pagamento da tarifa, além do fim da expiração de créditos.

A empresa que vencer a licitação terá concessão do transporte na cidade por 15 anos, prorrogáveis por mais cinco. O projeto inclui ainda a implantação de 85 ônibus elétricos já no primeiro ano, além da queda gradual de veículos movidos a diesel que, no início, totalizarão 546. Depois, após quatro anos, a expectativa é que Campinas tenha 309 ônibus elétricos e 306 a diesel.

Diante do adiamento da publicação do edital, a Prefeitura definiu um novo cronograma para a mudança no sistema de transporte público. O edital e anexos para consulta pública serão publicados a partir da próxima semana nos sites da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Prefeitura. Também são previstas a revisão e a consolidação das contribuições da consulta pública nas minutas do edital e anexos até a segunda semana de outubro. Em seguida, vem a etapa de publicação do aviso de licitação e do edital até o fim de outubro. A licitação é fundamental para que o BRT passe a operar, já que inclui a entrega dos novos ônibus adaptados ao sistema.

O projeto abrange também a criação de uma estação central de recarga e de uma unidade de geração elétrica solar, além do incentivo à adoção de energia limpa. Os investimentos serão de R$ 500 milhões no primeiro ano de contrato e o subsídio da Administração Municipal está sendo estimado em mais de R$ 70 milhões no ano.

As linhas de BRT previstas atenderão o Terminal Campo Grande / Terminal Metropolitano; Terminal Campo Grande / Terminal Central (via Perimetral); Terminal Ouro Verde / Terminal Central; Terminal Ouro Verde / Terminal Metropolitano (via Perimetral). 

A frota do BRT será 100% elétrica, integrada ao sistema, e os ônibus terão ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo.

Em Campinas, o sistema de transporte atende mais de 200 mil usuários por dia.

Auditoria

Em paralelo ao cronograma, prosseguem os trabalhos da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), contratada para realizar uma auditoria do contrato do transporte público, além de ajudar na elaboração do novo edital para a modalidade. O contrato firmado com a Fundação estabelece pagamento de mais de R$ 1,6 milhão. A medida é tratada pela Administração como requisito para a Prefeitura finalizar o processo da nova licitação.

A Administração informa que o aditamento não causa nenhum ônus ao município, uma vez que apenas foi estendido o prazo, mas o objeto da contratação é o mesmo.

Informações: Correio
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