Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Setor de transporte mostra preocupação com a escalada de preços dos combustíveis

domingo, 24 de outubro de 2021


A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos — NTU se manifestou publicamente, esta semana, contra o novo reajuste do óleo diesel. O setor de transporte coletivo urbano expressou profunda preocupação com a escalada de preços dos combustíveis, em especial do diesel, que move a frota nacional de ônibus urbanos e de caráter urbano e é um insumo fundamental para a prestação desse serviço essencial à população brasileira e à economia do Brasil.

Segundo a Associação, o diesel responde em média por 26,6% do custo total das empresas operadoras e como os reajustes aplicados ao diesel este ano representam uma alta acumulada de 51% no preço do combustível, o impacto direto no custo das empresas operadoras do transporte público por ônibus urbano é de 13,5%, o que deve ser repassado, de imediato, para as tarifas públicas naqueles sistemas de transporte que não têm subvenção pública.

O presidente-executivo da NTU, Otávio Cunha, afirma que a alta do diesel nos níveis atuais compromete de forma irreversível a recuperação do setor de transporte público, que registra prejuízo de mais de R$ 16,7 bilhões acumulado no período de março de 2020 a junho de 2021, em função da queda da demanda de passageiros pagantes, resultado das medidas de isolamento social para a contenção da pandemia da covid-19.

“A crise já custou mais de 87 mil postos de trabalho no setor e levou à interrupção definitiva das atividades de 36 empresas operadoras”, declara o presidente.

A NTU apela ao governo federal, aos governadores dos estados e à direção da Petrobras no sentido de que haja uma solução compartilhada para essa questão, que conduza à uma nova política de preços, capaz de equacionar o preço do diesel e demais combustíveis de forma efetiva e permanente.

“Só assim será possível evitar altas expressivas e sucessivas, que comprometem a prestação de serviços públicos, geram impactos inflacionários e afetam negativamente todos os brasileiros, em especial os mais vulneráveis”, afirma Otávio Cunha.

Segundo Armando Guerra Júnior, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), o novo reajuste do diesel vem pressionar ainda mais o setor de ônibus, que já vive, no Rio, sob um cenário de esgotamento econômico-financeiro devido ao aumento dos custos de operação nos últimos três anos, e sem que houvesse uma compensação tarifária adequada.

“As seguidas elevações no preço do diesel impossibilitam a recuperação do setor, que somente no estado do Rio de Janeiro já registra prejuízo superior a R$ 2 bilhões desde o início da pandemia. A crise já custou mais de 20 mil postos de trabalho entre rodoviários do Estado e causou a interrupção definitiva das atividades de 16 empresas operadoras, levando outras 13 e mais dois consórcios operacionais à recuperação judicial”, afirma Armando Guerra Júnior.

Informações: NTU

READ MORE - Setor de transporte mostra preocupação com a escalada de preços dos combustíveis

Curitiba prorroga prova de vida dos idosos até fim de dezembro


A Urbanização de Curitiba (Urbs) prorrogou até 31 de dezembro a suspensão da necessidade de idosos (pessoas acima de 65 anos) portadores do cartão isento fazerem a chamada "prova de vida". A medida vale também para pessoas com deficiência ou patologias crônicas e aposentados por invalidez que possuem cartão isento. A prova de vida será retomada a partir de 3 de janeiro de 2022.

“Com isso, evitamos que os idosos e as pessoas com deficiência tenham que se deslocar para renovar a validade do cartão neste momento em que ainda é necessário o isolamento social”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O cartão isento tem validade de um ano. Aqueles que venceriam nesse período, portanto, terão a validade estendida até o fim de dezembro, sem a necessidade de reapresentação de documentos.

Agende o atendimento

A Urbs também prorrogou até 31 de dezembro a necessidade de agendamento prévio para atendimento presencial referente ao cartão-transporte. A medida é para evitar filas e aglomerações.

