Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Curitiba, Linha Turismo volta a promover o Projeto Primavera

quinta-feira, 28 de outubro de 2021


A URBS volta a promover, em conjunto com o Instituto Municipal de Turismo, o Projeto Primavera, em comemoração ao início da estação das flores no período de 21/09/2021 a 16/12/2021. O projeto que já aconteceu em 2019 busca incentivar os moradores de Curitiba a usar a Linha Turismo. A Prefeitura de Curitiba vai permitir a utilização do cartão-transporte, com créditos adquiridos por pessoa física, para embarque no ônibus que passa pelos principais pontos turísticos da cidade.

Cabe ressaltar que no primeiro ano do Projeto Primavera em 2019 foram beneficiados aproximadamente 8 mil curitibanos que utilizaram a Linha Turismo com o pagamento da tarifa social e que puderam visitar 26 pontos turísticos de Curitiba, conhecer os principais parques, praças e atrações da cidade. Segundo Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da URBS, a expectativa é que o Projeto Primavera beneficie cerca de 12 mil usuários por mês em 2021.

A volta do Projeto Primavera demonstra o compromisso da URBS e da Prefeitura de Curitiba com a mobilidade urbana, propiciando diversão, cultura e entretenimento aos curitibanos. Em 2020 devido à pandemia, não foi possível promover o projeto em razão das restrições de distanciamento.

Passeio

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que passa por 26 pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os principais parques, praças e atrações da cidade. Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada 30 (trinta) minutos, percorrendo aproximadamente 48 km em cerca de três horas. O roteiro começa na Rua 24 Horas, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos.

Novidades

Em 2021, ano em que também se comemora o aniversário de 30 anos da Rua 24 horas, a Linha Turismo passará a iniciar sua operação em frente aos arcos daquele ponto turístico, na Rua Visconde de Nacar, e não mais na Praça Tiradentes. O objetivo é proporcionar maior conforto aos usuários, tendo em vista a gama de lojas, bares e restaurantes e serviços disponibilizados aos visitantes.

Ao longo destes 30 anos a Rua passou por diversas fases e hoje funciona das 9h até as 23h. Na atual gestão do prefeito Rafael Greca também estão sendo feitas uma série de melhorias, como a modernização dos sanitários e também da iluminação para que os visitantes tenham convívio ainda mais agradável e prazeroso.

Outro ponto favorável será o horário de funcionamento da Linha Turismo que passa a iniciar sua operação às 8h30. Vale lembrar que a Linha Turismo continuará com ponto na Praça Tiradentes, para que os turistas possam apreciar a imponente Catedral Basílica de Curitiba.

Ainda em 21 de setembro, a Linha Turismo vai ter seu itinerário alterado passando a circular em frente à Igreja Matriz de Santa Felicidade, Paróquia de São José, onde os turistas poderão vislumbrar as belezas arquitetônicas e religiosa daquele espaço.

Regras

Para poder utilizar o cartão transporte os usuários da Linha Turismo terão que seguir algumas regras:

- Será permitida somente a utilização do cartão usuário com créditos adquiridos por pessoa física. O sistema não permitirá a utilização de vale transporte creditado pelo empregador.

- Para cada embarque será debitado o valor da tarifa vigente da RIT - Rede Integrada de Transporte (R$ 4,50);

- Os dias da semana, permitidos para utilização do cartão usuário, serão terças, quartas e quintas-feiras, exceto feriado;

- Não serão permitidas utilizações de cartão na modalidade estudante, avulso ou isenção tarifária;

- O sistema permitirá que o cartão seja utilizado somente pelo seu titular, impossibilitando que seja utilizado repetidamente no mesmo ônibus;

- As pessoas que fizerem novos cartões transporte na modalidade usuário terão um prazo de carência de 10 (dez) dias após sua confecção para serem utilizados   na  Linha   Turismo.   Para   fazer   o   cartão   usuário   é   muito  simples, basta agendar no site da URBS no endereço https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/atendimento/loginAtendimento.php e comparecer no local e horário agendados com documentação solicitada no momento do agendamento. A primeira via do cartão é gratuita.

Dia Internacional do Turismo

No dia 27 de setembro é comemorado o dia Internacional do Turismo, para Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, a data coincide com o momento de retomada do setor, que vem ocorrendo de forma gradual.

Curitiba vem se preparando, desde o início da pandemia, para esse momento, 96,1% da população de Curitiba acima de 18 anos já receberam ao menos uma dose e 53,9% da população acima de 18 anos de idade foram vacinadas com as duas doses ou a vacina de dose única, concluindo o esquema de imunização contra o novo coronavírus, adotou protocolos de segurança sanitária e de forma segura o setor vem retomando o funcionamento.

A data também marca o lançamento da Escola de Turismo para capacitação de profissionais e empreendedores do setor da capital e Região Metropolitana. O projeto é uma parceria entre o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e o Instituto Municipal de Turismo (IMT). Na sequência será lançado o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, com uma grande programação, as atrações vêm consolidando a cidade como a capital do Natal.

Informações: URBS

READ MORE - Em Curitiba, Linha Turismo volta a promover o Projeto Primavera

Ônibus conhecido como zebrinha voltará às ruas do DF em 2022


Os ônibus que circulam nas linhas do Serviço de Transporte de Vizinhança, no Distrito Federal, voltarão a ter as cores — listras brancas e vermelhas — que os tornaram conhecidos como “zebrinhas”. Os veículos deverão estar em operação até fevereiro de 2022, como foi divulgado no Diário Oficial do DF (DODF), na terça-feira (26/10).

As cores foram aprovadas pelo Conselho do Transporte Público Coletivo do DF, por meio da Resolução nº 4.748 de 13 de outubro de 2021. De acordo com o visual proposto, os veículos terão uma faixa branca até a altura dos faróis e, na parte superior, a cor vermelha predomina com algumas listras brancas.

