Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em Curitiba, Ação educativa busca coibir a prática ilegal dos "fura-catracas"

terça-feira, 11 de junho de 2019

Com apoio da Prefeitura e da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), as Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana lançaram nesta terça-feira (4/6), em estações-tubo da região da Praça Eufrásio Correia, uma ação de conscientização para coibir a prática de embarcar em ônibus do transporte coletivo sem pagar a passagem.

A ação contou com profissionais contratados pelas empresas de ônibus, que estavam devidamente identificados e tinham o apoio de veículos também caracterizados, para orientar sobre a maneira correta de utilizar o transporte coletivo. Todos que entravam ou saiam das estações-tubo recebiam um panfleto que informava sobre a ação e lembrava que embarcar nos ônibus sem pagar a passagem é crime.

A prática ilegal está prevista no artigo 176 do Código Penal. Já a lei municipal 14.856 de 2016 fixa multa no valor de 50 passagens para quem burla as catracas de ônibus, estações-tubo e terminais. O valor da multa dobra em caso de reincidência.   

Outros locais

Também chamada de “Fura-Catraca”, a operação seguirá por um ano em outros pontos considerados críticos na cidade e, mesmo se flagrar invasores ou ato de violência contra cobradores e motoristas, a situação será repassada aos órgãos de segurança pública, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar.

De acordo com o diretor executivo das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Luiz Alberto Lenz César, o foco da operação é conscientizar a população de que pular a catraca traz um prejuízo enorme para a cidade. “O crime acaba retardando investimentos na melhoria do sistema e deixando a tarifa mais cara para todos, o que não é justo”, disse.

Lenz César apontou ainda que o custo da iniciativa será bancado exclusivamente pelas empresas e não terá nenhum impacto na tarifa técnica nem na tarifa para o passageiro. “Apoiem a iniciativa. É mais justo para todos. É mais segurança para o transporte coletivo”, afirmou.

Investimentos

Por meio da Urbs, a Prefeitura recuperou e colocou em pleno funcionamento as câmeras de estações-tubo e terminais de ônibus. A renovação da frota, que não acontecia desde 2013 e foi retomada em 2017, já conta com 262 novos ônibus e deve chegar em 450 até o fim de 2020. Todos os novos veículos são equipados com câmeras de segurança internas.

Em paralelo, a Guarda Municipal de Curitiba faz contínuo trabalho de investigação e vigilância nos locais mais críticos para o transporte coletivo sob o ponto de vista da segurança. O trabalho busca barrar a ação de assaltantes e de pessoas que furam as catracas.

As ações da Guarda Municipal e o apoio constante da Polícia Militar do Paraná fizeram o número de roubos no transporte coletivo de Curitiba cair nos últimos dois anos. Em 2017 foram registrados 1.678 roubos e em 2018 o número diminuiu para 1.113 - uma queda de 33%.

Nos primeiros dois meses de 2019, a queda foi maior ainda: 53% em relação ao mesmo período de 2018. Os dados correspondem ao número de boletins de ocorrência registrados pelos cobradores e motoristas e acompanhados pela Urbs.

Informações: URBS

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960