O agendamento deve ser feito no site da Urbs. Depois, o atendimento presencial será feito nas sedes da Urbs na Rodoferroviária ou das Ruas da Cidadania, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

Informações: URBS

READ MORE - Curitiba prorroga prova de vida dos idosos até fim de dezembro

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro


Como forma de incentivar os habitantes de Barcelona a retirarem seus veículos de circulação, a prefeitura da cidade decidiu ofertar transporte público gratuito e ilimitado para quem renunciar ao uso de carros ou motos sem certificação ambiental.

A gratuidade dura três anos e permite o uso dos serviços em diferentes zonas da Área Metropolitana de Barcelona. Mas o detentor do bilhete não pode adquirir outro veículo durante esse período.

Segundo os dados oficiais, o número de solicitações aumentou bastante entre o final de 2019 e o início de 2020, quando entrou em vigor as Zonas de Baixas Emissões.

As ZBEs limitam a circulação dos veículos mais poluentes e que não possuem selo ambiental em determinadas regiões e horários.

A iniciativa tem se mostrado muito bem-sucedida. Desde o início do programa em 2017, mais de 12 mil bilhetes T-green foram concedidos.

O governo municipal estima que já foram retirados 10.613 carros e 1.735 motocicletas. Desses, 66% eram movidos à gasolina e 34% a diesel.

Com isso, além do benefício ambiental, a autoridade municipal também observou durante esse período menos congestionamento, melhor qualidade do ar, menos problemas de saúde para a população e desgaste e manutenção para as vias públicas.

Além disso, o cidadão que opta por participar ainda economiza o dinheiro que gastaria com combustível e manutenção do carro e pode investi-lo em outras áreas.

Informações: Recicla Sampa

READ MORE - Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Prefeitura do Rio lança o BRT Rosa nessa segunda-feira


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Equipe de Intervenção do BRT Rio, lança nessa segunda-feira, dia 25, na estação Cesarão III, o BRT Rosa – ônibus com espaços exclusivos às mulheres. O projeto-piloto começará pela linha 17 (Campo Grande x Santa Cruz – Parador), que circula na Avenida Cesário de Melo, no corredor Transoeste, em ônibus padron.

Neste domingo, dia 24, a estação 31 de Outubro foi reaberta e a estação Cesarão III voltará a funcionar nessa segunda-feira. As duas estações foram totalmente reformadas e são as últimas que faltavam na região,  somando 31 estações entregues à população durante a Intervenção.

Serão 14 veículos integrados ao programa BRT Rosa, com porta exclusiva para o embarque de mulheres e crianças de até 12 anos nos dias úteis, das 5h às 8h e  das 16h às 19h. Tanto a entrada quanto os espaços internos na parte traseira dos ônibus terão adesivos com informações sobre a área exclusiva.

O programa conta com a parceria da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Mulher e da Subprefeitura da Zona Oeste. O BRT Rio vai atuar na organização das filas de embarque e desembarque e também em campanhas educativas. O projeto recebeu o apoio da iniciativa privada, com a doação dos adesivos dos ônibus feita pela Michelin. O BRT Rio sinalizou as estações.

A implementação do BRT Rosa se dará por fases.  O projeto foi elaborado em cumprimento ao decreto publicado em 1º de janeiro de 2021, que estabeleceu um plano de ações a serem executadas pela Prefeitura.

Informações: Prefeitura do Rio

READ MORE - Prefeitura do Rio lança o BRT Rosa nessa segunda-feira

Em Campinas, Setransp / Emdec reforçam frota das linhas 223 (Satélite Íris) e 383 (Leroy Merlin)


Duas linhas do sistema de transporte público coletivo recebem veículos adicionais na frota em operação. Com a medida, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) buscam adequar a operação à atual demanda de passageiros. 

Na última quinta-feira (21/10), a linha 223 (Satélite Íris III) recebeu mais um veículo na frota em circulação. E a partir da próxima segunda-feira (25/10), a frota da linha 383 (Leroy Merlin via Planalto) receberá um veículo adicional.

Os reforços são válidos para a operação em dias úteis. A linha 223 liga a região do bairro Satélite Íris ao Terminal Central, passando pela Avenida John Boyd Dunlop (JBD). Já a 383 liga a região da Leroy Merlin e Avenida Mackenzie à região do Terminal Multimodal “Ramos de Azevedo” (Rua Dr. Ricardo). No último mês de setembro, as linhas 223 e 383 transportaram, respectivamente, 2,4 mil e 984 passageiros diariamente.