O Serviço de Transporte de Vizinhança conta com 46 veículos circulando em 12 linhas na área central, que inclui Asa Sul, Asa Norte, Esplanada dos Ministérios, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste e os setores de Autarquias, Bancário e Comercial, além de duas linhas que vão até o Aeroporto. As linhas são: 6, 7, 11, 16, 22, 23, 24, 25, 30, 31, 32 e 35.

De acordo com o secretário de transporte e mobilidade, Valter Casemiro, o objetivo é recuperar essa memória que está presente na cultura do brasiliense. “Vamos resgatar as cores do transporte de vizinhança, de forma que os usuários possam identificar com facilidade os veículos dessas linhas”, disse Valter.

Informações: Correio Braziliense

READ MORE - Ônibus conhecido como zebrinha voltará às ruas do DF em 2022

Prefeitura de Porto Alegre estuda implantação de VLT no Centro Histórico


A prefeitura de Porto Alegre estuda a viabilidade de implantar o sistema de Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) no Centro Histórico. O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Planejamento, Cezar Schirmer, estiveram na última sexta-feira (22) na sede da Marcopolo, em Caxias do Sul, para conhecer melhor a tecnologia. 

O VLT é uma espécie de "bonde moderno", movido a eletricidade, portanto, é tratado por Schirmer como uma opção sustentável para o transporte público. A pasta ainda não tem um projeto elaborado, mas a intenção seria ligar a rodoviária ao Mercado Público e, em um segundo momento, à Usina do Gasômetro — um trecho de 2,5 quilômetros. 

Segundo o secretário, a prefeitura está buscando soluções para reduzir o número de paradas e terminais de ônibus no centro de Porto Alegre, e o VLT seria uma alternativa de deslocamento simples, ágil e barato para garantir o transporte para as pessoas nessa região. Schirmer destaca que ele e o prefeito estão “muito interessados nessa alternativa”, vontade que só aumentou após viagem ao Rio de Janeiro, onde esse transporte liga o Centro e a região do porto. 

— Estamos realizando estudos técnicos de implantação e estudos de viabilidade econômica. O VLT é um transporte de qualidade que costuma requalificar o espaço urbano no entorno. As pessoas deixam de andar de carro para pegar VLT — destaca Schirmer. 

Em Caxias do Sul, o diretor de Relações Institucionais da Marcopolo, Ruben Bisi, e o business head da empresa de inovação do grupo, Petras Amaral, apresentaram soluções para Porto Alegre. Denominado como Prosper VLT, o veículo pode ser destinado para o transporte urbano e turístico. Um VLT de quatro carros pode levar até 760 passageiros.

Informações: Zero Hora

READ MORE - Prefeitura de Porto Alegre estuda implantação de VLT no Centro Histórico

No Recife, implantada nova área de trânsito calmo e requalificação de ciclofaixa

Com a implantação, a Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque, que era unidirecional na Rua Treze de Maio, passou a ser bidirecional. Além disso, um redesenho urbano foi implantado na Rua Frei Cassimiro para ordenar o trânsito e garantir mais segurança viária aos pedestres e ciclistas

Para investir na mobilidade ativa e segurança viária, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantou uma nova área de trânsito calmo com uso de urbanismo tático, dessa vez na Rua Frei Cassimiro, próximo às ruas Treze de Maio e Marquês de Pombal, no Bairro de Santo Amaro. A intervenção foi concluída nesta quarta-feira (27). O novo desenho viário ordenará o trânsito no local e trará mais segurança para os pedestres na travessia, assim também como levará à redução de velocidade dos veículos motorizados.

Foram registrados sinistros de trânsito com vítimas nessa área, por isso, o projeto foi desenhado para induzir a redução de velocidade no local e ampliar a área de pedestres. O uso de urbanismo tático tem sido um método utilizado para redução de sinistros de trânsito no Recife. Ao todo, já são mais de 350 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, que já somam mais de 30 áreas. De acordo com as notificações da CTTU, ocorreu uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções. Áreas como o Largo da Paz tiveram sete sinistros com vítimas entre janeiro e fevereiro de 2019 e, no período do ano seguinte, duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas também neste período.

Foi feita, também, uma requalificação da ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque, no trecho da Rua Treze de Maio, que era unidirecional e se tornou bidirecional. A decisão foi tomada para facilitar ainda mais a conexão com a Ciclovia Jornalista Graça Araújo, na Avenida Mário Melo, a partir da percepção de aumento do número de ciclistas na via, com a implantação da ciclofaixa. A CTTU também fará uma expansão do equipamento para fazer as conexões entre a Ciclovia Via Norte e o Eixo Cicloviário Camilo Simões. A implantação será feita após o recapeamento da Emlurb na área. A nova rota terá 1 km de extensão e completará um total de 73 km interligados entre o Centro e a Zona Norte do Recife. Com isso, o Recife passa a ter 159 km de rota cicloviária no total. A implantação foi desenvolvida em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global e a NACTO-GDCI, instituições de referência mundial em mobilidade urbana.

A malha cicloviária do Recife vem recebendo destaque devido à sua evolução nos últimos anos. A cidade foi a que mais avançou na execução do Plano Diretor Cicloviário de Pernambuco, com mais de 70% das rotas complementares sob responsabilidade da PCR cumpridas. Em 2019, a capital pernambucana foi eleita a quarta cidade com a rede cicloviária mais acessível do Brasil em um índice do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que contabiliza a população que está até 300 metros próximo a uma estrutura cicloviária.

Sobre Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global - A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).

Informações: CTTU

READ MORE - No Recife, implantada nova área de trânsito calmo e requalificação de ciclofaixa

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960