Os ajustes incluem, ainda, a criação da linha 383.2, que atenderá à Escola Comunitária de Campinas, passando pela Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo e pelo Terminal Shopping Iguatemi. O atendimento tem início na segunda-feira, na faixa horária das 20h30.

Desde o início do ano, a Setransp e a Emdec promoveram em torno de 2,2 mil ajustes na operação do transporte coletivo, incluindo reforço da frota, alterações nos horários, ampliações de itinerários e criação de novas linhas. As adequações ocorrem no contexto da “Operação Pé na Calçada”, lançada em fevereiro, que intensificou o monitoramento presencial em pontos de parada da região central e terminais urbanos, nos horários de pico. 

Informações aos usuários

Para mais informações sobre o transporte público, a população conta com o aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele informa, em tempo real, o horário da chegada do ônibus no ponto e itinerários, entre outras funcionalidades. 

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou baixe o aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.  

Informações: EMDEC

READ MORE - Em Campinas, Setransp / Emdec reforçam frota das linhas 223 (Satélite Íris) e 383 (Leroy Merlin)

EMTU SP lança APP com localização dos ônibus intermunicipais


Os passageiros do Sistema de Transporte Metropolitano podem consultar, com o aplicativo EMTU/SP (Android e IOS), o itinerário e a localização dos ônibus intermunicipais (regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte, Baixada Santista e Sorocaba). As principais funcionalidades do sistema são:

Linhas: Confira as linhas gerenciadas pela EMTU/SP e sua operação em tempo real. Veja rotas, valor de tarifa, tempo estimado de percurso etc.

Endereço: Confira as linhas que estão próximas a você ou indicando um endereço (nome da rua e número).

Sua viagem: Simule o caminho de sua origem para o seu destino com tempo previsto, estimativa de custo e itinerário.

O aplicativo "EMTU Oficial" não coleta informação de localização do seu aparelho móvel ou qualquer informação de cunho pessoal, ou informações  que possam identificar ou rastrear o aparelho móvel no qual o aplicativo foi instalado.



Informações: EMTU SP

READ MORE - EMTU SP lança APP com localização dos ônibus intermunicipais

Novos ônibus do BRT Norte-Sul estão em Goiânia

Já estão em Goiânia os ônibus que vão operar no BRT Norte-Sul. O modelo é o Caio Millenium IV/Mercedes-Benz O-500 R Super Padron, que já transporta passageiros em cidades como São Paulo.



Cada um dos veículos tem capacidade para 100 passageiros. O novo ônibus do BRT Norte-Sul tem 14 metros de comprimento e não é articulado como o modelo que opera no Eixo Anhanguera.

A previsão inicial era de que quatro ônibus operassem na capital neste primeiro momento. No entanto, seis veículos já estão à disposição da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). As empresas Rápido Araguaia e Reunidas farão a operação de forma conjunta após a inauguração do primeiro setor do BRT Norte-Sul. Depois, quando novos trechos forem inaugurados, novos ônibus serão alocados para o transporte.

Atraso na entrega do BRT Norte-Sul

O primeiro trecho do BRT Norte-Sul seria inaugurado neste domingo (24). Porém, um rebaixamento na cabeceira do viaduto da Avenida Perimetral Norte causou o adiamento por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O trecho em questão vai do Terminal Recanto do Bosque até a Rodoviária.

Segundo a pasta, é preciso ter segurança para a população e plena condição da operação do BRT Norte-Sul em Goiânia para a entrega. Não há nova previsão de inauguração. “A data da entrega será divulgada assim que o novo cronograma for estabelecido”, diz a Seinfra em nota.

Previsão de entrega da operação

A Seinfra promete entregar toda a extensão do BRT Norte-Sul até o fim do ano, desde o Terminal Recanto do Bosque até o Terminal Isidória.

Informações: Diário de Goiás

READ MORE - Novos ônibus do BRT Norte-Sul estão em Goiânia

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960